8 ideias de pequenos negócios que dão lucro

Quais são os melhores nichos para quem quer empreender com pouco dinheiro? Leia o post para descobrir!

Como um dos maiores mercados consumidores, o Brasil tem um público ávido por comprar produtos de qualidade. Não à toa, é fácil encontrar diversos pequenos negócios que dão lucro. O setor de produtos para animais de estimação, por exemplo, é dominado por esse tipo de empreendedor.

O mercado pet é apenas um dos exemplos: na verdade, há oportunidades em outros nichos, como mostram os números espalhados por esse texto. Desde a alimentação tradicional até a confecção de produtos personalizados, não falta espaço para empreendedores criativos.

Continue a leitura para conhecer algumas ideias de pequenos negócios para investir!

1. Alimentação

O mercado de alimentação tem uma demanda frequente — afinal, todo mundo precisa comer. Além disso, quanto mais gostoso for o prato, melhor. Há alguns nichos para explorar dentro do setor:

  • criação de restaurantes;
  • hamburguerias;
  • pratos executivos para o almoço e para o jantar;
  • açaí;
  • culinária japonesa;
  • gastronomia saudável (fitness);
  • gastronomia regional, entre muitos outros.

O mais interessante é que é possível unir o presencial ao online ou ficar apenas na internet mesmo, utilizando plataformas digitais para alcançar um bom público.

Um benefício de atuar online é a possibilidade de fazer vendas por encomenda: nessa modalidade, você só prepara os pratos quando eles já estão vendidos.

Ao criar uma lanchonete, um bar, um restaurante ou qualquer outro empreendimento alimentício, você poderá divulgar e vender diretamente os seus produtos no iFood, por meio do delivery. Assim, o seu negócio ganha em visibilidade e alcance.

2. Doces e confeitaria

O mercado de doces também oferece oportunidades e versatilidade para o empreendedor. Há quem venda produtos o dia todo, como bolos em pote e sobremesas, ou aqueles negócios que se especializam em ocasiões especiais, como aniversários e casamentos.

É possível investir em doces mais comuns (como brigadeiros e bolos no pote) e em opções mais gourmet, como mini cheesecakes, macarons etc. Ou fazer as duas coisas, por que não?

As vendas de cestas decorativas, com diversos itens complementares e deliciosos, também são um nicho que vale a pena estudar. Os feriados e datas comemorativas são ocasiões em que os clientes amam encomendar esse tipo de combo de produtos.

3. Artesanato

O artesanato é um mercado amplo, uma vez que é possível trabalhar com diferentes materiais, como tecido, plástico, madeira e muitos outros. Além disso, o segmento engloba diversos tipos de produtos:

  • roupas;
  • canecas;
  • bolsas;
  • vasos para plantas etc.

É comum que as pessoas procurem itens que tenham seus personagens ou filmes favoritos estampados. Outra opção é oferecer peças totalmente personalizadas, de acordo com a necessidade do cliente.

4. Acessórios

Os acessórios são itens de moda e estilo que complementam as roupas principais. Alguns exemplos:

  • correntes;
  • pulseiras;
  • brincos;
  • anéis, entre outros.

Nesse sentido, criar uma loja virtual com esses acessórios é uma boa ideia, especialmente para quem não tanto espaço de armazenamento. Manter um estoque de correntes, pulseiras e anéis é mais cômodo do que estocar peças de carro, por exemplo.

Para se dar bem nesse nicho, é importante investir em produtos exclusivos e de qualidade — seja de fabricação própria, seja de revendas. Também é importante acompanhar as tendências da moda, a fim de identificar os itens que complementam as roupas que têm ganhado espaço. De acordo com um relatório da Mordor Intelligence, esse mercado tem uma estimativa de crescimento de 12,3%, até 2029. O documento ainda destaca:

A indústria da moda é altamente competitiva e exige inovação e desenvolvimento contínuos, especialmente no caso de design e melhoria de produtos.

5. Produtos e serviços para pets

O mercado pet não só gera bilhões em faturamento, como ainda é dominado pelos pequenos empreendedores. Portanto, se você está em busca de uma oportunidade para investir em um nicho que demanda gastos iniciais modestos, tem que voltar seus olhos para o setor de cuidados com animais domésticos.

Nesse caso, existe a possibilidade de oferecer produtos e serviços diversos, como alimentos de qualidade e acessórios — guias, recipientes para a ração, ossos comestíveis, entre outros. Caso o objetivo seja oferecer serviços presenciais, banho e tosa para cães e gatos também devem ser considerados.

Também é possível se especializar em nichos dentro do setor, como as vendas de produtos naturais e sustentáveis — um exemplo são as rações sem corantes. De acordo com o último censo do Instituto Pet Brasil, de 2022, são aproximadamente 150 milhões de animais de estimação no país, o que mostra o potencial para empreendedores criativos.

6. Cestas de aniversário

Outra opção interessante é se especializar em eventos específicos, como aniversários. Não precisa apenas ter doces: há cestas de cervejas, cafés, vinhos e alternativas mais completas, que contêm itens para almoço, sobremesa e bebidas.

O desafio é mostrar que o negócio se especializa em aniversários e outras datas comemorativas únicas. Fazer essa diferenciação é importante para que os clientes não pensem que o seu empreendimento é “apenas mais um daqueles que vendem cestas”.

Para ter ainda mais chances de vender bem, uma boa ideia é aceitar encomendas personalizadas. Aí, será possível criar embalagens diferenciadas, investir no design da cesta, fazer uma boa escolha do conjunto de itens e trabalhar com o nome do aniversariante em balões, por exemplo.

7. Roupas

Assim como ocorre com o ramo de alimentação, o mercado de roupas também trabalha com uma demanda frequente — afinal, são itens sem os quais não podemos viver. Inclusive, o mercado de moda brasileiro já está quase chegando ao trilhão de reais de faturamento.

O que explica todo esse poder é a amplitude desse setor. Há espaço para pequenos empreendedores, médios e grandes empresas. Um negócio mais modesto com potencial de lucro é um brechó, uma loja de artigos usados e em bom estado.

Inclusive, a tendência é de que o faturamento dos brechós ultrapasse a fast fashion (empresas de produtos baratos, mas desenvolvidos para durar pouco). Além disso, a sustentabilidade é um valor que têm atraído as pessoas para os produtos usados — e pode ser explorado nas divulgações do empreendimento.

8. Produtos personalizados

Não é somente o artesanato que pode ser personalizado — basicamente, qualquer nicho tem esse potencial. Além das roupas, algumas das opções são:

  • cadernos, fichários e agendas personalizados;
  • chaveiros, ímãs e bottons;
  • capas de celular e tablet;
  • cartões de visita e panfletos;
  • cobertores e travesseiros;
  • garrafas de café e água etc.

Além de explorar personagens favoritos e ícones da cultura pop, o empreendedor pode se inspirar em times de futebol, futebol americano, tênis e outros esportes. Cada uma dessas modalidades tem muitos ídolos, então ideias não faltam! Só tome cuidado e faça uma pesquisa antes para não acabar infringindo algum direito de imagem.

Agora que você conheceu diversas ideias de pequenos negócios que dão lucro, já poderá traçar sua estratégia para aproveitar as oportunidades em um dos nichos citados no texto. Como provam os números e estudos mostrados aqui, todo tipo de empreendedor tem chances de lucrar no país. Também vale a pena estudar as demandas reprimidas e modalidades como o dropshipping.

Quer se tornar um profissional cada vez melhor? Então, saiba como melhorar a sua capacitação para o empreendedorismo!

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