As avaliações no iFood classificam o grau de satisfação que os clientes têm com os restaurantes. Elas são fundamentais, pois atestam a outros clientes como foi a experiência que as pessoas tiveram com sua loja.
No aplicativo do iFood, a avaliação apresentada representa uma média dos últimos 90 dias, em que a nota pode variar de 1 a 5 estrelas — sendo que 5 é o grau máximo de satisfação.
É importante reforçar que os clientes têm o direito de realizar críticas públicas sobre sabor, quantidade e gosto pessoal. As lojas têm o direito de responder às críticas nas avaliações em até 7 dias. Todos têm o dever de respeitar a política, como, por exemplo, nunca usar palavras ofensivas.
Se você quer aumentar sua avaliação no iFood, entenda os critérios adotados pelos clientes no momento da avaliação.
Comida saborosa
O primeiro critério considerado é o sabor da comida. Esse é o momento em que você deve destacar toda personalidade do seu restaurante nos pratos que está entregando.
Para preparar comidas mais saborosas, vale a pena investir, por exemplo, em ingredientes de qualidade, que realmente valorizem seu produto. Garanta também que sua cozinha conta com equipamentos eficientes na conservação e no preparo dos alimentos.
Bem temperada
Além de ser saborosa, a comida precisa ser bem temperada. Isso significa que o cozinheiro deve explorar todo seu conhecimento na construção dos sabores.
Investir em cursos e treinamentos que ajudem no desenvolvimento de novas habilidades é um passo importante. Isso porque o mercado da culinária se renova constantemente, trazendo sempre novidades.
Boa aparência
A aparência da comida é responsável por despertar no cliente o primeiro interesse em consumir seu produto. Isso faz parte da experiência que o cliente terá com sua loja.
Da mesma forma, garanta o uso de ingredientes de qualidade. Mas também é importante ter cuidado e dedicação em todas as etapas de preparo do prato.
Boa quantidade
Ao fazer um pedido no iFood, é comum que o cliente tenha uma expectativa sobre a quantidade e tamanho do prato que receberá. Por isso, o primeiro passo é garantir preparos suficientes para uma refeição.
Mas o verdadeiro segredo é alinhar com o cliente, antes de realizar o pedido, a quantidade que será entregue. Ao configurar o cardápio iFood, você consegue especificar o peso do prato, além do número de pessoas que serve.
Pratos vendidos sem essa especificação de tamanho podem frustrar o cliente. Essa informação, no entanto, promove uma comunicação mais transparente com o cliente e pode evitar problemas.
Boa embalagem
A embalagem é o elemento responsável por garantir a segurança e temperatura dos alimentos. No serviço de entrega, o preparo passa por diferentes fases, como o trajeto de entrega com a pessoa entregadora.
Durante a rota, o pedido pode se movimentar — o que é natural. Por isso, é essencial que a embalagem proteja o alimento e não o deixe vazar, revirar ou perder a temperatura.
Vale a pena fazer testes e pesquisar bastante para entender qual é a embalagem ideal para seu produto. Não deixe de contar com bons fornecedores para adquirir as embalagens necessárias.
Temperatura certa
A temperatura é outro critério avaliado pelos clientes ao final de um pedido. Isso porque pode ser frustrante para o cliente receber, por exemplo, um sorvete derretendo ou uma pizza fria.
Além de escolher uma embalagem que ajude na conservação da temperatura, invista na otimização da sua operação, para que os produtos sejam imediatamente despachados após a conclusão do preparo.
Bons ingredientes
A qualidade dos ingredientes vai valorizar todo conhecimento e esforço da equipe da cozinha. Por isso, busque adquirir marcas de confiança, que você goste de consumir no dia a dia.
Contar com bons fornecedores é importante para você poder ter sempre os ingredientes certos na sua operação. No processo de negociação, avalie todas as condições de compra e também entenda o prazo de entrega dos ingredientes após a realização do pedido.
Mantenha sempre um estoque de ingredientes, para que os itens essenciais não faltem durante a rotina de trabalho. Ao mesmo tempo, evite excessos, já que ingredientes guardados por muito tempo podem estragar.
No ponto certo
O ponto dos pratos diz respeito ao uso correto das técnicas e processos de preparo. Imagine, por exemplo, que você pede uma fatia de bolo, mas a massa ainda está crua? A experiência pode ser desagradável.
Para garantir o ponto certo dos pratos, a solução é treinar. Faça testes, prepare inúmeras vezes e busque sempre por melhorias no resultado. A própria rotina de trabalho ajudará você a desenvolver ainda mais.
São diversos os critérios adotados pelos clientes ao fazer uma avaliação no iFood. Entenda cada um e invista no desenvolvimento do seu produto e da sua operação.
Vale considerar também que o consumidor tem um prazo de 7 dias para fazer a avaliação do pedido. Após esse período, o recurso fica indisponível no aplicativo. Esse prazo, que antes considerava 15 dias, visa reter uma taxa de respostas mais qualificadas.
Para ter boas avaliações no iFood, vale a pena também construir bons relacionamentos com o cliente. Comunique-se constantemente pelo chat do iFood e também busque atender os prazos de entrega descritos na ferramenta.
Agora que você já sabe como ter uma boa avaliação no iFood, leia este post e saiba como ter uma boa reputação online!
249 respostas
A maioria dos clientes não dão a nota pq não tem uma ferramenta que faça eles fazerem , e tem nesse meio muito concorrente desonesto ,pedem só pra falar mal do restaurante
Oi, Lucineia. Seus comentários são de extrema importância para nós, pois buscamos nossa melhoria contínua, como você pode ver nest link: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood. Novas funcionalidades serão lançadas pelo iFood, e você pode acompanhar cada novidade aqui pelo blog. 😉
Minha nota já é5⭐
Mandou muito bem! ??? Com uma reputação dessas, muitos clientes vão amar conhecer mais sua loja. ?
O meu trabalho eu garanto que é impecável, já certos aplicativos de delivery de comida que começam com IFO e terminam com OD deixam muito a desejar. Impossibilitam o feedback do cliente, não obstante ele também não dão feedback algum , por canal algum. Não há como entrar em contato.
Oi, Rodrigo. Acreditamos na melhoria contínua dos nossos serviços e, por isso, pedimos que entre em contato pelo Portal do Parceiro com mais detalhes sobre o que nos contou aqui. Basta clicar no link https://portal.ifood.com.br/cases/help e vamos ajudar você.
Muito injusto. CLIENTES mentirosos, na maioria, mentem pra enganar os outros e prejudicar o restaurante. TAXA de avaliação muito baixa, não podemos avaliar clientes TB, é injusto. Clientes que avaliam com muito tempo depois de comer. Eu odeio o ifood, só uso a plataforma, pq infelizmente as pessoas só querem comprar nela.
Oi, Lia. Sentimos muito por essa situação. Sabemos que temos muito a melhorar e, por isso, estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam promover uma experiência ainda melhor dos restaurantes com o iFood. Caso a avaliação do cliente tenha sido a respeito de uma etapa fora do restaurante, como a entrega, por exemplo, você pode solicitar a moderação do time iFood, acessando a aba “Avaliações”, e depois “Solicitar moderação”, no Portal do Parceiro.
Concordo com alguns tópicos mais acredito q muitas avaliações não condiz com nossos produtos tem muitos clientes q parece q fazem de sacanagem e quando pedimos moderação sobre alguma avaliação nunca é aceita. Só vê o lado do cliente e não do restaurante.
Oi, Djanir. Estamos desenvolvendo diferentes ações pra garantir que sua experiência aqui seja a melhor possível e você conferir o que está sendo feito aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood. Em alguns, é possível solicitar moderação do time iFood clicando na aba “Avaliações” no Portal do Parceiro. Se tiver qualquer dificuldade, você também pode entrar em contato pelo atendimento em https://portal.ifood.com.br/cases/help.
O restaurante deveria ter mais atenção do ifood e não ver só o lado do cliente.
Oi, Djanir. Estamos de olho em tudo o que acontece por aqui e tomamos diferentes iniciativas a fim de aprimorar ainda mais a experiência dos restaurantes com o iFood (veja aqui o que está sendo feito em 2022). Seus comentários são sempre muito bem-vindos e levados em conta para futuras mudanças. 🙂
Olá ifood .recebo bastante notas 5 demora a subir minha nota no APP, mas quando recebe notas baixas a nota no APP baixa bem rápido. Estranho tanbem e pedidos feitos tipo 15 dias atrás entra avaliacoes desses pedidos após esses dias .
A nota é calculada a partir de uma média simples, em que o total de estrelas é dividido pelo total de avaliações, considerando as avaliações dos últimos 90 dias. Por exemplo, se você tiver 10 avaliações com 5 estrelas e 1 avaliação com 1 estrela, serão 51 estrelas divididas por 11 avaliações. Nesse caso, sua nota será 4,6.
Em questão da loja como fica as vezes temos pedidos cancelados sendo q já foi entreguem não conseguimos falar com cliente com motoboy na porta deles. Abrimos um chamado e nada se resolve. Difícil o querer bombom se não ajudar.
Outra coisa parar de colocar promoção sendo q nem autorização a gente da e vcs coloca,. E cobrar taxa de serviço de cliente sendo q a gente já paga por isso
Esse sugestões de nada vale quando fazemos o nosso melhor e o Ifood não dá o suporte que precisamos, ontem cliente fez um.pedido de R$82,00 até sorvete kibon, entrega realizada com sucesso, trabalho até 15:30 as 19:20 chegou mensagem de pedido cancelado por demora, não houve demora e Ifood não tem opção de eu explicar que cliente foi pilantra e eu estou nesse prejuízo, qual o canal de reclamações,?
Oi, Joselito. Na aba “Pedidos” do Portal do Parceiro, você consegue buscar por esse pedido e solicitar o contestamento. Se o cliente tiver selecionado um motivo que pode ser contestado, o botão “Contestar cancelamento” aparecerá no canto inferior da tela. Caso o botão de contestar cancelamento não esteja disponível e, ainda assim, você não discorde da solicitação, abra um chamado com nossa equipe de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.
Como ter nota alta , se os entregadores do ifood entrega como se fosse qualquer coisa é tanto cancelamento e reclamação que o pedido chega revirado que parece que o restaurante tem culpa
Oi, Veronica. Estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam promover uma experiência ainda melhor dos restaurantes com o iFood e sua opinião é sempre muito bem-vinda. 🙂 Caso a avaliação do cliente tenha sido a respeito de uma etapa fora do restaurante, como a entrega, por exemplo, você pode solicitar a moderação do time iFood, acessando a aba “Avaliações”, e depois “Solicitar moderação”, no Portal do Parceiro.
Olá boa noite!
Somos novos no app tive 2 vendas tudo conforme a descrição acima e não obtive avaliação das clientes. Como posso melhorar quanto a isso?!
Oi, Mayara. Seja muito bem-vinda aqui, esperamos que você tenha uma experiência no melhor padrão iFood. Temos algumas dicas de como você pode solicitar o feedblack dos clientes via chat, dá uma olhadinha: https://blog-parceiros.ifood.com.br/chat-ifood. 😉
Boa Noite!
Muito interessante todas as dicas .
O problema é que não conseguimos falar nem com o cliente e nem com o chat ..
Meu caso tive que cancelar vários pedidos por falta de comunicação com vocês do IFood, aí fica difícil, vocês tem que melhorar.
Oi, Maria. Pra alterar um pedido em andamento, ou caso tenha qualquer dificuldade com a entrega, nosso chat fica disponível, diariamente, das 7h às 2h da manhã; já nosso suporte técnico fica disponível das 10h às 23h. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.
Boa noite
Desde dezembro minhas vendas no ifood cairão muito,mais nao tenho cancelados,meus clientes sempre avalia c 5 estrelas e minha nota nao sobe p 5 estrelas nunca não sei mais o tenho q fazer
Oi, Mirian. A quantidade de estrelas é calculada a partir da média simples, em que o total de estrelas é dividido pelo total de avaliações, considerando as avaliações dos últimos 90 dias. Muitas avaliações com 5 estrelas podem colocar sua nota lá em cima logo logo. 😉
Lembrar o cliente de dar avaliação, e quando a nota for ruim, o cliente deveria ser obrigado a colocar por que deu avaliação ruim, pra gente ter noção do que está errado e se realmente está errado.
Oi, Marcio. Queremos que você tenha sempre a experiência com o iFood, por isso separamos algumas dicas de como você pode solicitar o feedblack dos clientes via chat, dá uma olhadinha aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/chat-ifood. ?
Estão facilitando golpes entrega própria não tem como provar que foi entregue cliente recebe o pedido fala que não foi entregue e devolvem o pix pra ele e a loja fica no prejuízo se o cliente alegar qualquer problema a loja tem ser avisada para solucionar o problema e mesmo quando os motoboys do ifood entregam os clientes cancelam alegando que foi itens errados no pedido porque como os motoboys ultilizam códigos não tem como alegar não ter sido entregue coisa simples de se resolver mas preferem facilitar pra golpista
Oi, Gabriel. Lamentamos muito por essa situação. 🙁 Sabemos que temos muito a melhorar nesse assunto e estamos trabalhando diariamente nessa direção. Você pode conferir aqui tudo o que está sendo feito: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood. Na aba “Pedidos” do Portal do Parceiro, você consegue buscar por esse pedido e solicitar o contestamento. Se o cliente tiver selecionado um motivo que pode ser contestado, o botão “Contestar cancelamento” aparecerá no canto inferior da tela.
Nossa loja entrega vários pedidos mas os clientes não avaliam. Muito poucos…alguns chegam a pedir cupom para dar avaliação. Creio q este sistema de avaliação não está funcionando. Temos muitos pedidos recorrente aí o cliente acha desnecessário avaliar.
Oi, (nome). Queremos que cada parceiro tenha sempre a melhor experiência aqui no iFood, por isso estamos de olho em cada comentário e sugestão, para que futuras mudanças possam ser feitas. É possível solicitar o feedback dos clientes direto pelo chat também, dá uma olhadinha nestas dicas: https://blog-parceiros.ifood.com.br/chat-ifood.
O aplicativo tá dando problema pra mim. Toca e não dá nem tempo eu aceitar e se não tiver o produto, não tenho como cancelar. Complicado. Esse fato pra mim é no mínimo estranho
Oi, Ivaneide. É muito importante para nós que cada restaurante aqui tenha sempre a melhor experiência com o iFood, por isso pedimos que entre em contato pela opção “Chamados e ajuda”, que fica no menu lateral do Portal do Parceiro. Você também pode acessar direto o link https://portal.ifood.com.br/cases/help – nossa equipe interna vai ajudar você.
Eu não tenho nem 20% dos pedidos avaliados. A meu ver, o Ifood deveria ter um critério, onde o cliente só conseguiria fazer um novo pedido, ao avaliar o anterior. Assim, poderia contribuir com seus parceiros de forma positiva.
Oi, Elaine. Sua sugestão é muito bem-vinda aqui, afinal, queremos que cada restaurante tenha sempre a melhor experiência com o iFood. <3 Você também pode solicitar o feedback dos clientes direto pelo chat, dá uma olhadinha nestas dicas: https://blog-parceiros.ifood.com.br/chat-ifood. 🙂
I Ifood não está depositando corretamente na nossa Conta Digital os repasses informados no Financeiro do Portal. Desde o dia 13 de março. Toda semana estão depositando a menor. Estão faltando mais de oito mil reais.
Tb não consigo abrir um chamado.
Oi, Manuel. Infelizmente, por se tratar de assunto financeiro, não conseguimos ter ajudar por este canal. Precisamos que entre em contato pela opção “Chamados e ajuda” no Portal do Pareceiro para que nossa equipe interna possa analisar o seu caso e te dá um retorno o quanto antes.