O pagamento em dinheiro é uma das alternativas habilitadas pelo iFood às lojas parceiras para oferecerem aos seus consumidores.
A intenção é diversificar as opções para os clientes e, consequentemente, possibilitar mais negócios para os parceiros.
Essa modalidade, porém, gera algumas dúvidas. Para ajudar você, respondemos as principais perguntas sobre o pagamento em dinheiro, confira!
1. O que é o pagamento em dinheiro na entrega?
Uma das maneiras de fazer o pagamento na entrega é via dinheiro. Nesse caso, os consumidores pagam diretamente ao entregador.
O iFood vai avaliar os responsáveis por toda a operação: recebimento do valor, providenciamento do troco — quando necessário — e repasse para o parceiro, igual aos processos dos meios de pagamento online.
2. Como funciona?
O cliente deve optar por realizar o pagamento em dinheiro no momento da entrega do produto.
Selecionada essa modalidade, a pessoa entregadora será a responsável por fazer a coleta do dinheiro. Também será de responsabilidade da pessoa entregadora — junto ao iFood — a oferta de troco.
A loja não precisará, portanto, oferecer o troco. Entretanto, é possível que a pessoa entregadora solicite a troca por algumas notas menores, um auxílio que é aconselhável aos parceiros fazerem.
3. O que muda na operação da loja?
O iFood irá analisar a responsabilidade do fluxo de dinheiro. O repasse será realizado de forma semelhante ao que acontece nas outras modalidades de pagamento online. Caso aconteça cancelamento, o procedimento a ser realizado também é o mesmo com as modalidades de pagamento online.
4. É possível optar por não utilizar esse meio de pagamento?
As vendas por pagamento na entrega são adicionadas a todos os parceiros que operam com o iFood, nas cidades aptas à modalidade. Isso acontece de forma automática, portanto, não há a possibilidade de não utilizar esse meio de pagamento.
No iFood, essa opção de pagamento possibilitará aos parceiros atingir um público que ainda não conseguiu usar a plataforma. Dessa forma, é previsto um aumento no volume de pedidos nas lojas parceiras.
5. A loja deve fornecer troco para o entregador?
O iFood avalia a responsabilidade pelo fluxo de troco. Caso a pessoa entregadora peça para trocar o dinheiro, fica a critério da loja ajudar ou não. A sugestão, para manter uma boa relação entre as partes, é de que a loja faça a troca quando possível.
6. O entregador deve levar o dinheiro até a loja?
A pessoa entregadora não levará o dinheiro recebido até a loja. O valor pago pelo cliente será registrado normalmente na tela financeira do Portal do Parceiro.
É o mesmo processo para qualquer outra modalidade de pagamento online, o repasse é realizado posteriormente, sem nenhuma cobrança de taxa extra.
7. Como a loja recebe o valor do pedido?
Assim como em todo o processo de pagamento online das entregas realizadas, o valor dos pedidos com pagamento em dinheiro será registrado no Portal do Parceiro.
A loja receberá o valor junto com o repasse, ou seja, com a somatória de todas as outras entregas realizadas dentro do período.
O dinheiro não será levado até a loja após o pagamento do cliente. O valor ficará creditado assim como funciona em um pagamento online.
8. Por que o iFood oferece esse tipo de pagamento?
A intenção do iFood a partir dessa nova modalidade de pagamento é ampliar as possibilidades de negócio dos parceiros.
Essa nova opção atingirá um novo público, aumentando as possibilidades de vendas para as lojas parceiras.
O pagamento em dinheiro foi pensado para tornar a experiência dos pedidos ainda mais fácil e acessível para os parceiros e seus clientes.
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177 respostas
NAO CONSIGO PEDIR PARA PAGAR NA ENTREGA, POR QUE?
Oi, Caua. Vamos te ajudar! Você é cliente do iFood ou um restautante ou loja parceira? 🙂
Esses dias pedi pra pagar na entrega com 200 reais era só o que eu tinha e o entregador disse não ter troco e pediu pix e fiquei desconfiada e cancelei o pedido , tem como ele mudar o meu método de pagamento achei muito estranho
Olá, Josiane. Tudo bem?
Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou envie uma direct para o @ifoodbrasil no Instagram que o nosso time vai ajudar no seu caso. 😉
Na minha região está disponível receber em dinheiro, mas na minha conta aparece a seguinte mensagem:
Recebimento em dinheiro desabilitado por impedimentos relacionado a sua conta, o que fazer?
Olá, Jeser. Tudo bem?
No Portal do Parceiro você consegue abrir um chamado para que nosso time possa analisar o seu caso individualmente. Basta clicar em “Chamados e ajuda” e depois em “Atendimento”.
Espero aumentar asim meus clientes. Com esse tipo de pagamentos. Parece ser bom.
Oferecendo mais opções de pagamento, você aumenta suas chances de vendas!
Boa Tarde,
Eu posso mandar a minha máquina de cartão?
Oi Wagner! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!
Um cliente colocou forma de pagamento na entrega com cartão, depois passou mensagem no chat pedindo a chave Pix da loja, pois perdeu o cartão, o restaurante pode receber via pix, sendo que ele iria pagar com cartão?
Olá, Gracilene. Nesse caso, você pode abrir um chat no Gestor de Pedidos para alterar a forma de pagamento.
quem vai alterar a forma de pagamento? o atendimento?
Tenho usado bastante o sob demanda mas após meia noite , nao sei se é pq tem menos entregadores ou por questão de segurança,a opção de pagamento em dinheiro na entrega não fica disponível. Tenho perdido vendas por isso.
Oi, Deyvid. Além dos conteúdos no blog que podem te ajudar com essas vendas, você pode enviar mensagem pelo atendimento no Portal do Parceiro, em Chamados e ajuda, tudo bem? :))
Olá boa noite o entregador do iFood pode receber pela maquininha assim que entregar o pedido? Como irei receber ?
Olá, Natacha. Tudo bem?
Sim, o entregador do iFood pode receber pelo pagamento via maquininha assim que entregar o pedido. O processo de pagamento será feito da mesma forma que nos pedidos com pagamento online, ou seja, o valor será transferido para a conta bancária que cadastrou para receber o repasse.
ola, gostaria de saber se esta opçao de pagamento em dinheiro e cartao na entrega, esta disponivel para são paulo capital. pois estou querendo migrar meu restaurante para a Entrega Parceira. Como faço pra ter essa confirmação?
Olá, Luiz. Tudo bem?
Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos ajudar você. Basta clicar em “Ajuda” no canto superior à direita.
Eu não consigo pedir com pagamento na entrega e fala que não foi possível aceitar esse pagamento
Oi, Nicolas. Este canal é exclusivamente para restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda”, ou pelo Instagram @ifoodbrasil, tudo bem? 😉