Entre as tendências atuais, a Web3 é uma que merece atenção. Ela consiste em um jeito diferente de fazer marketing e atrair clientes, prezando pela segurança de dados. Afinal, o que se vê hoje são muitos usuários na rede, mas expostos a criminosos virtuais.
Ficar por dentro da Web3 é o mesmo que acompanhar as tendências do mercado. Somente assim você consegue posicionar o seu negócio diante da concorrência, oferecendo diferenciais atrativos para os clientes.
Continue a leitura para entender mais sobre o que é Web, qual sua relação com o marketing digital e segurança de dados!
O que é Web3?
A Web3 é a terceira geração da internet, caracterizada pelo uso da Blockchain: uma estrutura em que permite inserir dados diversos, sendo bastante conhecida no mercado de criptomoedas.
Outro ponto sobre a Web3 é que ela vai lidar melhor com grandes volumes de dados — algo cada vez mais necessário para as empresas. Isso porque essa é a chave para processos mais fluidos e automatizados, tendo em vista a melhor experiência dos consumidores.
Para quem é dono de um negócio alimentício, por exemplo, poderá contar com ferramentas capazes de medir com precisão o nível de satisfação dos consumidores.
Quais mudanças a Web3 pode trazer para o mercado?
Para vender mais, todo empreendedor precisa buscar por diferenciação. Seja por um prato único, seja por outra característica, a Web3 pode ser útil nesse sentido, facilitando a coleta, interpretação de dados e obtenção de novas percepções e ideias.
Algumas mudanças que ela pode proporcionar ao mercado são:
- maior segurança: a Blockchain é bastante segura, por mais que seja uma estrutura pública. Nela, um dado pode ser inserido, mas jamais alterado de modo não autorizado;
- redução de custos: a Web3 oferece uma relação mais direta entre consumidor e empresa, com poucos ou nenhum intermediário, ajudando a reduzir não só os custos, como a fricção;
- novos modelos de negócios: essa mudança específica pode ser muito benéfica a empreendedores, podendo atingir e impactar um número crescente de pessoas;
- maior potencial de atingir pessoas: é possível contar com um marketing viral personalizado e capaz de trazer os consumidores certos ao negócio.
Como o empreendedor deve se preparar para esse cenário?
A primeira coisa que o empreendedor deve fazer é aprender sobre as novas tecnologias, entendendo como aplicá-las. À medida que a Web3 permite processar mais dados, quem empreende deve procurar por meios de identificar oportunidades de se diferenciar no mercado e, com isso, conquistar mais clientes.
Fazer testes também é algo plausível nesse sentido. Isso porque, caso uma ideia não dê certo, ela pode ser rapidamente descartada — e se der certo, poderá ser aplicada ao negócio em uma escala maior.
Victor Macambira, Co-fundador da Gass Company, faz algumas afirmações importantes: “estamos em um mercado [gastronomia] que cresce acima do PIB, estando em plena ascensão”.
Por outro lado, ele faz uma constatação sobre a taxa de mortalidade das empresas do ramo alimentício: “a gente também não pode esquecer que esse é um mercado com uma elevada taxa de mortalidade: 70% dos restaurantes deixam de existir em cinco anos”.
Outro ponto apresentado por Victor é que a “falta de conhecimento é um dos principais fatores que favorece esse cenário de alta mortalidade das empresas“.
Como garantir bons resultados e se destacar?
Além de entender o que os dados querem dizer, uma forma de o empreendedor ser bem-sucedido é fazendo parcerias. Na prática, é procurar por empresas que queiram auxiliar o empreendimento a ter uma sólida presença na internet.
Contudo, a recomendação-chave é focar na experiência dos consumidores. Mais do que analisar dados, é preciso que o negócio faça o monitoramento contínuo dos resultados das estratégias, visando encontrar pontos de insatisfação do cliente, tendo em vista a melhoria constante — seja das refeições, seja do atendimento prestado.
A Web3 é a terceira geração da internet, marcada pela maior segurança de dados em virtude da Blockchain. É, portanto, um assunto atual, que requer a atenção dos donos de negócios, pois é onde está a chave para o sucesso de um estabelecimento alimentício.
Aproveite e leia este post sobre o futuro da indústria de alimentos no Brasil!