Tudo sobre o tempo do pedido no iFood

Saiba como funciona o tempo do pedido no iFood e conheça algumas ferramentas que podem ser usadas na sua operação.
6 Min
tempo do pedido

O tempo do pedido no iFood são os minutos totais vistos pelos clientes no aplicativo. Esse tempo descreve a soma do tempo de preparo com o tempo de entrega.

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Lojas com plano Entrega contam com o recurso de Inteligência Artificial (IA) do iFood para definição do tempo do pedido, que ajuda na otimização da operação; enquanto restaurantes com plano Básico precisam editar a informação manualmente.

Continue a leitura para entender mais sobre o tempo do pedido e entenda como essa informação pode ser ajustada

Como o tempo do pedido é definido?

O tempo do pedido é definido de maneira diferente para restaurantes com plano Básico e restaurantes com plano Entrega. Isso porque cada um dos planos oferece operações logísticas diferentes. Entenda mais!

Tempo do pedido para restaurantes com plano Entrega

Restaurantes que contam com o plano Entrega têm o tempo do pedido definido pela Inteligência Artificial (IA) do iFood. A partir das entregas já feitas, a ferramenta entende o tempo médio de preparo do restaurante e aloca a pessoa entregadora no tempo previsto para iniciar a rota de entrega.

Por que utilizamos Inteligência Artificial?

Pode-se entender a Inteligência Artificial (IA) como um conjunto de sistemas que desenvolvem novos aprendizados a partir de experiências. Esses aprendizados geram um volume de dados constantemente atualizado, a fim de gerar novos comportamentos.

De forma prática, no iFood, a IA monitora o tempo que seu restaurante demora para concluir um pedido, define uma média de tempo e a apresenta aos clientes junto ao tempo de entrega.

O principal benefício dessa solução para o restaurante é que não é preciso se preocupar em acionar uma pessoa entregadora, já que a ferramenta faz isso de forma independente. Assim sua operação é otimizada e você consegue focar em outras atividades importantes para a rotina do restaurante.

Por que é importante ter atenção ao tempo do pedido?

O tempo dos pedidos realizados em um restaurante é umas das informações apresentadas ao cliente no aplicativo iFood. Por isso, essa informação pode ser utilizada como um dos critérios de compra do cliente.

Restaurantes que não atendem o tempo do pedido apresentado podem gerar uma frustração no cliente, que pode resultar em reclamações e, até mesmo, cancelamentos. Por isso, é tão importante organizar uma operação eficiente.

Como otimizar o tempo de preparo?

A alocação de pessoas entregadoras é feita durante o preparo do pedido, a fim de combinar a chegada da pessoa entregadora com a finalização do pedido. É possível fazer algumas adaptações na operação do restaurante para que o tempo de preparo seja otimizado, levando o pedido a ser despachado mais rapidamente.

Adiante preparos

É interessante manter alguns preparos já adiantados enquanto o restaurante estiver aberto no iFood. Dessa forma, quando você receber o pedido, poderá focar na finalização e montagem.

Vale a pena analisar o seu cardápio e identificar as possibilidades de adiantamento de preparo. Considere que apenas alguns ingredientes picados, por exemplo, já podem otimizar a operação.

Organize a equipe

Caso você trabalhe com mais pessoas em seu restaurante, considere dividir a equipe em diferentes tarefas. Mantenha, por exemplo, uma pessoa responsável por receber e despachar pedidos, e outra pessoa ou equipe focada na cozinha.

Ao organizar a equipe por funções, cada pessoa consegue aprimorar mais as habilidades de trabalho e desempenhá-las com mais eficiência.

Sinalize o espaço

Garanta que o espaço físico do seu restaurante está corretamente sinalizado para as pessoas entregadoras. Ao chegar na sua loja, é importante que a pessoa identifique com facilidade em qual local deverá ir para retirar o pedido.

Como ajustar o tempo do pedido?

Os restaurantes que trabalham com o plano Entrega têm o tempo do pedido definido pela Inteligência Artificial do iFood e, por isso, não podem ser atualizados de forma manual.

Quais ferramentas o iFood oferece para mudar o tempo do pedido?

Pensando em oferecer soluções ainda mais inteligentes para o tempo de preparo dos pedidos, o iFood desenvolveu ferramentas úteis para o seu negócio. Confira!

 Botão Pronto

Caso você trabalhe com o plano Entrega e acredite que o tempo do pedido estipulado pela ferramenta está em desacordo com a realidade, vale utilizar o recurso de Avisar Pedido Pronto disponível do seu Gestor de Pedidos.

Os restaurantes que contam com o botão Avisar Pedido Pronto podem treinar a ferramenta e mostrá-la qual é o tempo ideal para o seu restaurante. Para isso, o botão deve ser acionado após preparar e finalizar o pedido, sempre respeitando esse limite pensado para o seu negócio para a ferramenta chegar em um dado compatível com a realidade.

A Inteligência Artificial do iFood é constantemente alimentada por diversos dados cedidos. Por isso, a adesão correta dos recursos do Gestor de Pedidos pode ajudar você a ter uma experiência ainda melhor na sua operação.

O botão Avisar Pedido Pronto fica no canto inferior direito do Gestor de Pedidos e também pode ser encontrando no aplicativo do iFood para Parceiros. Ao acioná-lo, a pessoa entregadora é notificada que o pedido está pronto ou é alocada ao restaurante.

Botão Ajuste no tempo de preparo

Outra ferramenta que o iFood oferece aos parceiros é o botão Ajuste no tempo de preparo. Esse botão pode ser acionado nos dias em que a rotina do delivery estiver mais agitada, demandando mais tempo para a conclusão do preparo dos pedidos. Ou quando a loja estiver mais tranquila, para adiantar em 5 minutos o preparo, fazendo com que a pessoa entregadora chegue mais rapidamente.

A demora no preparo faz com que o tempo de espera das pessoas entregadoras aumente. Além disso, a experiência do cliente é afetada, já que a entrega é feita com atraso.

O botão Ajuste no tempo de preparo foi criado para esse tipo de situação. Com essa funcionalidade, é possível aumentar ou diminuir em 5 minutos o tempo de preparo do pedido, permitindo que o entregador seja alocado mais tarde ou mais cedo, conforme necessário.

Viu só como o tempo do pedido deve ser visto com atenção pelo seu restaurante? Com as ferramentas do iFood, você tem uma inteligência extra como aliada para otimizar o tempo de preparo dos seus pedidos.

Quer conhecer mais iniciativas do iFood pensadas em você? Conheça o espaço de Melhoria Contínua!

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168 respostas

  1. Precisamos é vender muito mais do que estamos vendendo,mas com lucro correto, não com promoções sem lucros.Silvio

    1. Oi, Eva! Acompanhe os conteúdos do blog para aprender mais sobre como utilizar o iFood e melhorar o desempenho da sua loja. Aproveite e assine nossa newsletter para receber as novidades diretamente na sua caixa de entrada.

  2. Restaurante é quem deveria definir o tempo de preparo e o tempo de entrega!! Muito errado o Ifood querer definir o preparo do prato de todos os restaurantes em 40 minutos..

    1. Oi, Daniel! O tempo do pedido é definido automaticamente pela Inteligência Artificial do iFood. Utilize o botão pedido pronto para treinar a ferramenta sobre o tempo ideal para seu restaurante. Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos na sua caixa de entrada!

  3. Muito bom. Só que pedido toca o boy já tá na porta .. não aparece quanto tempo tenho de preparo. Isso tá um pouco ruim

    1. Oi, Simone! Coloque as deste post em prática e acompanhe a mudança no tempo do pedido! Aproveite e assine nossa newsletter para conferir mais materiais sobre o assunto.

  4. Na teoria tudo é perfeito, porém um dos meus problemas que venho enfrentando é o fato de ter que preparar na hora do pedido, acontece que temos um cardápio de quase 20 espetinhos, não tenho como prepará-lo antes pois perde qualidade no sabor, meu tempo é curto porém muitas vezes os motoqueiros ficam esperando e falando de segurança para eles é um fator extremamente importante, gostaria muito que o motoqueiro se deslocasse ao meu restaurante assim que o pedido estivesse pronto, o que otimizaria as minhas entregas, mais segurança para os motoqueiros parceiros e mais lucratividades para todos, pois muitas vezes o Ifood fecha meu estabelecimento por falta de motoqueiro, aí pergunto: será que não estão em algum restaurante esperando algum pedido enquanto isso o meu fica parado.

    1. Oi, Osvaldo! Tudo bem?
      O tempo de entrega do pedido é calculado a partir da Inteligência Artificial do iFood. Você pode utilizar o botão Avisar Pedido Pronto para treinar a ferramenta sobre o tempo ideal da sua operação. Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos na sua caixa de entrada.

  5. Acho que deveriam mudar mudar forma de entrega dos pedidos ,vir nos comentários que o meu problema é o mesmo de todos .
    A loja fechada pelo ifood no horário de pico por não ser alto em faturamento ,e os motoqueiros que chegam pra retirar o pedido na hora que o restaurante recebe o pedido espero que resolvam isso ao invés de ter respostas robóticas.

    1. Oi, Lislie! Tudo bem?
      O tempo de entrega do pedido é calculado a partir da Inteligência Artificial do iFood. Você pode utilizar o botão Avisa Pedido Pronto para treinar a ferramenta sobre o tempo ideal da sua operação. Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos na sua caixa de entrada.

  6. Tá mas se um pedido está pronto e o outro ainda não …e o entregador vai levar dois… Não adianta nada avisar. A inteligência do ifood não funciona.

    1. Oi, Eliane! Você pode usar o botão Avisar Pedido Pronto em todos os pedidos. A ferramenta vai entender o tempo médio do preparo, com base em diferentes informações que você enviar.

      Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais dicas sobre como melhorar sua operação no iFood!

    2. Oi boa noite,teria como aumentar o tempo de preparo,os motoboy chegam com 10m, ou te menos,e muito rápido,e quase impossível preparar tudo?

  7. Bom dia, não consigo acessar minha conta pelo portal do ifood, manda o código para meu email, porém quando coloco não abre, o que faço para conseguir abrir minha conta no portal do parceiro?

    1. Oi, Felipe. Tem uma forma rápida de você resolver problemas de acesso. Basta entrar em contato pelo chat disponível em https://parceiros.ifood.com.br, clicando no botão flutuante que aparece no canto inferior direito da sua tela. Informe se é restaurante ou mercado, gire a seta até “Dúvidas e Soluções” e selecione “Dificuldades no site”. Depois disso, é só seguir as instruções. Se tiver mais alguma dúvida, pode comentar. 😉

  8. Esse sistema do ifood esta horrivel!! Na hora que aceitamos o pedido com menos de 2 minutos ja tem um motoqueiro na porta pergutando se o pedido esta pronto!! E o tempo que estao me dando
    Para entregar o pedido e de 15 minutos, esta ficando inviavel trabalhar assim. Penso ate em cancelar com o ifood e me cadastrar em outra plataforma

  9. Gostei da informação.
    Caso o tempo da entrega total entre coleta e entrega não baixar.
    Existe algo que possa ser feito ?

  10. Na teoria é fácil…
    Semana passada quase apanhei do entregador, porque cliquei em “pedido pronto” aos 21 minutos. Eles nos intimam e querem que o restaurante espere dar os 30 minutos para ganharem taxa… Precisam ser mais selecionados e orientados. Já quase desisti da plataforma por causa de ameaças de entregadores…

    1. Oi, Fernanda. Sentimos muito que isso tenha acontecido. Sempre que precisar, você pode entrar em contato com a gente pela opção “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro.

  11. Oi boa noite,teria como aumentar o tempo de preparo,os motoboy chegam com 10m, ou te menos,e muito rápido,e quase impossível preparar tudo?

  12. Eu estou muito insatisfeita com o IFOOD, preparo o pedido no tempo certo,mas não tem entregadores suficientes para fazer a entrega. Já tive 3 entregas canceladas por conta disso. E outra coisa,meu endereço esta correto,e mesmo assim,mostra minha lanchonete em outra localidade,que não tem nada a vê. Já contratei o plano com entregador,para não ter problema,mas infelizmente estou tendo.

    1. Poxa, Virgínia, sentimos muito que sua experiência com a gente esteja sendo assim. ? Pra gente conseguir entender melhor e te ajudar, entra em contato com nosso time de suporte na aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro, combinado?

  13. Fora o entregador que não, já tive lanches cancelados por isso, não tem meios direto para falar DIRETAMENTE com o IFOOD.

    1. Oi, Virgínia. Se sua loja está enfrentando problemas para acionar pessoas entregadoras, o ideal é que você reporte o problema à nossa equipe de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.

  14. Estou há 2 semanas no ifood e a experiência está horrível até agora. O tempo de preparo é totalmente incompatível com o qual eu preciso, a tal da “inteligência artificial” não está funcionando nada direito. Já entrei em contato com uma representante, com a consultoria, abri chamado e sempre volta para o tempo mínimo. Preciso do forno e o motoboy fica aqui 30 minutos esperando, chega em menos de 10 minutos. Todos os meus pedidos estão com atraso e o sistema não aumenta o tempo automaticamente, pelo contrário, só diminui. Preciso de resolução, apenas isso.

    1. Sentimos muito que sua experiência tenha sido assim, Fabiana. ? Entra em contato com a gente pela aba “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro que vamos encontrar a funcionalidade que melhor se adequa à sua necessidade, combinado?

  15. Cadastram minha loja em outro endereço próximo, ja pedi várias vezes e dizem que ja está certo, mas continua errado. Os entregadores vão ao outro endereço e tem que procurar o endereço certo. Muito ruim

    1. Oi, Ana. Sentimos muito por essa situação e vamos te ajudar a resolver, tá? Pra acionar nosso time de especialistas, é só ir na opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro.

  16. Bom dia! Não sou cliente e nem tenho oaplicativo no meu celular. Mas, alguém comprou im lanche no valor de 49,27 reais e fez mais 2 outra tentativas que foram negadas por falta de saldo, dia 19 de outubro, com os dados do meu cartão de débito Nubank. Gostaria por gentileza que vocês averiguassem e me fornecessem o endereço para onde foi entregue o lanche para eu poder prestar queixa na polícia.

  17. Oi, Geomar! Sugerimos que você entre com contato com sua instituição bancária, já que se trata de um caso de vazamento de dados do seu cartão. Se pudermos ajudar em algo, estamos por aqui.

  18. O meu problema é que quando toca coisa de 5 minutos o entregador já chega e no caso de pastel que tem que montar na hora e fritar as vezes 8, 10 pastéis o entregador xinga e não quer esperar sendo que nós vamos a 1000 para entregar dentro do prazo mas eles não querem esperar nem o prazo certo.
    As vezes vejo que tem tempo de sobra ainda e eles mesmo assim reclamam . Por isso minha sugestão era deixar o restaurante pedir o entregador quando o pedido estivesse quase finalizado seria bem melhor ativar o botão e nós tivéssemos que chamar e não o algoritmo

    1. Oi, Melina. Temos trabalhado continuamente na melhoria dos nossos recursos para parceiros e seus comentários serão considerados para isso, tudo bem? No momento, o tempo do pedido é configurado de forma automática. Caso você queira alterá-lo, é preciso mostrar para a ferramenta o tempo ideal da sua operação seguindo essas dicas: http://ms.spr.ly/6120dxgHi.

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