Os feriados de novembro oferecem ótimas oportunidades para o comércio alimentício, principalmente para os que disponibilizam o delivery. Você poderá liberar descontos, pratos pela metade do preço e promoções do tipo pague 1 e leve 2. Dessa forma, é possível aumentar muito o alcance da sua marca e gerar uma boa receita.
Para isso, é claro, você deve se planejar. Criar promoções especiais, modificar o cardápio e explorar a temática de cada data são algumas das boas ideias. Também vale lembrar que novembro é o mês da Black Friday, um dos melhores dias para o comércio. Este post conta com a participação do especialista Thiago Murça, especialista em gestão de marketing digital para nos ajudar a entender como aproveitar melhor essas datas importantes.
Continue a leitura para saber mais sobre como explorar os feriados de novembro!
Quais os feriados de novembro?
Primeiro, conheça os feriados nacionais mais importantes:
- Finados, 02 de novembro;
- Dia da Proclamação da República, 15 de novembro.
Esses feriados nacionais são aqueles que costumam gerar folga para um grande número de pessoas, o que faz com que muitas delas estejam dispostas a visitar um comércio alimentício ou pedir comida pelo delivery no conforto de seus lares.
02 de novembro: Dia de Finados
O Dia de Finados é sempre celebrado no dia 02 de novembro. Em 2024, ele cai em um sábado. Essa data data é dedicada à memoria e a orações em nomes dos falecidos, então é importante ter cuidado ao explorá-la tematicamente.
No dia 02 de novembro, os parentes e amigos costumam prestar homenagens e visitar cemitérios, levando flores e aproveitando alguns minutos para se lembrar dos entes queridos.
15 de novembro: Dia da Proclamação da República
Em 2024, esse feriado cai em uma sexta — oferecendo uma excelente oportunidade de turbinar as vendas do negócio. A data marca o fim da monarquia e o início do regime republicano no Brasil.
Thiago explica melhor a relação entre os feriados e as oportunidades para o setor: “o primeiro e mais importante benefício é o aumento do fluxo de clientes durante as datas comemorativas, o que se reflete também no faturamento, no alcance da marca e na percepção do público em geral sobre o estabelecimento”.
Quais as datas comemorativas de novembro para o setor alimentício?
Já as outras datas comemorativas que podem ser exploradas pelo comércio são as seguintes:
- Dia do Sushi, 01 de novembro;
- Dia do Churrasco, 19 de novembro;
- Dia da Consciência Negra, 20 de novembro;
- Dia do Hambúrguer, 28 de novembro.
- Black Friday, 29 de novembro.
01 de novembro: Dia do Sushi
Essa iguaria japonesa é muito amada no país e os empreendedores podem utilizar o primeiro dia de novembro para oferecer promoções, condições especiais e testar novos sabores. Como ela é anterior ao feriado nacional do dia 02, os gestores têm uma boa oportunidade para uma estratégia mais ampla.
20 de novembro: Dia da Consciência Negra
Thiago explica que essa oportunidade pode ser explorada, com o devido cuidado. “Se você sentir que o seu negócio tem algo a agregar a essa data, não deixe de pesquisar bastante sobre como se comportar em uma data tão delicada, marcada por respeito e conscientização sobre a cultura negra, além de prevenção ao racismo”.
O especialista recomenda que o seu negócio conte com uma consultoria especializada no assunto para não errar nas ações e até mesmo na linguagem utilizada. “Por ser um período com um peso histórico enorme, você não deve arriscar fazer tudo sozinho e precisará da ajuda de profissionais capacitados”.
O Dia da Consciência Negra se tornou um feriado nacional em 2023, mas ainda é considerado ponto facultativo em muitos estados brasileiros. De qualquer modo, todas essas datas oferecem boas oportunidades para vender, montar um cardápio diferente e realizar promoções.
28 de novembro: Dia do Hambúrguer
O dia 29 é o dia em que as hamburguerias e estabelecimentos que trabalham com esse adorado pedido podem brilhar. “Crie promoções temáticas e ofereça pratos especiais para celebrar essas datas, sempre movimentando a agenda e aumentando as chances de faturar mais”, sugere Thiago.
29 de novembro: Black Friday
Uma ocasião sempre muito aguardada é a Black Friday, que sempre acontece na última sexta-feira de novembro. Essa é uma oportunidade especial para o comércio alimentício, uma vez que muitas pessoas se programam para gastar nesse dia.
Por exemplo: em 2023, uma pesquisa do Reclame aqui mostrou que ao menos 62% dos entrevistados pretendia comprar algo nessa data. Além disso, o índice de estreantes era de 28%. Ainda que não tenha atingido as melhores expectativas, a ocasião movimentou bilhões no comércio brasileiro. Isso traz boas perspectivas para 2024.
Thiago também destaca que novembro oferece uma oportunidade para antecipar as comemorações natalinas, especialmente após o dia 25. Comece a divulgar suas ações, aposte na decoração da loja e das embalagens e demonstre ao público que você está desenvolvendo planos especiais para a data.
“Dessa forma, eles já saberão que poderão contar com você para se preparar para a ceia e que, dependendo da sua oferta, terão um espaço para comemorar com a família. Ainda que você não vá abrir nos dias natalinos, não deixe de marcar presença e enviar mensagens positivas para os seus clientes”, complementa o publicitário.
Como se programar para os feriados e datas comemorativas de novembro?
Aliar o aumento significativo na procura, gerada pelos feriados, à criação de promoções e outras ações é o melhor meio de conquistar uma parcela extra de público e estreitar laços com os clientes já fidelizados. Confira algumas ações específicas.
Explore estratégias direcionadas
“Explore estratégias direcionadas, como promoções exclusivas, faça uma grande coleta de dados, aumente a divulgação boca a boca e consolida a presença em redes sociais. Todas essas ações têm um valor duradouro e podem se reverter em aumento de vendas no futuro”, indica Thiago.
Vá além do básico
Para bombar as vendas e fidelizar seus clientes no período de novembro, você precisa ir além das promoções básicas e criar campanhas criativas e estratégicas que realmente se destaquem da concorrência.
Ficar no “mais do mesmo” só vai fazer com que o público prefira ficar com marcas que já confia, sem despertar o interesse em conhecer as suas ofertas.
Utilize os e-mails personalizados
Você pode enviar e-mails personalizados para a sua base de clientes explorando essas ações, divulgando quais promoções pretende fazer e aproveitando para conhecer mais sobre eles com um CTA (chamada para ação) de pesquisa de satisfação, por exemplo.
Prepare a sua equipe
Os feriados são ótimos para testar novas ideias e se destacar na região em que atua. “Não se esqueça, é claro, de deixar toda a equipe no mesmo barco, prontos para sanar dúvidas e orientar os clientes que procurarem saber mais sobre os eventos que você planejou”, ensina Thiago.
O que vender em novembro?
“Você pode e deve combinar esforços com parceiros (antigos ou novos) para oferecer produtos diferentes. Se você trabalha com pratos brasileiros, que tal fazer uma seleção especial de um estado pouco explorado? Por que não focar em apresentações e shows ao vivo que tratem das datas que estão sendo homenageadas?”, indica Thiago.
No entanto, não abra mão de alguns dos carros-chefes do seu cardápio. Lembre-se de que pessoas que já conhecem o seu produto também podem comprar do seu estabelecimento nessa data, revisitando os pratos preferidos delas. Além disso, quem nunca comprou produtos seus pode esperar as boas condições oferecidas na Black Friday para isso.
Os feriados de novembro e as datas comemorativas sazonais do período oferecem uma ótima oportunidade para faturar. É importante ser criativo e oferecer um diferencial a mais para que os consumidores percebam valorizem os esforços do empreendimento.
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