Aprenda como criar combos no iFood e atrair mais clientes

Você sabe como criar combos no iFood? Veja o passo a passo neste post!

Se você é dono de um negócio alimentício, saber como criar combos no iFood é um dos principais segredos para aumentar as vendas. Ao oferecer opções atrativas para os clientes, você agrega valor ao seu cardápio, e incentiva o consumidor a gastar mais em uma única compra.

Com alguns passos simples, você pode configurar combinações irresistíveis no seu cardápio e aproveitar ao máximo essa funcionalidade. Combos bem elaborados oferecem uma sensação de economia para o cliente, enquanto aumentam o ticket médio do seu restaurante.

Continue a leitura para aprender como criar combos no iFood e conquistar seus clientes!

Como criar combos no iFood?

Após entrar no Portal do Parceiro, vá em criar um combo pela aba de “Cardápio” ou de “Produtos”. Basta clicar em “Adicionar Item” e escolher “Criar produto novo”. Em “Criar Produto”, escolha combo e clique em “Continuar”. 


Na próxima tela, em “Principais informações”, você verá: “nome do combo”, “descrição” e “imagem do produto”. Basta preencher as informações de acordo com as características do seu produto.

Logo abaixo, em “Tipos de combo”, você poderá clicar em “Preço total no combo” ou “Preço nos complementos”. 

Em “Preço total no combo”, você definirá o preço no combo e não nos produtos separadamente. Se precisar, você ainda pode cobrar um valor extra por algum complemento específico. 

Já em “Preço nos complementos”, a opção é para definir o preço nos produtos separadamente, e as escolhas do cliente é que vão definir o preço do combo no final.

Ao escolher “Preço total do combo”, na próxima página, será necessário adicionar o grupo de complementos que faz parte deste combo. Então, é só clicar em “Criar novo grupo” e continuar.

Nesta opção, você deverá definir as principais informações do seu combo, como o nome, se o grupo é obrigatório ou opcional, e a quantidade de produtos que o cliente poderá escolher neste grupo. 

Depois, é só adicionar complementos ao grupo (escolher seu lanche). Para isso, basta buscar um item existente no seu cardápio, escolher o preço e concluir!

Personalização de itens no combo

Essa funcionalidade permite que os clientes personalizem itens especiíficos do combo de acordo com suas preferências, como escolher o ponto da carne, remover ingredientes ou adicionar extras. 

Para o parceiro, é uma oportunidade de aumentar o ticket médio, já que é possível cobrar valores adicionais por modificações (ex.: bacon extra ou queijo extra).

Pesquisas revelam que 71% dos consumidores esperam experiências de compra personalizadas, e 76% se frustram quando marcas não oferecem essa opção. Ou seja: combos flexíveis podem ser um diferencial competitivo para seu restaurante.

Como habilitar a personalização? 

É bem simples e intuitivo:

  • Acesse o Combo já criado no Portal do Parceiro;
  • Na aba “Personalização dos itens”, clique em “Permitir“;
  • Ajuste os valores adicionais, se necessário (ex.: valor extra por ingredientes adicionais);
  • Pronto! As opções de personalização estarão disponíveis para os clientes no momento da compra.

Confira 5 dicas para criar combos irresistíveis no iFood!

Já falamos o passo a passo de como criar combos no iFood. Agora vamos trazer 5 dicas infalíveis como aumentar as vendas com ideias incríveis de combos!

1. Combo degustação

O combo degustação é uma amostra do seu cardápio em porções reduzidas dos pratos que você normalmente oferece. Por exemplo, podem ser os três pratos mais populares do seu menu em versões menores.

É uma excelente oportunidade para o consumidor experimentar e descobrir qual é o seu prato preferido. Além de ser ótimo para os indecisos, você aumenta as chances de fidelizar novos clientes.

No entanto, antes de criar as opções do seu cardápio, lembre-se de avaliar quais tipos de combos fazem mais sentido para o seu negócio e conseguem atender às expectativas dos clientes.

2. Menu executivo

Para o menu executivo, combine um prato principal com uma sobremesa. Esse menu deve servir uma única pessoa, mas levando uma experiência intensa do seu cardápio.

Você pode combinar diferentes opções de pratos principais com sobremesas do seu cardápio. Assim você consegue atender a todos os gostos.

3.  Combo casal

Este combo tem grande potencial de atrair casais ao seu restaurante. Ele deve incluir porções suficientes para duas pessoas, combinando diferentes itens do seu cardápio para que o casal possa compartilhar.

A combinação deve contar com um prato principal para dois, além de bebidas. Incluir uma sobremesa pode ser um diferencial para tornar a experiência ainda mais completa.

Lembre-se de aproveitar as redes sociais para promover o combo, criando posts de divulgação atraentes e criativos que vão chamar a atenção do público.

4. Combo família

Esse combo é a alternativa perfeita para compartilhar com toda a família. Sem contar que é uma excelente opção para atrair clientes que buscam uma boa relação custo-benefício em porções generosas.

Prepare pratos grandes e ofereça opções que atendam também às crianças, garantindo que todos saiam satisfeitos.

O combo pode ter lanches de tamanhos variados, acompanhados por porções como batata frita, onion rings, polenta ou o que achar melhor. Uma garrafa grande de refrigerante também é um ótimo complemento.

Para encerrar, adicione sobremesas, como sorvetes e tortas, pensando especialmente no público infantil!

5. Combo para amigos

Esse combo é perfeito para conquistar grupos maiores que desejam fazer pedidos em sua loja. Afinal, quando muitas pessoas se juntam para comer, procuram um lugar que ofereça opções variadas para agradar a todos.

Definir um preço que possa ser facilmente dividido entre os amigos é outro ponto atrativo, tornando o combo ainda mais convidativo.

Além disso, vale a pena investir em itens que possam ser personalizados dentro do mesmo combo, permitindo que cada pessoa monte sua combinação favorita.

Saber como criar combos no iFood é uma estratégia poderosa para aumentar suas vendas. Com combinações alinhadas com as preferências dos seus consumidores, você maximiza o valor de cada pedido. Lembre-se de monitorar o desempenho dos seus combos para garantir o sucesso do negócio.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita no blog e aprenda como usar experiências sensoriais no marketing!

Foto de Por Pedro Camargo

Por Pedro Camargo

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Respostas de 3

  1. Oi, João. Acesse sua conta no Portal do Parceiro e clique no botão “Cardápio”, no menu lateral. Lá você poderá montar sua própria vitrine de produtos. Não esqueça de adicionar: o nome do prato, preço, descrição, foto, categoria, tamanho, complementos, classificação de restrições alimentares, e a disponibilidade. Quanto mais completo, melhor para o seu negócio. Temos algumas dicas que podem ajudar você nessa etapa. Confira aqui <https://blog-parceiros.ifood.com.br/cardapio-ifood/>. Ahh, se você tiver alguma dúvida ou dificuldade nesse momento, lembre-se de acionar nossos canais de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.

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