Saiba como fazer análise de concorrência em 5 passos

Entenda como fazer análise de concorrência no seu negócio. Descubra os pontos fortes e pontos fracos da sua empresa.

Uma análise de concorrência bem feita proporciona que você identifique os pontos fortes e fracos dos competidores, de modo a aproveitar lacunas no mercado e melhorar os próprios processos. Além disso, ela proporciona uma tomada de decisão bem embasada.

Um erro muito comum é analisar os concorrentes em busca do que fazem pior. Mas isso não produz nenhum efeito prático positivo para os gestores. É preciso identificar, da forma mais imparcial possível, no que os concorrentes são melhores e o que fazem de diferente de nós.

Continue a leitura para entender o que é a análise de concorrência, como fazê-la e seus benefícios!

O que é análise de concorrência?

A análise de concorrência é um estudo para coletar e avaliar informações sobre as empresas que competem com a sua. Dessa forma, será possível conhecer um pouco mais do mercado em que atuam e identificar novas oportunidades e riscos.

Para analisar seus concorrentes em comparação a você, focando nos pontos positivos e negativos deles, é uma boa ideia dividir o seu estudo em alguns critérios principais. São eles:

  • preço: analisar cuidadosamente os preços dos seus concorrentes em relação aos seus é o indicador número um;
  • produto: qual a qualidade dos insumos, gramatura, tempero e embalagem dos produtos dos concorrentes em relação aos seus? 
  • ambiente: se você atende no local, qual o nível de qualidade do seu ambiente em relação aos concorrentes? Analise as mesas, cadeiras, fachada, decoração, conforto;
  • serviço: como estão suas notas de avaliação dos aplicativos de delivery? E no Google? Você atende na mesa ou balcão? Seu forte é o atendimento ou é o básico? 

Como fazer uma análise de concorrência eficiente?

Agora que você conheceu os quatro quesitos fundamentais, já dá para começar a fazer o exercício de análise. Inicie desenhando uma cruz, à mão ou em algum software: o importante é separar quatro espaços distintos.

Desenhada a cruz, use três dos espaços para citar os principais concorrentes no topo de cada espaço — o último espaço é para a sua própria empresa. A partir daí, comece a listar todas as informações relacionadas ao preço. Depois, faça uma nova cruz e analise “produto”. Em terceiro, “ambiente”. E assim por diante!

Com isso você enxergará com clareza como você está posicionado em relação aos seus concorrentes. Trata-se de uma análise de concorrência simples e muito útil para uma autoanálise de sua operação e, portanto, tornar as suas decisões mais precisas.

Outra maneira de fazer a sua análise de concorrência é utilizar a matriz SWOT, que visualmente também é separada em quatro espaços distintos. Nesse caso, será possível listar as forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).

Quais são as ferramentas para ajudar na análise de concorrência?

Caso prefira, você também pode utilizar softwares, ou mesmo consultar sites especializados, para otimizar a sua análise de concorrência. Confira algumas das opções disponíveis:

  • Reclame Aqui — sim, um dos sites mais temidos pelos empreendedores também pode se tornar uma fonte valiosa de informação. Por lá, você pode conferir as principais reclamações feitas pelas pessoas que não tiveram uma boa experiência ao comprar algo de um concorrente. Do mesmo modo, será possível conhecer os pontos fortes e os aspectos mais elogiados, que podem ser replicados em seu empreendimento;
  • SEMRush — em termos de estratégia de marketing digital de conteúdo, esse software reúne informações valiosas sobre o SEO utilizado pelos concorrentes. Caso eles estejam aparecendo bem à frente da sua empresa nos mecanismos de busca, como o Google, é justamente por conta de um conhecimento mais apurado de Search Engine Optimization. Nesse sentido, a ferramenta oferece um panorama amplo sobre a página dos competidores, como as palavras-chave que eles usam, os links acessados e o tráfego;
  • UberSuggest — essa ferramenta proporciona que você tenha insights sobre o site de um determinado concorrente. O funcionamento é similar ao do SEMRush, mas sem tanto foco em SEO;
  • Social Mention — dá desânimo quando você lança um produto e não tem ninguém falando sobre ele nas redes sociais? O Social Mention, mostra quantas menções os seus concorrentes tiverem em suas próprias estratégias, além de englobar informações relacionadas às experiências dos clientes. Ao notar o que os seus competidores estão fazendo, será possível tirar algumas dicas para o próprio negócio.

Como adaptar suas estratégias com base na análise de concorrência?

Todas as formas de análise de concorrência se concentram em mapear o que os competidores fazem de melhor e os aspectos em que pecam. Com esses resultados em mãos, você poderá realizar diversas melhorias em seu próprio empreendimento, como:

  • identificar demandas reprimidas, isto é, produtos e serviços que não estão sendo oferecidos, mas que teriam aceitação por parte de público;
  • melhorar as suas estratégias de marketing digital, como a construção de blog posts e vídeos que usem bem o SEO e técnicas de persuasão para atrair os clientes da concorrência;
  • otimizar o atendimento. Identifique as principais queixas e trabalhe para que o seu empreendimento não peque nisso também. Inclusive, será algo a ser ressaltado em suas futuras campanhas de marketing;
  • mapear pontos fracos do seu negócio, que são ressaltados como diferenciais de algum concorrente. Você não precisa copiar tudo o que o competidor faz, mas pode trabalhar para eliminar o problema. Exemplos: atendimento ruim, falta de uma política de pós-venda abrangente, precificação pouco consistente, entre outros.

Quais são os cuidados a serem tomados e os erros comuns a serem evitados na análise?

Embora fazer o exercício visual da análise de concorrência e empregar softwares sejam táticas muito importantes para registrar os pontos fortes e fracos de cada negócio, também é fundamental considerar outros fatores.

Assim, o seu conhecimento sobre os competidores se torna mais aprofundado. Saiba o que fazer!

1. Avalie o diferencial de cada concorrente

Cada negócio tem suas estratégias de venda e diferenciais em relação à concorrência. O diferencial é aquilo que é difícil de ser copiado e também o que os clientes mais notam quando pensam em uma determinada marca.

Identificar o seu diferencial e quais os diferenciais dos seus concorrentes é pré-requisito para que, de fato, você escolha, faça e comunique o diferencial mais adequado. Consequentemente, isso trará mais resultados para seu negócio de alimentação.

2. Analise as redes sociais dos concorrentes

Durante a análise de concorrência, faça uma comparação das redes sociais. Reflita qual é a real percepção de valor do seu estabelecimento em relação a preço, produto, serviço e ambiente. Pode ser que seus concorrentes não estejam melhor posicionados que você, mas aparentam estar.

Ao olhar para as redes sociais, seus concorrentes podem estar fazendo um trabalho melhor que você, e no mundo de hoje lembre-se: parecer bom é tão importante quanto realmente ser. O Instagram e Google Meu Negócio refletem a fachada do seu estabelecimento.

3. Observe o que as pessoas falam na Internet

Quais são as notas e comentários a respeito dos seus competidores no Google, por exemplo? Facebook e TripAdvisor também são exemplos de redes sociais em que os usuários avaliam você e seus concorrentes. Essas críticas estão coerentes com sua percepção do seu estabelecimento e dos concorrentes? O ideal é que esteja. 

Tenha em mente, inclusive, que os comentários negativos não podem ser subestimados. Embora algumas avaliações possam parecer exageradas e fruto de “cabeça quente”, elas influenciam a percepção de outras pessoas.

Nesse sentido, tenha abertura para ouvir as críticas e avaliações e busque melhorá-las em vez de negá-las. Se as notas dos seus concorrentes estão melhores, então, de fato, eles estão melhores. Ou, ao menos, os clientes estão julgando esses empreendimentos como melhores que o seu, atualmente.

4. Avalie o portfólio

O portfólio de produtos e serviços oferecidos — que, em comércios alimentícios, é o cardápio — é o coração de qualquer negócio. Ali está o preço, as mercadorias e também a percepção de valor. Como estão descritos os itens? Considere utilizar adjetivos para valorizar os itens, mas sem exageros.

Um cliente que tenha que ler que um hambúrguer é “delicioso, suculento, maravilhoso, derrete na boca, inesquecível” pode se incomodar com o excesso de adjetivos e com a falta de informações sobre o produto em si. Essa mesma preocupação pode ser adotada em outros negócios.

Outro aspecto importante é a qualidade das imagens, que são fundamentais para despertar o interesse dos consumidores. O produto não deve ser apenas bom: ele deve parecer bom, já que as fotografias são o complemento perfeito das imagens.

5. Foque o cliente

É preciso surpreender positivamente o cliente no produto, no atendimento, na qualidade e na rapidez do serviço, principalmente em comparação com seus concorrentes. Se o seu concorrente conseguir avaliações melhores nesses quesitos, alerta vermelho. Sinal que você pode melhorar!

Como você viu neste artigo, há diversas ferramentas e métodos que você pode utilizar para fazer uma análise de concorrência. Dedique um esforço para mapear e colocar as dicas em prática. Dessa forma, você vai conseguir entender com mais efetividade o que pode melhorar e o que está mandando bem.Quer dar mais um passo estratégico no seu negócio?

Leia este post sobre Marketing Estratégico e saiba como implementar na sua empresa!

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Por Fábio Bindes

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