Um desafio da operação do delivery é garantir que o pedido chegou às mãos do cliente. Isso porque, até que o processo seja concluído, diferentes etapas e pessoas são envolvidas.
A boa notícia é que, para promover segurança ao restaurante e garantir que o pedido chegou ao cliente, foi lançada a funcionalidade de “confirmação de entrega”. Trata-se de um processo em que a entrega do pedido é confirmada pelo cliente, evitando “cancelamentos por pedido não entregue”.
Continue a leitura para saber o que é a confirmação de entrega e por que implementar essa prática na sua loja!
Confirmação de entrega
A confirmação de entrega é ferramenta que firma um acordo entre restaurante e cliente, garantindo que o pedido chegou ao destino certo. Com esse procedimento, você evita cancelamentos por pedido não entregue e promove uma operação mais segura ao seu negócio, aos entregadores e aos clientes.
O procedimento de confirmação de entrega, até então, era destinado apenas aos restaurantes com plano Entrega — aqueles que contam com entregadores parceiros do iFood. Isso porque o processo foi implementado para ser operado com as pessoas entregadoras parceiras do iFood.
Entendendo os benefícios da ferramenta, foi desenvolvida a confirmação de entrega para que aqueles que contam com entregadores da própria loja tenham também essa funcionalidade de segurança.
Com a confirmação de entrega, o pedido passa a ter a solicitação do código de confirmação do cliente. Com isso, restaurantes e pessoas entregadoras têm a garantia de que o produto chegou às mãos corretas, evitando solicitações de cancelamento por pedido não entregue.
Processo de confirmação de entrega
Para fazer a confirmação de entrega, compartilhe este link com os entregadores de sua loja e veja abaixo o passo a passo para que explique a eles.
O link acessado pela pessoa entregadora é padrão, válido para todos os pedidos e todos os restaurantes do iFood. Ou seja, não é preciso compartilhar um link diferente a cada pedido.
Ao acessar o link, a pessoa entregadora deve inserir o número do localizador, que é um número de 8 dígitos localizado na comanda impressa:
Após digitar o número do localizador, a pessoa entregadora deve incluir o código de confirmação do cliente. Trata-se de um código de 4 dígitos. Caso o código esteja correto, a entrega do pedido será confirmada no sistema.
Com a entrega confirmada, o cliente não poderá solicitar o cancelamento utilizando o motivo de pedido não entregue. Essa ação evita fraudes e prejuízos financeiros promovendo mais garantias ao estabelecimento.
Agora é possível acompanhar no Gestor de Pedidos e também no Portal do Parceiro se a pessoa entregadora de sua loja utilizou a confirmação de entrega junto ao cliente.
Pedidos cancelados
Caso o pedido tenha sido cancelado durante o trajeto da entrega, o sistema informará o status “Este pedido foi cancelado! Fale com a loja para entender se você deve continuar com a entrega ou retornar o pedido”.
Mensagens de feedback para o entregador
Foram adicionadas novas mensagens de feedback para o entregador, cujo o objetivo é trazer clareza sobre os erros na confirmação do pedido:
- Essa entrega não pode ser confirmada – A entrega já foi confirmada anteriormente.
- Essa entrega não pode ser confirmada – Essa entrega mudou para Entrega Sob Demanda.
Aba de ajuda
Uma nova aba de ajuda foi incluída para esclarecer dúvidas comuns dos entregadores, como:
- “O código de entrega não funciona.”
- “Cliente se recusa a fornecer o código.”
- “O pedido foi cancelado.”
O iFood tem atuado para oferecer uma experiência ainda melhor aos clientes, restaurantes e pessoas entregadoras. A confirmação de entrega é um exemplo de ferramenta que busca construir uma operação mais segura.
Aproveite a visita no blog e acesse agora mesmo o Portal do Parceiro!
671 respostas
Pedido 5799, cliente recebeu, assim que o motoboy chegou na loja, o cliente cancelou alegando que não recebeu o pedido, porém o pedido foi entregue .
Cliente mal intencionado prejudicando nosso trabalho.
O prejuízo tem sido grande. Aguardo providências contra esses clientes mal caráter!
oi, o cliente oediu e nao atende o interfone, o motoboy ficou buzinando e o cliente nao atendeu,ligamos no 0800 e o cliente mnao atendeu,mandamos mensagens no app e e o cliente nao atendei=u tamvbem,depois de meia hora ele respondeu que nao o chamamos,mentira e temos como provar que ele quem nao respondeu,e a loja fica no prejuizo, o iffod tem que ter outro jeito de cancelar esse tipos de pedidos e tambem as vezes recebem comem e simplesmente do nada cancela e o iffod aceita,sem ao menos comunicar a loja,esta errado,tem que ter outro jeito.
Exatamente isso, falta de respeito com os restaurantes. A política de cancelamento do ifood nos causa enorme prejuízo. Acontece constantemente aqui tbm!
Oi, Arnaldo! Sentimos muito por essa experiência. Saiba que em alguns casos é possível acionar a Contestação do Cancelamento em até 7 dias acessando a aba Pedidos do Portal do Parceiro. Caso precise de alguma ajuda, acione um de nossos especialistas.
Olá, Parceiro! Nesses casos, é necessário abrir um chamado na Central de Ajuda dentro do Portal do Parceiro, ok? Por lá, nos explique melhor o que ocorreu informando o número do pedido, por favor. Assim nosso time responsável irá entrar em contato para lhe dar o suporte necessário.
Caso o entregador não confirme a entrega, mesmo sendo entregue mais ele esqueceu, o restaurante não recebe o valor do pedido????
Ei Luis, tudo bem? Seu restaurante recebe o valor do pedido, porém caso o cliente pode solicite o cancelamento por atraso na entrega, não há como justificar.
O entregador concluiu e entregou o pedido do cliente às 12:36 e, às 14:36, o cliente cancelou, alegando não ter sido entregue pela loja e o iFood não permitiu a contestação de cancelamento. Solicito um retorno do suporte, pois preparamos e entregamos tal pedido. Aguardo um retorno, ótima tarde.
Oi Midori. Caso o cliente solicite um cancelamento, ele deverá enviar evidências, como fotos, além de justificar o cancelamento. Seu restaurante terá então 7 minutos para aceitar ou recusar o pedido, conforme as condições da política de cancelamento. Já temos um artigo com dicas sobre contestação de cancelamento!
Olá, Shirlei! Você poderia abrir um chamado em nossa central de ajuda? Lá, pedimos que vc Informe o ocorrido e o número do pedido. Assim, nossa equipe responsável pode avaliar o seu caso e tomar as devidas providências. Obrigada!
Tive maior prejuízo, essa semana com clientes que fazem o pedido ou não ficam atentos na hora que o motoboy chega ou dormem e o motoboy tem que retornar a loja com o pedido aí depois que a loja fecha ou o pedido é dispensado eles vem dar resposta. E nos que ficamos no prejuízo porque tem que pagar a entrega do motoboy e o prejuízo do prato que não foi entregue.
Olá, iFood!
Tenho sido prejudicado financeiramente e de imagem uma vez que estou trabalhando para se tornar * Super Restaurante!
Nos últimos 2 meses clientes realizaram pedidos na minha loja, receberam normalmente e depois que a loja fechou cancelaram o pedido. Ou seja, a loja enviou o pedido porém não irá receber por isso além de constar pedidos cancelados e com isso impactando o plano de se tornar Super..
Pior que o Ifood cancela sem qualquer evidencia ou prova do cliente e não dá chances para a loja contestar… Uma vergonha isso. Pior que são várias ocorrências que estou vendo na internet e o iFood não tomar nenhuma ação para suportar os lojistas, querem apenas dinheiro…
Oi, Paulo! Sentimos muito por esse problema de cancelamento. O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos! https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/ Caso precise de mais alguma ajuda, pedimos para que vá ao Portal do Parceiro e clique em “chamados e ajuda” para que possamos te ajudar!
BOA Tarde!
A cliente recebeu as marmitas e depois que fechou ela cancelou.
Detalhe ja tinha sido concluido pelo motoboy com o código do link.
tenho prova a cliente pagou na porta pro motoboy com vale refeiçâo.
isso é golpe gente ,não consigo contestar.
esses clientes teriam que ser reportados.
pior que ficamos com nota baixa e má reputação por causa de golpe.
BOA Tarde!
A cliente recebeu as marmitas e depois que fechou ela cancelou.
Detalhe ja tinha sido concluido pelo motoboy com o código do link.
tenho prova a cliente pagou na porta pro motoboy com vale refeiçâo.
isso é golpe gente ,não consigo contestar.
esses clientes teriam que ser reportados.
pior que ficamos com nota baixa e má reputação por causa de golpe.
Ela alegou que não recebeu o pedido.
Oi, Nilton! Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. 🙂 Aguardamos sua mensagem.
isso mesmo , restaurante se ferra nessa sentido , cliente come , e depois cancela o pedido, so vamos saber bem depois , cliente com dois dias de pedido entregue, ainda conseguem cancelar ;…. ifood nada faz , so aceita tudo que o cliente manda . ifoood ajuda…….. ner, nao e pouco nossos desconto. so loja q se lasca , vei … cliente q ficar dando golpe assimm deveria ser bloqueado pelo restaurante, o restaurante deveria saber quem e quem , esse cliente golpista …
BOM dia ontem tive um pedido 2859 cliente rubia fez um pedido de uma marmita de açai veio retirar na loja e depois de entrega o pedido e dando baixa na entrega depois de 40 muitos ele cancelou o pedido e o ifood nao me deu nem uma opiçao de cancelamento agora estou tentado abrir um chamado e nao consigo resumido vou ficar com prejuizo e o iffod nao vai me tar um suporte algum porque nao consuigo faz o chamado acho que o ifood teria que ter um jeito mais facil de falar com eles porque na hora de colacar o ifood na nossa lojaa ele ligar agora pra fazer reclamaçao so por mensagem estou bem desnimando com o ifood sem falar que qualquel coisa ele abaixar sua nota
Rovilson, sentimos muito por essa experiência. Saiba que em alguns casos é possível acionar a Contestação do Cancelamento em até 7 dias acessando a aba Pedidos do Portal do Parceiro. Caso precise de alguma ajuda, acione um de nossos especialistas.
Pela. Segunda vez cliente recebe o pedido e cancela li agora essa tal politica de cancelamento e não vi tal resultado contra o cliente pois nem entra em contato conosco ele entra e o Ifood ainda reembolsa o cliente .
Quero saber quem paga o prejuízo do restaurante . Sou da Itapeba a burguer de Maricá.
Oi, Álvaro! Para contato com o suporte técnico (dúvidas relacionadas ao Gestor de Pedidos, integração com o sistema de caixa, cancelamentos ou loja temporariamente fechada), o atendimento funciona das 10h às 23h, todos os dias. Para acioná-lo, vá ao “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.
Boa noite, acho um absurdo o Ifood cancelar um pedido depois de 2 dias .Cliente fez o pedido gastei com materia prima, entregador, o cliente simplesmente não atendeu o entregador, 2 dias apos o ocorrido o cliente entra em contato querendo o produto, disendo que dormiu e não ouviu o interfone e que não tem dinheiro para fazer outro pedido. entra em contato com o Ifood e simplesmente consegue o cancelamento e refaz o mesmo pedido e pronto. Assim fica facil, quem paga o prejuizo da empresa? Além de tudo o Ifood não deu o direito do restaurante contestar o cancelamento. Brincadeira, lamentavel essa situação onde o restaurante fica refém da instituição. Não aprovo esse procedimento.
Oi Lucimar. Queremos ter uma relação cada vez mais transparente com vocês, nossos parceiros. Por isso, estamos desenvolvendo diferentes iniciativas para oferecer uma experiência sempre melhor! Caso o cliente solicite um cancelamento, ele deverá enviar evidências, como fotos, além de justificar o cancelamento. Seu restaurante terá então 7 minutos para aceitar ou recusar o pedido, conforme as condições da política de cancelamento. Não deixe de conferir nosso artigo sobre contestação de cancelamento.
O mais absurdo não é que muitas pessoas mau-caráter tentam levar vantagens de todas as formas, mas, sim, que o Ifood oferece o benefício da dúvida a um cliente que está no primeiro pedido, que na maioria das vezes nem usa o nome verdadeiro. Eu, por exemplo, sou proprietário de um restaurante e já atendi cerca de 50 mil clientes. Por que, em sã consciência, eu iria mentir dizendo que entreguei um pedido sem de fato entregar?! É bizarro! Que falta faz uma concorrência. Na minha cidade está havendo um planejamento e acordo entre os comerciantes para todos deixaram o Ifood e investirem em métodos próprios de logística e vendas. Espero que avancem logo. Ifood nos desrespeita com frequência.
Ramon, sentimos muito por essa experiência. Saiba que em alguns casos é possível acionar a Contestação do Cancelamento em até 7 dias acessando a aba Pedidos do Portal do Parceiro. Caso precise de alguma ajuda, acione um de nossos especialistas.
A política de cancelamento do ifood é muito falha, os pedidos tem sido cancelado injustamente e não temos nem como contestar. Onde se viu o pedido ser entregue, no dia seguinte o cliente cancelar e dizer que não foi entregue, cliente mal caráter e nós não temos nem como nos defender! Ifood está deixando muito a desejar com o parceiro, tá virando palhaçada.
Oi, Brenda! Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. 🙂 Aguardamos sua mensagem.
Boa tarde, me sentindo lesada como loja, o pedido de número 0009, me fez um pedido no final do expediente, pedindo 02 kits de linguiça toscana, que eram um total de 05 Toscanas, mas eu tinha apenas 05 Toscanas disponíveis, entrei em contato com a cliente,avisando a falta de 01 unidade de Toscana, pelo chat do Ifood, e avisei que mandaria 05 asas fritas e crocantes, no lugar da toscana que estava faltando. Cliente respondeu, que aceitava e ainda agradeceu o meu contato. Mandei de boa vontade. E a cliente agiu com má fé, com o nosso estabelecimento. Cancelou o pedido após ter recebido. Muita sacanagem. Recebeu o produto, comeu e depois cancelou…. Vcs do IFOOD, do mesmo jeito que protegem o cliente, tem que proteger nós parceiros. Estou indignada com o ocorrido….A cliente 0009 , agiu de má fé… Ela recebeu sim , nosso produto e recebeu além do que comprou…
Fiz um comentário, sobre a falta de honestidade do pedido 0009, recebeu e cancelou o pedido, justificando não ter recebido. Eram 02 kits de toscanas mistas, com total de 06 toscanas, mas a loja só tinha 05 pra mandar, final de expediente. Nós entramos em contato com o cliente, através do CHAT, do Ifood, comunicando a falta, mas que eu mandaria como compensação eu mandaria 05 unidades de asinhas fritas e crocantes, a cliente aceitou, compreendeu e aceitou que eu mandasse. Tudo combinado e acordado entre as partes. Depois, de algum tempo, o cliente cancela o pedido e diz não ter recebido. É sacanagem!!! Recebeu, comeu e não pagou!!! Isso e mal caratismo, má fé… Pra não usar outras palavras…. Nós Parceiros do IFOOD, nos sentimos lesados… Vocês do IFOOD, protegem tanto os clientes e esquecem de nós,Parceiros…E ainda por cima, vcs nos punem, perdi pontuação por causa desse cancelamento, onde não tive culpa. Não temos direito a defesa… Cliente age de má fé e vcs nos punem, nos desclassificam… Estou indignada, por essa situação… Perdi dinheiro, pontos, por não fazer nada……Esse pedido 0009, me golpiou… E não tive direito a defesa…
Oi, Maria! Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Cliente recebeu o pedido e depois cancelou acho muito injusto o restaurante não receber o valor do produtor pois se trata de um cliente golpista
Oi, Gabriela! Caso o cliente solicite um cancelamento após o pedido ser entregue, ele deverá enviar evidências, como fotos, além de justificar o cancelamento. Seu restaurante vai então aceitar ou recusar o pedido, conforme as condições da política de cancelamento: https://blog-parceiros.ifood.com.br/acordo-apos-entrega/
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Muitos parceiros reclamando da mesma coisa e ifood não faz nada para nos proteger. Pessoal já descobriu como DAR GOLPE: como todo dia de graça!!! Compra, cancela, ifood aceita horas depois sem ao menos contatar o restaurante e sem dar opção de contestar e assim ficamos lesados. Está cada vez Pior. Restaurante gasta com matéria prima, cliente já ganha vários cupons de desconto e a gente fica no prejuízo!!! Fora que SISTEMA DELES ESTÁ SEMPRE FORA DO AR, COM ENTREGA FACIL RETORNANDO PARA A LOJA COM PROBLEMA MA MAQUINA QUE NÃO FUNCIONA… e mais pedidos perdidos e cliente reclamando… e ainda assim falam que não podemos contestar cancelamento… mesmo problema sendo do Ifood.
Oi Fernanda, agradecemos o seu feedback! Vamos trabalhar para continuar oferecendo a melhor experiência na ferramenta.