Tudo sobre o tempo do pedido no iFood

Saiba como funciona o tempo do pedido no iFood e conheça algumas ferramentas que podem ser usadas na sua operação.
6 Min
tempo do pedido

O tempo do pedido no iFood são os minutos totais vistos pelos clientes no aplicativo. Esse tempo descreve a soma do tempo de preparo com o tempo de entrega.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Lojas com plano Entrega contam com o recurso de Inteligência Artificial (IA) do iFood para definição do tempo do pedido, que ajuda na otimização da operação; enquanto restaurantes com plano Básico precisam editar a informação manualmente.

Continue a leitura para entender mais sobre o tempo do pedido e entenda como essa informação pode ser ajustada

Como o tempo do pedido é definido?

O tempo do pedido é definido de maneira diferente para restaurantes com plano Básico e restaurantes com plano Entrega. Isso porque cada um dos planos oferece operações logísticas diferentes. Entenda mais!

Tempo do pedido para restaurantes com plano Entrega

Restaurantes que contam com o plano Entrega têm o tempo do pedido definido pela Inteligência Artificial (IA) do iFood. A partir das entregas já feitas, a ferramenta entende o tempo médio de preparo do restaurante e aloca a pessoa entregadora no tempo previsto para iniciar a rota de entrega.

Por que utilizamos Inteligência Artificial?

Pode-se entender a Inteligência Artificial (IA) como um conjunto de sistemas que desenvolvem novos aprendizados a partir de experiências. Esses aprendizados geram um volume de dados constantemente atualizado, a fim de gerar novos comportamentos.

De forma prática, no iFood, a IA monitora o tempo que seu restaurante demora para concluir um pedido, define uma média de tempo e a apresenta aos clientes junto ao tempo de entrega.

O principal benefício dessa solução para o restaurante é que não é preciso se preocupar em acionar uma pessoa entregadora, já que a ferramenta faz isso de forma independente. Assim sua operação é otimizada e você consegue focar em outras atividades importantes para a rotina do restaurante.

Por que é importante ter atenção ao tempo do pedido?

O tempo dos pedidos realizados em um restaurante é umas das informações apresentadas ao cliente no aplicativo iFood. Por isso, essa informação pode ser utilizada como um dos critérios de compra do cliente.

Restaurantes que não atendem o tempo do pedido apresentado podem gerar uma frustração no cliente, que pode resultar em reclamações e, até mesmo, cancelamentos. Por isso, é tão importante organizar uma operação eficiente.

Como otimizar o tempo de preparo?

A alocação de pessoas entregadoras é feita durante o preparo do pedido, a fim de combinar a chegada da pessoa entregadora com a finalização do pedido. É possível fazer algumas adaptações na operação do restaurante para que o tempo de preparo seja otimizado, levando o pedido a ser despachado mais rapidamente.

Adiante preparos

É interessante manter alguns preparos já adiantados enquanto o restaurante estiver aberto no iFood. Dessa forma, quando você receber o pedido, poderá focar na finalização e montagem.

Vale a pena analisar o seu cardápio e identificar as possibilidades de adiantamento de preparo. Considere que apenas alguns ingredientes picados, por exemplo, já podem otimizar a operação.

Organize a equipe

Caso você trabalhe com mais pessoas em seu restaurante, considere dividir a equipe em diferentes tarefas. Mantenha, por exemplo, uma pessoa responsável por receber e despachar pedidos, e outra pessoa ou equipe focada na cozinha.

Ao organizar a equipe por funções, cada pessoa consegue aprimorar mais as habilidades de trabalho e desempenhá-las com mais eficiência.

Sinalize o espaço

Garanta que o espaço físico do seu restaurante está corretamente sinalizado para as pessoas entregadoras. Ao chegar na sua loja, é importante que a pessoa identifique com facilidade em qual local deverá ir para retirar o pedido.

Como ajustar o tempo do pedido?

Os restaurantes que trabalham com o plano Entrega têm o tempo do pedido definido pela Inteligência Artificial do iFood e, por isso, não podem ser atualizados de forma manual.

Quais ferramentas o iFood oferece para mudar o tempo do pedido?

Pensando em oferecer soluções ainda mais inteligentes para o tempo de preparo dos pedidos, o iFood desenvolveu ferramentas úteis para o seu negócio. Confira!

 Botão Pronto

Caso você trabalhe com o plano Entrega e acredite que o tempo do pedido estipulado pela ferramenta está em desacordo com a realidade, vale utilizar o recurso de Avisar Pedido Pronto disponível do seu Gestor de Pedidos.

Os restaurantes que contam com o botão Avisar Pedido Pronto podem treinar a ferramenta e mostrá-la qual é o tempo ideal para o seu restaurante. Para isso, o botão deve ser acionado após preparar e finalizar o pedido, sempre respeitando esse limite pensado para o seu negócio para a ferramenta chegar em um dado compatível com a realidade.

A Inteligência Artificial do iFood é constantemente alimentada por diversos dados cedidos. Por isso, a adesão correta dos recursos do Gestor de Pedidos pode ajudar você a ter uma experiência ainda melhor na sua operação.

O botão Avisar Pedido Pronto fica no canto inferior direito do Gestor de Pedidos e também pode ser encontrando no aplicativo do iFood para Parceiros. Ao acioná-lo, a pessoa entregadora é notificada que o pedido está pronto ou é alocada ao restaurante.

Botão Ajuste no tempo de preparo

Outra ferramenta que o iFood oferece aos parceiros é o botão Ajuste no tempo de preparo. Esse botão pode ser acionado nos dias em que a rotina do delivery estiver mais agitada, demandando mais tempo para a conclusão do preparo dos pedidos. Ou quando a loja estiver mais tranquila, para adiantar em 5 minutos o preparo, fazendo com que a pessoa entregadora chegue mais rapidamente.

A demora no preparo faz com que o tempo de espera das pessoas entregadoras aumente. Além disso, a experiência do cliente é afetada, já que a entrega é feita com atraso.

O botão Ajuste no tempo de preparo foi criado para esse tipo de situação. Com essa funcionalidade, é possível aumentar ou diminuir em 5 minutos o tempo de preparo do pedido, permitindo que o entregador seja alocado mais tarde ou mais cedo, conforme necessário.

Viu só como o tempo do pedido deve ser visto com atenção pelo seu restaurante? Com as ferramentas do iFood, você tem uma inteligência extra como aliada para otimizar o tempo de preparo dos seus pedidos.

Quer conhecer mais iniciativas do iFood pensadas em você? Conheça o espaço de Melhoria Contínua!

Por iFood

Por iFood

154 respostas

  1. Boa tarde !

    como faço pra deixar visivel pro cliente que as minhas entregas so podem ser feitas em 48 horas ?

  2. Como mudar de aceite manual para aceite automático?
    Meu gestor sempre da erros e o ifood cancela o pedido informando que a nossa loja cancelou por falta de atendimento, porém, sempre da erro no app e acontece isso. Já passei varias vezes para equipe técnica e ninguém resolve.
    Quem sabe com o aceite automático paro de perder pedidos?

  3. Oi, Alex! Após receber o pedido, sua loja tem até 5 minutos para aceitá-lo. Uma dica é aumentar o volume do Gestor de Pedidos, para que você seja sempre notificado com um som quando algo novo chegar.

  4. Nos dias de jogo, recebi pedido e o motoboy demorou uma eternidade oara chegar. Um colocou que chegou, porém só apareceu quase 30 minutos depois. Como resultado, meu tempo de entrega ficou elevado e não consigo alterar isso. Procuro com quem falar bo ifood e não acho ninguém, nem um chat.

  5. Uso o plano entrega no meu restaurante, o tempo do pedido nos dias de semana estão ok, portanto devido ao fluxo maior no domingo, não estou conseguindo entregar no prazo, tenho como aumentar o tempo para dias específicos, no meu caso domingo?

  6. Nossa preciso de mais tempo, pra preparo esse senhor artificial e uma bosta desculpe, a companhia nem parou de tocar o boy já está na porta, coitados, tem que esperar, fora que eles dizem que tem tempo pra entregar também, reveja isso ai

  7. Não adianta tentar usar de inteligência artificial quando no momento a mesma não tem inteligência suficiente pra dar conta do serviço. Vocês não estão percebendo que essa mecanismo de vocês estão causando transtorno aos seus clientes??? Não seria muito mais prático implementarem um botão para a loja avisar o momento que o motoboy já pode ser acionado? Acho que bom vontade dá pra fazer…

    1. Oi, Dani! Por aqui estamos sempre trabalhando para que nossos parceiros tenham uma experiência mais completa e segura. Caso precise de qualquer ajuda, conte com nosso time de especialistas, combinado? ?

      1. Com esse tanto de reclamação sobre a mesma coisa , que vem prejudicando a tempos os restaurantes . Pelo que vejo nos comentários a anos . Veem me dizer que estão trabalhando nisso ?! Chega a ser piada . Uma coisa que não vejo dificuldade nenhuma colocar um botão dos restaurantes mesmos acionar o motoboy . Inteligência nenhuma está ajudando . Só atrapalhando . Enfim , não adianta vir aqui questionar algo . Pq vcs não tomam providência nenhuma mesmo . Só sabem cobrar taxas e mais taxas e dane se .

  8. Pessoas reclamando do mesmo Problema a mais de 2 anos e a Empresa IFOOD . Não toma nenhuma providência cabível . Lamentável. Só sabem ficar jogando a responsabilidade pra inteligência artificial .
    É IMPOSSÍVEL preparar um prato em 5 minutos .
    Eu apenas aceito o pedido , não coloco iniciar preparo . E em coisa de 5 minutos já tem motoboy esperando . Moro em condomínio , as vezes está chovendo eles ficam lá . Levo em média 20 minutos pra fazer 1 prato . E normalmente 1 pedido os clientes pedem 2 . Ou seja ……
    PELO AMOR DE TUDO QUE É MAIS SAGRADO . Parem de jogar a responsabilidade nesses mais de 2 anos de reclamação na inteligência artificial . E coloquem uma opção no sistema de nós mesmos acionar um motoboy . Ontem eu até me QUEIMEI , pq o motoboy apareceu rápido e ficou me apressando . E um mal humor do caramba porque ele ficou esperando . Não tem COMO , fazer algo que leva 20 minutos em 5 com qualidade .
    ARRUMEM ISSO . Várias pessoas falando a mesma coisa e só ficam “ é a inteligência artificial “ QUE MAIS ATRAPALHA QUE AJUDA !!!
    Enfim, melhorem .

    1. Oi, Ale! Tudo bem? Sentimos muito que sua experiência tenha sido assim. O tempo do pedido é configurado de forma automática pela inteligência do iFood, mas você pode conferir se você tem o recurso de “Avisar Pedido Pronto” disponível do seu Gestor de Pedidos. Assim, você consegue treinar a ferramenta e mostrá-la qual é o tempo ideal para o seu restaurante. Para isso, o botão deve ser acionado após preparar e finalizar o pedido, sempre respeitando esse limite pensado para o seu negócio para que a ferramenta chegue em um dado compatível com a realidade. Qualquer dúvida, conte com nosso time pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro, combinado?

  9. Bom dia. Quem paga a taxa de espera quando o pedido demora mais de 30 minutos? Eu do restaurante ou vocês do IFOOD? Não ficou claro pra mim. Obrigada.

  10. Precisamos marcar o horario. Eu tenho interprete de LIBRAS Acompanha Vanessa sou surda nao ouve nada. Precisamos orientar sobre o gestor de infood chega o moto do tecnologico do horário. Me explica wastassp interprete de LIBRAS. é IMPORTANTE 31993207730 WASTASSP

  11. Oi, Cinthia! Como vai?

    Você pode consultar essa informação no seu contrato com o iFood. Caso não localize, entre em contato com nosso time de suporte, pela aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro.

  12. O problema é geral, sou nova no ifood mas não consigo acompanhar os entregadores, assim que eu confirmo o pedido , o rapaz já esta aqui na porta para buscar sendo que demoro cerca de 30 minutos para preparar. e eles ficam chateados e com razão. porém nao consigo fazer magica! peço que me explique como resolver esse problema

    1. Oi, Mariluce. Assim que possível, entre em contato com nosso time via atendimento na aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro. Temos uma equipe à disposição pra te ajudar!

  13. Meu Deus, tá difícil de entender? Pare de dar a mesma resposta sempre. O problema não é o tempo de preparo e já sabemos do botão de “AVISAR PEDIDO PRONTO” que você está falando a 2 anos!!! O problema é o Ifood chamar o motoboy assim que confirmamos o recebimento do pedido na loja. Quer que eu desenhe?

  14. Gostaria de saber em que momento o entregador é acionado para fazer a entrega. É na hora que o cliente envia o pedido ou quando eu termino de preparar o pedido?

  15. Vou começar a trabalhar esta semana com o Ifood e já está dando medo só pelos comentários. Eu e minha esposa fazemos lanche em casa, apenas delivery, preparo de +- 30 minutos a depender do lanche e quantidade. Eu não consegui nem colocar o tempo ideal quando fiz o cadastro, fui fazer um teste e ja de cara me deu 20 minutos para o preparo. Quero só ver o transtorno que vai ser, complicado. Espero que pelo menos a visibilidade que esse app dá mehore nossas vendas.

  16. Essa IA para nós restaurantes é inútil. Ifood está cansado de ler que os entregadores chegam em 3 min após aceitar o pedido. Como você vai preparar o pedido em 3 min? Me respondem? E o botão de pedido pronto, também não funciona na prática, parece que nada funciona no getsor, é incrível como uma concorrência faz falta, vulgo Uber eats. É muito estressante vc receber o pedido e em 3 min o motoboy já está aguardando… Ele não tem culpa claro, isso é da logística do ifood. Leiam os comentários dos seus parceiros, como dizem e tentar ajustar isso. Se realmente se importam com parceiros, ou somente nos 30% das vendas.

    1. Oi, Gustavo. Estamos constantemente ajustando nossas ferramentas pra que elas possam trabalhar em prol dos nossos parceiros, clientes e entregadores. Sabemos que muita coisa ainda pode ser feita e seguiremos sempre nessa direção!

  17. Quanto tempo o motoboy parceiro pode ficar aguardando até o pedido ficar pronto? Geralmente ele chega muito próximo do momento do pedido, e acaba tendo que ficar esperando pois é humanamente impossível preparar o pedido em tão pouco tempo. Como podemos otimizar isso?

    1. tb quero saber. trbalho com pizza e as vezes demora um pouco a sair e os cara ficam esperando 10 a 15 min.

  18. Olá, hoje é o quarto dia da nossa loja no Ifood. Assim que aceitamos os pedidos, os entregadores ja chegam no local e ficam interfonando dizendo que quando aceitamoa o pedido ja era pra estar pronto. Um deles ate disse que desse jeito iremos ser excluídos do ifood. Mas nosso produto é preparado na hora, precisamos de um tempo para assar, para nós aparece que temos cerca de 45min., mas eles chegam muito rápido. O que eu faço?

  19. Nao conseguir fazer o pedido teste pelo celular. Como vou começar a vender sem ter podido testar?

  20. App eh uma vergonha! Atendimento ao consumidor eh a pior coisa que existe nesse mundo! A gente espera nosso pedido e o atendimento não está nem aí pros problemas que temos. Demoram horas até dias pra responder. Vergonha de atendimento.

    1. Oi Ricardo! ! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/02/2024

Prepare-se já! Aproveite as datas comemorativas de março!

23/02/2024

Quais são os planos iFood para negócios parceiros?

23/02/2024

Confira as mudanças nos destaques do Cardápio no aplicativo do cliente