As avaliações no iFood classificam o grau de satisfação que os clientes têm com os restaurantes. Elas são fundamentais, pois atestam a outros clientes como foi a experiência que as pessoas tiveram com sua loja.
No aplicativo do iFood, a avaliação apresentada representa uma média dos últimos 90 dias, em que a nota pode variar de 1 a 5 estrelas — sendo que 5 é o grau máximo de satisfação.
É importante reforçar que os clientes têm o direito de realizar críticas públicas sobre sabor, quantidade e gosto pessoal. As lojas têm o direito de responder às críticas nas avaliações em até 7 dias. Todos têm o dever de respeitar a política, como, por exemplo, nunca usar palavras ofensivas.
Se você quer aumentar sua avaliação no iFood, entenda os critérios adotados pelos clientes no momento da avaliação.
Comida saborosa
O primeiro critério considerado é o sabor da comida. Esse é o momento em que você deve destacar toda personalidade do seu restaurante nos pratos que está entregando.
Para preparar comidas mais saborosas, vale a pena investir, por exemplo, em ingredientes de qualidade, que realmente valorizem seu produto. Garanta também que sua cozinha conta com equipamentos eficientes na conservação e no preparo dos alimentos.
Bem temperada
Além de ser saborosa, a comida precisa ser bem temperada. Isso significa que o cozinheiro deve explorar todo seu conhecimento na construção dos sabores.
Investir em cursos e treinamentos que ajudem no desenvolvimento de novas habilidades é um passo importante. Isso porque o mercado da culinária se renova constantemente, trazendo sempre novidades.
Boa aparência
A aparência da comida é responsável por despertar no cliente o primeiro interesse em consumir seu produto. Isso faz parte da experiência que o cliente terá com sua loja.
Da mesma forma, garanta o uso de ingredientes de qualidade. Mas também é importante ter cuidado e dedicação em todas as etapas de preparo do prato.
Boa quantidade
Ao fazer um pedido no iFood, é comum que o cliente tenha uma expectativa sobre a quantidade e tamanho do prato que receberá. Por isso, o primeiro passo é garantir preparos suficientes para uma refeição.
Mas o verdadeiro segredo é alinhar com o cliente, antes de realizar o pedido, a quantidade que será entregue. Ao configurar o cardápio iFood, você consegue especificar o peso do prato, além do número de pessoas que serve.
Pratos vendidos sem essa especificação de tamanho podem frustrar o cliente. Essa informação, no entanto, promove uma comunicação mais transparente com o cliente e pode evitar problemas.
Boa embalagem
A embalagem é o elemento responsável por garantir a segurança e temperatura dos alimentos. No serviço de entrega, o preparo passa por diferentes fases, como o trajeto de entrega com a pessoa entregadora.
Durante a rota, o pedido pode se movimentar — o que é natural. Por isso, é essencial que a embalagem proteja o alimento e não o deixe vazar, revirar ou perder a temperatura.
Vale a pena fazer testes e pesquisar bastante para entender qual é a embalagem ideal para seu produto. Não deixe de contar com bons fornecedores para adquirir as embalagens necessárias.
Temperatura certa
A temperatura é outro critério avaliado pelos clientes ao final de um pedido. Isso porque pode ser frustrante para o cliente receber, por exemplo, um sorvete derretendo ou uma pizza fria.
Além de escolher uma embalagem que ajude na conservação da temperatura, invista na otimização da sua operação, para que os produtos sejam imediatamente despachados após a conclusão do preparo.
Bons ingredientes
A qualidade dos ingredientes vai valorizar todo conhecimento e esforço da equipe da cozinha. Por isso, busque adquirir marcas de confiança, que você goste de consumir no dia a dia.
Contar com bons fornecedores é importante para você poder ter sempre os ingredientes certos na sua operação. No processo de negociação, avalie todas as condições de compra e também entenda o prazo de entrega dos ingredientes após a realização do pedido.
Mantenha sempre um estoque de ingredientes, para que os itens essenciais não faltem durante a rotina de trabalho. Ao mesmo tempo, evite excessos, já que ingredientes guardados por muito tempo podem estragar.
No ponto certo
O ponto dos pratos diz respeito ao uso correto das técnicas e processos de preparo. Imagine, por exemplo, que você pede uma fatia de bolo, mas a massa ainda está crua? A experiência pode ser desagradável.
Para garantir o ponto certo dos pratos, a solução é treinar. Faça testes, prepare inúmeras vezes e busque sempre por melhorias no resultado. A própria rotina de trabalho ajudará você a desenvolver ainda mais.
São diversos os critérios adotados pelos clientes ao fazer uma avaliação no iFood. Entenda cada um e invista no desenvolvimento do seu produto e da sua operação.
Vale considerar também que o consumidor tem um prazo de 7 dias para fazer a avaliação do pedido. Após esse período, o recurso fica indisponível no aplicativo. Esse prazo, que antes considerava 15 dias, visa reter uma taxa de respostas mais qualificadas.
Para ter boas avaliações no iFood, vale a pena também construir bons relacionamentos com o cliente. Comunique-se constantemente pelo chat do iFood e também busque atender os prazos de entrega descritos na ferramenta.
Agora que você já sabe como ter uma boa avaliação no iFood, leia este post e saiba como ter uma boa reputação online!
249 respostas
Muito obrigado pela dicas
Que bom que gostou, João! 🙂 Algumas iniciativas simples colocam o seu negócio lá em cima na lista. <3
Trabalho com todo amor
Amor é sempre uma pitada a mais para o sucesso de qualquer negócio. <3
Primeiro o ifood tem que ter respeito pelos parceiros tenho uma loja e fiquei 15 dias implorando pedindo falando minha loja não aparece na página principal lá no aplicativo meus clientes estão reclamando que minha loja sumiu explorei para os atendentes mais de nada adiantou fechei minha loja infelizmente abri falência e o culpado é meu parceiro iFood se alguém aí puder me ajudar meu número 3 51 98406 8625 procuro ajuda
Nós realmente sentimos muito por isso, Sandra. Estamos trabalhando para aprimorar a experiência dos restaurantes com o iFood e esperamos ter oportunidades de trabalharmos melhor e juntos no futuro. Infelizmente, como a opção foi pelo encerramento das atividades, não conseguiremos te ajudar como gostaríamos. Algumas ações já estão sendo tomadas, e você pode conferi-las aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood.
O PROBLEMA E FAZER UM GRANDE PERCENTUAL DE CLIENTES AVALIAREM.
GERALMENTE SÓ AVALIAM QUANDO HA ALGUM PROBLEMA.
E UM DOS FATORES QUE GERAM MAIS PROBLEMAS É MOTOBOYS QUANDO LEVAM 2 ENTREGAS. CAI MUITO A QUALIDADE DOS PRODUTOS
Oi, Rodrigo. Estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam promover uma experiência ainda melhor dos restaurantes com o iFood, por isso seus comentários são muito importantes para nós. Caso a avaliação do cliente tenha sido a respeito de uma etapa fora do restaurante, como a entrega, por exemplo, você pode solicitar a moderação do time iFood, acessando a aba “Avaliações”, e depois “Solicitar moderação”, no Portal do Parceiro.
Muito obrigado
Sempre que precisar, conta com a gente! =D
Oiii
Seria ótimo aumentar o raio de entrega.
Oi, Esiel. Se você possui o plano básico, basta acessar o Portal do Parceiro e clicar no botão “Área de entrega” que fica no menu lateral. Na página acessada você visualiza o mapa com o raio de alcance do seu restaurante. Já se o restaurante possui o plano Entrega, você pode abrir um chamado neste link https://portal.ifood.com.br/cases/help e solicitar o ajuste da área de entrega. 😉
Olá boa tarde
Porá minha loja não está entrando nas promoções.???
Oi, Maira. Vamos investigar pra você o que pode estar acontecendo, tudo bem? Pra isso, pedimos que entre em contato com o nosso time de suporte pelo Portal do Parceiro, clicando na aba “Chamados e ajuda” no menu lateral, e depois em “Atendimento”. Aguardamos sua mensagem! 😉
Só temho agradecer todos vocês
Ficamos muito felizes em ler isso, Yago! ? Trabalhamos, diariamente, pra que a experiência de cada parceiro, entregador e cliente seja sempre a melhor aqui. ❤️
bolos sempre fresquinho, saboroso feito com amor pra levar até você sabor e satisfação.
Demais, Carla! ❤️ Certeza de que seus clientes amam seus produtos e farão as melhores avaliações. ?
Trabalho a 27anos com todos estes itens que vcs citaram, e sempre tivemos ótimas recomendações dos dos nossos clientes .
No inicio da pandemia da covid vendiamos bem com vcs ,más repentinamente tudo parou.
Aí fiquei me perguntando porque pararam as vendas.Será porque não aceitamos compartilhar algumas coisas com vcs , porque não temos midia na tv. Porque?
Oi, Luís. Pra entendermos melhor o que pode estar acontecendo, precisamos que entre em contato por meio do Portal do Parceiro. Basta acessar https://portal.ifood.com.br/cases/help com seu login e senha — assim nossa equipe interna vai ajudar você. 🙂
Trabalho com pizzas. Muitas as delas são de rápida montagem, mas temos algumas que demandam um tempo maior de preparo devido à quantidade de insumos diferentes e às vezes até ao descongelamento de alguns deles. Não temos como colocar o tempo de preparo por sabor de pizza e também pelo número de pizzas? Já recebi via ifood pedidos de 7, 9 e até 10 pizzas em um só pedido e em momento de pico. Isso gera atraso na entrega do pedido e de outros pedidos.
Oi Edmur, tudo bem? Para esses casos, abra um chamado no Portal do Parceiro por meio deste link: https://portal.ifood.com.br/cases/help e explique a situação para o nosso time. Assim, vamos verificar a possibilidade. 🙂
O pior quando motoqueiro do ifood não tem cuidado com produto vcs manda poxa levou nota ruim posta lá nota um
Oi, Andréia. Estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam promover uma experiência ainda melhor dos restaurantes com o iFood e sua opinião é sempre muito bem-vinda. 🙂 Caso a avaliação do cliente tenha sido a respeito de uma etapa fora do restaurante, como a entrega, por exemplo, você pode solicitar a moderação do time iFood, acessando a aba “Avaliações”, e depois “Solicitar moderação”, no Portal do Parceiro.
Boa tarde.
Meu restaurante chama Chocoluarte e desde o ano passado estou tendo problemas com avaliações, onde meus clientes avaliam e a mesma não é postada. Já entrei em contato com o chat e e-mail, disseram que iam resolver mas até agora nada. Poderiam me ajudar? Obrigada.
Oi, Marcela. Não identificamos uma abertura de chamado sobre esse assunto da loja Chocoluarte, mas você pode entrar em contato a qualquer momento, clicando em “Chamados e Ajuda”, depois em “Atendimento”, no Portal do Parceiro. Nosso time de suporte está à disposição para ajudar. 🙂 Também separamos algumas dicas de como solicitar avaliações aos clientes pelo chat, dá uma olhadinha: https://blog-parceiros.ifood.com.br/chat-ifood.
Concordo com os requisitos de avaliação do ifood e respeito, porem devem ser mais maleaveis qdo uma avaliação é negativa, pois, trabalho com uma media de 4,9 estrelas, buscando o 5,0 , porem um cliente insatisfeito, que sei nao pode acontecer, vem e te da uma nota minima e caimos 3 , 4 estrelas, acho cada caso tem que ser analisado antes..
Oi, José. Tudo bem? Com as avaliações e comentários dos clientes, você consegue entender um pouco mais no que está mandando bem e o que ainda pode ser melhorado – assim, nunca deixa de garantir a melhor experiência. 🙂
Boa tarde equipe ifood,gostaria através deste comentário pedir a vocês que insistisem mais para
que os clientes avaliem as nossas lojas após os pedidos.como acontece com os entregadores
parceiros…Somos uma loja 5 estrelas porém só com 20% de avaliação dos pedidos era para ter-mos muito mais 5 estrelas se o ifood fizesse uma campanha maior nesse sentido.
Oi, Luiz. Queremos aprimorar ainda mais a experiência dos resturantes com o iFood, por isso sua opinião é sempre muito bem-vinda aqui. 🙂 Vamos levar sua sugestão para o time interno. <3
Discordo um pouco destes critérios usados pelos usuários, no meu restaurante, por exemplo, as notas baixas, na sua maioria das vezes, foram por estarem diferentes das fotos. Uma avaliação que muitas vezes por uma pequena coisa que muda, o cliente já reclama. Acredito que o deveriam rever os conceitos de avaliação.
Oi, Anderson. Entendemos que temos muito a melhorar ainda nesse assunto, por isso algumas iniciativas que visam promover uma experiência ainda melhor dos restaurantes com o iFood estão sendo tomadas. Caso não concorde com a avaliação do cliente, você também pode solicitar a moderação do time iFood, acessando a aba “Avaliações” no Portal do Parceiro.
Só está faltando o ifood mudar o sistema de avaliação onde o cliente tem sempre razao. Dando avaliações que prejudicam. sem o restaurante ter o direito a uma defesa justa.
Oi, Fabio. Entendemos seu sentimento quanto a isso e queremos ser um aliado do seu negócio, por isso disponibilizamos um espaço para solicitar moderação dos comentários, caso não concorde com alguma avaliação. Basta acessar a aba “Avaliações” no Portal do Parceiro. Vamos analisar cada caso e te dar um retorno. 🙂
Minha sugestão é que seria mais ético se o Ifood publicasse somente as estrelinhas e deixasse os comentários somente in box para os restaurantes e não para o público, a justificativa é que a maioria das pessoas não utiliza esse espaço, porém os concorrentes e pessoas mau intencionadas, usam esse instrumento, para denegrir a imagem das empresas fazendo com que o Ifood diminua a classificação do concorrente, e fazer com que as pessoas evitem fazer o seu pedido nesse restaurante, dando prejuízo para todos.
Oi, Gilson. Agradecemos seus comentários. Sua sugestão é sempre muito válida por aqui. 🙂 Estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam promover uma experiência ainda melhor dos restaurantes com o iFood. Você pode conferir aqui tudo o que está sendo feito: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood. <3
Estou tendo a pior experiência como parceiro ifood eles roubam na cara dura nos repasses inventa promoção sem vc querer participar e cobran mais de 80% dos repasses e não estão nem aí pro restaurante. Estou indignado com o ifood a pior empresa parceira meu restaurante e o larica lanches de Rio das ostras
Oi, Edson. Pra entendermos melhor o ocorrido, pedimos que entre em contato por meio do atendimento no Portal do Parceiro. Basta acessar este link: https://portal.ifood.com.br/cases/help – nossa equipe interna vai ajudar você.
Pensei que aqui eu poderia descobrir como ter minha avaliação certa, né, já que meu restaurante já é 5 estrelas e vocês estão há meses roubando meus pontos colocando 4.8 no app do cliente.
E conversando com outros donos de deliveries, todos dizem a mesma coisa, sobre vocês estarem abaixando nossas notas erroneamente. Quando vai resolver isso, ifood? Pelo amor de Deus, taxas altíssimas pra um serviço porco desse.
Oi, Manuella. A quantidade de estrelas é calculada a partir da média simples, em que o total de estrelas é dividido pelo total de avaliações, considerando as avaliações dos últimos 90 dias. Por exemplo, se você tiver 10 avaliações com 5 estrelas e 1 avaliação com 1 estrela, serão 51 estrelas divididas por 11 avaliações. Nesse caso, sua nota no app será 4,6. A nota sempre segue esse padrão. 🙂