Tudo sobre o tempo do pedido no iFood

Saiba como funciona o tempo do pedido no iFood e conheça algumas ferramentas que podem ser usadas na sua operação.
6 Min
tempo do pedido

O tempo do pedido no iFood são os minutos totais vistos pelos clientes no aplicativo. Esse tempo descreve a soma do tempo de preparo com o tempo de entrega.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Lojas com plano Entrega contam com o recurso de Inteligência Artificial (IA) do iFood para definição do tempo do pedido, que ajuda na otimização da operação; enquanto restaurantes com plano Básico precisam editar a informação manualmente.

Continue a leitura para entender mais sobre o tempo do pedido e entenda como essa informação pode ser ajustada

Como o tempo do pedido é definido?

O tempo do pedido é definido de maneira diferente para restaurantes com plano Básico e restaurantes com plano Entrega. Isso porque cada um dos planos oferece operações logísticas diferentes. Entenda mais!

Tempo do pedido para restaurantes com plano Entrega

Restaurantes que contam com o plano Entrega têm o tempo do pedido definido pela Inteligência Artificial (IA) do iFood. A partir das entregas já feitas, a ferramenta entende o tempo médio de preparo do restaurante e aloca a pessoa entregadora no tempo previsto para iniciar a rota de entrega.

Por que utilizamos Inteligência Artificial?

Pode-se entender a Inteligência Artificial (IA) como um conjunto de sistemas que desenvolvem novos aprendizados a partir de experiências. Esses aprendizados geram um volume de dados constantemente atualizado, a fim de gerar novos comportamentos.

De forma prática, no iFood, a IA monitora o tempo que seu restaurante demora para concluir um pedido, define uma média de tempo e a apresenta aos clientes junto ao tempo de entrega.

O principal benefício dessa solução para o restaurante é que não é preciso se preocupar em acionar uma pessoa entregadora, já que a ferramenta faz isso de forma independente. Assim sua operação é otimizada e você consegue focar em outras atividades importantes para a rotina do restaurante.

Por que é importante ter atenção ao tempo do pedido?

O tempo dos pedidos realizados em um restaurante é umas das informações apresentadas ao cliente no aplicativo iFood. Por isso, essa informação pode ser utilizada como um dos critérios de compra do cliente.

Restaurantes que não atendem o tempo do pedido apresentado podem gerar uma frustração no cliente, que pode resultar em reclamações e, até mesmo, cancelamentos. Por isso, é tão importante organizar uma operação eficiente.

Como otimizar o tempo de preparo?

A alocação de pessoas entregadoras é feita durante o preparo do pedido, a fim de combinar a chegada da pessoa entregadora com a finalização do pedido. É possível fazer algumas adaptações na operação do restaurante para que o tempo de preparo seja otimizado, levando o pedido a ser despachado mais rapidamente.

Adiante preparos

É interessante manter alguns preparos já adiantados enquanto o restaurante estiver aberto no iFood. Dessa forma, quando você receber o pedido, poderá focar na finalização e montagem.

Vale a pena analisar o seu cardápio e identificar as possibilidades de adiantamento de preparo. Considere que apenas alguns ingredientes picados, por exemplo, já podem otimizar a operação.

Organize a equipe

Caso você trabalhe com mais pessoas em seu restaurante, considere dividir a equipe em diferentes tarefas. Mantenha, por exemplo, uma pessoa responsável por receber e despachar pedidos, e outra pessoa ou equipe focada na cozinha.

Ao organizar a equipe por funções, cada pessoa consegue aprimorar mais as habilidades de trabalho e desempenhá-las com mais eficiência.

Sinalize o espaço

Garanta que o espaço físico do seu restaurante está corretamente sinalizado para as pessoas entregadoras. Ao chegar na sua loja, é importante que a pessoa identifique com facilidade em qual local deverá ir para retirar o pedido.

Como ajustar o tempo do pedido?

Os restaurantes que trabalham com o plano Entrega têm o tempo do pedido definido pela Inteligência Artificial do iFood e, por isso, não podem ser atualizados de forma manual.

Quais ferramentas o iFood oferece para mudar o tempo do pedido?

Pensando em oferecer soluções ainda mais inteligentes para o tempo de preparo dos pedidos, o iFood desenvolveu ferramentas úteis para o seu negócio. Confira!

 Botão Pronto

Caso você trabalhe com o plano Entrega e acredite que o tempo do pedido estipulado pela ferramenta está em desacordo com a realidade, vale utilizar o recurso de Avisar Pedido Pronto disponível do seu Gestor de Pedidos.

Os restaurantes que contam com o botão Avisar Pedido Pronto podem treinar a ferramenta e mostrá-la qual é o tempo ideal para o seu restaurante. Para isso, o botão deve ser acionado após preparar e finalizar o pedido, sempre respeitando esse limite pensado para o seu negócio para a ferramenta chegar em um dado compatível com a realidade.

A Inteligência Artificial do iFood é constantemente alimentada por diversos dados cedidos. Por isso, a adesão correta dos recursos do Gestor de Pedidos pode ajudar você a ter uma experiência ainda melhor na sua operação.

O botão Avisar Pedido Pronto fica no canto inferior direito do Gestor de Pedidos e também pode ser encontrando no aplicativo do iFood para Parceiros. Ao acioná-lo, a pessoa entregadora é notificada que o pedido está pronto ou é alocada ao restaurante.

Botão Ajuste no tempo de preparo

Outra ferramenta que o iFood oferece aos parceiros é o botão Ajuste no tempo de preparo. Esse botão pode ser acionado nos dias em que a rotina do delivery estiver mais agitada, demandando mais tempo para a conclusão do preparo dos pedidos. Ou quando a loja estiver mais tranquila, para adiantar em 5 minutos o preparo, fazendo com que a pessoa entregadora chegue mais rapidamente.

A demora no preparo faz com que o tempo de espera das pessoas entregadoras aumente. Além disso, a experiência do cliente é afetada, já que a entrega é feita com atraso.

O botão Ajuste no tempo de preparo foi criado para esse tipo de situação. Com essa funcionalidade, é possível aumentar ou diminuir em 5 minutos o tempo de preparo do pedido, permitindo que o entregador seja alocado mais tarde ou mais cedo, conforme necessário.

Viu só como o tempo do pedido deve ser visto com atenção pelo seu restaurante? Com as ferramentas do iFood, você tem uma inteligência extra como aliada para otimizar o tempo de preparo dos seus pedidos.

Quer conhecer mais iniciativas do iFood pensadas em você? Conheça o espaço de Melhoria Contínua!

Por iFood

Por iFood

158 respostas

  1. Os pedidos não estão tocando mais quando o entregador chega pra retirar o produto eu nem estou sabendo aí que vou começar a preparar isto esta sendo horrível e constrangedor pra mim e para os entregadores fora que fica um tempo absurdo de preparo

      1. Na teoria é tudo muito perfeito, mas na prática nada disso funciona. Baixei as últimas versões do Gestor (8.0 e 8.7). Estou usando já faz umas 3 semanas e achei que ficou péssimo! O Gestor toca e o pedido cai automaticamente em Aguardando Preparo. Muitas vezes o pedido ainda estava tocando e o entregador já estava na porta. Os coitados ficam esperando uns 15 minutos até a entrega. Essa Burrice Artificial nunca aprende com os pedidos anteriores porque isso sempre acontece, mesmo clicando em Avisar Pedido Pronto.

          1. Estou com um problema, no meu trabalho há uma equipe que fica por conta de alocar outro entregador, se o motoboy não se apresentar em 10 minutos, mas eles demoram em média de 30 a 40 minutos para alocar outro dizendo que é suporte que demora, isso é real? Demora muito para encontrar um novo entregador? , ou eles só não querer assumir que esqueceu de pedir outro entregador?,
            Isso acaba fechando a loja pq muitos pedidos estão em atraso pq o entregador chegou e não se apresentou

    1. Olá boa tarde, passei todos os dados que me pediram para abertura da loja, porém não recebi nada por email e minha loja não foi aberta na data marcada,continua fechada e não sei porquê não me respondem

      1. Oi Vanessa, tudo bem? Nós vamos ajudar você! Acesse o nosso perfil no Instagram @ifoodparaparceiros e nos mande uma mensagem privada. Assim, poderemos conversar melhor sobre o seu caso.

        1. Não consegui ajuda através do Instagram, mais uma vez fiquei no vaco sem respaldo algum.Lamentavel pois achei que realmente o ifood iria me ajudar a alavancar minhas vendas.

        2. Como agente sofre com esse inteligente artificial que não tem nada de inteligente, não adianta aperta no botão está pronto pq o entregador já chegou faz tempo, as vezes eles esperam, as vezes vão embora precisa melhorar essa inteligência, na prática não resolve.
          Tenho pedido que demora 40min pra ficar pronto a inteligência precisa entender que cada item é diferente o tempo do preparo, resolvam isso pq são muitas reclamações

      2. Olá bom dia, infelizmente ninguém me respondeu no Instagram e do outro modo não vai,preciso abrir minha loja e não consigo.
        Por favor alguém me ajude, nas publicidades do YouTube diz ser tão fácil e no entanto ainda estou nessa situação.

      1. Poxa, Carllos, sentimos muito por isso. Fala com a gente lá pelo Portal do Parceiro que vamos te ajudar, tá bem?

        1. Acontece na minha loja, o entregador diz estar na loja e nem esta, NEM CHEGOU! dando assim o prejuízo que vá envolvendo e prejudicando toda a operação, porque o plato fica frio, acarretando com isso o mal-estar do cliente achando que foi culpa do restaurante qualificando assim com uma nota que a gente não merece, por favor intensifiquem as réguas aos entregadores até porque de ali a perder de 5 a 7 minutos no chat para pedir um outro entregador fica traumático e em pleno serviço, e não é aceitável, fora que o entregador anterior fica se achando para tirar satisfação com o pessoal do restaurante, agradeço pela atenção.

          1. Oi Jorge! Sentimos muito pela sua experiencia. O tempo do pedido é configurado de forma automática pela inteligência do iFood. Caso você queira alterá-lo, é preciso mostrar para a ferramenta o tempo ideal da sua operação. Confira este post que explica mais sobre o que é o tempo do preparo e como modificá-lo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/tempo-do-pedido/

    2. comigo acontece a mesma coisa. a pior coisa que fiz foi clicar nesse avisar pedido pronto. agora bagunçou tudo o algoritmo da i.a do ifood e ta mandando entregador com 5 min depois de confirmar o pedido. conversei com o suporte e resolvi testar clicar no chamar outro entregador quando estiver vindo um entregador muito rápido. o problema e que tem que ficar ajustando o tempo toda hora indiretamente por causa dessa i.a. ja dei um feedback sugerindo a criaçao de um botao pra chamar o motoqueiro manualmente espero que criem. tem que pensar nos restaurantes pequenos também…

    1. Acho que o o entregador só deveria ser chamado quando o restaurante avisasse que está pronto, o que acham ??? Assim não tinha aquele tempo de espera do entregador e o constrangimento de ter que lidar com eles na espera. Pensem nisso. Era. bom pra todo mundo.

      1. Oi, Nelson! O entregador é acionado automaticamente, para permitir que sua operação seja ainda mais eficiente. Caso você acredite que o tempo não está de acordo com a sua operação, utilize o botão Avisar Pedido Pronto quando terminar o preparo, para que a ferramenta entenda qual é o tempo ideal para sua loja. Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como este na sua caixa de entrada!

        1. O problema e q o entregador chega antes de estar pronto e fica reclamando. E preciso informar os entregadores desta nova funcionalidade.

          1. Oi, Eliane! A funcionalidade de Avisar Pedido Pronto deve ser utilizada pelo seu próprio restaurante, sempre que terminar o preparo do pedido. Assim, a ferramenta entende o tempo ideal para o acionamento da pessoa entregadora!

          2. isso acontece aqui. vendo salgadinhos,oleo nem esquentou o entregador ja chegou.dificil trabalhar assim.

        2. Estou passando pelo mesmo problema e essa inteligência artificial só está me atrapalhando, o certo é pra o restaurante avisar quando realmente estiver pronto, a real é que o ifood não tá nem aí pra o q o restaurante está passando, eles querem q vc faça logo rápido

      2. Sim isso seria ótimo bom pra todos.
        Perdi uma hora do meu tempo ontem esperando pedidos em dois restaurantes meia hora em cada.

    1. Plano de IA do ifood tem um custo muito alto para determinadas regiões logo ele não é tão inteligente como tentam vender. Lembre-se o negócio é seu, você quem ficou sem dormir para ele dar certo então é justo até mesmo você ficar com uma porcentagem sobre as entregas. Aqui já aplico 30% sobre todas as teles para o restaurante a mais de três anos resultando num caixa de mais de 30 mil ano, dinheiro que poderia estar ou com o ifood ou com os entregadores. Você é empreendedor valorize seu empreendimento. Abraço

  2. Gostei, mad o entregador chega praticamente junto a confirmação do pedido e muitos ja chegam perguntando se esta pronto nos deixando nervosa.
    O certo seria que o entregador chegasse assim que o restaurante avisasse que o pedido tá pronto.
    Mas fazer o que né?

    1. Oi, Maria!
      A Inteligência Artificial do iFood envia o entregador automaticamente para otimizar ainda mais a sua operação. Ao utilizar o botão Avisar Pedido Pronto você mostra para a ferramenta qual é o tempo ideal da sua operação e, assim, direciona as pessoas entregadoras no melhor momento. Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos diretamente na sua caixa de entrada.

      1. Seria um sonho se fosse eficaz. Sempre utilizo a ferramenta ” Pedido pronto” e continua o entregador chegando, esperando e nos estressando e alguns até nos ofendendo. Agora existe a entrega fácil, mas tenho medo de usar e vir motoboys agressivos. Sonho com um serviço mais profissional. Beijos meus amigos!!

          1. Carllos, fala com a gente lá pelo Portal do Parceiro que te ajudamos melhor, tá bem?

    2. Também acho que deveria aguardar o restaurante avisar q está pronto…

      As vezes o pedido com 1 minuto já tem motoboy na porta esperando o pedido…

      E as vezes informamos q está pronto e demora pra o ifood achar 1 motoboy… Acho q seria mais vantagem o restaurante avisar q está pronto e o motoboy chegar 5 minutos mais ou menos pra retirar

      1. Oi, Karina! Tudo bem?
        O tempo de entrega do pedido é calculado a partir da Inteligência Artificial do iFood. Você pode utilizar o botão Avisar Pedido Pronto para treinar a ferramenta sobre o tempo ideal da sua operação. Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos na sua caixa de entrada.

  3. Na teoria o plano de entrega fo ifood é ótimo,porém na prática não é bem assim. Principalmente em dias chuvosos dão preferência pra lojas com maior venda e as lojas que estão começando como a minha é fechada isso prejudica muito.fora a demora quando a area de entrega ta reduzida.prejudica muito quem ta começando.

    1. Oi, Michelle! Todos os nossos estabelecimentos parceiros são muito importantes para nós. Ver negócios crescendo com o iFood é o que realmente importa para nós. Caso você esteja enfrentando dificuldades com a localização de entregadores, sugerimos que você acione nossos canais de suporte para que nossa equipe de atendimento ajude você nesse assunto. Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos diretamente na sua caixa de entrada.

    2. Isso é verdade… Minha loja em finais de semana e feriados fica sempre com área reduzida de 500metros…

      Isto eh ruim pois, se temos limitação de entrega, como vamos vender? Contratamos o serviço para ficar disponível…. Mas qdo está sem limitação está bem, pois aí conseguimos vender…..

      1. Oi, Karina! Caso tenha problemas em acionar pessoas entregadoras, entre em contato com nossos canais de suporte para que possamos investigar o assunto e entender como ajudar você. Estamos focados em oferecer uma experiência cada vez melhor aos nossos estabelecimentos parceiros.

    1. Que bom que gostou, Douglas! Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos diretamente na sua caixa de entrada! ?

  4. Muitas vezes o entregador aparece na tela juntamente com a chegada do pedido e também ocorre dele sair com 2 pedidos com uma diferença de 9 min entre a chegada de um e do outro. Impossível não romper o tempo dessa forma.

    1. Oi, Rafael! Utilize o botão Avisar Pedido Pronto para treinar a ferramenta sobre o tempo ideal do pedido para seu restaurante. Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos diretamente na sua caixa de entrada.

      1. Tá mas se um pedido está pronto e o outro ainda não …e o entregador vai levar dois… Não adianta nada avisar.

        1. Oi, Eliane! Você pode usar o botão Avisar Pedido Pronto em todos os pedidos. A ferramenta vai entender o tempo médio do preparo, com base em diferentes informações que você enviar.

          Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais dicas sobre como melhorar sua operação no iFood!

  5. Plano de IA do ifood tem um custo muito alto para determinadas regiões logo ele não é tão inteligente como tentam vender. Lembre-se o negócio é seu, você quem ficou sem dormir para ele dar certo então é justo até mesmo você ficar com uma porcentagem sobre as entregas. Aqui já aplico 30% sobre todas as teles para o restaurante a mais de três anos resultando num caixa de mais de 30 mil ano, dinheiro que poderia estar ou com o ifood ou com os entregadores. Você é empreendedor valorize seu empreendimento. Abraço

  6. O novo critério dos super restaurantes não esta claro, não temos informações suficientes para utilizar de forma a melhorar a operação. Para mim aparece 9,7 mas não sei que pedidos me prejudicaram, como posso melhorar, tenho 0 atrasos no portal e aparece que esse é um critério que me prejudica. E ninguém consegue me explicar. Falam tanto em empoderar os parceiros, para que tenham capacidade de melhorar por conta própria, mas essa nova forma esta totalmente obscura e nos deixando sem informações.

    1. Oi, Henrique! Você pode contar com nossos canais de atendimento para ter o suporte necessário nesse assunto. Acesse o Portal do Parceiro, clique em Chamados e Ajuda e, então, clique em Atendimento. Nosso time de suporte está à disposição para ajudar você!

  7. Dos pouquíssimos pedidos q tive, dois eu aceitei e nem 1 minuto depois o entregador já estava buzinando, eu nem acreditei q era, pois tinha acabado de aceitar, aí fica difícil fazer as coisas c perfeição. Fiquei toda enrolada p acabar de assar o empadão, não sei nem se ficou bom. Aí vcs prejudicam o restaurante.

    1. Oi, Fabi! Para treinar a ferramenta sobre o tempo do pedido ideal do seu restaurante, você pode utilizar o botão Avisar Pedido Pronto. Aproveite e confira nosso material sobre Funil de Vendas e saiba como melhorar o desempenho da sua loja no iFood! ?

  8. Boa noite.tenho muita dificuldade com isso.assim toca um pedido o entregador já chega. Preciso ter tempo para preparo do pedido. E muitos não querem ficar esperando.sendi q a culpa não e do meu restaurante.gostaria q alguém de vcs mi ajude com isso.meu restaurante e rô salgados.

    1. Oi Rosângela!
      Utilize o botão Pedido Pronto no Gestor de Pedidos para treinar a ferramenta sobre o tempo ideal de preparo do seu restaurante. Assine nossa newsletter para receber mais dicas diretamente na sua caixa de entrada.

    1. Que bom que gostou, Lidiane! Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos diretamente na sua caixa de entrada! ?

  9. Como fazer devo entregador chega no mesmo momento que o pedido chega na loja? Isso faz com que o entregador fique de mal humor e acaba atrapalhando muito o restaurante

    1. Oi, Jucimara!
      A Inteligência Artificial do iFood aciona a pessoa entregadora no tempo ideal do pedido. Caso esse tempo não esteja de acordo com sua operação, utilize o botão Pedido Pronto, que foi apresentado neste conteúdo, para treinar a ferramenta sobre o tempo ideal para sua loja. Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais dicas diretamente no seu e-mail.

      1. Não adianta essa resposta automática, isso não funciona, aviso em todos a meses , essa situação desagradável se repete diariamente com o entregador mal educado ameaçando aos funcionários …. vamos dar solução pra isso em x de ficar com resposta invasivas e automáticas..

        1. Carllos, sentimos muito que sua experiência tenha sido assim. Mas pra gente conseguir entender melhor o que acontece no seu caso, precisamos realizar uma análise mais profunda e por isso pedimos que abra um chamado na aba “Chamados e ajuda” lá no Portal do Parceiro. Esperamos solucionar isso logo! ?

    1. Que bom que gostou, Alexandra! ?
      Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos diretamente na sua caixa de entrada.

      1. Estou há 2 semanas no ifood e até agora a experiência tem sido horrível. Essa tal de “inteligência artificial” não está funcionando nada direito, o tempo de preparo é totalmente incompatível com a realidade e o sistema não muda isso. O motoboy fica aqui 30 minutos esperando, chega com 5-10 minutos e para um pedido que vai ao forno, é totalmente impossível. Só aperto em “pedido pronto” quando realmente fica pronto e o sistema não aumenta o tempo de preparo, pelo contrário, só diminui cada vez mais. Estou tendo muito problema e nenhuma resolução. Já entrei em contato com uma representante, com a consultoria, já abri chamado e sempre volta ao tempo mínimo. Está impossível trabalhar desse jeito, só quero uma resolução, apenas.

        1. Poxa, Fabiana, sentimos muito que sua experiência tenha sido assim. ? Entra em contato com a gente pela aba “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro que te ajudamos melhor, tá bem?

  10. Estamos como Super Restaurantes há mais de um ano. Trabalhamos bastante para isso
    Nota 4.8, índice baixo de cancelamentos, volume alto de pedidos, enfim, tudo o q era necessário p atingir o objetivo.
    Agora o critério mudou.
    É necessário uma nota 9.8 e estamos c 9.5 e o q está diminuindo a nota a plataforma mostra q sso atrasos.
    Nossa empresa é uma padaria. Os produtos já estão prontos p venda. Produção contínua diariamente. Qdo recebemos o pedido, ele já é montado e entregue ao motoboy. Entrega parceira.
    Não sei onde pode ocorrer atraso. Já questionei inúmeras vezes mas ainda n tive retorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

12/04/2024

Melhoria Contínua no Atendimento do iFood: conheça o Botão de Ajuda

12/04/2024

Aprenda a técnica food porn para caprichar nas fotos de comida

11/04/2024

Feedback do cliente: saiba como tirar proveito