Engajamento nas redes sociais: como chamar a atenção dos seguidores?

Saiba como gerar engajamento nas redes sociais e chamar atenção dos seus seguidores. Tenha a audiência mais próxima de você!

Promover ações que gerem mais engajamento nas redes sociais é uma forma de fidelizar seguidores e fazer com que sua marca seja sempre lembrada. Com uma presença sólida na internet, você consegue desenvolver diferentes ações de divulgação, capazes de resultar em um bom desempenho de vendas.

Ações que promovem mais engajamento nas redes sociais fazem parte de uma estratégia robusta de Marketing Digital. Ao desenvolver diferentes táticas nos seus canais, você consegue se diferenciar da concorrência e se conectar com seu público.

Engajamento nas redes sociais

Confira as dicas do Dellamarque sobre como chamar mais atenção de clientes e potenciais clientes nas redes sociais!

O que é engajamento?

Gerar engajamento nas redes sociais significa fazer com que seu público se identifique e interaja com os conteúdos publicados. As pessoas se engajam ao fazer algum comentário, deixar uma curtida, seguir o seu perfil ou compartilhar algum conteúdo com alguém, por exemplo.

Apesar de não representar, diretamente, uma nova venda, as ações de engajamento fazem com que o público crie uma conexão com seu perfil. Com isso, sua marca pode ser lembrada com mais frequência.

Todas essas interações têm um impacto positivo para  seu negócio, já que ajudam a:

  • aumentar o alcance dos conteúdos;
  • melhorar a reputação na internet e o reconhecimento de marca;
  • divulgar o empreendimento para mais pessoas;
  • ampliar sua influência;
  • demonstrar quais e quantos consumidores confiam na empresa;
  • gerar tráfego para seus canais próprios, como seu Cardápio Digital;
  • chamar a atenção para promoções e novidades;
  • atrair novos consumidores;
  • desenvolver relacionamento;
  • obter informações relevantes sobre a audiência;
  • ampliar os canais de atendimento e o acesso ao restaurante.

Todas essas vantagens são formas de fazer os resultados comerciais crescerem, tanto chegando a mais compradores quanto descobrindo novos caminhos para persuadi-los.

Como aumentar o engajamento no Instagram?

Estratégias de engajamento são, portanto, aliadas do seu restaurante. A partir dessa certeza, é preciso colocá-las em prática. Saiba como gerar engajamento nas redes sociais!

Conheça seu público

Quando se fala em Marketing Digital, conhecer o público-alvo é sempre um passo importante — ainda mais para alcançar um grande engajamento nas redes sociais. Afinal, com ferramentas de segmentação disponíveis, esse entendimento permite direcionar as ações de forma certeira.

Além disso, para que os conteúdos criados realmente provoquem reações de sua audiência, saber o que interessa a ela e quais são seus comportamentos, problemas e demandas faz toda a diferença. Algumas informações úteis nesse sentido são: 

  • dados demográficos: idade média, região geográfica, classe social etc.;
  • comportamento na internet: plataformas que usa, horários em que navega, tipos de contas que segue.

Ofereça conteúdo relevante

A relevância do que está sendo abordado para o público é a melhor maneira de obter engajamento nas redes sociais. Alguns exemplos de postagens com essa capacidade são:

  • listas com dicas;
  • posts explicando assuntos relacionados ao seu segmento;
  • depoimentos de outros clientes para funcionarem como prova social;
  • lives interativas;
  • curiosidades sobre os pratos;
  • bastidores da cozinha;
  • enquetes e pesquisas.

Desenvolva conteúdos atrativos

Gifs, memes, concursos e promoções também devem ser mesclados com os demais conteúdos para garantir o engajamento nas redes sociais. Afinal, todos gostam de obter benefícios, como brindes ou cupons de desconto. Além disso, o humor consegue gerar reações positivas nos seguidores.

Outro modo de ser atrativo é aproveitando as tendências e as #hashtags. Quanto às tendências, sua aplicação exige o acompanhamento constante e um pouco de flexibilidade, já que elas surgem rapidamente.

Já o uso das hashtags deve ser considerado desde o planejamento das postagens, devendo estar incluídas em todas elas para facilitar a procura por parte das pessoas interessadas nos assuntos falados no seu perfil.

Realize as postagens regularmente

A frequência de postagem também é importante para que as redes sociais entendam a relevância do seu perfil. Além disso, ao manter publicações frequentes, você garante que sua marca está sendo sempre lembrada.

A constância na divulgação de posts mantém sua empresa no topo do feed dos consumidores. Caso não haja regularidade, é provável que as pessoas deixem de acompanhar sua conta.

Mais que isso, essa tática demonstra que o negócio quer ser relevante e está interessado em interagir com a audiência. Dessa forma, o engajamento de clientes tende a ser ampliado.

Incentive a interação

Por fim, é necessário lembrar que ter engajamento, antes de tudo, significa garantir a interação frequente. Assim, procure incentivar ou provocar a participação do seu público. 

Isso deve ser feito por meio de conteúdos que gerem identificação. Você pode realizar pesquisas pelas próprias redes sociais, visando saber quais são as opções ideais. Outras estratégias que também funcionam são:

  • crie relações com o público nos comentários e mensagens diretas;
  • publique conteúdos dos seus seguidores, dando os créditos;
  • faça perguntas e enquetes;
  • convide seus seguidores para diferentes ações, como conhecer novidades do cardápio, aproveitar alguma promoção etc.

Como mensurar o engajamento dos clientes com as publicações?

Nas plataformas de cada rede social ou utilizando ferramentas de gerenciamento e agendamento, é possível monitorar dados como alcance, número de cliques, compartilhamentos, curtidas, entre outros.

Já a qualidade da imagem do restaurante somente pode ser avaliada acompanhando o teor dos comentários nas suas postagens e por meio de conteúdos de terceiros que citam a sua empresa.

Supervisionar tais métricas e opiniões ajuda a entender o quanto seu negócio atinge o público. Além disso, esses índices são relevantes tanto para analisar, quanto para medir o desempenho de suas publicações e identificar quais estratégias realmente foram eficazes. Assim você garante mais eficiência na sua estratégia de Marketing Digital.

O engajamento nas redes sociais depende muito de suas ações! Siga essas dicas para melhorar os conteúdos e incentivar as interações. Com bons resultados de Marketing, você tem mais chances de melhorar seu desempenho em vendas.

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Por Marcos Dellamarque

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