3 motivos para usar o despacho de pedido na sua loja

Conheça a notificação para despacho de pedidos e saiba como esse recurso pode ajudar o dia a dia da sua operação!
4 Min
despacho de pedidos

Ao fazer um pedido em sua loja, é comum que o cliente monitore as etapas até a chegada dos itens. Em lojas parceiras com entrega própria,  o despacho de pedido, realizado no Gestor de Pedidos, deve ser feito para garantir visibilidade ao consumidor.

Entenda melhor o que é o botão de despacho de pedido e por que você deve usá-lo na rotina da sua loja!

Entenda o despacho de pedido

O despacho de pedido é um botão disponível no Gestor de Pedidos iFood, que deve ser acionado quando o pedido for enviado ao cliente por meio da pessoa entregadora da sua loja.

Ao acionar esse botão, seu cliente tem visibilidade de que o pedido já saiu da sua loja e está a caminho do local indicado no momento da compra.

Para usar o botão é bem simples: clique no pedido em questão no Gestor de Pedidos e, em seguida, selecione o botão “Pedido despachado”.

A boa notícia é que agora o Gestor de Pedidos vai ajudar você a se lembrar de despachar o pedido. Quando estiver se aproximando do tempo do pedido, você visualizará uma notificação na ferramenta solicitando a confirmação do despacho.

Com a notificação, você pode informar com um clique rápido se o pedido já foi enviado, ou pode também informar que precisará de mais tempo para concluir. Assim você garante uma comunicação ainda mais transparente com seu cliente, oferecendo visibilidade sobre toda a jornada do pedido.

3 benefícios em usar o despacho de pedido

Ao adotar o uso do botão de despacho na rotina da sua loja, você evita que diferentes problemas ocorram na operação, além de oferecer uma melhor experiência ao consumidor. Entenda mais!

1. Dê visibilidade sobre o tempo de entrega

Ao fazer o despacho no Gestor de Pedidos, o seu cliente recebe uma notificação no app iFood informando que o pedido já saiu da loja e está a caminho.

Isso faz com que o cliente entenda que o pedido está dentro do tempo de entrega informado, se preparando para coletar o pedido com a pessoa entregadora. Com isso, essa etapa do pedido pode ficar mais ágil e segura.

2. Previna-se de reclamações

Trazendo visibilidade sobre as etapas do pedido ao cliente, você tem menos chances de receber reclamações por atraso. Isso ocorre porque o cliente saberá que o pedido está dentro do prazo combinado no momento do pedido.

Um fator importante a considerar é que um dos critérios para conquistar o selo Super — programa que reconhece as lojas que oferecem a melhor experiência ao cliente — é o número de chamados abertos. Então, o uso do botão de despacho de pedido é uma das iniciativas para evitar a abertura de chamados.

3. Evite pedidos de cancelamento

Você sabia que 30% das reclamações de clientes para parceiros com entrega própria são sobre atraso? Geralmente, esse atraso ocorre quando o pedido já está a caminho do local indicado pelo cliente.

Caso o cliente não tenha visibilidade das etapas do pedido, ele pode entender que a entrega está atrasada, mesmo que já esteja a caminho. Esse entendimento pode motivar o cliente a solicitar o cancelamento do pedido.

O percentual de cancelamento também é outro critério determinante para tornar-se uma loja Super. Por isso, vale a pena colocar diferentes iniciativas em prática visando oferecer uma boa experiência ao cliente e, claro, crescer sua loja no iFood.

O despacho de pedido é uma iniciativa simples, que pode ser implementada na rotina do seu dia a dia e você consegue trazer ganhos à sua loja ao oferecer mais visibilidade a seus clientes, que terão uma melhor experiência de consumo.

Com as notificações enviadas pelo Gestor de Pedidos, você conta com mais um recurso facilitador na sua operação com o iFood e se você tem um sistema integrado e usa mais o PDV, não se preocupe! Basta entrar em contato com a empresa e pedir para sincronizar com o botão de despacho do gestor de pedidos. Conte com essa funcionalidade e mantenha a rotina de despacho de pedidos!Agora que você já entendeu a importância de usar o botão de despacho de pedidos, aproveite e confira as iniciativas do iFood para entregar uma melhor experiência ao seu negócio!

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