Collab no instagram: tudo o que precisa saber + 5 dicas para parcerias estratégicas

Tire suas dúvidas sobre como funciona uma collab e o que deve ser analisado ao planejar uma parceria online!

Muitos empreendedores investem no Instagram para atrair novos consumidores, dinamizar a publicidade do negócio e ter um canal de interação com o público. Justamente por isso, pensam em ações que melhorem os resultados obtidos e aumentem a visibilidade da marca que tem. Um exemplo que ganha força na plataforma é a parceria estratégica entre perfis. Porém, será que você realmente sabe o que é collab?

Thiago Murça de Almeida, bacharel em Comunicação Social — Publicidade e Propaganda e pós-graduado em Gestão de Marketing Digital, ajudará você a se aprofundar nesse tema, trazendo pontos importantes sobre essa estratégia.

Continue a leitura e não perca nenhum detalhe!

O que é um collab no Instagram?

Collab no instagram: tudo o que precisa saber + 5 dicas para parcerias estratégicas

Trata-se de uma parceria entre marcas, influenciadores digitais, criadores de conteúdo da rede social e/ou pessoas públicas (como cantores, atores, modelos, apresentadores de TV etc.). Ela pode visar lucro ou não, além de ter diferentes objetivos a depender de quem está envolvido na colaboração.

Um dos formatos mais comuns de collab é o comercial, que vem ganhando força na internet. Ou seja, seu foco é divulgar mercadorias e serviços e, consequentemente, aumentar a venda deles. Por exemplo:

  • quando duas companhias se unem para lançar linhas exclusivas de produtos;
  • quando uma empresa X faz um acordo com um ou mais influenciadores para que eles participem de campanhas publicitárias de produtos, assim como ações promocionais para as mídias (online e/ou offline) ou produção de conteúdo para o Instagram.

Para completar, esse tipo de parceria estimula o chamado User Generated Content (UGC). Ou seja, um conteúdo que é gerado pelo usuário de forma espontânea e viral nas redes sociais. Isso reforça o quanto personalidades da internet têm influência e podem impactar diretamente nos hábitos de consumo, nas tendências de assuntos online e até mesmo nas interações sociais.

Um exemplo muito claro disso é quando uma empresa de cosmésticos X lança um conjunto de maquiagem em parceria com uma influenciadora. À medida que é divulgado por ela, em conteúdos patrocinados de teste e usabilidade, as pessoas começam a adquiri-lo para também fazer publicações de reviews e análise de produto — que podem ser positivas ou negativas.

Qual a importância de fazer collabs no Instagram?

Uma collab permite que você expanda seu público, atingindo seguidores que talvez nunca tivessem descoberto seu perfil de outra forma. Isso ajuda a gerar mais engajamento e a atrair novos clientes em potencial, já que as pessoas tendem a confiar em recomendações de contas que já seguem e gostam“, explica Thiago Murça.

Além disso, o publicitário reforça que collabs geram uma sensação de autenticidade: “quando um negócio se associa a uma marca ou influenciador relevante, a colaboração passa a impressão de que existe um alinhamento de valores, o que agrega valor tanto à imagem quanto à mensagem que você deseja transmitir“.

Por fim, ele cita o peso de uma parceria para a criação de ideias para as suas estratégias. “Isso porque você poderá pegar emprestado a linguagem, o formato e outras práticas de comunicação do influenciador parceiro. Dessa forma, os dois crescem juntos“, afirma Thiago.

Quais os principais passos para fazer a collab no Instagram?

Alguns cuidados devem ser tomados ao fazer uma collab no Instagram. Eles servem não somente para garantir que a campanha é seguida à risca, mas para evitar danos à imagem da marca e ao parceiro ou mesmo ser punido pelo algoritmo da plataforma — algo que pode comprometer os números do seu perfil. Por isso, fique atento aos passos que listamos a seguir.

Invista em publicações com colaborador

O próprio Instagram dispõe de um recurso chamado “convidar colaboradores” que aparece durante o processo de publicação de um novo conteúdo. Por meio dele, você pode enviar um convite para o seu parceiro. Uma vez aceito, a postagem aparece tanto no seu perfil quanto no dele. Essa é uma forma de oficializar a collab e aumentar a interação da sua marca com os seguidores do influenciador.

Analise quais hashtags utilizar

O uso de hashtags é comum principalmente quando há o desejo de tornar o conteúdo mais informal e viral. Porém, é preciso ter cuidado com a escolha daquelas que você vai utilizar.

Nesse momento, você precisa garantir, por exemplo, que não haja espaço para interpretação de duplo sentidos, associação às marcas concorrentes ou popularização delas por conta de conteúdo inadequado para o seu o seu público. O ideal é fazer uma pesquisa prévia sobre o histórico das hashtags para evitar problemas.

Faça identificação publicitária das suas collabs

Por fim, ao fazer publicações que são frutos de collab, tanto você quanto o seu parceiro devem deixar claro que se trata uma publicidade. O conteúdo não pode ser divulgado de forma implícita, sem responsabilidade. Isso é algo previsto nos artigos 10º e 28º do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária do CONAR. Portanto, esteja atento para não ter problemas legais.

Como fazer parcerias para collabs de sucesso?

Collab no instagram: tudo o que precisa saber + 5 dicas para parcerias estratégicas

Por fim, reunimos dicas que vão mostrar como tornar suas collabs mais eficientes e capazes de impactar positivamente o seu negócio. Confira!

1. Identificação de parceiros

Antes de qualquer coisa, é preciso ter bem definidos quais são os valores e objetivos da sua própria marca. “A partir disso, você deve buscar perfis que compartilhem dessa mesma essência. Não adianta tentar parcerias com pessoas que não têm nada a ver com o que você tem a oferecer, nem em termos de produto ou serviço quanto em termos de linguagem mesmo“, ressalta Thiago Murça.

Ele ainda vai além: “não basta olhar apenas para o número de seguidores de um parceiro em potencial. O mais relevante é o quanto o público interage com ele. Comentários, compartilhamentos e uma comunidade ativa são sinais de que a influência do parceiro é real — sem uso de seguidores falsos e recursos de IA — e de que sua colaboração terá um impacto significativo“.

2. Abordagem

A abordagem, por sua vez, tem a ver como a sua marca vai contatar potenciais parceiros e o que será ofertado a eles. Isso porque há influenciadores, criadores de conteúdo e/ou pessoas públicas que trabalham com permutas, especialmente quando se tratam de divulgações pontuais de produtos e serviços.

Já em situações de collabs para campanhas publicitárias, que envolve um trabalho de imagem mais extenso, será preciso estipular um orçamento para cobrir não apenas o valor de contratação de cada profissional, como também da equipe deles e de despesas extras (como alimentação, hospedagem, transporte etc.). Portanto, é fundamental estar disposto a negociar valores e a fazer contrapropostas a depender da parceria desejada.

3. Objetivos

Definir os objetivos da colaboração é crucial para o sucesso do trabalho. Afinal, saber exatamente o que você quer alcançar, seja mais visibilidade, vendas ou engajamento, ajuda a guiar toda a ação e evita confusões“, aponta Thiago. Por isso, é importante estabelecer métricas de desempenho e expectativa de resultado.

Isso vai ser útil para avaliar o retorno obtido mediante todo o investimento feito. Inclusive, esses dados servem para que você consiga acompanhar o andamento da parceria enquanto ela ainda está no ar e fazer ajustes quando houver necessidade. Por exemplo, quando o número de alcance ou impressões fica abaixo do esperado.

4. Estratégias

As estratégias envolvem as ações que serão feitas na collab. Isso inclui desde a identidade visual da campanha até a linha editorial de conteúdos que vão ser publicados no seu perfil e no dos seus parceiros. Aqui, é preciso estipular todas as ações que serão adotadas, a quantidade delas, quais conteúdos vão ser trazidos e o tempo que permanecerão no ar. Entre os tipos de publicações mais comuns estão:

  • publicações fixas no perfil (como posts, vídeos e reels);
  • publicações temporárias no perfil (como stories e transmissões ao vivo);
  • marcações em postagens do perfil do parceiro;
  • conteúdos omnichannel — que são explorados em outras redes, como o Threads e Tik Tok.

5. Criatividade

Criatividade e capacidade de adaptação devem ser duas características presentes na suas collabs. Ao trabalhar com mais de um influenciador, é uma boa ideia que as ações sejam personalizadas para a forma de comunicação e o público de cada um. Evitando, assim, uma campanha engessada e sem personalidade.

Ao lidar com criadores de conteúdo, é interessante que a ação publicitária seja inserida nas publicações diárias deles ou que eles façam conteúdos temáticos correlacionados à sua marca e ao seu produto. Por exemplo, imagine que você tem uma pizzaria e está em collab com um criador.

Ele pode produzir uma série de vídeos contando curiosidades sobre a pizza, como ela surgiu, o por quê se popularizou ao redor do mundo, quais sabores só existem no Brasil etc. Tudo isso fazendo uma conexão com o seu negócio e atraindo o público para ele.

Agora que ficou claro o que é collab, inspire-se em nossas dicas para tirar o melhor proveito dos recursos do Instagram e fechar parcerias que sejam úteis e alinhadas com o propósito do seu negócio. Assim, ficará mais fácil alcançar os objetivos estabelecidos e fazer a sua marca crescer.

Afinal, como reforça a Abrasel: “em um mundo cada vez mais conectado, onde o paladar digital dos consumidores se aguça a cada clique, as redes sociais se tornaram um ingrediente essencial para o sucesso de qualquer empreendimento”.

Continue aprimorando o seu negócio! Leia nosso artigo sobre como vender mais e melhor por meio do marketing com propósito!

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Por Pedro Camargo

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