Se você busca conquistar mais clientes para aumentar suas vendas, saiba que ter um cardápio atrativo é uma tarefa essencial. Ao preparar o seu cardápio do iFood, você deve garantir que os itens acompanham todas as informações que o cliente precisa ter, além de fotos que valorizem os seus produtos.
Para tornar essa tarefa mais fácil, reunimos valiosas dicas da expert iFood, Bia Fraga, e da foodlover e apaixonada por gastronomia, Catarine. Elas compartilham ideias essenciais para que você possa construir um cardápio irresistível e atrair mais clientes para o seu estabelecimento.
Continue a leitura e conheça 5 dicas que vão ajudar você a construir o cardápio no iFood!
1 . Organização
Para facilitar a decisão de compra do cliente, organize as categorias da seguinte forma:
- primeiramente, insira suas promoções e combos mais atrativos;
- depois, inclua os pratos principais pela ordem de mais vendidos;
- na sequência, insira as sobremesas;
- por fim, coloque as bebidas.
Vale lembrar que a estrutura do cardápio depende muito do tipo de cozinha do seu restaurante! Por isso, adapte essa sugestão conforme a sua necessidade.
2. Descrição dos itens
Na hora de incluir todos os itens que estarão à venda, capriche nos detalhes do prato no campo “descrição”. Lembre-se de informar os ingredientes que compõem o produto. Esclarecer o tamanho da porção e a quantidade de pessoas que serve é fundamental para que o cliente saiba exatamente que tipo de prato receberá.
Além disso, para alcançar um cardápio eficaz, é crucial que a tagline esteja alinhada e conectada com o cliente. Bia Fraga enfatiza que a tagline deve refletir a identidade única do seu restaurante, proporcionando uma experiência memorável aos clientes.
3. Complementos
Oferecer aos clientes a possibilidade de personalizar cada prato é uma estratégia inteligente. Permita escolhas como o ponto da carne, tamanho da refeição, e adição de ingredientes extras. Ao desenvolver essas opções, pense cuidadosamente em complementos que se alinhem à identidade da sua cozinha.
Lembre-se de que a qualidade supera a quantidade quando se trata de complementos. Ofereça escolhas estratégicas que aprimorem a experiência do cliente. É muito importante que os complementos estejam em harmonia com o prato principal. Conforme destaca Catarine, não faz sentido oferecer brigadeiros como opção complementar para pratos veganos, por exemplo.
Também não é necessário sobrecarregar com muitas opções de bebidas, já que o iFood oferece essa facilidade no check-out. Foque em proporcionar escolhas relevantes e alinhadas ao seu menu.
4. Disponibilidade
Você pode escolher quais dias da semana algum prato pode ficar disponível no iFood, além de definir turnos e horários para cada prato.
Essa dica é importante caso o seu restaurante tenha opções de pratos servidos em dias e horários específicos. Assim, você não corre o risco de oferecer algum prato que não esteja disponível na sua cozinha e evita cancelamentos.
5. Fotos
Insira fotos para atrair a atratividade do prato e facilitar a escolha do cliente. Essa é a receita de sucesso para fazer seu cliente comer com os olhos! Não é preciso de nada muito profissional: você consegue fotos que valorizem seus pratos utilizando uma câmera de boa qualidade.
Não subestime a importância das fotos no topo do cardápio. Se essa seção não estiver visualmente atrativa, corre-se o risco de limitar as vendas aos clientes já familiarizados com os pratos.
Bia Fraga destaca a relevância de incluir fotos no topo, pois é lá que estão os produtos mais estratégicos e mais vendidos. Garanta que as fotos no início do cardápio sejam um convite irresistível para novos clientes explorarem as delícias do seu menu.
6. Estar de acordo com as regras do iFood
Para garantir a qualidade e o bom funcionamento dos cardápios dos nossos parceiros, é essencial que eles estejam de acordo com a nossa Política de Produtos e Serviços Ilícitos ou Proibidos.
Neste documento, falamos sobre algumas regras que são necessárias você ter em mente para ficar com o cardápio em dia e focar em suas vendas.
Por exemplo, cobrar taxas extras por serviços que incluam o entregador subir até o apartamento do cliente é uma atividade que exige uma regulamentação específica (CNAE). Ou seja, trata-se de uma prática ilegal que pode resultar em complicações fiscais e tributárias, tanto para você quanto para nós.
Em casos como este, é importante revisar os itens do seu cardápio e, se sua loja estiver oferecendo serviços irregulares, remova-os o mais rápido possível. Fique sempre atento à nossa política e certifique-se de que está tudo certo para você vender com a gente!
Coloque em prática essas dicas valiosas para potencializar o desempenho do seu cardápio iFood. Transforme sua oferta culinária em uma experiência irresistível, conquistando clientes e impulsionando suas vendas. Aproveite todo o potencial do iFood para destacar seu estabelecimento e oferecer momentos gastronômicos memoráveis.
Mas tenha calma! Preparamos um resumão que vai ajudar você a construir o cardápio no iFood. Confira!
Pronto! Agora você já sabe como criar seu cardápio no iFood. Mas se você quer impulsionar ainda mais os resultados do seu negócio, acesse nosso guia de marketing para restaurantes.
73 respostas
Eu gostaria de dizer que vocês não cobrem a minha área rural é isso faz uma diferença muito grande.
Pois no centro das cidades é fácil
Mais aqui além do valor ser alto vocês nao querem entregar
Deveriam mudar este conceito
Ei, Luiza! Obrigado pelo seu comentário. Temos uma equipe de expansão trabalhando para chegar em cada vez mais lugares. Esperamos estar mais próximo de você em breve.
Bom dia, gostaria de saber como faço para realizar a alteração das fotos dos pratos do restaurante, pq não estou conseguindo e gostaria de troca las.
Oi, Priscila! A troca pode ser feita diretamente no Portal do Parceiro, na sua aba do Cardápio. Mas caso tenha alguma dificuldade, conte com a ajuda da nossa equipe de atendimento.
Dicas de ouro. Venho fazendo e estou colhendo resultado.
Que ótimo, Denis! Aproveite para assinar nossa newsletter e continue recebendo mais materiais diretamente na sua caixa de entrada.
Eu quero estar por dentro das novidades obrigado
Que ótimo, Elisabete! Aproveite e assine nossa newsletter para acompanhar, cada vez mais de perto, as novidades aqui do blog! ?
Muito show as dicas … valiosas
Que ótimo, Israel! Aproveite e assine nossa newsletter para acompanhar, cada vez mais de perto, as novidades aqui do blog! ?
Obrigada,estou tentando de tudo
Que ótimo, Eva! Aproveite e assine nossa newsletter para acompanhar, cada vez mais de perto, as novidades aqui do blog! ?
bom dia .
minha pergunta nem sobre isso .
como faça recuperar um cadastro faz dois mês tentando não conseguo
Oi, Edvan!
Seu cadastro está ativo. Caso esteja com dificuldade para acessar o Portal do Parceiro, clique no botão esqueci minha senha para retomar a operação.
Preciso de um número para falar com alguém sobre algumas dificuldades q estou tendo
Oi, Harlen! Como vai? Confira aqui o passo a passo para falar com o time de atendimento do iFood. Estamos à disposição para auxiliar você!
Não visualizei as dicas, estavam apagado!!
Oi, Geraldo! Tente atualizar a página, por favor!
O Iffod deveria sim investir mas e num bom atendimento ao parceiro pq o atendimento por chat e horrível não resolvevo Poblema de ninguém muito triste uma empresa grande como o Ifood ter esse tipo de atendimento venho levando prejuízo e ninguém resolve nada abro chamando e não tenho nem retorno muito ruim mesmo antes de nos oferecer mas produtos deveriam melhoram os que já tem
Olá Michel, tudo bem? Concordamos com você que podemos melhorar muito neste tema e, por isso, estamos iniciando uma série de movimentos para melhorar a sua experiência na plataforma. Cancelamento é um dos assuntos que estão sendo priorizados e, em breve, traremos novidades para você. Dá uma olhada neste post para saber mais sobre os assuntos que estão sendo trabalhados. Acompanhe também nossas comunicações para saber mais sobre como estamos evoluindo juntos. Para casos pontuais de cancelamento, fale com a gente pelo Portal do Parceiro, pela aba Chamados e Ajuda.
Muito.bom
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Oi ifood eu sou Alexandre tenho 40 anos , tenho dificuldade de mexer no ifood por conta de falta de tempo , queria que vcs me ajudasse com fotos não tenho e está muito caro pra fazer , preciso montar o meu cardápio , e queria vídeos como mexer no ifood que não sei , quem faz mais ou menos é meu sobrinho e ele não se interessa para melhorar.
Oi, Alexandre! Como vai? O iFood Decola tem um curso super rápido que ajuda você a fotografar os pratos utilizando seu próprio celular. Vale a pena conferir! E para aprender a usar melhor o iFood, recomendo que confira dois materiais principais sobre nossas ferramentas: o Gestor de Pedidos e o Portal do Parceiro.
Ahh, mas não deixe de contar com nossos canais de atendimento sempre que precisar, tudo bem?
Preciso Atualizar minha conta
Oi, Hamilton!
Acesso o Portal do Parceiro iFood para fazer as atualizações necessárias na sua conta.
Bom dia adorei a Dica
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Já tem um mês que meu cardápio não está atualizado
Oi, Leila! Espero que você esteja bem. Para editar o seu cardápio você pode acessar o Portal do Parceiro e ir no item Cardápio, logo na aba lateral. Lá você encontrará todos os itens e poderá excluir, editar ou adicionar novos. Caso tenha alguma dificuldade, acione os canais do suporte do iFood.
Eu tenho tanta reclamação, mas nunca consigo falar com vocês.
Se um cliente me dá 3 estrelas, automaticamente vocês tiram minha nota. Mas quando recebo mais de um cliente me dando 5 estrelas, vocês nem aí. Se eu quiser vender, tenho que ficar entrando nessas promoções absurdamente cara, meu lucro fica todo com vocês, nós pequenos empreendedores não temos nenhuma promoção pra nos impulsionar de forma honesta e sem ter que ser assaltada pelo ifood. Estou indignada.
Oi, Glaucia! Como vai?
Caso tenha alguma dúvida sobre as avaliações, o ideal é que você fale com nossos canais de suporte pelo Portal do Parceiro. Nosso time de atendimento pode avaliar se está tudo correto com suas avaliações. Além disso, convido você a conferir as ações que estamos tomando para oferecer uma experiência melhor aos restaurantes parceiros. 🙂
Boa tarde
Estou tendo problemas em colocar alguns produtos no meu cardápio. Tentei falar com a pessoa que me colocou mas ela não me atendendo zap, visualizar e nem se qr responde.
Gostaria de um tel p falar com alguém pois pelo portal não estou conseguindo. Por favor me ajudem.
Oi, Leila! Espero que você esteja bem. Para editar o seu cardápio você pode acessar o Portal do Parceiro e ir no item Cardápio, logo na aba lateral. Lá você encontrará todos os itens e poderá excluir, editar ou adicionar novos. Caso tenha alguma dificuldade, acione os canais do suporte do iFood.
As dicas são muito boas, já colocamos em praticas as recomendações, acho só que precisamos melhorar nossas fotos e fazer um bom trabalho de divulgação nas redes sociais.
Que ótimo, Creusa! Aproveite e assine nossa newsletter para acompanhar, cada vez mais de perto, as novidades aqui do blog! ?
Olá bom dia, quero melhorar meu cardápio, porém não sei fazer ,tem alguém pra me ajudar?
Oi, Edinaldo! Você pode colocar as dicas deste post em prática para melhorar o seu cardápio. Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade, conte com nossos canais de suporte para ajudar você!
Boa tarde a ideia é ótimo mas é de graça pq já perco tanto no iFood pq não posso pagar mais nada tá TD muito caro os clientes reclama dos preços não podemos aumentar fica complicado.
Oi, Miralda! As dicas inseridas aqui são boas práticas para configuração do seu cardápio. Não há nenhuma cobrança complementar, fora do seu plano já contratado com o iFood.