12 equipamentos para cozinha de restaurante

Confira 12 equipamentos para cozinha de restaurante e saiba como preparar sua operação com eficiência e objetividade!

Iniciar a montagem de uma cozinha industrial requer bastante cautela e atenção, a começar pela legislação da Anvisa, com uma série de regras a serem seguidas, cujo objetivo é que tudo funcione nos padrões exigidos.

Então, respeitadas essas normas, é hora de partir para a prática e pensar no melhor uso do espaço e equipamentos para cozinha de restaurante, que possibilitem o preparo dos alimentos de forma rápida e funcional.

Para isso, é importante considerar o orçamento disponível para o investimento, o tamanho do espaço, que pode ser uma cozinha de restaurante pequeno, o tipo e a quantidade de refeições que serão produzidas por dia, bem como a mão de obra.

Confira 12 utensílios essenciais para cozinha de restaurante e saiba como ter precisão ao montar a sua!

1. Fogão industrial

O fogão industrial está no topo da lista por ser o protagonista da área de preparo da cozinha. Ele oferece mais potência do que os fogões tradicionais, e existem versões de 2 a 6 bocas.

No entanto, para agilizar o preparo das refeições, você pode optar pode modelos maiores, como o fogão industrial 6 bocas baixa pressão Innal, que contém 3 bocas simples e 3 bocas duplas, assim como a válvula de gás, muito parecida com a usada em fogão residencial e garante mais segurança.

2. Forno industrial

Como o forno industrial e o fogão trabalham em conjunto, o forno é fundamental para o preparo de pratos assados.

Nesse caso, considere um forno a gás, como o kit forno a gás industrial inox Roma + grade extra, com capacidade de 129 litros e que conta com duas pedras refratárias que armazenam o calor, obtendo maior uniformidade nos assados.

3. Panela industrial

A panela industrial é item obrigatório tanto em cozinha de restaurante pequeno quanto grande, pois é nela que os alimentos em grande quantidade são preparados.

Um caldeirão industrial de alumínio polido de 15,3 litros é ideal para fazer as mais diferentes receitas. Por ser feito em alumínio polido, ele retém o calor e o distribui uniforme e lentamente, proporcionando melhor cozimento dos alimentos.

4. Liquidificador industrial

O liquidificador industrial é necessário em toda cozinha de restaurante por se diferenciar dos modelos convencionais.

Ele precisa ser feito de material mais resistente, de preferência inox, com maior durabilidade, sendo mais fácil de limpar e evitando a transferência de resíduos de alimentos preparados anteriormente, características principais do liquidificador industrial inox Skymsen 4 litros.

5. Fritadeira elétrica industrial

A fritadeira elétrica industrial é um eletrodoméstico desenvolvido para fritar alimentos em grande quantidade, aquecendo o óleo mais rápido e promovendo uma boa retomada de temperatura, o que traz mais agilidade na produção e entrega ao cliente.

A fritadeira elétrica Malta 7 litros 3000W 127V é um bom exemplo de funcionalidade e otimização do tempo. Produzida em aço inox e alumínio, ela conta com termostato de segurança e de controle de temperatura.

6. Seladora industrial

No caso da seladora industrial, a função é aumentar a validade dos alimentos, garantindo a qualidade deles por mais tempo.

A embaladora seladora de filme plástico Sulpack embala todos os tipos de alimentos fazendo com que, sem ar dentro da embalagem, os processos químicos de decomposição sejam mais demorados.

7. Fatiador de frios para restaurante

O fatiador de frios é outro grande aliado da agilidade e deve ser considerado no projeto da cozinha industrial.

Um modelo como o cortador de frios Bermar com lâmina 300 mm é imprescindível, pois é o responsável por entregar, em instantes, fatias de diferentes embutidos e de várias espessuras.

8. Câmara fria industrial

A câmara fria industrial é um dos equipamentos para cozinha de restaurante necessários para armazenar grande quantidade de alimentos, mantendo o resfriamento adequado para cada peça especificamente.

Assim como a câmara fria Gallant 220V 2,50X2,32 metros, esse equipamento tem controle de temperatura regulado conforme o alimento a ser armazenado, permitindo ajuste no efeito da refrigeração quando for necessário.

9. Barreiras de proteção para cozinha de restaurante

As barreiras de proteção também são essenciais quando o assunto é serviço de alimentação.

No caso da barreira de proteção de poliestireno com suporte 60×65 cm, ela pode ser utilizada como divisória de mesas ou no atendimento ao cliente. Feita de plástico transparente, tem abertura para passagem de objetos.

10. Assador rotativo para restaurante

O assador rotativo também tem sua importância na cozinha de restaurante por assar os alimentos uniformemente, proporcionando economia com a redução do tempo de preparo necessário.

É assim que o assador de frango a gás rotativo Arke com 5 queimadores e 7 grades funciona, com capacidade para assar até 5 frangos em cada grade.

11. Máquina de bebidas para restaurante

Mesmo uma cozinha de restaurante simples precisa ter uma máquina para bebidas, que garante mais praticidade e funcionalidade.

A refresqueira inox IBBL 30 litros com dois 2 depósitos, por exemplo, é um modelo que conta com dois compartimentos separados para bebidas, mantendo-as refrescantes para o consumo do cliente.

12. Vitrines para restaurante

Já as vitrines para restaurante são indicadas para os estabelecimentos que precisam expor alguns alimentos, conservando-os de contaminações externas e os mantendo aquecidos ou refrigerados.

A estufa Edanca para salgados com 12 bandejas é ideal para exposição de alimentos que necessitam de baixa temperatura para conservação, como bolos, tortas, doces ou lanches naturais.

A cozinha industrial é o coração do restaurante, que dá sentido e impulsiona todo o negócio. Para que toda a operação flua com qualidade, produtividade e no ciclo correto, ter bons equipamentos para cozinha de restaurante é fundamental. Com esses 12 utensílios essenciais, é possível ter uma cozinha de restaurante funcional e eficaz quanto à produção dos pratos do cardápio.

Quer garantir que toda sua operação funcione corretamente? Baixe gratuitamente este checklist e operação de restaurante e não esqueça nenhum detalhe no dia a dia!

Por iFood

Por iFood

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/05/2024

Cultura data-driven: transforme dados em decisões estratégicas!

22/05/2024

Gestão de restaurante: passo a passo para alcançar o sucesso

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery