Apesar do crescimento econômico que tivemos em 2022, algumas mudanças estão mexendo um pouco nesse cenário, principalmente relacionadas a fatores externos. Com isso, surgem as dúvidas e incertezas sobre a economia em 2023, resultando na desaceleração e no aumento da inflação.
Tudo isso impacta o pequeno empreendedor, já que provoca o aumento nos custos logísticos e a redução no poder compra da população. Porém, mesmo com todas as dificuldades, dá para driblar essa situação e transformar a crise em oportunidade, certo?
Para isso, vale conferir primeiro as perspectivas para a economia em 2023. Assim, você tem uma ideia melhor de como empreender com sucesso no segmento de alimentos. Vamos lá?
Quais são as perspectivas para a economia brasileira em 2023?
É meio chato começar falando assim, de problemas, mas a crise econômica mundial em 2023 também atinge o Brasil. Segundo o mercado financeiro, a projeção é de elevação da inflação no país, com a expectativa de 5,79%. Essa análise, inclusive, envolve fatores externos à economia nacional, como a guerra na Ucrânia.
Vamos recapitular o que é inflação? Ela é um indicador que aponta o aumento generalizado nos preços dos produtos e serviços. No mês de janeiro de 2023, por exemplo, a alta da inflação foi puxada, principalmente, pelo aumento no preço do combustível e dos alimentos.
Já a estimativa para a taxa básica de juros da economia do Brasil, conhecida como Selic, é de queda para 2023 e 2024. Apesar de ser numa intensidade menor do que o esperado, essa notícia favorece o aumento do consumo pelas famílias e do investimento feito pelas empresas.
Dessa forma, a expectativa é de que a economia melhore nos próximos anos. Enquanto isso, você pode se organizar e se planejar para garantir a sobrevivência do seu negócio até a chegada de tempos melhores.
Como o pequeno empreendedor será impactado?
O aumento da inflação provoca uma reação em cadeia para quem tem um empreendimento, inclusive no ramo alimentício. Afinal, se você tem uma lanchonete ou restaurante, por exemplo, o preço dos ingredientes fica mais caro. E como manter a qualidade dos itens vendidos, sem repassar os custos extras para o consumidor?
O problema maior é que esse aumento dos preços não acompanha a remuneração dos trabalhadores, resultando numa redução do poder de compra da população. Já que o dinheiro não rende mais como antes, as pessoas começam a cortar gastos, como sair para comer ou pedir comida pelo delivery.
Aí não tem jeito — a lucratividade dos empreendedores também é impactada, resultando até em uma possível redução do quadro de colaboradores, na geração de dívidas com fornecedores e agravando ainda mais situação.
Como transformar esse cenário em oportunidade?
Sentiu o contexto um pouco negativo? Realmente, empreender no Brasil tem mesmo seus desafios, especialmente em momentos de crise. Mas, conforme diz o máster em gestão Victor Macambira, sócio-fundador da Gass Company — uma das maiores empresas em gestão gastronômica do mundo:
“Ser empreendedor não basta. Você precisa ser gestor e líder do seu negócio”.
Com essa mentalidade, mesmo na situação desafiadora da economia em 2023, é possível usar esse cenário como oportunidade para desenvolver o seu estabelecimento. Nesse sentido, algumas iniciativas são:
- buscar se diferenciar da concorrência;
- desenvolver novos itens para chamar a atenção do público;
- investir em campanhas de marketing digital;
- criar programas de fidelidade;
- oferecer promoções com descontos para incentivar os pedidos;
- estabelecer parcerias com outros estabelecimentos;
- apostar na entrega por delivery.
Como garantir o sucesso em meio à crise?
Criar outras metas para se adaptar ao novo cenário econômico é uma das atitudes fundamentais para proteger a saúde financeira do seu negócio. Em contrapartida, você também deve evitar a todo custo contrair novas dívidas, além de investir somente em estratégias com maiores possibilidades de retorno.
Adotar iniciativas para garantir que o negócio continue lucrativo é a melhor saída para lidar com a situação da economia 2023. Confira algumas sugestões!
Entenda o mercado
Acompanhar de perto a inflação e o cenário da economia brasileira é o primeiro passo para quem deseja estar preparado em momentos desafiadores. Afinal, esse conhecimento permite pensar nas melhores alternativas e traçar um plano de ação realista diante da crise econômica que estamos enfrentando.
Faça um planejamento estratégico
Tomar decisões improvisadas dificulta direcionar os esforços da equipe. O resultado dessa falta de planejamento é a perda de tempo e recursos. Afinal, como Macambira fala no vídeo, “gerenciar é bater metas com a equipe fazendo o correto”.
Portanto, planejar é fundamental se você quiser focar nas prioridades em momentos de crise. A consequência maior é uma otimização dos recursos adequada, que permite identificar os principais desafios e pontos de melhorias do empreendimento.
Negocie com os fornecedores
É bem provável que os fornecedores também passem por dificuldades diante de cenários instáveis da economia do Brasil. A melhor solução, então, é apostar numa boa comunicação e criar estratégias inteligentes de compra dos insumos para o seu estabelecimento.
Diversifique o cardápio
Como fazer isso? Comece pelo básico. Em épocas de alta dos preços, é importante evitar ao máximo repassar os valores aos clientes. A solução pode estar na criatividade em adaptar alguns ingredientes. Além disso, desde que a qualidade não seja comprometida, vale substituir alguns insumos por similares com preços mais baixos.
Em uma hamburgueria, por exemplo, dá para diversificar o cardápio com mais opções, como frango e carne suína o lugar da carne bovina. Já pensou também na possibilidade de atender ao público vegano? Vale apostar em ingredientes sazonais, como legumes, verduras e frutas da época, o que também ajuda a economizar.
Otimize os processos
Como as coisas funcionam hoje? Sempre foi assim? Otimizar os processos ajuda qualquer empreendimento a alcançar resultados mais ágeis. Além disso, você consegue evitar, ou ao menos reduzir, o desperdício de matéria-prima — aspecto fundamental para a economia e a redução de custos.
Pensando nisso, determine um fluxo bem estruturado das atividades do seu negócio. Por exemplo, em restaurantes uma boa prática é elaborar fichas técnicas para o preparo dos itens, incluindo desde a quantidade de ingredientes até o passo a passo correto, com o tempo de cada etapa e pequenos macetes que dão aquele toque especial: a marca registrada do estabelecimento.
Ao seguir as dicas deste post, você pode se preparar melhor para enfrentar os desafios da economia em 2023. Ficar por dentro do assunto, buscar novas soluções e se adaptar é fundamental para garantir a sobrevivência do negócio. Afinal, apesar de tudo, algumas tendências seguem fortes para a economia brasileira, como as entregas por delivery.
Gostou de ficar por dentro do cenário econômico para 2023? Prepare-se melhor colocando as dicas em prática. Baixe agora mesmo esta planilha de fluxo de caixa e organize a rotina financeira do seu estabelecimento!
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