7 ideias para restaurantes pequenos

Leia este post e conheça 7 ideias para restaurantes pequenos e tenha um negócio ainda mais otimizado e lucrativo!
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ideias para restaurantes pequenos

Com a grande indústria de negócios alimentícios, pode ser um pouco mais difícil para que empreendimentos menores consigam se destacar e alcançar o sucesso desejado. Por isso, é importante que as ideias para restaurantes pequenos proporcionem melhores resultados e um diferencial perante a concorrência. 

A princípio, pode parecer desanimador trabalhar com um estabelecimento menor, dado o pouco retorno inicial e o alto custo. Entretanto, com as estratégias certas e com um trabalho eficiente, todo o investimento valerá a pena.

Continue a leitura e conheça 7 dicas valiosas para restaurantes pequenos!

1. Faça uma decoração temática

A decoração temática faz toda a diferença em um negócio alimentício, principalmente no período noturno. O consumidor quando sai de casa para jantar com amigos e familiares, não pensa apenas na refeição, e sim em algo diferente para se divertir.

Você pode disponibilizar jogos de tabuleiro, por exemplo, sem necessariamente fazer um evento. Esse é um diferencial interessante para quem procura uma noite tranquila fora de casa.

Os consumidores ficam entretidos, ficando mais tempo dentro do estabelecimento, e claro, acabam consumindo mais. Sem contar na fidelização do cliente, que continuará voltando para jogar outras vezes.

2. Pesquise as preferências do seu público

Quando se trata de fazer uma gestão eficiente e bem sucedida em um restaurante, além da decoração, localização, cardápio, divulgação, você também deve considerar as preferências do seu público-alvo.

Sem dúvida, esse é um dos fatores mais importantes na administração de um comércio gastronômico. Afinal de contas, o empreendedor depende dos clientes para que o negócio gere receita, e é o valor da receita que determina o seu sucesso. 

3. Dedique-se na construção do cardápio

A construção do cardápio deve seguir a base de conhecimento que você tem do seu público-alvo. Saiba que muitas opções de pratos diferentes atrapalham o consumidor a entender qual é o foco e o objetivo do empreendimento.

Para restaurantes menores, a melhor estratégia é utilizar poucos ingredientes, porém de vários pratos e formas diferentes. Dessa forma, você terá uma grande variedade de refeições e o controle de estoque se torna mais fácil.

Coloque fotos de qualidade que mostrem como o produto realmente é. Insira descrições criativas com os ingredientes de cada prato.

Se achar necessário, contrate um profissional para fazer essas fotos. Além de usá-las no cardápio, você também poderá utilizá-las em propagandas nas redes sociais.

Organize a ordem e disposição dos produtos do cardápio. Coloque as especialidades da casa e os pratos carro-chefes em destaque para chamar a atenção dos clientes.

4. Treine os funcionários para oferecer um bom atendimento

O atendimento é fundamental para o sucesso do seu restaurante. Mesmo que o ambiente e a comida seja impecável, se o atendimento não for bom, o consumidor não voltará mais.

Preste atenção na hora de contratar os colaboradores. Com experiência ou não, contrate um profissional que tenha um perfil habilidoso e simpático.

Mantenha sempre um bom padrão de atendimento. Treine a equipe com frequência. Explique como funciona o seu negócio e como você deseja que os clientes sejam atendidos.

Ensine o funcionário a vender, pedindo para ele te explicar as características dos pratos. Faça simulações, convide amigos ou familiares para irem até o estabelecimento avaliar o atendimento. Essa é uma ótima maneira de saber onde precisa melhorar.

É importante que os colaboradores saibam sanar qualquer dúvida que o consumidor tenha sobre os itens, e que eles consigam indicar sugestões para os fregueses indecisos.

5. Realize promoções especiais

Quando restaurantes pequenos pretendem trazer algo diferente e atrair mais clientes, uma das melhores soluções são as promoções especiais. Se você já tem algum conhecimento no ramo alimentício, já sabe que existem diversas formas de fazer promoções em restaurantes.

Algumas ideias para empreendimentos menores, por exemplo, é fazer divulgação em redes sociais e ganhar um brinde ou levar um amigo para ganhar um desconto.

Você ainda pode tentar algo um pouco mais ousado. Considere fechar o local para um grupo de pessoas – uma festa, um evento particular, ou algo do tipo, e sorteie alguma porção especial, dependendo do tipo de culinária que você trabalha.

6. Esteja presente nas redes sociais

Os canais de comunicação têm ganhado cada vez mais relevância entre os negócios alimentícios e consumidores. Dentre as principais estratégias de marketing digital para restaurantes e bares, é importante que o seu empreendimento tenha um perfil ativo nas redes sociais.

Além de serem plataformas de relacionamento imediato e direto com o cliente, as redes sociais se tornaram ferramentas essenciais para a realização de ações promocionais que tem como objetivo a atração e fidelização da clientela.

No ramo alimentício, Instagram e Facebook têm uma grande relevância. Não só pelo apelo visual que o alimento tem, como também pela possibilidade de bons resultados com eventos e ações segmentadas.

7. Venda no delivery

O delivery pode ser uma excelente ideia para o empreendedor que não tem tantos recursos no começo do negócio. Ele pode trabalhar somente por meio de entregas e retiradas no balcão.

Conforme o estabelecimento vai ganhando força, você consegue seguir investindo na empresa para poder atender também presencialmente. Uma boa solução é trabalhar com o serviço de entrega e atender no salão com cadeiras e mesas.

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Dessa maneira, você consegue alcançar outro tipo de público, como aquele que prefere ficar em casa enquanto pede algo para comer. Mas lembre-se que esse serviço só será bem sucedido se o empreendedor souber entregar a comida fresca e com qualidade.

Por isso, é importante contar com um cardápio reduzido que ofereça refeições com um tempo de preparo rápido, para agilizar também o processo de entrega. Assim, você terá um faturamento extra e com cada vez mais demanda, por ser rápido e prático.

As ideias para restaurantes pequenos são simples e bastante acessíveis para quem deseja tornar o negócio um pouco mais atraente e visível ao público. Basta fazer um bom planejamento e considerar o orçamento, para avaliar qual o melhor custo benefício e as melhores possibilidades para o seu empreendimento.
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