O chatbot tem se tornado uma ferramenta indispensável para negócios de todos os ramos, deixando o dia a dia empresarial mais prático e eficiente. Trata-se de uma ferramenta que utiliza linguagem natural para simular uma conversa humana, oferecendo uma experiência interativa aos usuários.
Além de facilitar o cotidiano das empresas, o chatbot contribui também tornando a vida do consumidor mais fácil, trazendo inúmeros benefícios para estabelecimentos alimentícios, principalmente deliveries, desde a redução de custos, até o aumento da satisfação dos clientes.
Continue a leitura para entender o que chatbot para WhatsApp e Instagram e como essa tecnologia pode ser aliada do seu negócio!
O que é chatbot?
Chatbot é, basicamente, uma ferramenta baseada em Inteligência Artificial (IA), que replica interações entre humanos. Ele é responsável por processar um volume grande de informações de forma rápida e gerando resultados imediatos.
No atendimento ao cliente de um restaurante, por exemplo, situação em que a ferramenta é mais utilizada, ele aproveita a Inteligência Artificial para simular conversas com usuários. Tudo é feito por meio de mensagens no Instagram, WhatsApp, entre outros canais de comunicação.
Portanto, além de contar com um atendimento instantâneo, o cliente recebido por um chatbot, consegue gastar menos tempo para resolver o seu problema. É mais um fator que contribui para o aumento na qualidade da experiência de interação.
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Quais as vantagens do chatbot?
O consumidor está cada vez mais dinâmico e em busca de autonomia e respostas rápidas para as suas demandas. Quando um estabelecimento utiliza um bom chatbot nos atendimentos, está pronto para responder às exigências desse público, além de aproveitar outros benefícios. Confira os principais a seguir!
Automação de processos
A automação de processos em um empreendimento é a maior vantagem do chatbot. Isso porque é uma ferramenta capaz de solucionar problemas básicos, e você pode deixar a equipe dedicada a lidar com tarefas mais complexas.
Ou seja, não será necessário deixar os colaboradores dedicados ao atendimento dos clientes e retirada dos pedidos. O chatbot tem autonomia para atender os clientes, apresentar seus produtos, sanar as principais dúvidas, orientar sobre o pagamento e processar o recebimento dos pedidos.
Atendimento escalável
Além da automação dos processos, o chatbot é uma excelente alternativa para tornar o atendimento ao cliente escalável. Isso porque, mesmo com um time bastante eficiente, só é possível atender uma quantidade pequena de pessoas por vez.
Já com essa tecnologia, é possível atender vários clientes ao mesmo tempo, pois ela é programada para conseguir responder de forma simultânea às perguntas feitas. Sem contar que, caso o chatbot não seja o suficiente para solucionar o problema do cliente, os funcionários estarão de prontidão para o atendimento.
Portanto, mesmo que a equipe seja menor, é possível garantir uma escalabilidade muito alta no atendimento ao contar com essa ferramenta.
Redução de custos
A redução de custos se dá pelo fato de você conseguir atender a um número maior de clientes, com uma quantidade reduzida de atendentes. Se houver opções de atendimento disponíveis por meio dos canais de comunicação, os clientes vão priorizar essas plataformas devido ao seu dinamismo e praticidade.
Por ser uma ferramenta virtual, o chatbot está sempre disponível para o consumidor, a qualquer dia e em qualquer horário, além de ter uma capacidade de atendimento ilimitada.
Caso você esteja fora do horário de funcionamento, o chatbot vai anda esclarecer para o cliente e orientar sobre o horário que sua operação está funcionando. Todos esses fatores contribuem para a redução de custos.
Aumento na satisfação do cliente
Outra grande vantagem do chatbot, é que funcionando 24 horas por dia, é possível solucionar diversos problemas que o cliente possa ter, de maneira mais rápida. Lembrando que tudo pode ser feito pelo computador ou pelo celular, sem que o consumidor tenha a necessidade de ligar no atendimento da empresa.
A satisfação do cliente só tem a aumentar com todas essas facilidades, pois em vez de ficar aguardando pelo atendimento na central de atendimento ou chat, ele pode apenas utilizar o chatbot.
Como usar o chatbot no delivery?
O chatbot é uma ferramenta fundamental para qualquer negócio, trazendo uma série de benefícios. No caso do delivery, não poderia ser diferente. Veja como aproveitar essa tecnologia nos serviços de entrega!
Integração da plataforma
A primeira etapa para usar um chatbot no delivery é integrá-lo à plataforma existente. Isso permite que os clientes façam seus pedidos diretamente pela ferramenta, sem precisar sair da conversa.
A integração pode ser feita por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicativos) fornecidas pelas próprias plataformas de delivery ou por meio de ferramentas de integração.
Respostas automáticas
Os chatbots podem ser programados para responder automaticamente a perguntas frequentes dos clientes, como horário de funcionamento, cardápio e opções de pagamento. Isso ajuda a reduzir o tempo de espera dos clientes e melhora a experiência geral de compra.
Rastreamento de pedidos
Uma ótima maneira de aproveitar o chatbot no delivery e contar com uma boa margem de lucro é por meio do rastreamento de pedidos. É possível fornecer atualizações aos clientes sobre a localização da pessoa entregadora e sobre o tempo que falta para a demanda ser concluída.
Isso ajuda a reduzir a ansiedade dos consumidores em relação ao procedimento, além de melhorar a transparência do processo de entrega.
Feedback do cliente
Por fim, você pode usar a tecnologia para coletar feedback dos clientes após a entrega do pedido. Isso ajuda o estabelecimento a entender melhor as necessidades e expectativas do consumidor e a melhorar a sua experiência.
Qual é o melhor chatbot para WhatsApp e Instagram?
O Anota AI é uma plataforma de gestão de restaurantes responsável por otimizar os processos do seu estabelecimento, além de fornecer um atendimento customizado e automatizado aos clientes do seu delivery.
O WhatsApp um dos canais preferidos dos consumidores para fazer pedidos de delivery. Você consegue vender muito mais por esse aplicativo, proporcionando uma interação ainda mais completa e personalizada por meio do chatbot.
Já o Instagram, vale destacar que ele tem se tornado cada vez mais um grande canal de atendimento para as empresas. Por isso, além de criar um perfil profissional para seu estabelecimento, é essencial investir no atendimento automatizado pela plataforma para vender mais.
Com o uso do chatbot em seu negócio, é possível aumentar a eficiência e a qualidade do atendimento, além de reduzir significativamente os custos. É uma excelente estratégia para você que deseja se manter competitivo e se destacar em um mercado cada vez mais tecnológico e dinâmico.
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3 respostas
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Oi Kelly! Sentimos muito pelo ocorrido. Pode entrar em contato com a gente pela DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros) e nos mandar mais detalhes para tentarmos te ajudar. Te esperamos lá. 😉