Se você é dono de um negócio alimentício, saber como criar combos no iFood é um dos principais segredos para aumentar as vendas. Ao oferecer opções atrativas para os clientes, você agrega valor ao seu cardápio, e incentiva o consumidor a gastar mais em uma única compra.
Com alguns passos simples, você pode configurar combinações irresistíveis no seu cardápio e aproveitar ao máximo essa funcionalidade. Combos bem elaborados oferecem uma sensação de economia para o cliente, enquanto aumentam o ticket médio do seu restaurante.
Continue a leitura para aprender como criar combos no iFood e conquistar seus clientes!
Como criar combos no iFood?
Após entrar no Portal do Parceiro, vá em criar um combo pela aba de “Cardápio”;
Clique no botão “Criar Combo”.
Na próxima tela, será a etapa de montar seu combo, adicionando itens e dando nome aos grupos.
Ao clicar em “Adicionar”, pesquise os itens que deseja incluir em seu combo.
Obs. só é possível adicionar itens já existentes em seu cardápio, não é possível criar produtos nesta etapa.
Pesquise o nome do item e selecione os itens desejados.
Na sequência defina o nome desta agrupamento de itens (Ex. “Escolha seu sanduíche” e delimite a quantidade de escolhas máximas que o cliente pode fazer. (ele pode escolher 1 ou mais itens desse grupo?)
Adicione quantos itens quiser em seu combo.
Após finalizar, note que o primeiro agrupamento está selecionado com um “principal”. Isso significa que ele é considerado o “carro-chefe” do seu combo e será mais fácil de ser encontrado no aplicativo iFood.
Caso queira que outro grupo seja o principal, selecione o estrela que fica ao lado do nome do grupo.
Como passo 2 nesta parte, você poderá acrescentar itens opcionais que trarão um incremento no ticket-médio. Exemplo de uso: “que tal levar uma sobremesa?”
Na etapa seguinte, será possível permitir ou não a personalização dos itens do combo. Essa parte é opcional e cada loja decide como deve seguir.
A personalização permite que o cliente retire ou adicione ingredientes, podendo até acrescentar um custo extra em casos de adição.
Ex de uso: Retirar cebola e acrescentar bacon por +R$2,00.
Com essa funcionalidade, as alterações do pedido ficam registradas e mais fáceis de serem geridas.
[Preço no combo]
[Preço nos produtos]
Na sequência, vamos para a parte de definição de preço do combo. É possível escolher entre “Preço no combo” e “Preço nos produtos”.
Em “Preço no combo”, você definirá o preço no combo e não nos produtos separadamente. Se precisar, você ainda pode cobrar um valor extra por algum complemento específico. Nesta opção também é possível determinar descontos no preço do combo.
Já em “Preço nos produtos ”, a opção é para definir o preço nos produtos separadamente, e as escolhas do cliente é que vão definir o preço do combo no final.
Como última etapa, em “Principais informações”, você verá: “nome do combo”, “descrição” e “imagem do produto”. Basta preencher as informações de acordo com as características do seu produto.
Personalização de itens no combo
Essa funcionalidade permite que os clientes personalizem itens especiíficos do combo de acordo com suas preferências, como escolher o ponto da carne, remover ingredientes ou adicionar extras.
Para o parceiro, é uma oportunidade de aumentar o ticket médio, já que é possível cobrar valores adicionais por modificações (ex.: bacon extra ou queijo extra).
Pesquisas revelam que 71% dos consumidores esperam experiências de compra personalizadas, e 76% se frustram quando marcas não oferecem essa opção. Ou seja: combos flexíveis podem ser um diferencial competitivo para seu restaurante.
Como habilitar a personalização?
É bem simples e intuitivo:
- Acesse o Combo já criado no Portal do Parceiro;
- Na aba “Personalização dos itens”, clique em “Permitir“;
- Ajuste os valores adicionais, se necessário (ex.: valor extra por ingredientes adicionais);
- Pronto! As opções de personalização estarão disponíveis para os clientes no momento da compra.
Confira 5 dicas para criar combos irresistíveis no iFood!
Já falamos o passo a passo de como criar combos no iFood. Agora vamos trazer 5 dicas infalíveis como aumentar as vendas com ideias incríveis de combos!
1. Combo degustação
O combo degustação é uma amostra do seu cardápio em porções reduzidas dos pratos que você normalmente oferece. Por exemplo, podem ser os três pratos mais populares do seu menu em versões menores.
É uma excelente oportunidade para o consumidor experimentar e descobrir qual é o seu prato preferido. Além de ser ótimo para os indecisos, você aumenta as chances de fidelizar novos clientes.
No entanto, antes de criar as opções do seu cardápio, lembre-se de avaliar quais tipos de combos fazem mais sentido para o seu negócio e conseguem atender às expectativas dos clientes.
2. Menu executivo
Para o menu executivo, combine um prato principal com uma sobremesa. Esse menu deve servir uma única pessoa, mas levando uma experiência intensa do seu cardápio.
Você pode combinar diferentes opções de pratos principais com sobremesas do seu cardápio. Assim você consegue atender a todos os gostos.
3. Combo casal
Este combo tem grande potencial de atrair casais ao seu restaurante. Ele deve incluir porções suficientes para duas pessoas, combinando diferentes itens do seu cardápio para que o casal possa compartilhar.
A combinação deve contar com um prato principal para dois, além de bebidas. Incluir uma sobremesa pode ser um diferencial para tornar a experiência ainda mais completa.
Lembre-se de aproveitar as redes sociais para promover o combo, criando posts de divulgação atraentes e criativos que vão chamar a atenção do público.
4. Combo família
Esse combo é a alternativa perfeita para compartilhar com toda a família. Sem contar que é uma excelente opção para atrair clientes que buscam uma boa relação custo-benefício em porções generosas.
Prepare pratos grandes e ofereça opções que atendam também às crianças, garantindo que todos saiam satisfeitos.
O combo pode ter lanches de tamanhos variados, acompanhados por porções como batata frita, onion rings, polenta ou o que achar melhor. Uma garrafa grande de refrigerante também é um ótimo complemento.
Para encerrar, adicione sobremesas, como sorvetes e tortas, pensando especialmente no público infantil!
5. Combo para amigos
Esse combo é perfeito para conquistar grupos maiores que desejam fazer pedidos em sua loja. Afinal, quando muitas pessoas se juntam para comer, procuram um lugar que ofereça opções variadas para agradar a todos.
Definir um preço que possa ser facilmente dividido entre os amigos é outro ponto atrativo, tornando o combo ainda mais convidativo.
Além disso, vale a pena investir em itens que possam ser personalizados dentro do mesmo combo, permitindo que cada pessoa monte sua combinação favorita.
Saber como criar combos no iFood é uma estratégia poderosa para aumentar suas vendas. Com combinações alinhadas com as preferências dos seus consumidores, você maximiza o valor de cada pedido. Lembre-se de monitorar o desempenho dos seus combos para garantir o sucesso do negócio.
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