Como está o seu desenvolvimento pessoal? Pode até parecer uma pergunta sem relação com o seu negócio. Mas acredite: o sucesso da sua empreitada tem tudo a ver com o desenvolvimento de habilidades, entre elas, a autoliderança.
Isso é o que propõe o CEO da Boali, Rodrigo Barros. Com vasta experiência e tendo fundado a maior franquia de alimentação saudável do Brasil, ele é uma voz a escutar. Especialmente, em um país em que 48% das empresas fecham as portas no prazo de 3 anos de funcionamento, sendo o principal motivo a falta de gestão (25%).
Então, como você pode usar a autoliderança e ter uma mentalidade empreendedora em consonância com o seu desenvolvimento pessoal? Vamos trazer algumas ideias a partir de agora. Saiba mais!
O que significa desenvolvimento pessoal?
Desenvolvimento pessoal significa um processo realizado individualmente para evoluir, aumentar suas capacidades e atingir metas privadas e profissionais. Esse é um trabalho contínuo, que exige autoconhecimento, disciplina e autoliderança.
Esse último conceito é fundamental para o progresso no empreendedorismo. Isso porque, como define Rodrigo Barros, as ações do presente definem como será o seu futuro.
Aqui, começa a ficar clara a relação entre desenvolvimento pessoal e autoliderança. Inclusive, esse foi o tema do TEDx Talks com o CEO da Boali:
“A liderança mais importante é a autoliderança. É a liderança que você tem na sua própria vida, é liderar a si mesmo”
Ele ainda reforça que liderança é uma mentalidade. Portanto, quando você aplica essa condição individual no seu negócio, desenvolve o chamado mindset empreendedor.
Basicamente, essa é a ideia de ter diferentes comportamentos e características que determinam a sua forma de agir e pensar no comando de um negócio. Assim, ao fazer a gestão de restaurante tendo a mentalidade empreendedora, a autoliderança e o desenvolvimento pessoal, você tem mais chances de alcançar o sucesso.
Para entender melhor como a mentalidade pode ajudar no seu negócio, confira este vídeo sobre os pilares do empreendedorismo estratégico.
Qual a relação entre autoliderança e desenvolvimento pessoal?
A relação entre autoliderança e desenvolvimento pessoal é que a primeira é um fator-chave para se autoinfluenciar e progredir na carreira e na vida. Portanto, é uma ferramenta indispensável para o alcance de metas e objetivos, porque implica autoconhecimento, autodeterminação e motivação.
Rodrigo Barros ainda vai além. Para ele,
“Autoliderança traz liberdade. Autoliderança promove autoconhecimento, autoconfiança, faz com que você se orgulhe de si mesmo. Quando você é o líder de sua própria vida, o que acontece é que você se torna o seu melhor exemplo de disciplina, coerência, esforço”
O CEO da Boali ainda destaca que você se torna melhor para outras pessoas. Assim, a liderança dos colaboradores melhora e você consegue motivar sua equipe da forma certa. Inclusive, por ser um exemplo.
Vale destacar, ainda, que o desenvolvimento pessoal impacta a liderança, mas também o contato com clientes e fornecedores. Ao evoluir suas capacidades e competências individuais, torna-se mais fácil lidar com um feedback negativo, conseguir boas negociações com os parceiros e até aumentar sua margem de lucro e faturamento.
Qual a importância do desenvolvimento pessoal?
O desenvolvimento pessoal é importante por oferecer mais consciência sobre si mesmo, suas habilidades, fraquezas e pontos de melhoria. Dessa forma, você consegue equilibrar suas competências pessoais e profissionais, tendo uma vida melhor ao mesmo tempo que mantém sua competitividade em alta.
Esses aspectos se refletem no seu negócio. Por exemplo, ao abrir um delivery, você passa a enfrentar diferentes desafios, como a necessidade de gerenciar pedidos, rede de suprimentos, parceiros, colaboradores, fornecedores, clientes etc.
Se você desenvolve o seu lado pessoal e a autoliderança, consegue lidar melhor com todas essas demandas, sem deixar de lado os aspectos pessoais.
Quais os benefícios do desenvolvimento pessoal?
- Você aumenta a sua autoconfiança.
- Sua autoestima melhora.
- O autoconhecimento se torna maior.
- Suas habilidades são otimizadas.
- Sua criatividade e a possibilidade de inovação são potencializadas.
- Você tem mais condições de aplicar uma boa gestão de processos.
- As metas pessoais e profissionais têm mais chance de serem conquistadas, isto é, há mais oportunidade de colocar em práticas as ideias para empreender com sucesso.
- Sua saúde mental melhora, já que a mentalidade empreendedora permite equilibrar aspectos pessoais e profissionais.
- Você cria hábitos saudáveis no seu dia a dia.
Percebam que todos esses benefícios do desenvolvimento pessoal são mais facilmente alcançados com a ajuda da autoliderança. Até mesmo porque, como avalia Rodrigo Barros,
“Autoliderança vai muito além de fazer o que você quer. Vai muito além de fazer o que você gosta de fazer. Autoliderança é sobre você fazer o que precisa ser feito”
Quais são os 4 pilares do desenvolvimento pessoal?
Os 4 pilares do desenvolvimento pessoal são conhecimento, autoconhecimento, relacionamento interpessoal e automotivação. Esses aspectos são essenciais para ter disciplina, encontrar oportunidades, liderar a si mesmo e outras pessoas, e ter sucesso.
Entenda melhor o que significa cada um desses pilares.
Conhecimento
O conhecimento representa a busca por informações sobre o mundo em que você se insere. O objetivo é aumentar a sua consciência social por meio da leitura, das notícias e outros aspectos. O objetivo é tomar decisões mais acertadas e conhecer as práticas para fazer um bom gerenciamento de riscos.
Autoconhecimento
O autoconhecimento é um dos pilares do desenvolvimento pessoal aperfeiçoados com a ajuda da autoliderança. A proposta é conhecer a si mesmo, identificar seus pontos fortes e fracos, seus interesses, desejos e metas para o futuro.
Relacionamento interpessoal
O relacionamento interpessoal representa a capacidade de cultivar e criar relações sociais com diferentes pessoas, de clientes a colaboradores e pessoas entregadoras. Assim, fica mais fácil estabelecer uma boa comunicação e evoluir.
Automotivação
A automotivação é a capacidade de motivar a si mesmo e servir para os outros de exemplo. Isso permite ter mais resiliência para enfrentar as dificuldades e encontrar alternativas para o alcance de metas, quando necessário. Além do mais, é uma habilidade que permite ser realista e ter determinação.
O que fazer para ter desenvolvimento pessoal?
- Identifique os pontos de melhoria, como a comunicação, a gestão do tempo, a inteligência emocional e mais.
- Defina metas claras para o seu desenvolvimento pessoal.
- Busque se capacitar por meio de livros, workshops, seminários etc.
- Pratique o autoconhecimento, refletindo sobre suas vivências, valores, crenças e mais. Uma forma de fazer isso é usando a meditação a seu favor.
- Atente à sua saúde física e mental, praticando atividades físicas, alimentação saudável e pensamentos positivos.
- Experimente sempre que tiver oportunidade. Isso ajuda a sair da zona de conforto.
- Evite a procrastinação. Busque motivos para se motivar sempre e tente evoluir um pouco a cada dia.
- Faça um bom gerenciamento do tempo. Divida um mesmo projeto em tarefas menores, porque isso traz a sensação de que tudo está indo mais rápido. Então, você se motiva mais.
- Deixe espaços para cuidar de si no seu cronograma semanal.
- Faça networking empresarial e amplie a sua rede de contatos para ter mais oportunidades pessoais e profissionais.
- Aprenda com os erros e ressignifique experiências que, em princípio, foram negativas.
- Trabalhe seus pontos fracos e tente evoluir nesses quesitos.
- Enfrente o fracasso, reconheça suas falhas e aprenda com os erros.
- Tenha alguém como referência para embasar o seu desenvolvimento pessoal.
- Conheça especialistas na sua área de atuação e tente obter o máximo de conhecimento possível com eles.
Como fazer um plano de desenvolvimento pessoal?
Pesquise
Após definir suas metas a alcançar, comece a procurar informações que ajudem a atingir os objetivos. Por exemplo, se o seu plano de desenvolvimento pessoal tiver como propósito melhorar o gerenciamento do tempo para efetivar uma gestão de restaurante mais eficiente, busque dicas voltadas para a mudança de hábitos.
Além disso, vá atrás de informações sobre gestão do tempo, como evitar a procrastinação, de que forma elaborar um cronograma diário de atividades etc. Todas essas dicas ajudam a obter conhecimento e encontrar a melhor forma de atingir as suas metas.
Analise o seu nível de conhecimento
Com as informações obtidas, faça testes que ajudem a saber se a sua preparação realmente está boa. A avaliação vai depender da área desejada, mas é indispensável que você verifique se os conteúdos trouxeram os resultados esperados.
No caso do exemplo anterior, tente fazer um cronograma diário ou semanal e veja se consegue colocá-lo em prática. Caso a resposta seja não, é preciso fazer ajustes.
Busque ajuda
Muitas vezes, a jornada do desenvolvimento pessoal e da busca pela autoliderança requer o auxílio de especialistas. Encontre pessoas e instituições na internet que possam contribuir para esse processo. Assista a seminários, participe de cursos online, leia livros e o que mais for necessário. Aliás, vale até considerar uma mentoria, que pode ajudar muito.
Quais as dificuldades no desenvolvimento pessoal?
- Falta de orientação: nem sempre se sabe como começar e para onde seguir.
- Autoconsciência limitada: desenvolver o autoconhecimento, conhecer os pontos fortes e fracos, e identificar os recursos que temos pode ser difícil.
- Medo da rejeição e do fracasso: muitas pessoas ficam paralisadas e desistem por não quererem experimentar coisas novas.
- Recursos limitados: essa situação pode dificultar o progresso pessoal, mas pode ser superado com as diferentes informações disponíveis na internet.
- Falta de apoio: afeta a motivação, autoconfiança e as tomadas de decisões.
- Gestão do tempo: a falta de planejamento leva à sobrecarga de trabalho e à exaustão, especialmente no empreendedorismo.
- Resistência a mudanças: a facilidade de permanecer no lugar em que se está é um desafio. Isso porque as alterações geram incertezas e podem levar a ansiedade e estresse.
- Crenças limitantes: situações vividas podem gerar padrões de pensamentos negativos, que dificultam o alcance dos objetivos. Pessoas que se enquadram nesse critério costumam desistir com facilidade.
Em resumo, o desenvolvimento pessoal interfere no lado profissional, porque permite melhorar suas próprias habilidades e competências. Muito disso é derivado da autoliderança, uma característica que ajuda a ter disciplina e resiliência, e a perseguir os objetivos.
Assim, ao trabalhar seu desenvolvimento pessoal e focar a autoliderança como etapa desse processo, você tem uma chance maior de ter sucesso no empreendedorismo. Afinal, você saberá como superar desafios, quais pontos aperfeiçoar e quais são as suas características mais fortes. Tudo isso levará a uma atitude proativa perante as dificuldades.
Agora que você viu como o desenvolvimento pessoal impacta o lado profissional, o que acha de entender um pouco mais? Confira quais habilidades de liderança vale a pena desenvolver e entenda como elas ajudarão você a ser um exemplo para seus colaboradores.