Conhecido como “ouro roxo”, o açaí é uma fruta amazônica, que faz parte da alimentação nos estados do norte. Por ser refrescante, saudável e permitindo a combinação com outros ingredientes, o açaí conquistou popularidade nos últimos anos. Assim, abriu portas para quem quer trabalhar com o produto em uma açaiteria.
Aliás, pelo fato de o negócio lidar com um produto principal, complementado por outros ingredientes, é um investimento que vale a pena, especialmente porque pode ter boa rentabilidade.
A seguir, confira diversos elementos essenciais de como abrir uma açaiteria e ter sucesso com ela. Boa leitura!
Como anda o mercado de açaí no Brasil?
O açaí já é um exemplar tradicional na culinária brasileira do norte. Com a sua crescente popularização, ele também ganhou outras regiões do Brasil e do mundo, segundo a Embrapa.
O interesse do mercado é um dos principais fatores para expansão do cultivo do açaí em terra firme. A Embrapa estima que o crescimento anual da demanda de mercado por esse fruto está em torno de 15%, enquanto o crescimento da produção é de 5% ao ano.
Segundo a mesma reportagem, dados do IBGE apontam que entre 2015 e 2021, a área de colheita do açaí aumentou em quase 72 mil hectares. Nesse período, a produção nacional foi de 1 milhão para 1 milhão e 485 mil toneladas, resultando em um comércio de mais de R$ 5 bilhões em 2021, só no Pará.
Já segundo reportagem da IstoÉ, a Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas registrou que, entre 2011 e 2020, o Brasil passou de 41 toneladas na exportação de açaí para 6 mil por ano.
Quando pensamos na venda do açaí, entendemos o quão estratégico o produto é. Podem ser criados cardápios com muitos acompanhamentos — frutas, doces, suplementos, coberturas, entre muitos outros — o que aumenta o valor agregado do açaí. O mercado já é estabelecido e conhecido pelas pessoas, podendo ser consumido em qualquer época do ano ou região geográfica, o que também facilita sua comercialização.
Viu, o potencial de ter uma açaiteria? Para aproveitar todo este boom no comércio de açaí, é preciso seguir passos cuidadosos, antes de abrir o negócio. Confira a seguir!
Como abrir uma açaiteria: o passo a passo
A seguir, trouxemos um pouco de todos as etapas que você deve ter em mente para abrir uma açaiteria. Entendendo o caminho, fica fácil de você planejar a abertura do seu negócio. Vamos lá?
Defina um bom local
O consumo de açaí está associado ao verão, por ser um produto refrescante. Além disso, ele também se conecta com a ideia de sobremesa, por ser complementado com ingredientes como frutas, coberturas, creme de avelã, entre outros. Já pelo seu valor energético, também se associa com pessoas que praticam exercícios.
Assim, o ponto de vendas deve ser pensado para alcançar esses públicos, sendo uma boa ideia ser instalado em locais de alta circulação de pessoas. Por exemplo:
- shopping centers;
- praias;
- áreas públicas de exercícios e lazer;
- proximidades de academias.
Monte o plano de negócios
Qualquer empresa precisa de um plano de negócios, que possa servir como uma bússola para a tomada de decisões. Assim, ele deve ser providenciado desde o começo do seu empreendimento, contendo informações relevantes, como:
- dados da empresa e seus objetivos;
- análise de mercado local;
- estudo de fornecedores;
- valor do capital disponível;
- dados operacionais;
- planejamento de marketing;
- planejamento financeiro.
Além disso, é preciso conhecer toda a documentação e passo a passo para instalar o modelo de negócios escolhido. Afinal, ter uma loja de açaí ou um quiosque de açaí não é a mesma coisa, cada uma apresentará seus próprios desafios e exigências.
Estude a concorrência
O açaí é o carro-chefe da açaiteria. Por isso, é comum que os concorrentes trabalhem de forma muito parecida. Isso gera uma situação complicada quando o cliente compara as duas opções.
Sendo assim, é essencial estudar bem a concorrência, antes de abrir o negócio. Para isso, pesquise dados de mercado, procure listar prós e contras de cada concorrente, e prove seu produto, a fim de identificar seus diferenciais.
A partir disso, é possível notar padrões e definir onde é possível inovar. Por exemplo, uma maneira de fazer isso é investindo em um cardápio diferente ou, ainda, usando decoração e atrações ao vivo para complementar a experiência do consumidor.
Invista em equipamentos
A açaiteria precisa de alguns equipamentos essenciais para as operações no dia a dia. Veja só:
- freezers e refrigeradores para manter a temperatura correta do açaí e outros ingredientes;
- liquidificadores industriais e batedeiras para fazer batidas e misturas;
- micro-ondas para agilizar preparos e aquecer alimentos extras, como sanduíches;
- balança para pesar ingredientes;
- espremedores para preparar frutas;
- balcão refrigerado para expor produtos, especialmente se a pessoa puder montar seu próprio açaí;
- mobiliário com bancadas, banquetas, mesas e cadeiras;
- equipamentos eletrônicos, como computador, máquina de cartão de crédito, televisão e ar-condicionado.
Tenha uma boa equipe
Contar com uma boa equipe faz diferença no sucesso do seu espaço de açaí. Portanto, além do cuidado na contratação, é necessário realizar bons treinamentos para que os colaboradores se familiarizem com o produto e seus processos.
Além disso, é essencial investir em treinamentos e capacitações, inclusive, em soft skills, que melhoram o atendimento e a experiência do cliente.
Escolha os ingredientes
Uma casa de açaí tem principalmente este ingrediente, mas é possível usar vários outros tipos de complementos. Inclusive, existe o modelo de sorveteria de açaí, que combina os dois produtos.
Sendo assim, é importante definir o que vai fazer parte da açaiteria, pois isso também influencia no trabalho com os fornecedores. Por exemplo, quem trabalha com uma variedade de frutas ou castanhas precisa garantir sua boa procedência para o uso.
Defina o cardápio
O cardápio da açaiteria precisa ser criativo, a fim de se destacar dos concorrentes. Nesse caso, um dos pontos importantes é combinar com sua identidade visual. Por exemplo, quem vai abrir um negócio gourmet pode usar elementos de design clean e sofisticados. Já uma açaiteria divertida pode apostar em cores fortes e vibrantes.
Além disso, a oferta de produtos deve ser bem pensada. Se oferecer um produto que a pessoa pode montar, deve garantir que tudo o que é mostrado no cardápio esteja disponível. Assim, a pessoa não se frustra ao querer usar um ingrediente. O mesmo vale para copos de açaí e tigelas já montadas.
Trabalhe na divulgação
Ao instalar o seu ponto de açaí, é essencial trabalhar na divulgação. Para isso, é importante investir em marketing digital e até fazer parcerias locais. Porém, também é essencial realizar outras ações, como promoções especiais e eventos no dia da inauguração.
Elabore a decoração
Assim como o cardápio, a decoração do local mostra sua identidade. Nesse caso, ela também tem peso por criar o clima da experiência. Assim, deve ser adequada com a proposta da açaiteria.
Por exemplo, um bar de açaí pode seguir um estilo tropical, com elementos que façam a pessoa ter a impressão de que está na praia.
Ofereça serviço de entrega
O açaí é um exemplo do que mais vende no iFood. Por isso, é importante investir no serviço de entrega, para alcançar pessoas que não vão estar no ponto físico. Nesse momento, um dos maiores cuidados é garantir agilidade, já que se trata de uma sobremesa gelada.
Além disso, trabalhar com combos pode ser uma boa ideia para variar o mix de produtos, incentivando os clientes a consumirem outras escolhas além do açaí, como sanduíches e wraps.
Uma açaiteria é um negócio que pode ser muito rentável. Afinal, lida com um produto que conquistou consumidores em todo o Brasil. Assim, para começar no segmento, vale a pena seguir as dicas do post e definir uma boa estratégia de ação. Desse jeito, você pode ter uma empresa que se destaque dos concorrentes.
Gostou das dicas? Confira também os materiais do iFood para divulgar a sua açaiteria!