Ter um cadastro de clientes em seu estabelecimento significa ter controle sobre as informações dos consumidores que usufruem de seus serviços e produtos. Essa coleta de dados, além de contribuir para a interação com o público, ajuda nas estratégias de aquisição e retenção de clientes.
Apesar de parecer algo simples, ter o registro desses dados é muito valioso e pode trazer ótimos resultados para o seu negócio. Afinal de contas, até mesmo as atividades mais rotineiras trazem vantagens.
Neste post, você vai aprender as principais informações sobre o cadastro de clientes e como criar um para o seu estabelecimento!
O que é cadastro de clientes?
O cadastro de clientes é uma ferramenta de gestão. Por meio dele, é possível entender melhor o seu público, adaptar a produção de acordo com a demanda, reduzir o custo de captação e aprimorar sua projeção de vendas.
É um processo em que as informações de quem compra de você são inseridas, monitoradas, atualizadas e avaliadas. Isso faz com que seja possível conhecer os interesses e o comportamento de cada consumidor, o que norteia a tomada de decisões e traz a oportunidade de melhorar as vendas.
Um bom exemplo é a possibilidade de um comércio conseguir saber quais são os itens preferidos dos consumidores. Com o cadastro de clientes, é possível direcionar melhor as promoções de produtos, como sobremesas e bebidas, já que o estabelecimento tem uma noção do potencial de sucesso dessas estratégias.
Por que é importante ter um cadastro de clientes?
Essa é uma das práticas de pós-venda mais eficientes quando o assunto é sustentabilidade do negócio a longo prazo. Afinal, o cadastro de clientes reúne informações relevantes para que a sua empresa consiga a fidelização de clientes.
Como você já sabe, ter uma noção da predominância de preferências e interesses da clientela ajuda a pensar em promoções, entre outras estratégias.
Além disso, ter na base de dados do seu estabelecimento os dados pessoais dos seus clientes (desde que consentidos), como nome, data de aniversário e contato, é uma boa forma de pensar em um atendimento personalizado e criar canais para estreitar o relacionamento. Por exemplo, mandar uma mensagem desejando um feliz aniversário com um cupom de desconto pode ser um gesto muito apreciado por um cliente.
Além de contribuir para a fidelização de clientes, o bom uso desse instrumento pode gerar um marketing orgânico realizado pelos próprios consumidores, uma vez que um cliente satisfeito tende a indicar a sua marca para outras pessoas.
Em outras palavras, o cadastro de clientes fornece ao empreendedor informações importantes para que o planejamento estratégico seja colocado em prática em um futuro próximo.
Quais as vantagens do cadastro de clientes para um negócio?
Ter um cadastro de clientes eficiente é fundamental para o andamento e crescimento do seu estabelecimento. Veja, a seguir, alguns benefícios que essa ferramenta pode proporcionar para o seu negócio.
Ajuda a aprimorar os produtos e serviços
Quanto é utilizado na sua totalidade, o cadastro também é uma boa fonte de coleta de feedbacks. Conhecer a opinião do público sobre determinado serviço ou produto, ou até mesmo sobre o atendimento ao cliente, é uma ótima maneira de saber como aprimorá-los.
Contribui para um atendimento personalizado
As informações inseridas no cadastro de clientes também contribui para que o seu estabelecimento ofereça atendimentos bem direcionados e individualizados.
A partir do momento que você tem dados como a data da última compra, aniversário, produtos mais adquiridos, entre outras, é possível entrar em contato com o consumidor e oferecer um atendimento personalizado, conforme o seu perfil de comportamento.
Ajuda na fidelização de clientes
Se você mantém um cadastro de clientes bem organizado e utiliza as informações para prestar um bom serviço, é uma tendência natural que você conquiste a satisfação e a fidelização da clientela. Além de garantir novos pedidos da parcela fidelizada, você aumenta a probabilidade dessas pessoas promoverem o seu estabelecimento, recomendando-o para outras.
Como fazer o cadastro de clientes do seu estabelecimento?
Após saber da importância e das vantagens que esse instrumento pode proporcionar para o seu negócio, você deve estar se perguntando como fazer um cadastro de clientes no seu estabelecimento. Confira, a seguir, algumas dicas para isso!
Decida quais informações constarão no documento
O documento precisa contar com informações úteis e padronizadas. Portanto, a primeira coisa a se fazer para ter um bom cadastro de clientes é estabelecer quais dados constarão no documento. Considere seus objetivos com o cadastro e, a partir disso, defina quais informações são relevantes.
Colete informações de forma padronizada
Um cadastro de clientes qualificado é aquele capaz de gerar oportunidades de negócios com base em dados importantes sobre os clientes. Por isso, para fazer um gerenciamento de contatos eficiente, divida o cadastro em pelo menos três grupos:
- informações básicas: nome, data de nascimento, endereço, telefone, e-mail;
- perfil de consumo: características, valores, comportamentos, hábitos e preferências do consumidor;
- histórico do cliente: número de vezes que o cliente frequentou o estabelecimento ou pediu entrega, dias predominantes na semana e pedidos mais frequentes, por exemplo.
Preencha a ficha de cadastro
Após saber quais informações farão parte do seu cadastro de clientes, chegou o momento de preencher a ficha cadastral de seus clientes.
Para isso, você deve desenvolver uma política de cadastro para os novos fregueses, além de instruir os atendentes da sua empresa a preenchê-lo assim que novos clientes forem conquistados.
Nesse momento, é importante tomar cuidado com a maneira como o cadastro é conduzido. O cliente pode sentir que a sua privacidade está sendo violada e rejeitar o atendimento, então evite pedir muitas informações particulares ou fazer com que ele se sinta pressionado.
Utilize soluções tecnológicas
Um sistema que opera com a integração de dados pode ser um aliado fundamental nessa tarefa. Então, é importante considerar o uso de uma ferramenta que registre, sincronize e avalie os dados da clientela, transformando-os em informações pertinentes para a gestão empresarial e ações estratégicas do estabelecimento.
Com o cadastro de clientes, o trabalho da gestão fica muito mais simples, eficiente e prático. Ele permite analisar e atualizar todas as possibilidades e estratégias de vendas em um estabelecimento. Portanto, vale a pena implantá-lo. Lembre-se de definir os dados relevantes com base nos seus objetivos, padronizar a coleta, incentivar seus clientes atuais a fazer suas fichas e contar com a ajuda da tecnologia.
Estratégias de pós-vendas como essa são importantes para os negócios, mas há outros elementos que você precisa conhecer. Descubra já os 8 passos essenciais para o sucesso na gestão financeira do seu restaurante!
4 respostas
eu compro através do Ifood praticamente a 3 anos todas as semanas …….parei de comprar já faz uma semana porque meus cartões de credito (2) foram desautorizados por vcs. isto tem atrapalhado demais a minha vida já que utilizo o Ifood quase todos os dias, o detalhe é que eu tento cadastrar de novo comovcs pedem mas não consigo………por favor quero continuar comprando pelo Ifood e acho que fui um bom cliente e não mereço esta situação………tenho 83 anos limitações para andar e preciso muito do Ifood pra viver……….obrigado
Oi, Cydno. Sentimos muito por isso. ? Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda ?
Olá!
Meu celular foi furtado,cancelaram minha conta e não consigo recuperar ou criar outra!
O que devo fazer?
Olá, Pryscila. Tudo bem?
Se você for um restaurante ou loja parceira, envie um direct para o @ifoodparaparceiros. Assim conseguiremos analisar melhor o seu caso e te ajudar.