Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

2.246 respostas

  1. Eu queria muito podeser asesa minha conta porque é do afood que tiro o meu sustento e da minha família mas não lenbro o emel cadastro ea senha do aplicativo

  2. Olá, eu não consigo entrar na minha conta, ei sei o usuário e senha, porém ele manda o cod para o e-mail que não tenho mais acesso, e ao telefone que foi roubado e também não tenho mais acesso, preciso fazer a alteração de dados cadastrais, tento falar com vocês, porém o suporte se encontra dentro do aplicativo logado, e não consigo entrar.

  3. Tenho uma denúncia de fraude para bater meta só o anota aí funcionário fazendo esquema com parceiros. Preciso um e-mail para passar com mais detalhes do funcionário

  4. Bom dia , estou em.pausa programada pois estou com pendência financeira já tentei de todas as forma pra acerta mais não consigo então vim aqui pedi ajuda pois preciso ajustar e paga o que devo pra volta a trabalhar e ver se vcs pode me mostra aonde eu errei pra não mais acontecer, aguardando resposta obrigado

  5. Prezado Suporte do iFood,

    Desejo que esta mensagem o encontre em ótimas condições. Gostaria de expressar minha frustração e inquietação em relação ao acesso à minha conta no aplicativo iFood Entregador, na qual sou registrado como entregador. Enfrento uma questão séria que está prejudicando meu trabalho e comprometendo minha fonte de renda.

    O entrave está relacionado à impossibilidade de acessar minha conta no aplicativo iFood Entregador devido a complicações com o processo de verificação de segurança. O sistema envia um código de segurança para o endereço de e-mail associado à minha conta, registrado como jean-karlo@hotmail.com. Contudo, não possuo mais acesso a essa conta de e-mail e não consigo recuperar a senha. Meus esforços para obter auxílio do provedor de e-mail têm sido infrutíferos.

    Além disso, ao tentar utilizar a alternativa de envio do código via SMS para o número de celular cadastrado, percebi que também não posso receber o código, uma vez que não tenho mais acesso ao número registrado em meu perfil. Essa situação cria um cenário extremamente desafiador, uma vez que estou impedido de acessar o aplicativo para realizar meu trabalho e, igualmente importante, atualizar meus dados para prevenir problemas futuros.

    Frente a essa circunstância, solicito sua colaboração para solucionar este problema com a maior brevidade possível. É urgente atualizar meu endereço de e-mail e meu número de celular em minha conta do iFood Entregador. Caso seja necessário, estou disposto a fornecer toda documentação e informações exigidas para confirmar minha identidade e efetuar as mudanças necessárias.

    Reconheço a importância da segurança e do processo de verificação, portanto estou mais do que disposto a cooperar com qualquer procedimento essencial para superar este impasse. Minha intenção é retomar minhas atividades o quanto antes, garantindo meu sustento e cumprindo meus compromissos de entrega.

    Desde já, agradeço pela sua compreensão e assistência diante desta delicada questão. Peço que me informe sobre os próximos passos a serem seguidos para resolver esta situação e recuperar meu acesso à plataforma do iFood Entregador. Estou ansioso para retomar minhas atividades o mais rápido possível.

    Com estima,

    Jean Karlo

    1. Jean, tudo bem e com vc? Por aqui, nós não conseguimos analisar a situação do seu cadastro como Entregador. Por favor, para esses casos, acesse o aplicativo iFood para Entregador e clique no ícone de Ajuda, tudo bem?

  6. Estou com dificuldade para cadastrar a sorveteria no ifood,

    – No cadastro, A ultima janela não carregou

    – Agora, Está dizendo que o cpf já foi cadastrado

    – Não consigo acessar a conta de parceiro

    – Erro no Atendimento do WhatsApp:

    Tive uma pequena falha no sistema, mas não se preocupe.

    Todos os seus dados foram salvos. Logo mais entraremos em contato.

    (Estou a 2 dias aguardando e nada)

    – Erro ao tentar Entrar no portal do parceiro:

    Parece que algo deu errado

    Estamos com problemas para carregar a aplicação.

    Você pode tentar recarregar. (Mas não carrega)

    Já tentei todas as Alternativas Apresentadas.

    Por favor não me enviem um link genérico que

    não vá solucionar o meu problema

    Nem acesso ao portal do parceiro consegui

    Aguardo uma resposta

  7. Não estou recebendo o repasse, era pelo banco Original e quando mudou para o picpay recebi 1 vez e depois não recebi mais…

    1. Juliana, tudo bem? Nesse caso, por favor, você precisa abrir um chamado na aba de Chamados e Ajuda no Portal do Parceiro para analisarmos a situação do seu repasse.

  8. Boa noite,

    Quero saber como fica o reembolso do meu pedido que não foi entregue e cancelado sem ao menos vir até meu endereço. isso para mim é lesar o consumidor, vou procurar os meus direitos, não pelo valor, mais pela desonestidade da empresa, que tira o dinheiro da conta do cliente, não entrega a mercadoria. Isso é enriquecimento ilicito.
    Zaide 38998007157

  9. Bom dia! Meu nome Hugo Vinícius, estou no modo carro, estou na região de Belo Horizonte. Fiz uma. Entrega em 6 horas absurdo. Como resolver isso.

  10. Pense numa desgraça esse Ifood agente não consegue falar com ninguém,pra obter ajuda!

  11. Olá!
    Minha conta foi cadastrada equivocadamente por quem fez o cadastro. Tenho valores a receber e não consigo alterar pelo app. Fiz hoje novamente o envio correto das informações e documentos. Gostaria de ajuda para saber se foi cadastrado correto pois a plataforma não abre os últimos campos para visualização.
    Obrigada

    1. Oi, Franciele. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  12. Não consigo fazer login com o meu gmail parece outro número que eu desconheço,aí eu coloco que desconheço esse número e o ifood pede pra eu fazer outro email , mas eu não posso pois esse é o email meu .

  13. prezados senhores , ja estou a dias tentando resolver uma questão de repasse e nao consigo falar com minguem. o app nao estar me dando suporte esperado…

  14. Infelizmente tem mais de 2 anos que minha conta não foi aprovado isso fica triste demais quero tanto roda e ifood faz isso

    1. Jefferson, tudo bem? Nesse caso, por favor, clique em Ajuda no aplicativo iFood para Entregadores e peça para o time de antedimento verificar o seu caso.

  15. Pensa numa empresa difícil de falar com um suporte. Eles não tem nenhum canal de atendimento, estou a dias para falar com eles. Nas até agora nada. Não existe telefone, acredito que eles querem economizar tanto que não colocam um atendimento via telefone. Uma bost

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