Muitos empreendedores têm dúvidas sobre como lidar com datas comemorativas e feriados, considerando o potencial que esses dias têm de influenciarem no caixa da empresa. Por isso, se questionam em quais datas devem investir, como se planejar para vender nesse período, como aproveitá-las em ações de marketing e muito mais. Neste post, reunimos exemplos de celebrações e feriados de outubro — mas não é só isso!
Trouxemos comentários e dicas de Thiago Murça de Almeida, especialista em Gestão de Marketing Digital para você potencializar o seu negócio ao longo do mês de outubro. Acompanhe!
Quais os feriados de outubro?
Se você se pergunta qual o próximo feriado de outubro em nível nacional, é importante ter em mente que há apenas um: o feriado 12 de outubro. Saiba mais sobre ele abaixo!
12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida
O Dia de Nossa Senhora Aparecida é uma data religiosa que acontece desde a década de 80, sendo uma das mais tradicionais do calendário brasileiro. Afinal, estamos falando da padroeira do Brasil.
Apesar desse ser o único feriado nessas condições, é importante ficar atento àquelas datas que são estaduais ou municipais. Afinal, a depender da região onde o seu negócio está localizado e atua, podem haver feriados locais, como dia de aniversário de fundação da cidade, de emancipação do município, de cunho religioso etc.
Quais as datas comemorativas de outubro?
Em outubro, temos três datas comemorativas. Abaixo, você confere quais são elas!
8 de outubro: Dia do Nordestino
A primeira delas é o Dia do Nordestino, que celebra não só a região Nordeste, mas também ressalta o orgulho da cultura, tradições, costumes, ritmos musicais, belezas naturais e culinária única dos nove estados que compõem essa importante área do Brasil.
12 de outubro: Dia das Crianças
Uma segunda data relevante é o Dia das Crianças, que ocorre todo dia 12 e celebra a infância e a importância da preservação e dos cuidados com os pequenos, assim como os direitos deles de serem amados, protegidos e poderem brincar e se desenvolver adequadamente.
Ele costuma ser o mais lembrado do mês, engajando milhares de famílias e movimentando o comércio de todo o país — o que não é à toa. Isso porque diversos setores, desde o de brinquedos até o gastronômico, conseguem aproveitá-lo com estratégias lúdicas, brincadeiras, desenhos, animações infantis e afins.
31 de outubro: Dia das Bruxas (Halloween)/Dia do Saci
Para fechar o trio de datas comemorativas, temos o Dia das Bruxas ou Dia do Saci, que acontece em 31 de outubro. O primeiro é uma antiga tradição dos celtas para marcar o fim das colheitas e a chegada das estações mais frias do ano (outono e inverno), enquanto o segundo é uma data pensada para divulgar, promover e enaltecer a riqueza e diversidade do folclore brasileiro.
Apesar de não se tratar de um feriado, o Halloween é uma data comemorativa mundial e que cada vez mais ganha força no Brasil. Afinal, ela tem um apelo midiático e criativo muito forte, levando pessoas a participarem de festas à fantasia, realizarem confraternizações temáticas, participarem de sessões de filmes de terror e fantasia, decorarem o lar e o ambiente de trabalho, comprarem comidas personalizadas para essa data etc.
Quais as datas para o setor alimentício?
Thiago destaca que, como empreendedor, é importante recordar que “eventos sazonais impactam muito o faturamento e o alcance de novos públicos. Por isso, você deve estar atento a todas as datas, incluindo as menos famosas, como os dias de pratos específicos (Dia da Pizza, Dia do Hambúrguer, Dia do Chocolate etc.) ou até de datas como o Dia do Amigo e Dia Internacional da Cerveja”.
Isso vai ao encontro justamente do que defende a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que diz que “o elemento inusitado desperta a curiosidade do público e atrai a atenção, especialmente quando há um trabalho de divulgação envolvido”.
Apesar da questão da sazonalidade, haverá meses em que as datas do calendário oficial já são, por si só, bastante úteis para o setor alimentício pelo alcance e engajamento nacional que geram, como acontece em outubro. Portanto, utilize elas a seu favor para vender mais. Porém, não para aí. Afinal, o mês também tem datas que podem ser aproveitadas pelo comércio a depender do seu nicho/cardápio. Veja alguns exemplos:
- 1 de outubro: Dia Mundial do Vegetarianismo;
- 9 de outubro: Dia da Sobremesa;
- 16 de outubro: Dia Mundial da Alimentação;
- 16 de outubro: Dia Mundial do Pão;
- 25 de outubro: Dia Mundial do Macarrão.
Thiago dá dicas de planejamento para isso: “monte um calendário com as datas que mais fazem sentido para o seu negócio e tenha, pelo menos, 15 dias de planejamento para ações simples, sendo que esse prazo deve aumentar quando o evento for de maior porte. Lembre-se também de garantir que a qualidade não caia durante o período, investindo em treinamento para os colaboradores que participarão das festividades”.
Ele complementa ainda que “se ao avaliar os custos do investimento você identificar que eles não compensem o retorno, é melhor tratar a data como um dia normal ou fazer ações mais simples, como descontos e apenas o reforço de que a marca se importa com a data por meio de mensagens de celebrações”.
Como aumentar as vendas em outubro?
Antes de começar a explorar as datas festivas e os feriados de outubro, você deve descobrir o que o seu público espera desses dias. Análises de perfil da clientela, assim como pesquisas de mercado e levantamentos de interesse com fregueses ajudam nesse processo — em especial, quando feitos com antecedência.
Thiago reforça que é preciso saber se ele é mais religioso ou não, quais os hábitos de consumo mais comuns na região ligadas a cada data/feriado, quais tradições regionais são mais fortes e por aí vai. Tudo isso deve ser considerado no planejamento e cada detalhe, por menor que seja, importa muito.
“Após descobrir esses parâmetros, não se esqueça de planejar como divulgará as ações para o seu público, deixando claro o que deve ser esperado do evento, se haverá parcerias, descontos, pratos, atividades, horários de funcionamento, regras para participar e tudo mais”, destaca Thiago.
Para o dia das crianças, por exemplo, investimentos em brindes para os pequenos e espaços kids (com gincanas, brincadeiras e equipe de recreação) se tornam bons atrativos. Já para comemorar o dia de Nossa Senhora Aparecida, é interessante conversar com os líderes religiosos da comunidade local. Assim, é possível integrar suas ações a eventos externos e atender ao público de procissões, festas e/ou celebrações religiosas por meio do delivery de kits com pratos disponibilizados para eles.
Se for no Dia das Bruxas ou no Dia do Nordestino, decorações temáticas, cardápios sazonais personalizados e vestimentas customizadas para os funcionários são uma ótima estratégia. É possível, ainda, criar espaços instagramáveis no seu estabelecimento, onde os clientes possam interagir com o local e até mesmo usar fantasias, roupas tradicionais e/ou acessórios.
Como explicado, dia 12 de outubro é feriado — o único do mês. Apesar disso, há diferentes datas nesse período para utilizar como ação para atrair clientes, melhorar o faturamento mensal e, inclusive, trazer visibilidade para o seu negócio. Portanto, seja estratégico com os dias comemorativos e feriados de outubro.
Lembre-se de analisar os resultados ao final de cada evento para identificar erros e acertos e melhorar para as próximas vezes que fizer esse tipo de ação, assim como avaliar investimentos em datas mais regionais.
Gostou do post? Então aproveite que estamos falando sobre datas comemorativas em outubro e veja como aproveita o Dia das Crianças para vender mais!