Monitorar as avaliações dos clientes é um papel importante no dia a dia de um delivery. Isso porque, com as avaliações, você coleta as experiências positivas das suas entregas, além de poder mapear melhorias na sua operação.
A boa notícia é que está em fase de implementação novas mudanças na tela de avaliação. O objetivo é permitir que você tenha mais clareza sobre a satisfação do seu cliente, podendo atuar com mais efetividade nos casos.
Continue a leitura e conheça as mudanças na tela de avaliação!
Como funciona a avaliação para o cliente?
Ao concluir um pedido, o cliente avalia a entrega considerando uma nota entre 1 a 5 estrelas. Além disso, o consumidor pode indicar atributos que contribuíram para a avaliação, como comida saborosa; boa embalagem; boa quantidade; entre outros.
Outro espaço importante para monitorar a satisfação do cliente é a caixa de comentários. O cliente pode atribuir um detalhamento do ocorrido, compartilhando algum elogio ou até insatisfação.
Moderação da avaliação
A moderação da avaliação feita pelo iFood pode ocorrer quando o cliente atribuir uma nota, justificando um motivo que não tenha relação com a entrega da loja.
Um exemplo é se o cliente tiver um problema na entrega parceira e, ainda assim, penalizar o restaurante com uma nota negativa. Nesse caso, vale a pena solicitar que o iFood modere a avaliação.
Você pode solicitar a moderação de uma avaliação nas seguintes ocasiões:
- Quando conter ofensas, palavrões ou discurso de ódio;
- Quando a reclamação for sobre o iFood e não sobre sua loja;
- Quando o item avaliado não fizer parte do pedido feito;
- Quando um comentário conter suspeita de pedido trote.
Quais foram as mudanças na tela de avaliação?
As mudanças na tela de avaliação foram implementadas em busca de oferecer uma melhor experiência aos parceiros.
Agora, as telas de avaliação são baseadas na exibição padrão dos componentes de um formulário, permitindo a criação por meio de elementos pré-definidos. Esses elementos serão apresentados no Portal do Parceiro.
Na aba “Desempenho” da nova tela de avaliação você consegue visualizar:
- total de Avaliações da loja nos últimos 90 dias;
- nota média da loja considerando os últimos 90 dias e a distribuição de cada nota;
- tags positivas e negativas selecionadas sobre o pedido;
- resposta sobre a entrega;
- tags positivas e negativas selecionadas sobre a entrega;
- link para a página de Política de Avaliações.
Ao clicar na aba superior “Avaliações e Comentários” você encontrará uma versão similar à anterior. As alterações realizadas se concentram na parte de filtros, em que foram reduzidos para os mais utilizados.
As mudanças implementadas consideram:
- agora só é possível consultar os últimos 90 dias, e não mais 90 dias de qualquer período do ano;
- os filtros foram reduzidos para uma página mais funcional e objetiva;
- a página vem filtrada pela data da avaliação, assim como a página de Desempenho, visando trazer mais clareza no entendimento das datas.
- os status agora têm uma nova nomenclatura, mais objetiva e com cores que auxiliam no entendimento do que é válido e do que foi descartado.
Ao clicar no número do pedido, destacado em vermelho e localizado na primeira coluna, uma janela é aberta apresentando os detalhes. Nessa janela você visualiza a nota, atributos adicionados pelo consumidor e comentário. É por lá também que você pode responder ao cliente.
Caso queira solicitar a moderação da avaliação, você pode clicar na aba superior da janela aberta, ler as orientações e confirmar a solicitação.
Com as mudanças na tela de avaliação você tem ainda mais autonomia e transparência para monitorar a satisfação do seu cliente, atuando em ações que ajudem a melhorar cada vez mais suas entregas.
O que acha de conhecer outras melhorias implementadas pelo iFood para melhorar a sua experiência? Acesse o espaço de Melhoria Contínua!
72 respostas
Desde quando fizerem as mudanças no campo de Avaliação, as atualizações não estão sendo visualizadas, por exemplo, no app do celular eu visualizo um comentários e a minha resposta, mas no meu computador não aparece. Por exemplo, respondi a avaliação de um pedido pelo celular no dia 23 e publiquei, mas no meu computador aparece “não respondida”
verdade no meu tambem ta assim,e pra mim nao ta atualizando a pagina,tenho avaliaçoes la que aparece no celular e no notebook nao aparece,abri chamado eles alegam que estao cientes
Se a avaliação negativa foi da entrega, como que o meu estabelecimento tem alguma culpa, e com isso cair os pontos? Não acho justo se entregamos o produto em ordem e durante a entrega ocorre alguma coisa…
você pode pedir moderação
Desde quando fizeram a mudança não esta aparecendo em tempo real da avaliação. Só aparece pro delivery um dia após a avaliação, Assim dificulta nós do delivery avaliar o motooby. Imagina se na avaliação conter insatisfação com a entrega ou satisfação com o entregador, dessa forma não da pra avaliar. Sugiro que as avaliaçãoes sejam vista em tempo real. Cliente avaliou, restaurante já tem acesso a visualização.
Exatamente isso Camila, estou muito insatisfeita com o ifood também, em relação a isso, pois os clientes me perguntam porque não respondi a avaliação deles e eu simplesmente respondo que as avaliações não estão aparecendo na minha loja. Essa foi uma mudança pra pior, e nos prejudica muito mesmo.
Desde que essa atualização foi lançada sumiram 1500 avaliações nos últimos 90 dias do meu restaurante. Antes aparecia 5100 avaliações (90 dias) e caiu para 3400. Como assim??? Acredito que esteja pegando só os últimos 60 dias isso sim.
Vc recebe uns 500 pedidos por dia, mano?
O meu maior problema são os comentários de clientes que não são vistos, só a loja consegue ver, Não consigo alterar isso de modo algum nem abrir chamado. Gostaria muito de um suporte nessa parte
Vocês tem deixar disponível as avaliações dos clientes em tempo real, 2 dias depois é um absurdo, avaliação de cliente tem que ser vista na hora, não faz sentido ver 2 dias depois. Estava melhor antes, atualização desnecessária!!!
Poderia colocar o nome da pessoa que fez o pedido
Acho importante deixar o comentário visível para os clientes, isso influencia na hora de decidir comprar ou não, ao ler comentários sobre nossa loja, não faz sentido deixar esses comentários ocultos, independente se a entrega é própria ou por entrega do ifood, o comentário deveria estar visível para todos.
AS AVALIAÇOES NÃO APARECEMEM TEMPO REAL CLIENTE ESCREVI E SO VEJO DE DOIS A 3 DIAS DEPOIS MESMO SSEMPRE MONITORANDO AS AVALIAÇOES …TEVE AVALIAÇÃO QUE NEM DERAM OPORTUNIDADE DE MODERAÇÃO PQ NÃO APARECEU NO PORTAL , DEPOIS DESCOBRI QUE ELAS APARECEM NO APLICATIVO DE GESTÃO DO PARCEIRO ..O QUE NÃO FAZ SENTIDO ALGUM,SE É O MESMO SISTEMA . ESSA SEMAN TIVE PROBLEMAS COM UM COMENTARIO, O ATENDENTE DO CHAT NÃO ACHAVA E EU VENDO O COMENTARIO NO APP DO PARCEIRO FOI NECESSARIO ABRIR UM CHAMADO , MESMO CONTRA A VONTADE DO ATENDENTENTE QUE DIZIA QUE A SITUAÇÃO ERA IMPOSSIVEL DE ACONTECER ,4 HORAS DEPOIS O TAL COMENTARIO APARECEU OU SEJA UMA BELA CONFUSÃO
No meu ponto de vista, acho que não seria necessário o cliente avaliar com mensagens, sim com estrelas, pois, infelizmente não são todos clientes que têm moderação ao escrever críticas, principalmente sabendo que todos irão ver. Prefiro que o chat do cliente fique disponível enquanto a loja estiver aberta na plataforma. Desculpa essa é só minha opinião.
Acho muito importante o comentário aparecer em tempo real!!!
Referente as avaliações também acho que deveria independer do tipo de plano que tenho com o IFOOD
Outro dia numa entrega faltou um ítem, apareceu no comentário da cliente, tentei conseguir o contato da cliente para fazer a entrega do item e nao tem como obter o contato.
tambem nao gostei dessa atualizaçao, tem comentarios que vc nao ver e quando aparece nao dar mais pra pedirmoderaçao pq fala que ja passou do dia, como que vamos ver se nao esta aparecendo, e quando aparece nao da pra fazer nada
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Quando aparece avaliação CANCELADA em cinza, o que significa?
Oi, Agnaldo! Como vai?
Você pode solicitar ao nosso time de suporte que faça a moderação da avaliação. Para isso, acesse a aba “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro.
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