A saúde financeira traz confiança para que uma empresa invista e cresça cada vez mais no mercado. O objetivo é melhorar desde as operações internas até a etapa de atendimento ao cliente. No ramo de alimentação, esse objetivo começa a ser alcançado quando há uma boa gestão do caixa de restaurante.
Você se preocupa em fazer o controle contínuo dos recursos que passam pelo estabelecimento? Ao contrário do que possa parecer, a eficácia desse trabalho exige muito mais constância do que esforço. Ou seja, os resultados dependem do acompanhamento frequente de tudo o que envolve o dinheiro do negócio.
Continue a leitura para descobrir a importância e as formas de manter suas finanças sempre em ordem!
O que é fluxo de caixa?
Esse processo representa a movimentação do dinheiro na empresa, desde quando entra até o momento em que sai do caixa. Ele serve para que gestores entendam de onde veio e aonde vai cada montante que passa pelo local, a fim de garantir que o orçamento esteja sempre em dia.
Por mais cuidadosa que seja, toda pessoa está sujeita a deixar algumas informações de lado na hora de analisar um cenário. Assim, o controle eficaz do fluxo de caixa de restaurante surge como um grande aliado para monitorar os gastos e os recebimentos em determinado período.
Ele inclui todos os valores monetários envolvidos nas atividades do estabelecimento, desde o pagamento de funcionários até as vendas de refeições e bebidas. Assim, se você resolveu investir em equipamentos ou obteve um empréstimo para o negócio, precisa contabilizar esses dados em algum lugar.
A gestão do caixa é valiosa porque demonstra a realidade financeira da empresa, incluindo detalhes sobre despesas, valores recebidos e total de lucros. Tendo esses dados em mãos, você acaba tomando decisões mais inteligentes e adequadas à condição atual, evitando prejuízos.
[rock-convert-cta id=”8824″]
Como fazer a gestão de caixa de restaurante?
O controle deve ser constante para que funcione e gere relatórios precisos sobre o saldo do empreendimento. Você pode eleger uma ou duas pessoas para operar o sistema em que os dados serão armazenados, sempre orientando sobre a importância de manter tudo atualizado. Entenda como gerir seu restaurante de forma efetiva.
Registre dados diariamente
Cada movimentação financeira importa na hora de avaliar o desempenho do negócio. Portanto, tenha o cuidado de anotar qualquer montante de entrada ou saída, independentemente do valor.
Pense que restaurantes têm um fluxo intenso de operações relacionadas compra de comida em diferentes horários. Isso exige o registro diário do que foi vendido no ambiente físico ou em serviços de entrega, por exemplo. O ideal é armazenar os dados o quanto antes, para ter noção real do consumo.
Detalhe os lançamentos
Procure gerenciar caixa de restaurante organizando os lançamentos em categorias distintas. Isso ajuda no registro e na consulta das informações para elaborar relatórios ricos em detalhes. Também evita confusões com valores de gastos e recebimentos, o que transmitiria uma ideia errada sobre as finanças.
Você deve separar as entradas das saídas e, se achar necessário, criar subcategorias dentro de cada grupo. Na parte dos valores recebidos, por exemplo, coloque os pagamentos pelos itens do cardápio, fontes de financiamento e até vendas de itens complementares, como bebidas, caso faça parte das opções do seu negócio.
Já a parte dos valores pagos engloba as despesas com a operação e a manutenção do negócio: conta de luz e de água, aluguel de espaço, salários da equipe etc. Também considere os custos com a renovação do estoque, que passa pelos pagamentos aos fornecedores de insumos.
Invista em automatização
A tecnologia supera os processos manuais quando o objetivo é ganho de agilidade. Então, evite registrar os dados em planilhas físicas, mesmo como algo provisório. A chance de você deixar para depois ou de confundir as anotações é grande, sem contar que dados em papel são mais demorados para analisar.
Hoje, não faltam ferramentas específicas para organizar e proteger as informações das empresas. Isso inclui os detalhes do fluxo de caixa, que fica sempre atualizado e acessível aos gestores. A vantagem das ferramentas digitais está na rapidez para comparar valores e realizar cálculos, sem contar que muitas podem ser manipuladas remotamente, até mesmo pelo celular.
Realize projeções financeiras
Prever cenários futuros é uma tática excelente para se antecipar a possíveis problemas. Após abrir um restaurante, você precisa controlar o capital de giro para continuar operando sem preocupações com dinheiro. Nesse processo, as projeções financeiras são sempre bem-vindas.
Elas oferecem um panorama de saldos futuros para que o gestor saiba se terá recursos suficientes para custear todas as despesas e manter os lucros. Para fazer esse cálculo, você precisa lançar todos os gastos que ainda não foram quitados e os valores que ainda serão recebidos.
Depois, compare os montantes para descobrir se o resultado do caixa de restaurante será positivo ou negativo na semana ou mês seguinte. Caso preveja um cenário desfavorável, poderá agir com antecedência para amenizar ou evitar a perda de dinheiro.
Analise o desempenho do caixa
Conferir o saldo em cada período, de forma permanente, ajuda você a entender se as operações estão seguindo o caminho certo. Para saber como foi o desempenho em determinada quinzena ou mês, por exemplo, some todas as entradas e depois aplique uma redução com o total das saídas.
O resultado deve ser positivo para gerar lucro e preservar a saúde financeira do negócio. É interessante que você sempre compare o valor disponível ao fim de cada expediente, transportando esse saldo para o dia seguinte e usando-o como base para realizar novos cálculos.
A análise dos dados também serve para identificar itens mais vendidos, horários com maior pico de consumo e os meios de pagamento favoritos dos clientes. São todos fatores relevantes para o gestor aprimorar seus serviços e melhorar a experiência do público.
Como vimos, a movimentação do caixa de restaurante fornece informações precisas sobre o que funciona ou precisa ser revisto na gestão. Então, dedique-se no registro para ter segurança na tomada de decisões, a fim de obter bons benefícios.
Não sabe quanto cobrar pelos itens do cardápio? Tire essa dúvida com o nosso guia completo para fazer a precificação de produtos do restaurante!