Entender o que é acuracidade de estoque faz diferença no sucesso do negócio. Afinal, o conceito impacta a precisão dos dados do estoque que, por sua vez, influenciarão as estratégias de vendas e compras de produtos. Além disso, a acuracidade permite deixar a gestão de estoque mais precisa e evitar prejuízos.
Um exemplo é o que a empresa Renner fez em 2021: ao usar um sistema RFID, que controla dados do estoque por radiofrequência, a precisão aumentou em 64%, segundo o Consumidor Moderno. Isso não só melhorou a operação das lojas e preveniu erros, como também colaborou para a experiência do consumidor.
A seguir, compreenda melhor o que é acuracidade de estoque e sua importância. Veja também como medi-la e o que fazer para melhorá-la no seu estoque. Boa leitura!
O que é acuracidade de estoque?
Algo acurado significa algo preciso. Dessa forma, a acuracidade de estoque é uma métrica que permite determinar o quanto o estoque indicado no sistema corresponde à realidade do estoque físico.
A acuracidade é fundamental para outro conceito, que é gestão do estoque, definida pelo Sebrae da seguinte forma:
A gestão de estoque é uma das principais tarefas que devem ser realizadas em negócios que lidam com estoques de produtos, sejam matéria-prima, produto acabado ou insumos. Ela representa a capacidade da empresa organizar e controlar a quantidade de cada produto em um determinado momento. Além disso, ela permite que a empresa entenda seu mix de produtos e suas demandas, que por sua vez irá determinar as necessidades de compra. Outro ponto importante da gestão de estoque diz respeito à valoração dos estoques, ou seja, quanto o estoque vale para a empresa.
Por que é importante ter uma boa acuracidade de estoque?
O estoque é um dos aspectos mais importantes da cadeia de suprimentos porque se relaciona com a operação, experiência do consumidor e saúde financeira da empresa.
Vamos a um exemplo: em uma hamburgueria artesanal, os tipos de hambúrguer disponíveis no cardápio dependem da disponibilidade de alguns ingredientes específicos, como determinados tipos de queijo ou carne. Caso falte algum ingrediente, isso pode afetar a satisfação do consumidor, que precisará escolher outro prato — ou pode acabar desistindo do pedido.
No exemplo acima, se a pessoa responsável pelo estabelecimento tivesse uma informação precisa sobre o estoque, a falta do ingrediente seria logo identificada. Assim, a equipe conseguiria repor o item faltante a tempo para evitar problemas na gestão do estoque.
Percebemos então que a acuracidade de estoque está diretamente relacionada com a confiabilidade da informação sobre o estoque do estabelecimento. Afinal, quanto mais confiáveis forem os dados do sistema, mais rápido é possível agir.
A acuracidade também ajuda a identificar falhas em outros processos, como a entrega dos fornecedores. Por exemplo, uma fábrica de bolos que registra 500 unidades, mas em sua loja física recebe apenas 480, pode ter sofrido algum extravio de mercadoria, situação que deve ser averiguada.
Como medir a acuracidade do estoque?
Depois de entender o conceito, é preciso saber como calcular acuracidade de estoque. Para isso, vale fazer um cálculo simples, que pode ser aplicado no estoque total ou em produtos separados.
Por exemplo, uma loja de produtos congelados que conta com 1.000 unidades no sistema, mas apenas 800 no estoque físico, terá acuracidade de estoque de 80%. Isso porque o cálculo seria:
- unidades do estoque físico ÷ unidades do sistema x 100.
Ou seja:
- 800 ÷ 1.000 x 100 = 80%.
Independentemente do ramo de atuação do estabelecimento, o objetivo é que a acuracidade do estoque seja maior taxa possível. Se não for possível alcançar 100%, o ideal é que a acuracidade esteja acima de 95%.
Como melhorar a acuracidade de estoque?
A seguir, veja algumas medidas que você pode adotar para melhorar a acuracidade de estoque no seu negócio!
Identificação de processos
Entender os processos operacionais é uma maneira de melhorar a acuracidade. Isso porque é possível identificar gargalos que acabam alterando os valores.
Por exemplo, se um funcionário não realiza o correto armazenamento de ingredientes, isso pode aumentar o risco de algum alimento estragar, gerando desperdício e reduzindo o estoque real. Aqui, inclusive, um controle de perdas mais rigoroso ajudaria a perceber essa falha e corrigi-la.
Identificação de itens
Um bom controle de estoque leva em conta que diversas pessoas lidam com produtos. Por isso, identificar os itens de forma adequada faz com que todos os colaboradores sigam um padrão. Dessa forma, é possível alcançar mais eficiência em diferentes processos, como na contagem de estoque.
Para melhorar seu controle de estoque, você pode:
- usar códigos de barras nos produtos que entram e saem para que haja concordância com o sistema;
- adotar sistemas avançados, como o RFID, que identifica os itens por meio de uma etiqueta;
- identificar itens por cores ou outro código que seja intuitivo para a equipe;
- manter um padrão conhecido e único, para não confundir;
- elaborar uma descrição de cada item com informações essenciais, como prazo de validade;
- colocar os produtos em locais fáceis de identificar;
- montar um espaço para estocagem organizado;
- agrupar itens de forma prática, por categoria.
Controle de entradas e de saídas
Para manter um inventário de estoque claro e um bom nível de acuracidade, é importante controlar as entradas e saídas de produtos. Afinal, com o manuseio constante e a grande variedade de itens, erros são comuns. Com isso, operações atrasam e falhas demoram para serem identificadas.
Já com um bom controle, é possível ter tudo registrado e identificar em qual etapa um produto pode ter sido extraviado ou avariado, o que auxilia na gestão do negócio. Também é indicado realizar a contagem dos itens periodicamente para identificar eventuais discrepâncias antes que elas gerem prejuízos.
Pontos de contato com as mercadorias
Quanto mais pessoas precisam lidar com o estoque, maiores são as chances de um erro acontecer no processo, certo? Então, para manter uma boa acuracidade de estoque, vale a pena reduzir os pontos de contato com o estoque, deixando o manuseio na mão de poucos profissionais.
A acuracidade de estoque indica o grau de precisão entre o estoque físico e o indicado pelo sistema da empresa. Ela deve ser a maior possível para que os dados de estoque sejam confiáveis. Assim, a sua empresa mantém o controle de todos os itens, diminui perdas e aumenta a satisfação dos seus clientes, que encontrarão o que desejam no cardápio.
Você ainda não conta com um sistema informatizado de gestão de estoque? Acesse a planilha de gestão de estoque e compras que pode ser útil para seu negócio!