Marketing Estratégico: o que é e como fazer no seu negócio?

Confira as dicas de Fábio Bindes sobre o que é o Marketing Estratégico e como implementar esse conceito nas ações do seu negócio!

Marketing Estratégico é um conceito do qual você já deve ter ouvido falar muitas vezes, mas talvez não tenha compreendido exatamente o que é. Acredite, não é nenhum bicho de sete cabeças. É importantíssimo seu entendimento e aplicação em empresas de qualquer tamanho.

Para entender o que é Marketing Estratégico, é preciso compreender o seu público e falar diretamente a ele. Direcionar o discurso à pessoa correta é fundamental para o bom desempenho da sua estratégia.

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Continue a leitura para entender como uma estratégia de Marketing Digital é planejada. Confira as dicas do Fábio Bindes sobre o que é necessário para começar a estruturar suas ações!

Qual a diferença entre Marketing Estratégico e Publicidade?

No passado, o Marketing foi predominantemente interpretado como sinônimo de publicidade. Entender essa diferença é o primeiro passo para compreender toda a amplitude do Marketing Estratégico. 

A Publicidade é basicamente a arte de divulgar um produto ou serviço. Uma agência de publicidade e propaganda, por exemplo, é encarregada por divulgar os produtos e serviços de seus clientes por meio dos mais diversos canais de mídia, tanto offline (jornais, revistas, TV e rádio), quanto online (Google, Instagram, Facebook).

 O Marketing tem um escopo ainda mais amplo, enquanto a publicidade é a ponta do iceberg. Publicidade por si só é importante, mas sem um Marketing Estratégico bem feito, de nada adianta. 

O que é Marketing Estratégico? 

Marketing Estratégico é o conjunto de ações de Marketing para curto, médio e longo prazo de seu negócio, para você buscar constantemente a melhor forma de atender as necessidades e desejos de seu público-alvo, tornando seu produto o mais interessante possível, mas buscando maximizar também a lucratividade, claro. Afinal, de nada adianta satisfazer seus clientes de forma não lucrativa.

Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, conceitua Marketing como “a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades e os desejos de um mercado consumidor a partir da oferta de produtos ou serviços que despertem o interesse do público”.

 Logo, um produto ou serviço só tem razão de existir se atender a alguma necessidade ou desejo de um público específico. 

Você pode criar o produto que, na sua opinião, seja interessante, mas se não atender à necessidade ou desejo de um público específico, não será lucrativo. E se não for lucrativo, será inviável. 

Portanto, uma lição fundamental que podemos aprender aqui é: em vez de pensar em produtos/serviços e buscar um público para isso, pense ao contrário: o que determinado público precisa (necessidade) ou deseja, mas não está sendo bem atendido? O que posso criar ou mudar de meu produto para atender melhor esse público?

Quais são as etapas do marketing estratégico?

 O primeiro passo é identificar uma demanda reprimida. Ou seja, alguma necessidade ou desejo que, por algum motivo, não está sendo bem atendida no mercado. Isso chama-se demanda reprimida. 

No caso do setor de alimentação, inclusive, podemos pensar em tipos de produtos e posicionamento dentro daquela região em que seu restaurante atende, seja via delivery, seja no local. Alguns tipos clássicos de produtos são:

Uma vez definido o tipo de produto, o próximo passo é definir o posicionamento dentro desse segmento.

Vejamos o exemplo de uma pizzaria: pode ser uma pizza com posicionamento mais barato, intermediário ou mais caro. Quais seriam as características de uma pizza mais barata? Com certeza, teria que ter menos recheio, insumos de marcas mais populares, embalagens mais simples. Caso contrário “a conta não fecha”, ou seja, pode não gerar lucro ao restaurante.

E como seria o posicionamento de uma pizza mais premium? Para que o produto seja interessante, mesmo sendo mais caro, naturalmente precisará de algumas características típicas de produtos premium, como maior quantidade de recheio, insumos de excelente qualidade e marcas, boa apresentação de produtos e embalagens diferenciadas e, preferencialmente, personalizadas. 

Seja qual for o posicionamento de seu produto, o importante aqui é que você avalie se de fato está atendendo uma demanda reprimida na sua região. Não seria uma boa estratégia posicionar sua pizza justamente onde existem já bons concorrentes posicionados, já que não haveria uma demanda reprimida. 

Sempre faça essa pergunta ao criar ou reposicionar um produto: esse produto e posicionamento de fato está atendendo uma demanda reprimida para o público em potencial da região

Perceba que uma perfeita análise de demanda reprimida deve- considerar o público-alvo potencial e os concorrentes, afinal, uma demanda reprimida existe quando existe uma necessidade e desejo não atendida ou mal atendida pelo mercado.  

Uma vez identificado o produto e posicionamento com demanda reprimida na sua região, as próximas etapas são pensar nas características de seu produto, o preço praticado, o ponto comercial e, por fim, a estratégia de divulgação. 

1. Produto

Não existe certo nem errado. Existem produtos mais simples, intermediários ou super premium que atendem determinados públicos e são lucrativos. No entanto, é crucial que as características dos seus produtos estejam condizentes com seu posicionamento.

Se for um produto premium, como precisa ser a embalagem, qualidade dos insumos, gramatura, apresentação? Se não for condizente, não passará uma percepção de valor ao cliente e fatalmente ele irá comprar de seu concorrente. 

2. Preço 

Precificação é um fator fundamental no Marketing Estratégico. É preciso pensar em três fatores para uma precificação de sucesso: 

  • custos: quais são seus custos com insumos? É crucial fazer a ficha técnica de seus produtos e dominar os custos de cada um de seus produtos;
  • concorrentes: considerando seu posicionamento e o posicionamento de seus concorrentes, seu preço está coerente? Essa análise deve ser feita constantemente;
  • percepção de valor: seus clientes estão de fato enxergando valor o suficiente em seu produto para pagar o que cobra? Se existir uma reação negativa ao seu preço, provavelmente os clientes não estão o valorizando. Reveja aqui o preço ou melhore as características de seu produto e serviço para melhorar a percepção de valor.  

3. Praça (ponto comercial)

Outro fator importante para refletir é a praça. O ponto comercial o qual você escolheu está coerente com seu posicionamento? Se pensarmos exclusivamente em delivery, o ponto precisa abranger o público-alvo escolhido, preferencialmente, em um raio de até 4 km. 

Pensando em um restaurante tradicional, a visibilidade da fachada, facilidade de acesso, estacionamento e comércios em volta são fatores a serem considerados na escolha do ponto.  

4. Promoção (divulgação)

A promoção diz respeito às estratégias de divulgação que você adota no seu restaurante. Isso inclui desde a produção dos conteúdos, até a forma com que você interage com seu público.

Atualmente as mídias online, como Google e Instagram, têm um excelente custo-benefício, e estar fora delas é inimaginável para um restaurante em 2022.

Agora deu para ter uma boa ideia do que é o Marketing Estratégico e como aplicá-lo em seu restaurante, né? Esse conjunto de ações ajuda na tomada de decisões importantes para o empreendimento, e busca novas alternativas para alavancar suas vendas.

Viu só como implementar o Marketing Estratégico no seu restaurante? Agora, entenda o que são os objetivos de marketing e tenha foco nas suas ações!

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Por Fábio Bindes

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8 respostas

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