Avaliação no Google: usar a estratégia certa traz resultados

Você presta atenção à avaliação no Google? Entenda por que essa pontuação pode ser um diferencial para o seu negócio e como melhorar a sua nota.

Na hora de procurar uma empresa para comprar um produto ou serviço, você presta atenção à avaliação no Google? É provável que sim. Afinal, esse é um gatilho mental importante: o da prova social.

Na prática, isso demonstra que outras pessoas gostam da marca e do que ela vende, assim como acontece com a avaliação no iFood. Portanto, é mais do que um simples comentário. Tanto é que algumas estatísticas comprovam essa afirmação.

Para ter uma ideia, 95% dos clientes verificam as avaliações de produtos na hora de comprar. E os comentários no Google são os preferidos de 73% dos consumidores que buscam uma prova social antes de fechar negócio.

Então, como usar essa questão a seu favor? Vamos explicar neste artigo. Continue lendo!

O que é a avaliação no Google?

A avaliação no Google é um comentário de cliente que informa os pontos positivos e/ou negativos de determinado produto ou serviço. Seu objetivo é fornecer informações úteis, que contribuem para destacar as melhores empresas no mercado de atuação.

A avaliação pode aparecer tanto no Perfil da Empresa, no Google Maps, quanto na busca do Google. Vale destacar que a primeira ferramenta era chamada de Google Meu Negócio, mas agora mudou de nome.

De toda forma, o funcionamento é igual ao anterior e representa uma boa oportunidade para o cliente fazer a avaliação de empresa no Google. Ao mesmo tempo, é a chance de você obter vantagem competitiva ao ter uma boa pontuação.

O que é a classificação por estrelas do Google?

A classificação por estrelas do Google é uma pontuação que varia de 1 a 5 e representa a reputação do negócio. Ela é definida a partir dos comentários e das classificações dos clientes, sendo que o propósito é alcançar a nota mais elevada.

Quanto melhor for a pontuação da empresa, melhor tende a ser a experiência do cliente. Em outras palavras, isso significa que o atendimento ao cliente costuma ser bom e o consumidor deve gostar do produto ou serviço.

Qual a importância das avaliações no Google?

A importância das avaliações no Google é fornecer informações úteis aos potenciais compradores e aumentar a chance de vender. Isso porque o gatilho mental da prova social permite que as empresas se destaquem devido aos comentários positivos. Portanto, é como um marketing boca a boca, mas em ambiente virtual.

Por outro lado, se a pontuação for baixa, faz o efeito contrário. Assim, torna-se um ponto negativo para o seu negócio, já que instiga os potenciais consumidores a migrarem para a concorrência.

Esse é o motivo que justifica o cuidado com as avaliações Google. Afinal, essa é uma ferramenta importante, já que afeta a reputação do negócio de maneira positiva ou negativa.

De maneira indireta, também há impactos no SEO. De maneira simples, essa é uma estratégia de marketing digital que permite ranquear o seu negócio nos buscadores de forma orgânica, isto é, sem investimentos em dinheiro.

Nesse caso, isso significa que uma avaliação ruim no Google faz com que a sua empresa não tenha tanto destaque nos resultados, inclusive no Perfil da Empresa. Portanto, menos pessoas vão encontrar o seu negócio e vai ser mais difícil atrair clientes.

Como funciona a pontuação de avaliação do Google?

A pontuação de avaliação do Google funciona a partir de uma média de todas as notas oferecidas pelos clientes de uma empresa. Assim, são considerados todos os comentários positivos e negativos, somando-se todos os valores e dividindo pela quantidade total. No entanto, vale ressaltar que a atualização pode levar até 2 semanas.

Para ficar mais claro, veja um exemplo simples. Imagine que você abriu um negócioe recebeu as notas 5, 3, 2, 4,5 e 3,5. Portanto, há 5 pontuações. Assim, a conta feita é:

Avaliação do Google = soma das notas ÷ quantidade de pontuações

Avaliação do Google = (5 + 3 + 2 + 4,5 + 3,5) ÷ 5

Avaliação do Google = 18 ÷ 5

Avaliação do Google = 3,6

Isso representa um resultado mediano, que pode desmotivar muitos potenciais clientes. Dessa forma, é fundamental investir em estratégias para melhorar a avaliação no Google.

Quais são as vantagens da avaliação do Google para seu negócio?

As vantagens da avaliação do Google para seu negócio são a oportunidade de receber retornos dos clientes, sabendo o que ainda precisa melhorar. Por isso, é uma forma de identificar pontos fortes e fracos, aumentar a credibilidade da sua empresa, melhorar o desempenho do SEO e ter uma taxa de cliques (CTR) mais alta.

Tudo isso também se reflete em uma classificação melhor na pesquisa local e no incentivo a clientes saberem como avaliar no Google. Na prática, uma pontuação elevada oferece valor agregado ao seu negócio. 

Benefícios das avaliações no Google

  • Seu negócio tem mais visibilidade, porque fica mais bem ranqueado nos buscadores.
  • A reputação melhora, o que gera uma prova social e incentiva a tomada de decisão.
  • Os clientes confiam mais na sua marca, porque as avaliações Google são depoimentos reais dos clientes.
  • A taxa de conversão aumenta, com tendência de aumento do faturamento. Isso porque há uma chance maior de pessoas comprarem seus produtos ou serviços.

Aqui, vale a pena destacar que os 3 primeiros lugares dos resultados locais do Google geram um índice de conversão 93% maior. Isso é o que mostra a pesquisa The State of Google Reviews, que ainda destacou que o tráfego de usuários chega a ser 126% maior.

Como aumentar a pontuação no Google?

Coloque todos os seus dados

No momento de criar o Perfil da Empresa, insira o máximo de informações sobre o negócio. O objetivo é mostrar ao algoritmo do Google o que você faz e vende. Além disso, mantenha todos os dados atualizados.

Verifique os locais da empresa

A avaliação no Google pode melhorar se você confirmar os locais da empresa. Essa é uma forma de aumentar a visibilidade do seu negócio nos resultados da sua região. Isso vale para o Google Maps, o buscador e todos os outros produtos do Google.

Atualize o horário de funcionamento

Sempre deixar o horário de funcionamento atualizado. Especifique quando estará fechado e possíveis dias com jornada diferenciada. Assim, os clientes sabem quando sua empresa estará aberta.

Responda os comentários

Quando o cliente vai avaliar empresas no Google, ele espera um retorno. Então, sempre responda, deixando claro que o comentário é importante. Desse modo, você valoriza os clientes e ainda tem a oportunidade de saber o que é preciso melhorar e quando um problema pode ser resolvido. Em muitos casos, é possível até reverter a insatisfação de um consumidor.

Insira fotos

As fotos dos seus produtos ou serviços são um complemento importante. As imagens reforçam a avaliação no Google e ainda mostram aos clientes o que eles podem esperar. Então, invista na boa qualidade.

Como obter uma classificação por estrelas do Google?

  1. Aceite os comentários.
  2. Insira os depoimentos no seu site.
  3. Procure ter mais avaliações no Google.
  4. Solicite a pontuação no momento certo.
  5. Use a forma certa para pedir as avaliações.

1. Aceite os comentários

Sejam positivos, sejam negativos, aceite os comentários dos clientes. Quanto mais avaliações genuínas, melhor, porque você poderá saber exatamente o que os consumidores pensam.

2. Insira os depoimentos no seu site

Os comentários positivos devem ser destacados no seu site para gerar a prova social. Essa é uma maneira eficiente de gerar mais vendas.

3. Procure ter mais avaliações no Google

Peça avaliações dos consumidores e coloque-se sempre à disposição para resolver algum problema, caso ocorra. Adotar essa prática ajuda a valorizar o cliente e isso faz com que exista uma chance maior de fidelização de clientes.

4. Solicite a pontuação no tempo certo

O ideal é solicitar o máximo de avaliações no Google, mas existe um momento correto para pedir ao seu cliente. Caso contrário, a chance de ele não deixar seu comentário é maior. Nesse sentido, o ideal é fazer esse pedido no final da refeição, se o consumidor estiver satisfeito.

Se a compra tiver sido via delivery, mande um bilhete junto com o produto. Outra opção é entrar em contato posteriormente, verificar o nível de satisfação e, então, indicar como avaliar no Google.

5. Use a forma certa para pedir as avaliações

Além de fazer o pedido no momento certo, é preciso usar a forma adequada. É importante adotar a personalização e o contexto para cada cliente. Você ainda pode destacar os pontos positivos da compra para incentivar a avaliação no Google.

Como conseguir mais estrelas na avaliação do Google?

Invista no bom atendimento ao cliente

O bom atendimento ao cliente leva a mais estrelas na avaliação do Google. Por isso, invista em treinamento e capacitação, e atenda às demandas dos clientes. Assim, há mais chance de conseguir comentários positivos e uma boa pontuação.

Disponibilize um QR code para a avaliação no Google

Uma forma de facilitar a realização de comentários é criar um QR code que leve diretamente ao Perfil da Empresa no Google. Ele pode ser impresso e colocado no salão ou ser enviado junto ao pedido do delivery.

Responda aos comentários

Qualquer avaliação no Google deve ser respondida, sendo positiva ou negativa. Agradeça quando forem elogios e tente resolver os problemas, mostrando que o comentário é importante para fazer melhorias. Isso também auxilia a reputação online do seu negócio.

Monitore todas as avaliações no Google

Acompanhe regularmente a avaliação da empresa no Google. Identifique as oportunidades de melhoria e valorize todas as opiniões. Isso ajudará a alcançar melhores resultados.

Como a avaliação no Google ajuda a atrair clientes no iFood?

A avaliação no Google ajuda a atrair clientes no iFood por ser uma prova social. Assim, a pessoa tem a nota do aplicativo e do Perfil da Empresa para saber se vale a pena comprar no negócio.

Além disso, o comentário no Google ajuda a melhorar o ranqueamento no buscador. Desse modo, você também tem uma chance maior do cliente encontrar seu perfil no iFood e comprar seus produtos.

Portanto, essas ferramentas são complementares e consistem em alternativas eficientes para chamar a atenção dos possíveis compradores. Com isso, seu faturamento pode aumentar tanto com a avaliação no Google quanto com aquela deixada no iFood.

E você, quer ver mais estratégias para atrair clientes? Confira as dicas para ter uma boa avaliação no iFood e veja suas vendas decolarem.

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Por Pedro Camargo

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