Em 09 de outubro de 2024, o iFood realizou o encontro do Fórum de Restaurantes, um grupo de trabalho que promove reuniões mensais entre donos de delivery e a plataforma.
Esses encontros fazem parte do Compromisso de Melhoria Contínua do iFood, proporcionando um espaço para troca de sugestões e discussão de soluções. O evento incentiva a escuta ativa, permitindo que os parceiros compartilhem suas experiências e ideias.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias de promoções para aumentar vendas, tornar as lojas mais visíveis e usar ferramentas do iFood para executar essas ações de forma eficaz.
Continue lendo e veja como foi o Fórum de Restaurantes de Outubro!
Tema do Encontro: Promoções
Em outubro, o foco do encontro foi “promoções”, com o objetivo de aprimorar a experiência dos parceiros que vendem no iFood.
Soluções em promoções foram pensadas e testadas
“Promoções mais atrativas para os clientes e melhores resultados para os restaurantes.” Essa foi a frase em destaque durante o evento.
O encontro ressaltou que o iFood busca as melhores práticas do mercado e trabalha de forma colaborativa, ouvindo seus parceiros. A plataforma realiza testes constantes para validar as soluções, garantindo que elas estejam prontas para gerar resultados antes do lançamento oficial.
Os testes realizados no Fórum de Restaurantes são importantíssimos para o aprendizado contínuo, pois assegura que as novas ferramentas e melhorias ofereçam o máximo de sucesso quando disponibilizadas para todos os parceiros.
Para quê o Fórum já contribuiu?
O Fórum contribuiu nas frentes de maior dor para os restaurantes. Agora, dentro da área de Desempenho, é possível acessar informações detalhadas sobre todas as promoções realizadas:
- acompanhamento da saúde do investimento: monitore a eficácia dos investimentos em promoções e ajuste estratégias conforme necessário;
- segmentação de clientes nas promoções: entenda melhor o seu público-alvo e personalize ofertas para atender às suas necessidades;
- gráfico de crescimento de pedidos: visualize o impacto das promoções no aumento das vendas ao longo do tempo;
- visibilidade do investimento do iFood: tenha clareza sobre como o iFood está contribuindo para o sucesso das suas promoções;
- melhores promoções: identifique quais promoções geram mais pedidos e proporcionam o maior retorno sobre o investimento.
Quais são as novas ferramentas?
O evento de outubro apresentou as novas ferramentas do iFood, projetadas para auxiliar os restaurantes na implementação de promoções. Confira as novidades a seguir!
Promoção de Itens
Agora, é possível visualizar as promoções de itens específicos do cardápio e acessar suas respectivas páginas. Essa funcionalidade facilita a consulta e gestão das ofertas.
Controle de itens com promoção
Na área de promoções, você pode acessar todos os itens do cardápio que estão em promoção. Além disso, há a opção de retirar um item das promoções de forma individual ou remover todos de uma vez.
Campanha Inteligente mais completa
A Campanha Inteligente está muito mais completa, para que seu negócio possa centralizar todas as promoções em uma única configuração. Isso inclui promoções de Clube iFood, cupons variados, listas de destaque no app, além das novas opções como “Itens com Valor Fixo” e “Entrega Grátis”.
Configuração de cupons
Uma nova funcionalidade para promoções de cupons está disponível no Portal do Parceiro. Com o cupom flexível, os restaurantes podem criar cupons adaptados às necessidades e condições específicas do momento, como valor do desconto, público-alvo e o período da promoção.
O que os parceiros trouxeram sobre dúvidas/sugestões?
O Fórum de Restaurantes permite que os parceiros do iFood apresentem dúvidas e sugestões sobre diversos temas. Confira abaixo abaixo os principais tópicos que foram debatidos durante o encontro de outubro.
1. Calendário Promocional do mês: foi destacada a importância de compartilhar o “Calendário de Marketing” (kick off de marketing) com todos os parceiros. Todos os meses, teremos uma live com o João Barcelos
2. Autonomia nas Campanhas: O parceiro questiona a falta de autonomia dos restaurantes em escolher promoções, destacando que algumas resultam em altos lucros. Ele expressa frustração por não poder optar por participar ou não dessas promoções e busca entender a razão por trás dessa limitação.
3. Pedido Mínimo em CI: complementa a discussão sobre Campanha Inteligente sem pedido mínimo, destacando essa abordagem. O parceiro menciona que, para grandes redes, pode ser viável devido ao investimento disponível, mas questiona se todos aceitariam uma campanha sem taxa mínima de entrega grátis. Ele sugere que a aceitação dessa campanha pode não ser universal, especialmente entre negócios menores que não têm os mesmos recursos para investir.
4. Navegabilidade e Edição de Promoções: Parceiro aborda a dificuldade de navegabilidade nas promoções, mencionando que ao editar itens, o sistema retorna ao topo da página, dificultando o controle. Ele destaca a confusão causada por promoções semelhantes e a necessidade de melhorar a experiência de navegação para facilitar a gestão.
5. Relatório sobre Promoções: O parceiro menciona a dificuldade de cruzar referências entre promoções, anúncios e campanhas inteligentes. Ele destaca a necessidade de um relatório que mostre o custo real de cada pedido, considerando que um cliente pode usar múltiplas promoções. Ele pergunta se há planos para disponibilizar essa funcionalidade para melhor controle dos custos.
6. Configuração de Promoções por Horário: Ele também pergunta sobre a possibilidade de configurar promoções por horário. Destaca a importância de atuar em horários específicos para melhorar as vendas, mencionando que atualmente só consegue fazer isso manualmente. Ele sugere que a configuração por horário seria eficiente para todos os restaurantes, pois cada um tem seus horários de baixa performance que poderiam ser melhorados com promoções específicas.
7. Informações para Pequenos Negócios: o parceiro traz sobre as margens pequenas dos restaurantes e a necessidade de o iFood cuidar para que os restaurantes não cometam erros financeiros. Ele menciona que as promoções podem ser perigosas e sugere que o iFood deve se preocupar mais com isso.
Todas essas discussões são muito ricas e o iFood escuta todos esses feedbacks, estudando as variáveis e os cenários para, posteriormente, poder desenvolver uma solução com base na dor das lojas. Por meio do Compromisso de Melhoria Contínua, o iFood assume o comprometimento com as lojas parceiras de que tudo que é pontuado é desenvolvido. E que sempre estaremos avançando para ajudar nossos parceiros a crescerem exponencialmente junto conosco.
O Fórum de Restaurantes de outubro destacou a dedicação conjunta em seguir melhorando a experiência na plataforma, principalmente na área de promoções. Juntos, parceiros e iFood estão moldando o futuro do serviço de delivery e construindo uma comunidade mais forte e conectada.
Aproveite a visita no blog e participe do Fórum de Restaurantes e suas iniciativas!
Uma resposta
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