Atendimento via chat: entenda a importância e como melhorar no seu negócio!

Entenda como o atendimento via chat pode fazer a diferença no seu negócio e descubra dicas práticas para otimizá-lo.

O mundo digital transformou a maneira como as empresas fazem negócios e se conectam nas redes. Com consumidores cada vez mais conectados, o atendimento via chat se torna essencial.

Para aproveitar ao máximo essa ferramenta, é necessário saber usá-la da melhor forma possível. Atender bem seus clientes, tanto atuais quanto potenciais, é essencial para o ciclo de relacionamento, desde a captação até a fidelização.

Continue a leitura e aprenda como melhorar seus atendimento via chat!

QUAL A IMPORTÂNCIA DE TER UM BOM ATENDIMENTO VIA CHAT?

O atendimento via chat é um suporte online oferecido aos clientes por meio de texto. Ele se adapta bem à comunicação moderna, que é mais dinâmica com os aplicativos de mensagem.

Hoje em dia as pessoas usam bastante aplicativos como o WhatsApp, por exemplo. Elas esperam a mesma agilidade que conversam com familiares e amigos no relacionamento com as lojas.

De acordo com uma pesquisa da Zendesk, 61% dos clientes consideram a resolução rápida de problemas o fator mais importante de uma boa experiência de atendimento.

Uma forma de alcançar isso é aperfeiçoando os canais de atendimento da sua empresa, como mensagens instantâneas e chatbots. Isso pode trazer diversos benefícios para seu negócio e seus clientes.

O QUE É O CHAT IFOOD?

O Chat iFood é uma funcionalidade desenvolvida para facilitar a comunicação entre estabelecimentos e clientes de forma rápida e eficiente

Com essa ferramenta, você pode falar com os consumidores sem nenhum custo adicional, resolver dúvidas, atualizar o status de pedidos e criar um relacionamento mais próximo com os clientes.

Para iniciar uma conversa é muito simples. Basta acessar o Gestor de Pedidos, selecionar o pedido em andamento, clicar no botão “Entrar em contato” na aba superior da tela e, em seguida, selecionar “Chat”.

Os benefícios do Chat iFood são muitos. Além de aproximar os clientes da sua marca, ele ajuda a construir relacionamentos mais fortes e duradouros. Com a possibilidade de resolver questões rapidamente, os clientes ficam mais satisfeitos, aumentando a chance de fidelização.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO ATENDIMENTO VIA CHAT?

Além de oferecer bons produtos e serviços, a experiência do cliente é completa quando ele pode se comunicar com sua loja favorita no momento que precisa e pelo canal que prefere. Para isso, você deve garantir que a conversa seja dinâmica, fluida e natural

Confira os principais benefícios de um atendimento via chat a seguir!

Conecta o cliente com a sua marca

Oferecer atendimento via chat é uma maneira de se conectar melhor com seus clientes. Se eles preferem mensagens, por que só oferecer contato por telefone?

O atendimento via chat permite uma interação mais próxima, ajudando a construir relacionamentos sólidos com os consumidores. Por isso, é muito importante que as lojas estejam abertas a essa opção e aceitem o convite dos clientes para se aproximarem ainda mais.

Retorno financeiro para a empresa

Sempre foi muito comum ouvir a expressão “tempo é dinheiro”. No mundo online dos negócios, essa expressão faz todo sentido. 

Isso porque, com a rapidez que a web oferece, fica cada vez mais fácil atender às necessidades de futuros clientes que estão interessados nos produtos da loja.

Com isso, as oportunidades de concretizar negócios em um período menor de tempo aumentam significativamente. Por isso, investir em meios de comunicação e suporte ao cliente online pode gerar um retorno financeiro surpreendente para sua loja.

Melhora na experiência do cliente

Sabendo da crescente preferência dos clientes por interações online, fornecer esse tipo de serviço é crucial para satisfazê-los.

Ainda assim, você pode aprimorar a experiência e implementar melhorias que encantem esses consumidores. Inclua a utilização de chatbots para automatizar alguns pedidos e fornecer informações.

Quando os clientes conseguem realizar pedidos e ações em suas próprias plataformas de mídia social, sem a necessidade de intervenção humana, sua experiência se torna mais relevante.

Atendimentos simultâneos

Quando se trata de atendimento presencial, a interação com o cliente é cara a cara, e é necessário empregar métodos de controle de tempo e ordem, como sistemas de senha, por exemplo.

No ambiente online, as ferramentas voltadas para esse processo podem se beneficiar da ausência de contato físico com o cliente. Portanto, é possível utilizar robôs de atendimento capazes de lidar com múltiplos contatos simultaneamente.

Redução de erros

Outro ponto importantíssimo é a redução de erros. Isso ocorre porque as principais ferramentas para o atendimento online operam com base em banco de dados, processos e fluxos previamente configurados com as regras a serem seguidas. 

Desse modo, todos os procedimentos são conduzidos conforme essas diretrizes, evitando erros de processamento e interpretação.

Por exemplo, um chatbot executará apenas as funções que foram configuradas em sua base. Mesmo sendo equipado com inteligência artificial (IA), suas ações estão sempre alinhadas com as regras estabelecidas para o serviço.

COMO MELHORAR SEU ATENDIMENTO?

Para garantir um atendimento via chat de qualidade, é necessário estabelecer um sistema eficiente para sua equipe. Confira algumas etapas iniciais para oferecer um serviço de excelência!

Escolha uma plataforma de atendimento

Para oferecer um atendimento de qualidade via chat, a primeira coisa que você deve fazer, é escolher uma plataforma de atendimento abrangente, ou seja, o mais completa possível.

Priorize soluções omnichannel, que permitem monitorar todos os canais da loja. Isso garante que os clientes recebam respostas em diferentes meios, como SMS, e-mails, chat ao vivo e telefone. Isso facilita o contato e proporciona uma experiência integrada.

Dessa forma, os atendentes podem se adaptar à complexidade do atendimento, utilizando diferentes meios de comunicação conforme a necessidade do consumidor.

Crie um questionário de perguntas frequentes

No atendimento via chat, o cliente pode ser atendido ao vivo por um agente humano ou ser direcionado por uma assistente virtual, dependendo de suas necessidades.

Para garantir a eficiência desse sistema, é preciso criar um conjunto de perguntas frequentes e suas respostas. Isso permite que a equipe de atendimento identifique as principais demandas dos clientes e saiba quando encaminhar uma conversa para um atendente humano.

Essas informações são incorporadas à plataforma de atendimento, permitindo um serviço mais preciso. Lembre-se de utilizar frases curtas e claras, além de fornecer explicações passo a passo para facilitar a compreensão dos clientes.

Revise os canais de comunicação

Se você deseja uma plataforma de atendimento via chat realmente eficiente, é essencial revisar todos os canais de comunicação da loja. Veja quais são os meios mais utilizados pelos clientes para entrar em contato e então, faça uma seleção, descartando aqueles que não são tão necessários.

Lembre-se de que o atendimento via chat não se limita apenas ao app; saiba que as redes sociais e WhatsApp também são importantes. Oferecer mais de um canal de comunicação é válido, mas é preciso monitorar todos eles.

Com uma plataforma omnichannel, seu negócio pode gerenciar todas as mensagens de forma integrada, garantindo que nenhuma solicitação seja perdida, independentemente do canal utilizado pelo cliente.

Implemente pesquisas de satisfação

Para avaliar a qualidade do atendimento via chat, é essencial implementar pesquisas de satisfação com os clientes e os atendentes. Essas pesquisas devem ser simples e diretas, pois assim, o usuário não deixa de respondê-las.

Por exemplo, em interações com assistentes virtuais, uma avaliação numa escala de 1 a 10 já é suficiente. Para atendimentos por telefone, duas perguntas simples podem avaliar se as necessidades do cliente foram atendidas e a qualidade do serviço prestado.

Os resultados dessas pesquisas serão fundamentais para aprimorar continuamente os processos de atendimento ao cliente e promover inovações.

Aproveite os benefícios do Chat iFood

Com a facilidade de acessar o chat diretamente pelo Gestor de Pedidos, seus atendentes podem responder rapidamente às solicitações. Isso melhora a experiência do cliente e ainda aumenta a eficiência operacional do negócio.

Lembrando que o o uso do Chat iFood é totalmente gratuito. Sem custos adicionais, você pode implementar um sistema de comunicação eficaz que ajuda a destacar sua loja no competitivo mercado de delivery.

O atendimento via chat é indispensável para qualquer negócio nos dias de hoje. Portanto, aproveite as orientações fornecidas aqui e incorpore-as à sua loja. Com toda essa praticidade, sem dúvida alguma você poderá elevar a eficiência do seu atendimento e, consequentemente, aumentar a lucratividade do seu negócio.
Que tal aprender também como potencializar suas vendas seguindo as tendências de consumo! Confira aqui!

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Por iFood Mercado

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15 respostas

  1. Boa noite , gostaria que vcs pudessem me ajuda pois já faz quase um semana que estou tentando fala com vcs ,pois meu esposo comprou uma bag no APP do ifood e a bag veio com defeito na alça, se possível poder me ajuda resolver o problema,
    1299662-1289

  2. ola preciso de auxilio para recuperar minha conta para voltar a vender no ifood
    me ajudem to a dias tentando
    meu cnpj 35553284000128
    contato 67998523311

    1. Olá, Rubens. Esperamos que esteja bem!
      Para que nosso time responsável possa ajudar na sua recuperação de acesso, poderia entrar em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, número de telefone com DDD e e-mail atualizado. Assim conseguimos oferecer o suporte necessário!

  3. Boa noite! Sou o dono de uma loja parceira e não consigo acessar minha conta de maneira alguma. Já solicitei uma nova senha, fiz o procedimento (passo a passo), porém, infelizmente, sempre aparece a mesm mensagem “OPS…PARECE QUE ALGO DEU ERRADO”.
    Não sei mais o que fazer, já que estou com alta demanda nas entregas e preciso acionar os colaboradores do Ifood para fazer minha entregas.
    Preciso de um retorno o mais breve possível, por favor!

    1. Olá, Bernardo. Esperamos que esteja bem!
      Para que nosso time responsável possa ajudar, poderia entrar em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, número de telefone com DDD e e-mail atualizado. Assim conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso.

    1. Olá, Marcio. Tudo bem?
      Você poderia entrar em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail atualizado. Assim conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso.

  4. Olá , fiz um cadastro do meu restaurante, agora não consigo fechar, perdi todos os acessos, tem vcs entra em contato comigo
    62 99234-0009 whatsapp

    1. Olá, Cátia. Tudo bem? Envie um direct para nosso Instagram @ifoodparaparceiros com mais detalhes do seu caso que vamos te ajudar a resolver, beleza?

  5. Ola, boa tarde.

    Não estou conseguindo ter acesso a minha conta do restaurante do ifood tem mais de 15 dias, entra tudo certo mas fica uma mensagem para recarregar e não consigo falar com ninguém para resolver o meu problema. Pode me passar um telefone ou suporte para ajuda, pois o chat não resolve o problema

    1. Oi, Rita. Envie um direct para o Instagram @ifoodparaparceiros com mais detalhes do seu caso, por favor? Assim conseguiremos te ajudar.

  6. Não consigo cadastra um novo imeio não tenho acesso ao velho preciso trabalhar que dificuldade

    1. Oi Pedro Henrique, tudo bem? Estamos aqui para te ajudar. Você é nosso parceiro restaurante ou entregador?

  7. Não consigo acessar a minha conta, o email não confere, e não consigo ajuda. Já faz quase um ano.
    Muito burocrático aff

    1. Olá, Graciela. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

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