Empreendedorismo digital: saiba como começar, passo a passo

O que é o empreendedorismo digital e quais são as principais oportunidades para quem quer começar? Confira neste post!

A internet causou uma verdadeira revolução no comércio mundial. Com a popularização da banda larga e com a possibilidade de comprar produtos com o próprio celular, em qualquer lugar do planeta, o empreendedorismo digital floresceu.

Contudo, quais são as etapas para quem quer fazer parte desse ecossistema? Quais são as estratégias necessárias e como começar a delinear um plano de ação? Quais são os produtos que podem ser vendidos nessa modalidade? É o que você descobrirá neste post.

Continue a leitura para saber mais sobre empreendedorismo digital e como começar!

O que é empreendedorismo digital?

Basicamente, esse termo engloba qualquer negócio que atua majoritariamente no ambiente digital. Dessa forma, os empreendedores comercializam produtos e serviços online, sem a necessidade de pagar por espaços físicos. Inclusive, é uma forma econômica de investir, que atrai muita gente criativa.

Alguns exemplos de empresas que praticam o conceito:

  • lojas virtuais (e-commerces), seja por site próprio, seja por plataformas coletivas que proporcionam mais visibilidade;
  • desenvolvedores de aplicativos e softwares;
  • marketplaces;
  • desenvolvimento de infoprodutos e conteúdos digitais, como cursos online, e-books, webinars, videoaulas, entre outros;
  • criação de sites e blogs;
  • produção de conteúdos, em texto, vídeo ou em qualquer formato que tenha a internet como foco;
  • enfim, qualquer empreendimento que venda produtos pela internet.

Quais são os benefícios do empreendedorismo digital?

Esse é um tipo de empreendedorismo que tem como principal diferencial a possibilidade de alcançar muitas pessoas de maneira rápida e eficiente, independentemente da localização geográfica. Quem mora longe dos grandes centros, por exemplo, pode se encontrar o seu espaço comercializando produtos de qualidade e apostando em estratégias certeiras de divulgação.

O empreendimento digital também abre um leque de oportunidades para quem não tem tanto dinheiro para gastar. Conheça os outros benefícios específicos:

  • possibilidade de abrir e controlar o empreendimento em qualquer lugar do planeta, desde que tenha conexão com a internet;
  • escalabilidade, a capacidade que uma empresa tem de multiplicar o seu faturamento, sem a necessidade de aumentar as despesas na mesma medida. Pode ser necessário um gasto maior na logística para o envio de produtos, mas há a opção de combinar os prazos diretamente com o consumidor;
  • facilidade de interagir diretamente com o cliente. Basta oferecer um atendimento omnichannel, que atenda às preferências de cada consumidor e aumente o alcance do negócio;
  • investimento de baixo custo, em grande parte dos casos. Não será preciso alugar uma loja física em um local movimentado para garantir a visibilidade, por exemplo. Os gastos podem ser concentrados no marketing, na logística e na manutenção das páginas. Em alguns casos, basta ter apenas um computador para começar, como no dropshipping;
  • oportunidade de investir em novos nichos e em demandas reprimidas, atendendo pessoas de todo o país (ou até de outras nações, conforme a progressão financeira do negócio);
  • possibilidade de inovação disruptiva, entre outros.

Como todo empreendimento, também há alguns desafios e obstáculos a serem superados. É necessário estar sempre atento às inovações tecnológicas, por exemplo, já que a internet está sempre mudando. Alguns canais vão sendo abandonados e outros surgem como tendências.

Além disso, também é preciso prestar atenção a mudanças repentinas nas tendências, que podem fazer com o que o seu nicho se torne pouco lucrativo rapidamente. Como qualquer empreendedor digital compete com todos os outros comércios online, em tese, a alta concorrência é outro desafio contínuo.

Como começar um negócio no digital?

É preciso se planejar estrategicamente para começar. Embora uma das vantagens desse modelo de empreendedorismo seja a capacidade de iniciar o seu negócio com poucos recursos, ainda é uma boa ideia seguir um checklist para se organizar. Confira algumas ações práticas:

  • escolha o seu nicho de atuação;
  • defina o objetivo ao montar esse empreendimento. Você quer explorar demandas reprimidas, produtos que percebe como parte de uma lacuna ou aprimorar o que já é vendido? Essa é uma questão a ser levada em consideração;
  • aprenda a usar ferramentas digitais. Não será preciso saber programar, ao menos em um primeiro momento, mas você deve entender como utilizar soluções como o WordPress (que hospeda sites), os passos para contratação de um servidor para a sua página e ferramentas de edição de imagens, por exemplo;
  • entender sobre o seu mercado e sobre as técnicas de marketing digital podem ser adotadas para melhorar seus resultados;
  • conhecer as tendências do seu nicho;
  • divulgar o seu negócio na internet. Você pode usar redes sociais e anúncios pagos. Contar com afiliados, pessoas que vendem os seus produtos em troca de uma comissão, também é uma boa ideia.

Quais são algumas ideias de negócio para iniciar no empreendedorismo digital?

Nada melhor do que apresentar alguns exemplos de nichos de negócio que já utilizam o empreendedorismo digital para lucrar e expandir o alcance dos produtos. Confira alguns deles!

Comércio alimentício

Um lanchonete, restaurante, bar ou qualquer comércio alimentício pode usar plataformas digitais de delivery para levar os seus produtos a um grande número de pessoas — como o iFood.

O iFood oferece a visibilidade, o alcance e a infraestrutura para que os seus pratos cheguem aos clientes, por meio de uma rede de entregadores profissionais.

Comércio online

Conheça outros tipos de comércio online, com produtos que você pode vender pelo iFood.

Mercadinho

Quem tem um mercado ou uma mercearia também pode utilizar as plataformas digitais de entrega para vender produtos de alimentos, bebidas e até itens de limpeza, por exemplo.

Pet shop

Você sabia que, além de faturar bilhões, o mercado pet é dominado pelos pequenos empreendedores? Confira este trecho de uma matéria da Folha de S. Paulo:

“O Brasil abriga cerca de 150 milhões de animais de estimação, dos quais mais de 85 milhões são cães e gatos, segundo dados do IPB (Instituto Pet Brasil). As necessidades desses animais são atendidas, em sua maioria, por pequenos empreendedores.

‘Os pequenos negócios dominam o segmento pet’, afirma Flávio Barros, analista técnico do Sebrae Nacional especializado na área.

Dos 225 mil negócios voltados a esse setor, 126 mil são de MEIs (microempreendedores individuais) —mais da metade de todas as empresas do ramo.”

O mais interessante é que você também pode vender esses produtos pela internet, desde rações até coleiras e medicamentos para os pets.

Drogaria

Abrir uma drogaria também é uma boa alternativa para quem quer vender pela internet. Plataformas digitais, como o iFood, também vendem medicamentos — como se não bastasse, é possível vender pelo seu próprio site e/ou aplicativo.

Marketing de afiliados

Nessa modalidade, uma pessoa se associa a uma marca ou plataforma para promover os produtos vendidos por esse terceiro. Caso o afiliado consiga fechar uma venda, ele recebe uma comissão.

É uma excelente opção para quem quer trabalhar remotamente em qualquer local do mundo, já que as ações de promoção podem ser feitas por qualquer dispositivo conectado à internet.

Produção de conteúdo

Qualquer pessoa pode criar um blog ou um canal no YouTube, por exemplo, e começar a postar conteúdos. Quando ela tiver visitas frequentes e/ou um bom número de inscritos, algumas possibilidades se abrem: parcerias pagas (aproveitando o público desse produtor), a oportunidade se trabalhar como afiliado ou direcionar a audiência para a compra de produtos próprios;

Outros tipos de empreendedorismo

Confira mais algumas opções para explorar todas as oportunidades do comércio on-line:

  • lojas on-line em redes sociais. É possível utilizar marketplaces, como é o caso do Facebook, e ferramentas como Google Meu Negócio e o Google Shopping. Já o Instagram oferece a possibilidade de inserir preços e links que direcionem aos produtos;
  • marketing digital. O produtor de conteúdo se encaixa aqui, mas estamos falando de uma área mais ampla. Você poderá promover outras empresas e reforçar a presença virtual delas, assim como se especializar em estratégias de automação de e-mails, trabalhar com softwares e métricas, criar conteúdo para as redes sociais, trabalhar como escritor fantasma de influenciadores famosos, entre muitas outras.

Agora que você sabe o que é empreendedorismo digital e as diferentes oportunidades que pode aproveitar, assim como um checklist de atividades para iniciar, também pode se aventurar nessa modalidade que tem cada vez mais cativado os empresários. Você pode se associar a plataformas digitais para aumentar a visibilidade das suas mercadoria e serviços.

Aproveite a visita ao blog para adquirir algumas habilidades extras: saiba como se capacitar para iniciar no empreendedorismo!

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Por Pedro Camargo

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