Como fazer drinks: com ou sem álcool, as bebidas podem aumentar suas vendas

Você sabe como fazer drinks para vender no seu bar ou restaurante? Entenda por que esse pode ser o diferencial do seu negócio.

Em um bar ou restaurante, um diferencial é saber como fazer drinks. Com frutas, com ou sem álcool, leite condensado e vários outros ingredientes, esse pode ser o diferencial do seu negócio para você vender mais.

Seja no salão, seja no delivery, é importante conhecer as receitas dos drinks famosos e também de outras preparações. Para ter uma ideia, as bebidas foram o elemento principal para aumentar o faturamento do varejo alimentar em agosto de 2024, tendo uma alta de 10,7% em comparação com o mesmo mês de 2023.

Nesse cenário, saber como fazer drinks sem álcool pode se tornar uma vantagem competitiva. Isso porque isotônicos (22%), água (19%), energéticos (17%) e refrigerantes (9%) foram algumas das bebidas que tiveram maior crescimento no período.

Por isso, vamos explicar como você pode usar os drinks a favor do seu negócio. Confira algumas ideias e receitas neste post. É só continuar lendo!

O que é necessário para fazer drinks?

  • Bebida certa para o drink desejado.
  • Coqueteleira.
  • Colher bailarina.
  • Dosador.
  • Coador de drink.
  • Tábua de corte.
  • Pilão e socador.
  • Balde e pinça de gelo.
  • Abridor de garrafa e/ou saca rolhas.

Todos esses itens são encontrados com facilidade e são necessários até para saber como fazer drinks simples.

Quais são os drinks mais populares?

  1. Caipirinha.
  2. Cosmopolitan.
  3. Dry Martini.
  4. Piña colada.
  5. Negroni.
  6. Bloody Mary.
  7. Hanky Panky.
  8. Margarita.
  9. Mojito.
  10. Sex on the beach.

Algumas dessas misturas já são vendidas na forma de drinks engarrafados. Esse é um mercado em expansão, sendo que a perspectiva é que chegue a US$ 85,5 bilhões em 2030.

No entanto, também é possível criá-los do zero. Para isso, costuma-se usar vodca, gin, rum, tequila, uísque, vermute, vinho e cerveja.

Para saber como fazer um drink, também é provável a adição de água tônica, soda, suco de frutas e água mineral com e sem gás.

O que não pode faltar em um drink?

O que não pode faltar em um drink é água mineral ou tônica, soda, suco de frutas naturais (como de limão, cranberry e laranja) e equipamentos para a mistura e combinação de ingredientes. Em alguns casos, também podem ser usadas bebidas artesanais. Tudo depende do coquetel que você vai criar ou reproduzir.

Quais são as bebidas favoritas de cada região do Brasil?

Região Sul

Na região Sul, é melhor saber como fazer drinks encorpados e com mais teor alcoólico. Alguns dos ingredientes muito usados são vinho, diferentes tipos de café, licores e erva-mate. Por isso, vale a pena usar a criatividade para usar esses itens nas receitas.

Região Norte

As frutas são bem aceitas no Norte do país. Açaí, cupuaçu, guaraná e cachaça de jambu são muito utilizados no processo de saber como preparar drinks.

Região Nordeste

O Nordeste usa muito o caju, o caldo de cana e as cachaças. Então, considere esses ingredientes para saber como fazer drinks para essa região. Por lá, o Guaraná Jesus também é muito conhecido.

Região Sudeste

No Sudeste, destacam-se o chope, a cachaça, o mate com limão, a água de coco, a catuaba e as batidas de frutas, especialmente as que vão leite condensado e/ou de coco, e morango.

Região Centro-Oeste

A região Centro-Oeste é um bom lugar para saber como fazer drinks com frutas. Por lá, encontram-se a castanha de baru, o pequi, a rapadura e o coco de buriti. Esses ingredientes costumam ser muito usados em licores e no ponche goiano.

Por que fazer drinks?

Você deve fazer drinks para diversificar o seu cardápio, as fontes de lucro e o seu público, e aumentar o seu ticket médio. Inclusive, essa é uma forma de aplicar outras estratégias, como a criação de combos de bebidas.

Em outras palavras, você pode tornar o seu negócio mais atrativo para os clientes. Isso é ainda mais relevante, quando você sai do tradicional. Por exemplo, mais do que saber como fazer mojito, considere a possibilidade de usar gelo saborizado para drinks em alguma receita exclusiva.

Nesse sentido, vale a pena contar com um mixólogo para criar opções diferenciadas. É possível, até mesmo, ter um cardápio sazonal de bebidas.

Como fazer drinks?

1. Caipirinha

A caipirinha é uma das bebidas mais famosas do Brasil e é ideal para saber como fazer drinks com frutas. Afinal, ela é feita de limão, açúcar, gelo e cachaça. Basta macerar o limão e o açúcar e, então, acrescentar a cachaça e o gelo, ao final.

Apesar de ser uma receita tradicional, existem várias adaptações. Por exemplo, se você quer saber como fazer caipirinha de kiwi, é bastante fácil. Descasque e corte a fruta em pedaços, coloque na coqueteleira com suco de limão, cachaça e açúcar e agite bem. Depois, coloque gelo.

2. Cosmopolitan

Muito conhecido pelo seriado Sex and the City, o Cosmopolitan é feito com licor de laranja ou suco de limão, vodca e suco de cranberry.

3. Dry Martini

Quer saber como fazer drink com gin? O Dry Martini é uma boa opção. Ele combina esse ingrediente, além de gelo e vermute. Para a receita tradicional, coloque um pouco de limão-siciliano e dê aquele toque com a azeitona no final.

4. Piña colada

Feita com rum, suco de abacaxi e leite de coco, a piña colada é uma receita de Porto Rico e cai muito bem no clima tropical. Pode ser mexida ou batida com gelo.

5. Negroni

Outra forma de saber como preparar gin, o Negroni conta com 1 dose dessa bebida, Campari, vermute tinto e rodela de laranja. Basta misturar tudo e colocar gelo.

6. Bloody Mary

O toque especial para saber como fazer este drink é adicionar suco de tomate. Além disso, vai molho inglês, pimenta, tabasco, vodca e suco de limão. É uma combinação diferenciada e que agrada a muitos paladares.

7. Hanky Panky

Com sabor expressivo, o Hanky Panky contém vermute doce, London Dry Gin e Fernet. Ele tem um toque mentolado devido ao Fernet e é uma forma de inovar na criação dos drinks.

8. Margarita

A Margarita é bem conhecida, mas nem todo mundo sabe prepará-la da forma certa. Basicamente, é formada por tequila, licor de laranja e suco de limão.  Vale a pena investir em ingredientes de qualidade para obter o melhor resultado possível.

9. Mojito

Para saber como fazer mojito, coloque rum branco, hortelã, açúcar, limão e água gaseificada. É uma boa opção para seu cardápio e costuma vender bem.

10. Sex on the beach

Com diferentes variações, o Sex on the Beach leva licor de pêssego, vodca gelada, suco de laranja e gotas de xarope de groselha apenas para a decoração. Ao final, coloque gelo moído.

11. Moscow Mule

O Moscow Mule leva cerveja de gengibre, vodca e suco de limão. O toque especial para saber como fazer drinks deste tipo é servir em uma caneca de cobre.

12. Drink de limão

Uma ideia para saber como fazer drinks sem álcool é usar o suco de limão. Adicione rodelas da fruta, gengibre, hortelã, anis-estrelado, água com gás e gelo.

13. Drink de abacaxi com coco

Mais uma opção de drink sem álcool, misture refrigerante de limão, leite de coco, água, abacaxi picado e leite condensado. Coloque gelo no final.

14. Drink de morango

Colocando morango, xarope da fruta e água com gás, você sabe como fazer drinks sem álcool saborosos e delicados. Vale a pena investir.

15. Mojito sem álcool

Outra forma de saber como fazer mojito é colocar suco de limão, açúcar, hortelã e refrigerante de limão. Assim, você consegue agradar quem evita consumir álcool.

Como aumentar seu faturamento com os drinks?

Para aumentar seu faturamento com os drinks, crie receitas diferenciadas, tenha um cardápio de bebidas com preços variados e tenha estratégias de marketing estruturadas. Além disso, evite desperdícios e ofereça um bom atendimento, tanto no salão quanto no delivery.

No caso de fazer entregas, lembre-se de garantir que as bebidas estejam sempre geladas e que o transporte seja feito de forma adequada. Por isso, as garrafas precisam estar sempre lacradas e ficar em pé.

Dessa forma, você evita problemas no transporte e aumenta a chance do cliente ficar satisfeito. Ainda vale a pena criar vendas casadas, oferecendo acompanhamentos que combinem com a bebida. Dessa forma, você também consegue melhorar o valor agregado da experiência do cliente.

Agora que você já sabe como fazer drinks, está na hora de organizar o seu cardápio. Considere as opções, pense nas receitas tradicionais e crie outras inovadoras. Isso pode ajudar o seu negócio a se destacar.

Gostou de ver como fazer drinks de formas diferentes? Então, compartilhe este texto no seu WhatsApp e coloque a mão na massa para ver seu faturamento crescer!

Picture of Por Pedro Camargo

Por Pedro Camargo

Página do Autor

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

12/10/2024

Vai trabalhar com terceiros? Proteja-se com o contrato de prestação...

11/10/2024

Tecnologia e inovação: como o mercado de food delivery na China cre...

11/10/2024

Gerenciamento de riscos: 4 dicas para aplicar no dia a dia do empre...