Qual a diferença entre armazém e empório? Como montar um?

Entenda as diferenças entre armazém e empório no serviço de entrega, e melhore o desempenho do seu negócio.

Você está em dúvida sobre qual modelo seguir para o seu negócio: armazém ou empório? Os dois tipos de estabelecimentos comercializam produtos em geral e visam atender às necessidades de seus clientes. Porém, cada um deles tem características próprias que podem ser adequadas para diferentes tipos de produtos e público-alvo.

Ao entender melhor qual é o seu modelo de negócio, entre armazém e empório, você tem mais autonomia para buscar oportunidades do setor, inovar na oferta dos seus produtos e atender ainda melhor os seus clientes.

Continue a leitura e entenda mais sobre qual é a diferença entre armazém e empório!

O que é armazém?

O armazém é um estabelecimento que oferece produtos básicos, em grandes quantidades, a preços mais baixos do que o varejo tradicional. Esses produtos podem incluir alimentos básicos, como arroz e legumes, além de itens de limpeza e higiene pessoal.

O que é um empório?

O empório oferece produtos gourmets, de alta qualidade e especializados — muitas vezes, com preços mais altos do que o varejo tradicional. Esses produtos incluem queijos finos, vinhos selecionados, carnes exóticas e produtos importados de outros países.

Quais são as principais diferenças entre armazém e empório?

Apesar de muitas vezes serem confundidos, armazéns e empórios apresentam diferenças entre si. A principal delas está no tipo de produto oferecido. Enquanto um armazém geralmente oferece produtos básicos e em grandes quantidades, um empório costuma ter nas prateleiras produtos gourmet e especializados, em menor quantidade.

Os preços também variam. Enquanto um armazém tem o foco em vender por preços competitivos e acessíveis, o empório costuma trabalhar com produtos de alta qualidade e, consequentemente, preços mais elevados.

Como montar um armazém?

O primeiro passo para montar um armazém é encontrar um local adequado em uma área da cidade com fácil acesso para a entrega de grandes quantidades de produtos. Também é necessário buscar fornecedores confiáveis e negociar preços baixos, para poder oferecer descontos aos clientes.

Como montar um empório?

Para montar um empório de sucesso, as etapas não são muito diferentes. Além de encontrar um local adequado, é necessário estabelecer parcerias com fornecedores de produtos de alta qualidade e investir em uma equipe bem treinada. Assim, você poderá fornecer um excelente atendimento aos clientes.

Para Macambira, sócio-fundador da Gass Company, o mercado gastronômico é um dos que mais empregam no Brasil e no mundo. Mas há um contraponto importante — algo que precisa ser dito, mas que pouca gente fala: “o mercado gastronômico é um dos que mais quebram empresa”.

O sócio-fundador da Gass Company entende que um dos motivos para isso vem da própria iniciativa de empreender: “é preciso se preocupar em adquirir novos conhecimentos em gestão, para que o negócio funcione de fato. E esse é o grande motivo para que as coisas não deem certo”.

Na prática, também é importante evitar alguns erros que os donos de delivery podem cometer nos negócios. “O primeiro erro é o desperdício de material, ou seja, desperdício de insumos, matéria-prima.“.

Como um delivery se aplica em ambos os casos?

Quando se trata de criar um delivery, a escolha entre um armazém e um empório pode fazer toda a diferença.

No armazém, é possível trabalhar com um modelo mais eficiente, já que os produtos do estabelecimento costumam ser armazenados em grandes quantidades — e o controle de estoque é mais preciso.

Por outro lado, um empório também pode reservar vantagens no desempenho das entregas, já que o controle de estoque é mais constante e o giro de produtos é maior.

Agora que você sabe as diferenças entre armazém e empório, pode escolher a melhor opção de modelo para o seu negócio. Ambos os estabelecimentos têm seus próprios desafios e suas próprias recompensas, e a escolha certa depende do perfil de empreendedor.

Sabia que outro fator que determina o sucesso de um negócio gastronômico é o atendimento humanizado? Ainda não ouviu falar desse assunto? Confira nosso guia sobre atendimento humanizado para o seu negócio!

Por iFood Mercado

Por iFood Mercado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

17/05/2024

Desvendando o ciclo do pedido: etapas, como medir e desafios

16/05/2024

À la carte: o que é, como funciona e dicas essenciais

15/05/2024

Negócios lucrativos: quais são e como garantir sucesso?