As avaliações no iFood classificam o grau de satisfação que os clientes têm com os restaurantes. Elas são fundamentais, pois atestam a outros clientes como foi a experiência que as pessoas tiveram com sua loja.
No aplicativo do iFood, a avaliação apresentada representa uma média dos últimos 90 dias, em que a nota pode variar de 1 a 5 estrelas — sendo que 5 é o grau máximo de satisfação.
É importante reforçar que os clientes têm o direito de realizar críticas públicas sobre sabor, quantidade e gosto pessoal. As lojas têm o direito de responder às críticas nas avaliações em até 7 dias. Todos têm o dever de respeitar a política, como, por exemplo, nunca usar palavras ofensivas.
Se você quer aumentar sua avaliação no iFood, entenda os critérios adotados pelos clientes no momento da avaliação.
Comida saborosa
O primeiro critério considerado é o sabor da comida. Esse é o momento em que você deve destacar toda personalidade do seu restaurante nos pratos que está entregando.
Para preparar comidas mais saborosas, vale a pena investir, por exemplo, em ingredientes de qualidade, que realmente valorizem seu produto. Garanta também que sua cozinha conta com equipamentos eficientes na conservação e no preparo dos alimentos.
Bem temperada
Além de ser saborosa, a comida precisa ser bem temperada. Isso significa que o cozinheiro deve explorar todo seu conhecimento na construção dos sabores.
Investir em cursos e treinamentos que ajudem no desenvolvimento de novas habilidades é um passo importante. Isso porque o mercado da culinária se renova constantemente, trazendo sempre novidades.
Boa aparência
A aparência da comida é responsável por despertar no cliente o primeiro interesse em consumir seu produto. Isso faz parte da experiência que o cliente terá com sua loja.
Da mesma forma, garanta o uso de ingredientes de qualidade. Mas também é importante ter cuidado e dedicação em todas as etapas de preparo do prato.
Boa quantidade
Ao fazer um pedido no iFood, é comum que o cliente tenha uma expectativa sobre a quantidade e tamanho do prato que receberá. Por isso, o primeiro passo é garantir preparos suficientes para uma refeição.
Mas o verdadeiro segredo é alinhar com o cliente, antes de realizar o pedido, a quantidade que será entregue. Ao configurar o cardápio iFood, você consegue especificar o peso do prato, além do número de pessoas que serve.
Pratos vendidos sem essa especificação de tamanho podem frustrar o cliente. Essa informação, no entanto, promove uma comunicação mais transparente com o cliente e pode evitar problemas.
Boa embalagem
A embalagem é o elemento responsável por garantir a segurança e temperatura dos alimentos. No serviço de entrega, o preparo passa por diferentes fases, como o trajeto de entrega com a pessoa entregadora.
Durante a rota, o pedido pode se movimentar — o que é natural. Por isso, é essencial que a embalagem proteja o alimento e não o deixe vazar, revirar ou perder a temperatura.
Vale a pena fazer testes e pesquisar bastante para entender qual é a embalagem ideal para seu produto. Não deixe de contar com bons fornecedores para adquirir as embalagens necessárias.
Temperatura certa
A temperatura é outro critério avaliado pelos clientes ao final de um pedido. Isso porque pode ser frustrante para o cliente receber, por exemplo, um sorvete derretendo ou uma pizza fria.
Além de escolher uma embalagem que ajude na conservação da temperatura, invista na otimização da sua operação, para que os produtos sejam imediatamente despachados após a conclusão do preparo.
Bons ingredientes
A qualidade dos ingredientes vai valorizar todo conhecimento e esforço da equipe da cozinha. Por isso, busque adquirir marcas de confiança, que você goste de consumir no dia a dia.
Contar com bons fornecedores é importante para você poder ter sempre os ingredientes certos na sua operação. No processo de negociação, avalie todas as condições de compra e também entenda o prazo de entrega dos ingredientes após a realização do pedido.
Mantenha sempre um estoque de ingredientes, para que os itens essenciais não faltem durante a rotina de trabalho. Ao mesmo tempo, evite excessos, já que ingredientes guardados por muito tempo podem estragar.
No ponto certo
O ponto dos pratos diz respeito ao uso correto das técnicas e processos de preparo. Imagine, por exemplo, que você pede uma fatia de bolo, mas a massa ainda está crua? A experiência pode ser desagradável.
Para garantir o ponto certo dos pratos, a solução é treinar. Faça testes, prepare inúmeras vezes e busque sempre por melhorias no resultado. A própria rotina de trabalho ajudará você a desenvolver ainda mais.
São diversos os critérios adotados pelos clientes ao fazer uma avaliação no iFood. Entenda cada um e invista no desenvolvimento do seu produto e da sua operação.
Vale considerar também que o consumidor tem um prazo de 7 dias para fazer a avaliação do pedido. Após esse período, o recurso fica indisponível no aplicativo. Esse prazo, que antes considerava 15 dias, visa reter uma taxa de respostas mais qualificadas.
Para ter boas avaliações no iFood, vale a pena também construir bons relacionamentos com o cliente. Comunique-se constantemente pelo chat do iFood e também busque atender os prazos de entrega descritos na ferramenta.
Agora que você já sabe como ter uma boa avaliação no iFood, leia este post e saiba como ter uma boa reputação online!
249 respostas
Bom eu intendo que temos que h
Oferecer o melhor produto e a melhor experiência pro cliente mais infelizmente tem gente sem amor ao próximo e faz avaliação ruim só pra prejudicar mesmo tenho uma cliente que faz pedido toda semana é toda x ela reclama será que ela gosta de cume coisa ruim ou ela faz pra prejudicar só pode por que tenho cliente que ama meus produtos e da 5 estrela se olha Lá temos bastante elogios e as reclamações são só dela em 2 semanas elas fez 3 pedido é reclamou de todos
Oi, Tabata. Obrigada por comentar aqui. Estamos de olho em tudo o que os nossos parceiros nos enviam a fim de aprimorar ainda mais a experiência dos restaurantes com o iFood 🙂 Caso não concorde com alguma avaliação, é possível solicitar a moderação do time iFood acessando a aba “Avaliações” no Portal do Parceiro. Nosso time vai analisar cada caso e te dará um retorno.
Vcs esqueceram de pontuar bons preços , é o que mais interessa ao cliente
Boa, Michele! Bons preços podem impulsionar as vendas do seu restaurante e aumentar as avaliações. <3
Fiz meu cadastro dia 14 até hoje estou aguardando a finalização.
Muito insatisfeita com a falta de atenção de vocês
Oi, Tais. Sentimos muito por essa situação. Vamos te ajudar com isso, ok? Pedimos que entre em contato pelo chat disponível em https://parceiros.ifood.com.br. Para isso, clique no botão flutuante que fica canto inferior direito da tela, indique se é restaurante ou mercado e deslize o card (clicando na seta) até “Dúvidas e Soluções”; selecione “Dificuldades no site”, e pronto. Depois disso, é só seguir as instruções que aparecem. Se tiver mais alguma dúvida, pode comentar. 😉
Obrigado, pelas dicas.
Demais, né? <3 Com essas dicas seu restaurante vai vender ainda mais. ?
São ótimas dicas e servem para todos ter ótimos resultados.
Isso mesmo, André! 😉 Algumas pequenas ações ajudam seu restaurante a ter uma excelente reputação online e vender mais.
Muito explicativo mas é impossível agradar a todos ! Teve cliente que deu 1 estrela porque o camarão não era dessalgado, era do melhor que esse.
Clientes que acham uma delicia mas não avaliam, ou coisas poucas que levam a dar 1 estrela sem necessidade. Eles nem sabem o quanto isso é importante pra gente. Fora os Golpes onde o ifood não faz nada em prol do restaurante se defender e isso desanima demais nós do restaurante.
Oi, Ane. As avaliações levam em conta os últimos 90 dias e são calculadas a partir da média simples, em que o total de estrelas é dividido pelo total de avaliações. Se você tiver 10 avaliações com 5 estrelas e 1 avaliação com 1 estrela, serão 51 estrelas divididas por 11 avaliações, ou seja, sua nota será 4,6. Quanto mais avaliações positivas, maior será sua nota, mesma que ainda reste 1 negativa. 🙂
As vezes fazemos tudo isso e os clientes reclamam porque não está no gosto deles. O que não quer dizer que o que fizemos está errado, mas sim que o cliente é um cliente reclamão.
Oi, Thiago. Entendemos seu sentimentos quanto a isso. Mantemos as avaliações pra que você saiba como melhorar a performance do seu negócio. Caso não concorde com a avaliação, você pode solicitar a moderação pelo Portal do Parcerio. Sua nota no app é calculada a partir de uma média simples entre o total de estrelas e o total de avaliações, então mesmo que você tenha 1 avaliação com 1 estrela, muitas avaliações com 5 estrelas podem te garantir uma nota alta aqui. <3
Nós esforçamos p isso sempre
Que demais! Uma boa reputação online impulsiona muito suas vendas. <3
Infelizmente, nem todos são honestos e fazem avaliações caluniosas só por maldade. Não sabem como é difícil este ramo.
Deveria ter avaliações para os clientes também
Oi, Aurionir. Acreditamos na melhoria contínua, por isso estamos desenvolvendo diferentes ações pra promover uma experiência cada vez melhor dos restaurantes com o iFood. Algumas dessas ações podem ser vistas aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood.
Devia melhorar as avaliações pos os clientes só avalia qundo tem aguam probema se tá tudo certo eles nem avalia tinha que gase com que o cliente seja obrigado a avalia pos aí só avalia cundo tá errado o restaurante que fica negativo
Oi, Fabiano. As avaliações são importantes para nós também, por isso sempre incetivamos que cada cliente retorne ao app para fazer um comentário. <3 Nosso time interno está de olho no que você nos contou para as futuras mudanças que fizermos aqui.
No app nao apereceu o sabor i cliente nao contesto o chamado, colocou 1 estrelha e baixo d3 5 a 4.4 minha aval8acao
Fac9 tudo pra satifazer acho injusto 1 avaliacao baixar tudo
Ate pq nao foi por falta de atencao
Oi, Gaby. A quantidade de estrelas é calculada a partir da média simples, em que o total de estrelas é dividido pelo total de avaliações, considerando as avaliações dos últimos 90 dias. Um número alto de avaliações com 5 estrelas, pode colocar sua nota lá em cima. 🙂 Você também pode solicitar a moderação do time iFood para um comentário com o qual não concorde, na aba “Avaliações” no Portal do Parceiro. Vamos avaliar e te daremos um retorno.
Ótimo tutorial, mas a opção para avaliação deveria ficar de forma mais visível ao cliente, incentivar de alguma forma que o cliente realize a avaliação. Como por exemplo uma notificação para que ele avalie seu último pedido.
Oi, Natália. Suas sugestões são sempre muito bem-vindas aqui. 🙂 Gostamos do que você nos contou e vamos levar para o time interno. ?
Comida excelente e ótima qualidade
São alguns dos pilares pra ter (ainda mais) sucesso com o seu negócio. ?
Uma explicação enriquecedora, me ajudou bastante ver meus produtos do outra forma.
Oba! Ficamos muito felizes em ler isso, Valdeni. Algumas pequenas ações podem impulsionar (e muito) suas vendas no iFood e construir uma boa reputação pra sua loja. <3
Considerando as sugestão de vocês ifood alguns já querem atrapalha mesmo mal pede o pedido já dá ma avaliação e ainda ficam em primeiro enquanto os grandes ficam acima dos pequeno. Isso é uma grande injustiça que vcs fazem com nós comerciantes.
Oi, Vivianne. Estamos de olho em tudo o que acontece por aqui para oferecer a você sempre a melhor experiência com iFood. Algumas ações já estão tomadas nessa direção e seus comentários serão levados em conta nas futuras mudanças na plataforma. <3
Em uma plataforma que permite que os clientes cancelem o pedido mesmo depois de recebido o mesmo de forma adequada, e o restaurante parceiro não tem o direito de contestar não tem minha consideração.
Oi, Edmilson. Sentimos muito por essa situação. Estamos atentos a tudo o que acontece por aqui e desenvolvendo diferentes ações em busca de uma experiência ainda melhor dos restaurantes com o iFood, como você pode ver neste link: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood. Vamos levar em conta seus comentários para as futuras mudanças.
Muito boa as dicas.
Que bom que gostou, Leo! <3 Não deixe de assinar a nossa newsletter pra receber mais conteúdos como esses. ?
Olá ifood somos nota 4,9 mais o retorno das avaliações que e o mais difícil do cliente nossa taxa de avaliação e baixa referente aos pedidos isso que enviamos chat com os clientes lembrando da avaliação educadamente, sem ser chato com o cliente eles esquecem qual a ferramenta vcs proporcionam para eles lembrarem das avaliações??????
Sou 4.9
Envio tudo perfeito, envio vários brindes, e maioria esquece de avaliar..
E sempre avalia quando dar algum problema com entregador do próprio Ifood!
Ajuda nos Ifood!
Oi, Sam. Parece que sua nota já é bem alta, né? <3 As avaliações levam em conta os últimos 90 dias. Com uma reputação igual a essa, você vai sempre estar entre os melhores no app. ?
Pra que fazer tudo isso e o cliente pagar online e comer o lanche e concluir o pedido e pedir o cancelamento alegando que o lanche não tava bom e o ifood cancelar o pedido simplesmente cancelar. Cansado disso aí tenho que ir na casa do cliente pra poder ele fazer o pix isso só vai se resolvido até morre algum dono de restaurante e o ifood pega um processo por uma morte do empresário
Oi, Mateus. Sabemos que temos muito a melhorar nesse assunto e algumas ações já estão sendo tomadas pra que cada parceiro tenha sempre a melhor experiência aqui. Se o cliente tiver selecionado no cancelamento algum motivo que possa ser contestado, o botão “Contestar cancelamento” aparecerá para você no canto inferior da tela naquele pedido no Portal do Parceiro (busque pelo pedido em “Pedidos” no menu). Caso o botão não esteja disponível e, ainda assim, você não discorde da solicitação, abra um chamado com nossa equipe de suporte. Vamos verificar e te daremos um retorno assim que possível.