Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

2.246 respostas

  1. Fui cobrada a mais que o valor do aplicativo pela loja lá fornalha lanches e até agora não recebi meu extorno

    1. Olá, Tatiane. Tudo bem?
      Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras do iFood, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou envie uma direct para o Instagram @ifoodbrasil.

  2. Fiz uma reclamação no “reclame aqui” sobre um golpe que recebi de uma entrega que foi feita por vocês e não tenho retorno já faz tempo sobre o que ocorrerá, quero estorno

    1. Oi, Gustavo. Com a ferramenta de Denúncia já disponível, você poderá denunciar casos de suspeita de fraude ou trote. Assim você impede que o cliente faça novos pedidos em sua loja, enquanto o iFood analisa o caso.

  3. Prezados, ja realizei uma reclamação no reclame aqui faz dias, sobre o cadastro do meu restaurante na plataforma de vocês, eu não consigo realizar o login a dias e nem terminar meu cadastro. e até o momento não tive retorno da equipe do ifood

    1. Oi, Gabriel. Chama a gente pela DM do Instagram @ifoodparaparceiros que vamos te ajudar nessa questão.

  4. Olá! Não, não consigo! Não consigo nem realizar novo cadastro nem entrar em conta e as opções que tem la, não me permite falar com alguém que de fato irá explicar e resolver. São respostas prontas que não solucionam o ocorrido. E hoje 02/08/2024, ainda não consigo realizar pedidos pelo ifood

  5. Boa tarde me chamo Isabela gostaria de deixar aqui a minha satisfação com o iFood por prestar serviço de entregador e não ter nenhum pingo de valor da empresa iFood fui agredida no mercado rede economia e eles entraram em contato com iFood falando que eu fui o problema não escutaram o meu lado simplesmente desativar a minha conta entregador não tem um pingo de valor nem pelos clientes nem pelas lojas parceira e muito menos pelo iFood onde deveria escutar ambos os lados tem o vídeo do funcionário me agredindo para defender uma causa que não era nem dele.

  6. Olá.

    No dia 09/07 fiz uma compra no restaurante “Dom, Sushi e Yakissoba”, no valor de 99,99. Entretanto, por motivos pessoais, cancelei a mesma e ainda não recebi o extorno. Já pesquisei pela loja e não consigo achar nenhuma informação referente a mesma. Como podemos resolver o inconveniente?

    1. Oi, Gabrielle. Você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou pelo Instagram @ifoodbrasil, beleza?

  7. Oi, Isabella. Sentimos muito que tenha vivido uma experiência negativa. Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse o Instagram @ifoodparaentegadores e envie uma DM, beleza? Eles vão conseguir te ajudar por lá.

  8. tentei fazer um pedido com o cartão de credito, apareceu uma mensagem que não foi aceito por um problema atipico, tentei meu cartão de debito e não consegui tambem, ontem mesmo utilizei o cartão e consegui faze o pedido, só consegui fazer o pedido via PIX, COMO POSSO RESOLVER ISSO?

    1. Oi, Alexandre. Tudo bem? Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou pelo Instagram @ifoodbrasil.

  9. Olá!
    Tenho uma loja fechada no Ifood
    Troquei CNPJ
    Estou tentando acesso a essa loja e não consigo, já coloquei pra redefinir senha
    Mas nada chega no email pra eu prosseguir.
    Preciso ter acesso a loja
    Troca CNPJ e reabrir
    O número de vcs que ligo consta não existente ,estou a uma semana tentando contato

    1. Oi, Elaine. Vamos ajudar você! Envie direct para o nosso eprfil no Instagram @ifoodparaparceiros com CNPJ de cadastro, e-mail e número de telefone, ok?

  10. Pedi um sushi e veio errado eles falaram que iam resolver meu problema porém nunca me respondem isso é uma falta de respeito que sou consumidor do ifood a muito tempo e não é a primeira vez, ou o pedido vem errado ou nem ao menos chega, estou transtornado com essa situação nem sei por que ainda uso a plataforma por que toda vez é a mesma palhaçada. Plataforma pessima como pago por algo e nem ao menos é entregue conforme o combinado espero que a plataforma resolva isso aguardo o retorno por que estou extremamente decepcionado e muito transtornado com a situação.

    1. Olá, Matheus. Sentimos muito por essa experiência.
      Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras do iFood, mas envie uma direct para o Instagram @ifoodbrasil.

  11. não estou conseguindo comprar nada, pois não aparecem meus cartões cadastrados e nem consigo cadastrar novos… oq faço? vou perder meus cupons de desconto do clube…

    1. Olá, Rosemary. Tudo bem?
      Nesse caso você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “ajuda” ou envie um direct para o @ifoodbrasil no Instagram que o nosso time vai ajudar no seu caso.

  12. Ola, não estou conseguindo conectar no app, pq mudei de número de celular e email, assim não consigo receber o código de segurança para trocar senha. E fiquei um tempo sem usar o app, preciso usar o app

    1. Olá, Wagner. Tudo bem?
      Envie uma DM para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros que nosso time vai ajudar você!

    1. Olá, Cristiane. Tudo bem?
      Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras do iFood, mas envie uma direct para o Instagram @ifoodbrasil.

    1. Ei Josue, beleza? Estamos aqui para te ajudar! Você já fez a assinatura do contrato digital enviado para seu e-mail? Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2.

      1. Sim, assinei. Só que nesse site ai não consigo fazer nada, ja tentei de varias formas. Não tem um contato que agente consiga resolver

    1. Oi, Tamaris! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.

  13. NÃO CONSIGO ACESSAR MINHA LOJA, FALA QUE JÁ TENHO CADASTRO, O E-MAIL NUNCA CHEGA E NÃO TEMOS UM SUPORTE !!!! HORRIVEL ISSO! FALA QUE O SUPORTE TEM QUE SER FEITO NO PORTAL… COMO??? SE NÃO CONSIGO ACESSAR… LAMENTÁVEL!

  14. Minha loja foi cancelada e eu preciso reativá-la. Eu tinha aberto um chamado de cancelamento que ficou dias sem resposta e depois do nada vocês simplesmente cancelaram a minha loja sem minha confirmação.

    1. Oi, Filipe. Vamos verificar o que pode ter ocorrido, tudo bem? Para isso, pedimos que entre em contato por direct em nosso perfil no Instagram @ifoodparaparceiros. Aguardamos você por lá!

  15. Não recebi meu repasse dêsde o dia 31/07 . Hoje já é dia 10/10. Além de colocar todo o material e mão de obra, esperar um mês para receber o repasse, o aplicativo cobra alta taxa e ainda não repassa meu dinheiro. Péssimo! Quero receber e desde então nem abri mais a loja.

  16. Não recebi meu repasse dêsde o dia 31/07 . Hoje já é dia 10/10. Além de colocar todo o material e mão de obra, esperar um mês para receber o repasse, o aplicativo cobra alta taxa e ainda não repassa meu dinheiro. Péssimo! Quero receber e desde então nem abri mais a loja.

    1. Oi, Bruna. Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Por isso, pedimos que entre em contato clicando em “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro e logo depois em “Atendimento”.

    1. Oi Victória, tudo bem? Lamentamos não poder te ajudar por aqui. Mas você deve abrir um chamado na opção “Ajuda” do App ou enviar uma mensagem no canal @ifoodbrasil. Lá temos um time especializado para te ajudar. Conte com a gente!

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