A garantia de uma experiência confiável para clientes, negócios parceiros e pessoas entregadoras é uma prioridade no iFood. Nesse sentido, a Rota Devolução de pedidos se destaca como uma iniciativa que visa aprimorar a segurança e transparência para todos envolvidos na jornada do pedido.
A funcionalidade foi desenvolvida após um longo processo de escuta ativa com as lojas parceiras, por meio do Fórum de Restaurantes.
Resumo O que é? A Rota Devolução é mais uma etapa de segurança implementada pelo iFood em setembro de 2023, que garante a volta dos pedidos para lojas em casos específicos de cancelamento. Como funciona? Você terá que validar um código com o entregador dentro do seu Gestor de Pedidos, para que a devolução seja validada e ele consiga iniciar a próxima rota. Queremos melhorar para você! A iniciativa faz parte da agenda de Melhoria Contínua do iFood, que busca melhorar a experiência dos parceiros e oferecer mais segurança na operação do delivery. |
Continue a leitura para entender tudo sobre a Rota Devolução de Pedidos no iFood!
O que é a Rota Devolução?
Rota Devolução é uma iniciativa que visa devolver o pedido para a loja parceira em casos em que o pedido não é entregue para o cliente final.
Caso o pedido precise ser cancelado após sair para entrega por determinados motivos, a pessoa entregadora retorna à loja de origem. Dessa forma, trazemos confiabilidade ao processo de cancelamento.
Testamos a Rota Devolução previamente e, a partir de setembro de 2023, estamos liberando para todos os parceiros.
Como funciona?
A Rota Devolução é iniciada sempre que a pessoa entregadora solicitar o cancelamento do pedido por um dos motivos abaixo ou outros que impossibilitem que a entrega seja concluída:
- cliente não localizado;
- endereço de entrega não localizado;
- entrega em área de risco.
Ao solicitar o cancelamento para nosso atendimento, a Rota Devolução é automaticamente iniciada no Aplicativo do Entregador, que é orientado a voltar à loja.
Ao chegar na loja, a pessoa entregadora solicitará à loja parceira o CÓDIGO DE DEVOLUÇÃO. Este código está disponível no Gestor de Pedidos, dentro do próprio pedido:
É muito importante que a loja parceira compartilhe este código com a pessoa entregadora, já que ela precisa digitá-lo no Aplicativo do Entregador para conseguir concluir a devolução e ser liberada para atender um novo pedido. E cabe ao negócio parceiro decidir o que fazer com o pedido devolvido.
Quais os impactos para a loja parceira?
Não há nenhum impacto financeiro para a loja parceiro, pois a Rota Devolução não gera nenhuma cobrança adicional para o negócio. Além disso, no papel de intermediador, o iFood analisará a solicitação de cancelamento para definir responsabilidades e eventuais estornos.
A Rota Devolução de pedidos surge como uma ferramenta estratégica para fortalecer a relação entre entregadores e negócios parceiros, garantindo maior segurança e visibilidade nas operações diárias.
Aproveite e acompanhe o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma.
267 respostas
e como a gente consegue solicitar a rota de devoluçao? todas as informações são vagas.
poderiam colocar a opção bem a vista no site dos parceiros, ou ja vir 100% incluso pra gente não se preocupar com isso. ta dificil
Olá, Natalia. Tudo bem?
Para resolver essa questão, sugerimos abrir um chamado para que nosso time possa analisar seu caso individualmente. Basta clicar em “Ajuda” no canto superior à direita.
No meu caso, eu dei início a coleta de pedido, mas o estabelecimento demorou a liberar, demorou tanto que o cliente entrou em contato comigo, eu não finalizei a coleta, tentei o suporte mas no não aplicativo não tinha uma opção personalizada para minha situação, resultado fui embora 01:00 da manhã e até agora não consegui contactar o Ifood
Oi, Jônatas. O perfil @ifoodparaentregadores acabou de ser lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente lá na DM que iremos atendê-lo.
Um pedido foi cancelado pelo Ifood, mas sequer veio de volta pra loja? Qual o procedimento? #7357
O pedido não retornou à loja, preciso de auxílio.
Oi, Ricardo! Para ajuda com pedidos em andamento, entre em contato através do nosso chat do Gestor de Pedidos que fica disponível, diariamente, das 7h às 2h da manhã. Assim a nossa equipe interna poderá analisar melhor seu caso e ajudar você. 😉
Boa tarde
Fiz uma compra de um rádio dia 26/09, veio funcionando normal, porém quando eu fui colocar hoje dia 10/10 não liga mais, queria saber que procedimento tomar pra uma possível troca.
Sou lojista. O entregador cancelou o pedido informando problemas no veículo, mas não voltou com o pedido no estabelecimento. Não consigo falar no chat e nem abrir chamado (não dá opção, sempre direciona para alguma página). O que eu faço?
Opa Rodrigo, tudo bem? Envie um direct com mais detalhes do seu caso que vamos analisar melhor e te ajudar!
Não funciona, eu fiz a rota, devolvi e não ganhei nenhum dinheiro pelo meu retorno.
Oi, David. Por aqui conseguimos ajudar somente os restaurantes e lojas parceiras. Mas abra um chamado na opção “Ajuda” do App ou envie um direct para o Instagram @ifoodparaentregadores que nosso time especializado irá te ajudar!