Poucos donos de restaurantes, de fato, fazem análise de concorrência do jeito certo. A ironia é que os donos de restaurantes e delivery têm facilidade e rapidez para fazer essa análise e, naturalmente, tomar melhores decisões.
É fundamental ter um bom posicionamento e conquistar um bom espaço no mercado. Ou seja, um lugar que atenda algum grupo de pessoas da melhor forma. Para isso, é importante identificar todos os concorrentes e entender quais seus pontos fortes deles e no que eles são melhores.
Um erro muito comum é analisar os concorrentes em busca do que fazem pior. Mas isso não produz nenhum efeito prático positivo para os gestores. É preciso identificar, da forma mais imparcial possível, no que os concorrentes são melhores e o que fazem de diferente de nós.
Quer aprender a fazer análise de concorrência? Confira as dicas do Fábio Bindes e saiba como fazer sua análise de concorrência!
Mapa de posicionamento dos concorrentes
Para analisar seus concorrentes em comparação a você, focando nos pontos positivos deles, escolha dois principais fatores entre os seguintes:
- Preço: analisar cuidadosamente os preços dos seus concorrentes em relação aos seus é o indicador número um;
- produto: qual a qualidade dos insumos, gramatura, tempero e embalagem dos produtos dos concorrentes em relação aos seus?
- ambiente: se você atende no local, qual o nível de qualidade do seu ambiente em relação aos concorrentes? Analise as mesas, cadeiras, fachada, decoração, conforto;
- serviço: como estão suas notas de avaliação dos aplicativos de delivery? E no Google? Você atende na mesa ou balcão? Seu forte é o atendimento ou é o básico?
Esses são os quatro quesitos fundamentais. Escolha dois e faça uma cruz. O ideal é que você sempre escolha o item “preço” entre os dois fatores. O segundo mais comum é o PRODUTO. Dessa forma ficará assim:
Desenhada a cruz, marque com um círculo todos os seus concorrentes e marque também sua loja! Deverá ficar conforme o exemplo:
Com isso você enxergará com clareza como você está posicionado em relação aos seus concorrentes. Faça o mesmo com os itens “ambiente” e “serviço”. Trata-se de uma análise de concorrência simples e muito útil para uma autoanálise de sua operação e, portanto, melhores tomadas de decisão.
Avalie o diferencial de cada concorrente
Cada negócio tem um grande diferencial em relação à concorrência. O diferencial é aquilo que é difícil de ser copiado e também o que os clientes mais notam quando pensam em uma determinada marca.
Identificar o seu diferencial e quais os diferenciais dos seus concorrentes é pré-requisito para que, de fato, você escolha, faça e comunique o diferencial mais adequado. Consequentemente, isso trará mais resultados para seu negócio de alimentação.
Analise as redes sociais dos concorrentes
Durante a análise de concorrência, faça uma comparação das redes sociais. Reflita qual é a real percepção de valor do seu estabelecimento em relação a preço, produto, serviço e ambiente. Pode ser que seus concorrentes não estejam melhor posicionados que você, mas aparentam estar.
Ao olhar para as redes sociais, seus concorrentes podem estar fazendo um trabalho melhor que você, e no mundo de hoje lembre-se: parecer ser bom é tão importante quanto realmente ser. O Instagram e Google Meu Negócio refletem a fachada do seu estabelecimento.
Observe o que as pessoas falam na Internet
Quais são as notas e comentários no Google, por exemplo? Facebook e TripAdvisor também são exemplos de redes sociais em que os usuários avaliam você e seus concorrentes. Essas críticas estão coerentes com sua percepção do seu estabelecimento e dos concorrentes? O ideal é que esteja.
É muito comum eu ouvir de alunos e mentorandos: “Mas Fábio, as pessoas só falam mal. Não elogiam nunca. Essas avaliações não refletem a verdade”. Respondo, como fundador e presidente de um grupo com mais de 100 operações: sim, o que os clientes falam refletem, sim, a qualidade do seu estabelecimento. Vejo isso em lojas idênticas dentro do nosso grupo. Umas super bem avaliadas e outras não. Quando vamos auditá-las, adivinha? As avaliações refletem a realidade. |
Tenha abertura para ouvir as críticas e avaliações e busque melhorá-las em vez de negá-las. Se as notas dos seus concorrentes estão melhores, então, de fato, eles estão melhores. Ou ao menos os clientes estão os percebendo como melhores.
Avalie o cardápio
O cardápio é o coração de qualquer operação de alimentação. Ali está o preço, os produtos e também a percepção de valor. Como estão descritos os produtos? Considere utilizar adjetivos para valorizar os itens — palavras como saboroso, suculento, caseiro, irresistível.
Como está a qualidade das fotos? É de deixar com água na boca? Olhando apenas para o cardápio, como você está em relação aos seus concorrentes? Lembre-se de que parecer ser bom é importantíssimo, e talvez o cardápio seja o instrumento mais importante para isso.
Confira os comentários e avaliações nos apps de delivery
Atualmente, esse é o principal indicador de qualidade de um delivery. As avaliações refletem a percepção do cliente, que é o que verdadeiramente importa.
É preciso surpreender o cliente no produto, atendimento, qualidade e rapidez do serviço. Não negligencie essa nota e a compare com seus concorrentes. Se o seu concorrente conseguir notas melhores, alerta vermelho. Sinal que você pode melhorar!
Há diversas ferramentas e métodos que você pode utilizar para fazer uma análise de concorrência. Dedique um esforço para mapear e colocar as dicas em prática. Dessa forma, você vai conseguir entender com mais efetividade o que pode melhorar e o que está mandando bem.
Quer dar mais um passo estratégico no seu negócio? Leia este post sobre Marketing Estratégico e saiba como implementar na sua empresa!
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