Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

2.246 respostas

    1. Oi, Mauricio. O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos nos pedidos em andamento. Para isso, clique no botão “Entrar em contato” na aba superior da tela e, em seguida, selecione “Chat”.

      1. Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.

        Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/

        Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.

  1. Não consigo falar com o iFood e nem com o estabelecimento que fiz o pedido, lamentável o tipo de atendimento. Telefone não funciona e o chat só me dá opção de falar com o estabelecimento, o que venho tentando a 1 hora e meia

  2. Olá estou tentando entrar no meu aplicativo e só erro já depositou 1 centavos e agora não consigo entrar para começar a trabalhar

    1. Oi, Marcelo. No momento, para restaurantes e lojas, temos um atendimento exclusivo pelo Portal do Parceiro, disponível na aba “Chamados e ajuda”. Já clientes conseguem entrar em contato pelo botão Ajuda do app.

  3. QUERO RECLAMAR DO IFOOD, POIS MINHA ESPOSA FEZ COMPRA ONLINE EM SUPERMERCADO E A COMPRA CHEGOU SEM A NOTA FISCAL.

  4. Não consigo acessar a minha conta no portal do parceiro! E não consigo conversar com ninguém por whatsapp e ligação!
    Preciso resolver minha situação!

      1. Olá! Estou com o mesmo problema há dias, acessei a url conforme a orientação e também não consegui.

  5. Boa noite,minha conta do ifood não está abrindo esqueci a senha,mais tenho o Gmail mais não tenho acesso,quero resolver,si possível mudar a minha senha do ifood entregador meu Gmail que estou usando é paulovictorjesusvieira@gmail.com me ajuda por favor

  6. Boa noite, realizado uma compra com o intuito de utilizar o cupom disponível, o cálculo pelo Ifood já estava TD certo, ao realizar o pagamento via cartão de crédito o cupom sumiu e fui cobrado pelo valor integral sem o desconto do cupom há venceria após 5 horas. Gostaria de uma atenção, um estorno ou farei uma reclamação como consumidor.

    Grato

  7. Não consigo acessar minha plataforma com meu usuário e senha. Aparece a informação algo deu errado. Já tentei por equipamentos e navegadores diferentes.

    1. Olá! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/

      Se sua loja foi fechada e você não sabe o motivo, vale a pena conhecer as diferentes razões que acarretam esse tipo de ação e saber como resolver: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/

      Ainda assim, caso não consiga retomar os acessos, nos envie por DM no Instagram o CNPJ da sua loja e mais detalhes do ocorrido, para entendermos como resolver.

  8. N consigo comprar nada com o saldo da Carteira do ifood. Quando finalizo a compra aparece erro.

    1. Putz! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood. ?

      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  9. boa tarde eu nao consego entra a sessa o portal do parceiro
    ja to a mais de um mes sem trabalha por que nao consigo a sessa poren preciso que vcs resolva isto quanto mais rapido posivel

    1. Olá! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/

      Se sua loja foi fechada e você não sabe o motivo, vale a pena conhecer as diferentes razões que acarretam esse tipo de ação e saber como resolver: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/

      Ainda assim, caso não consiga retomar os acessos, nos envie por DM no Instagram o CNPJ da sua loja e mais detalhes do ocorrido, para entendermos como resolver.

  10. Por favor meu app tá com uma restrição na conta não consegui abrir o app para fazer entrega queria saber como faço pra eu fazer entrega

  11. Fiz o meu cadastro pra ser nuvem,gostaria de saber como está o andamento do processo…

  12. Oi boa noite
    Por favor me ajudem, não consigo acessar o portal do parceiro, pois não lembro qual foi o número que usei quando cadastrei a loja, mais loja está em meu nome.
    Vcs poderiam me ligar 21974589555
    Por favor me salvem.

    1. Olá! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/

      Se sua loja foi fechada e você não sabe o motivo, vale a pena conhecer as diferentes razões que acarretam esse tipo de ação e saber como resolver: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/

      Ainda assim, caso não consiga retomar os acessos, nos envie por DM no Instagram o CNPJ da sua loja e mais detalhes do ocorrido, para entendermos como resolver.

  13. Não tenho mais acesso ao email e telefone de cadastro da conta do ifood entregador, não consigo me cadastrar pois já tem um cadastro existente, o que devo fazer nessa situação?

  14. Ola, estou me cadastrando como entregador, porém esqueci a senha do meu cadastro,. o link gerado nao esta sendo valido, mesmo dentro dos 15 minutos, preciso de ajuda

  15. Preciso fazer uma mudança de CNPJ da minha loja, não consigo contato com ninguem, preciso de ajuda, Minha loja é CASA DA MAÇA CNPJ: 35929507/0002-90

  16. Boa tarde eu troquei de celular porém perdi acesso a minha conta a minha senha troquei de celular e meu meio de trabalho do ifood entregador se poderia entrar em contato comigo pra eu poder trocar meus dados

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