Aprendizado contínuo: aplique o lifelong learning e mude a sua carreira

Saiba como o lifelong learning — também chamado de aprendizado contínuo — pode transformar a sua atuação no empreendedorismo.

Um cliente envia uma mensagem para o seu estabelecimento dizendo que seu produto é ruim. O que você faz? Essa é uma situação estressante e que costuma levar muitos empreendedores a adotarem uma postura reativa — muitas vezes, até negativa. Porém, essa é uma situação que exige a prática do lifelong learning.

O que isso significa? De modo bem simples, podemos conceituar esse termo como aprendizado contínuo. A ideia é justamente continuar obtendo conhecimentos ao longo de toda a vida para melhorar nos âmbitos pessoal e profissional. Por isso, se você quer começar a empreender, precisa adotar esse estilo de vida.

Nesse cenário, o estudo formal é apenas o início do processo. Tanto é que uma pesquisa da consultoria HTF Market Intelligence prevê que os investimentos em lifelong learning vão aumentar para US$ 990 bilhões até 2030. Então, como você pode se preparar e transformar seu negócio em um sucesso? Confira neste post.

O que é uma pessoa lifelong learning?

Uma pessoa lifelong learning é aquela que adota o aprendizado contínuo, estudando de maneira permanente e em diferentes situações. Essa prática consiste em um estilo de vida e pode ajudar muito no empreendedorismo e na carreira, já que o desenvolvimento profissional é aperfeiçoado de maneira constante.

Aliás, o aprendizado contínuo nas empresas é uma necessidade. Afinal, se você está começando um negócio, precisa lidar com toda a gestão empresarial e isso requer um conhecimento amplo em diferentes frentes. Por exemplo, controle de estoque, compras, recursos humanos e mais.

Por sua vez, quem é colaborador e segue as leis trabalhistas, precisa manter sua própria competitividade perante outros talentos. Na prática, é importante mostrar seu valor — e a melhor forma de fazer isso é por meio da capacitação contínua.

Portanto, vale a pena desenvolver as habilidades do lifelong learning, qualquer que seja a sua posição. No empreendedorismo, é ainda mais relevante, já que você precisa ter proatividade para se atualizar sobre as tendências e concentrar todas as atividades.

Esse é um dos motivos pelos quais uma pesquisa do Escritório de Estatística da República Tcheca destacou que 45% dos adultos continuam estudando. Desse total, 8% seguem a educação formal, enquanto 40% participam de seminários, cursos e treinamentos. 

No Brasil, essa tendência também está em alta. Uma matéria da Exame indicou que a adoção do aprendizado contínuo permite se preparar melhor e ser capaz de se adaptar a diferentes situações. Por isso, é uma mentalidade cada vez mais exigida no ambiente corporativo.

Para quem atua como empreendedor, essa postura também é necessária para a conquista de vantagem competitiva. Isso porque o relatório Future of Jobs 2023 sinalizou que 75% das empresas incluídas na pesquisa pretendem implementar tecnologias como big data, computação em nuvem e inteligência artificial no prazo de 5 anos.

Na prática, isso significa que deixar essa tendência de lado significa abrir espaço para a concorrência. Com certeza, esse não é o seu objetivo. Por isso, é importante adotar o aprendizado contínuo para aumentar seu conhecimento, ter ideias e inovar.

Qual o objetivo do lifelong learning?

O objetivo do lifelong learning é estimular o aprendizado contínuo formal e informal. O propósito é aprender com diferentes situações, tanto na educação em instituições de ensino quanto com situações de lazer, conflituosas ou de crise, por exemplo. Dessa forma, é possível acompanhar as mudanças do mercado, da sociedade e do mundo.

Essa é uma maneira, portanto, de ter resiliência. Basicamente, essa é a capacidade de se adaptar às situações, mesmo aquelas encaradas como negativas. Com o aprendizado contínuo nas empresas, você tira lições e ensinamentos que contribuem para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Esse também é o posicionamento do CEO do Empreendedor Periférico, Alex Vilela. Em entrevista ao podcast Café Empreendedor, ele comentou:

“Hoje, o mundo do trabalho é muito voltado para a mentalidade empreendedora. E quem não tem a mentalidade empreendedora perde até no mercado de trabalho tradicional”

Essa fala evidencia a importância de adotar o lifelong learning. Ele ainda continuou destacando que essa mentalidade é necessária mesmo sendo um contratado CLT ou um servidor público. Afinal, é preciso ter uma postura diferenciada para se diferenciar e alcançar melhores resultados.

Para se aprofundar nesse assunto, aproveite e veja o Troca de Receitas do canal do iFood para Parceiros no YouTube. Neste episódio, você verá como empreender e recomeçar com o delivery.

Qual a importância do lifelong learning?

O lifelong learning é importante por ajudar no desenvolvimento de habilidades e competências que contribuem para o lado profissional. Por isso, é um diferencial competitivo relevante, já que você está em constante atualização e renovação dos conhecimentos. Assim, é mais fácil buscar alternativas para alcançar a inovação.

Vale destacar que as tecnologias fomentam a necessidade por desenvolver novas habilidades. Elas são úteis para encarar a nova realidade corporativa, que prevê a automação de 42% das atividades de negócio até 2027, segundo o Future of Jobs 2023.

Essa questão também é abordada por Vilela. Em entrevista ao podcast, ele comentou que empreender é muito mais fácil atualmente, porque deixou de ser necessário investir em toda uma estrutura.

O CEO do Empreendedor Periférico comentou que, antigamente, a montagem de um restaurante exigia o aluguel de um local e a compra de várias mesas, cadeiras, pratos, toalhas etc. Hoje em dia, é possível cozinhar de casa e abrir um perfil no iFood.

“A gente está em uma era de tecnologia demais, fantástica, em que cada vez mais as pessoas estão crescendo por conta da tecnologia. (…) Hoje, se eu quiser ter um restaurante, eu cozinho de casa, coloco em uma plataforma, como o iFood, valido o modelo. Deu certo? Deu certo. Como está sendo a resposta? O que eu preciso mudar no meu prato? Qual é o prato que mais vende? Eu já consigo validar com dados”

Esse é um exemplo de lifelong learning que se aplica bem ao contexto do empreendedorismo. Afinal, se você adota uma postura de aprendizado contínuo, implementa uma cultura data driven no seu negócio. A partir disso, usa os dados para tomar decisões acertadas e está em constante evolução.

Veja nesta Masterclass como impulsionar suas vendas usando apenas os dados disponíveis no Portal do Parceiro iFood.

Onde o aprendizado contínuo pode ser aplicado?

O aprendizado contínuo pode ser aplicado em escolas, empresas e no âmbito pessoal. No empreendedorismo, permite estabelecer uma cultura voltada para a busca de conhecimento. Por isso, 87% dos americanos comentaram que aderiram ao lifelong learning para melhorar suas habilidades no trabalho.

Isso é o que trouxe uma pesquisa do Pew Research Center. Além do mais, o levantamento indicou que quase ⅔ dos adultos empregados pretendem obter conhecimento relacionado ao seu trabalho. Desse modo, a aplicação dessa prática é bastante ampla.

Confira como fazer cursos do iFood grátis neste vídeo rápido:

Quais são as vantagens do lifelong learning?

  1. Você desenvolve novas habilidades, inclusive sociais, para melhorar o relacionamento com parceiros, clientes e colaboradores.
  2. Sua criatividade é estimulada, porque você tem várias oportunidades de “pensar fora da caixa” e encontrar alternativas diferenciadas.
  3. Fica mais fácil dominar as novas tecnologias e saber como aplicá-las no seu negócio. Afinal, estamos na indústria 4.0 e já se fala na indústria 5.0.
  4. Novas oportunidades surgem constantemente, porque você tem disposição para aprender.
  5. A inovação é incentivada.
  6. Você atenta às tendências e novidades do mercado e da concorrência.
  7. É possível otimizar os processos, inclusive em pequenos negócios.
  8. Os clientes tendem a ficar mais satisfeitos.

Para saber mais sobre o futuro do mercado de food service, assista ao iFood Movecast sobre o assunto.

Quais são os 4 pilares do lifelong learning?

  1. Aprender a conhecer.
  2. Aprender a fazer.
  3. Aprender a conviver.
  4. Aprender a ser.

Aprender a conhecer

O primeiro pilar do lifelong learning é aprender a conhecer. Ele representa a reflexão, a curiosidade, o pensamento crítico e a postura questionadora. Para isso, é necessário internalizar o conhecimento.

Aprender a fazer

Aprender a fazer significa aplicar o conhecimento em atividades, desafios e responsabilidades.  Essa é uma forma de aprender mais sobre o tema.

Aprender a conviver

Esta é o pilar social do lifelong learning. Ele prevê que a convivência e a interação com outras pessoas ajuda a trocar conhecimentos e aprender mais.

Aprender a ser

Neste caso, o foco é desenvolver a independência e a autonomia do aprendizado contínuo. Assim, você se autorresponsabiliza pela aquisição de conhecimentos. Ao mesmo tempo, identifica seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado.

Como o lifelong learning impacta o empreendedorismo?

O lifelong learning impacta o empreendedorismo ao auxiliar o dono de um negócio a se atualizar sobre tecnologias e tendências. Assim, é possível aplicar esse conhecimento. Além disso, o aprendizado contínuo melhora as relações com clientes e ajuda a lidar com feedbacks negativos, por exemplo.

Quais são as habilidades do lifelong learning?

  • Resolução de conflitos.
  • Capacidade de adaptação.
  • Trabalho em equipe.
  • Comunicação.
  • Proatividade e iniciativa.
  • Inteligência emocional.
  • Senso crítico.
  • Capacidade de reflexão.
  • Capacidade de fazer questionamentos.

Como praticar o lifelong learning?

  1. Faça cursos de qualificação.
  2. Atente às tendências do seu setor de atuação.
  3. Analise os pontos de melhoria.
  4. Participe de palestras.
  5. Avalie quais são seus interesses.
  6. Crie uma mentalidade voltada ao lifelong learning.
  7. Elabore um planejamento para implementar o aprendizado contínuo.
  8. Monitore seu progresso.
  9. Revise os seus objetivos conforme eles forem sendo alcançados.

7 estratégias de aprendizado contínuo para a vida

  1. Tenha um ambiente que contribua para o aprendizado. Cerque-se dos recursos necessários e deixe-os à sua disposição para não sofrer interrupções.
  2. Defina um objetivo e persiga-o. Só crie outro depois de atingir o primeiro.
  3. Estabeleça uma rotina diferente, que ofereça diferentes canais de estudo e permita ter novas ideias.
  4. Leia todos os dias e busque diferentes conteúdos e formatos, como blogs, revistas, livros, jornais etc.
  5. Respeite seu limite para evitar a sobrecarga. Isso ajuda a internalizar os novos conhecimentos.
  6. Celebre as conquistas, como novas certificações. Isso ajuda a manter a motivação.

Quais são os desafios do lifelong learning?

Os desafios do lifelong learning são a falta de tempo e de dinheiro, principalmente. Ao começar um negócio, você tem várias responsabilidades. Então, é preciso encontrar alternativas para ultrapassar essas dificuldades. Por exemplo, aproveitar o período de deslocamento para ouvir um podcast e consumir materiais grátis.

Ainda é importante saber gerenciar seu tempo. Essa é uma habilidade necessária no empreendedorismo, principalmente quando você precisa fazer a entrega de pedidos no prazo. Então, é mais uma oportunidade de você evoluir.

Como desenvolver o aprendizado contínuo nas empresas?

  1. Implemente uma cultura de feedbacks.
  2. Seja um exemplo e adote uma liderança voltada para a motivação.
  3. Ofereça treinamentos.
  4. Estimule a formação dos colaboradores e sua participação em seminários, congressos e palestras.
  5. Ofereça benefícios para os funcionários que adotam o aprendizado contínuo.
  6. Incentive a interação e os debates entre as equipes.

Portanto, existem várias formas de desenvolver o aprendizado contínuo nas empresas e as habilidades do lifelong learning. Mais do que uma prática voltada para o âmbito pessoal, essa é uma ação importante no empreendedorismo.

Afinal, quem decide começar um negócio precisa ter disciplina e vontade de evoluir sempre. Essa é a proposta do lifelong learning e o motivo pelo qual você deve considerar a prática para a sua vida.

Então, que tal começar a se preparar e programar sua rotina? Antes disso, compartilhe este texto nas suas redes sociais e incentive outras pessoas a agirem com foco no aprendizado contínuo.

Picture of Por Pedro Camargo

Por Pedro Camargo

Página do Autor

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

22/11/2024

Índice de endividamento: como calcular e 6 dicas para evitar dívidas

21/11/2024

Transforme seu restaurante com dados: descubra os insights do relat...

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...