Ter uma gestão financeira eficiente não é uma tarefa fácil. São muitos detalhes para dar conta, e é importante contar com recursos e ferramentas que facilitem os processos. Nesse sentido, é fundamental contar com os KPIs, importantes indicadores de desempenho. Essas ferramentas permitem avaliar o desempenho de um estabelecimento em relação aos seus objetivos.
Os indicadores de desempenho têm uma importante função estratégica. Eles auxiliam na tomada de decisões e ajudam a identificar possíveis problemas, facilitando a redefinição de promoções, metas e ações, por exemplo.
Continue a leitura para entender melhor o que é KPI e como acompanhar esses indicadores no seu negócio!
O que são os KPIs?
Os KPIs são ferramentas com o papel de contribuir para a mensuração de resultados de um empreendimento, oferecendo uma espécie de diagnóstico.
A sigla KPI é referente ao termo Key Performance Indicator, traduzido como “indicador-chave de desempenho“. Eles são capazes de fazer com que números aparentemente avulsos se transformem em conhecimento útil à administração de um negócio.
Por meio dos KPIs, é possível corrigir rapidamente problemas financeiros ou operacionais, além de aumentar o desempenho de estabelecimentos que já demostram uma situação financeira positiva, servindo como aliados para elevar a margem de lucro.
Qual a diferença entre KPI e métrica?
Os KPIs são indicadores essenciais para o seu objetivo e seu negócio, enquanto uma métrica é, basicamente, algo a ser medido. Caso essa métrica se torne importante para a sua estratégia, ela passa a ser um indicador de desempenho.
KPIs, portanto, são métricas, mas nem toda métrica é um KPI. Para tal, ela precisa ser valiosa para o empreendimento e ajudar a gestão a tomar decisões inteligentes — esse é o papel de um KPI.
Quais KPIs acompanhar no seu negócio?
Agora que você já sabe o conceito e a importância dos KPIs em um negócio, é preciso conhecer os mais importantes para analisar no seu estabelecimento. Confira, a seguir, os principais indicadores de desempenho acompanhados nas empresas do ramo alimentício.
Satisfação do cliente
Um fator primordial que você deve ter em mente é em relação ao grau de lealdade dos frequentadores do seu empreendimento. Mesmo que pareça ser complexo mensurar isso, o cálculo é muito simples.
Nesse caso, o indicador utilizado é o Net Promoter Score (NPS). Para usá-lo, basta fazer uma pergunta aos clientes, como: “de zero a dez, o quanto você recomendaria o nosso estabelecimento para um familiar ou amigo?”.
Depois de coletar o máximo de feedbacks possível, você pode classificar os clientes da seguinte forma:
- detratores (0 a 6): insatisfeitos — muito difícil que voltem ao estabelecimento e tendem a criticá-lo;
- neutros (7 a 8): podem voltar, porém não são fiéis ao estabelecimento;
- promotores (9 a 10): alto grau de satisfação — grande chance de recomendação a outras pessoas.
Para chegar à pontuação total de Net Promoter Score, basta fazer a subtração do percentual de detratores em relação ao percentual de clientes promotores. Nesse caso, a ideia é que o estabelecimento tenha mais clientes promotores do que detratores e neutros.
Valor médio de consumo
O valor médio de consumo, conhecido também como ticket médio, é um indicador fundamental para negócios do ramo alimentício, pois indica quanto, em média, os consumidores estão gastando no seu estabelecimento. Para calcular, é muito simples:
Valor médio de consumo = valor total de vendas diárias / total de clientes no dia
Para conseguir entender em qual dia da semana seus clientes estão consumindo mais, você pode repetir esse cálculo todos os dias. Além disso, é possível calcular o valor médio de consumo semanal e mensal.
Com esses dados, você pode utilizar o marketing estratégico para aumentar as vendas do seu estabelecimento. O marketing para restaurante é um ótimo exemplo de uma estratégia bem sucedida no ramo alimentício.
Aumente o valor médio de consumo do seu empreendimento melhorando o seu cardápio com fotos atrativas e combos com bom custo-benefício, por exemplo. O marketing digital é uma ferramenta fundamental quando o assunto é vender mais — aproveite-o!
Lembre-se de acompanhar esse KPI regularmente, pois uma queda no valor médio de consumo pode apontar algo importante que deve ser analisado e modificado no negócio.
Custo de mercadoria vendida
CVM ou custo de mercadoria vendida é o valor que o estabelecimento gasta para preparar e servir qualquer uma das refeições do seu cardápio, por exemplo. Portanto, trata-se de um métrica muito importante para os empreendimentos gastronômicos.
O cálculo do CMV é muito simples. Basta calcular o valor do início do estoque no começo do mês, acrescentar os valores das compras feitas no decorrer do período e, por fim, subtraí-los. Sendo assim, a fórmula é a seguinte:
CMV = estoque inicial + estoque comprado – estoque final
Fazer esse cálculo é crucial para que você consiga estabelecer os preços dos produtos que comercializa em seu estabelecimento.
Lucro bruto e lucro líquido
Antes de qualquer coisa, você deve saber a diferença entre lucro bruto e lucro líquido. O primeiro é o que sobrou da sua receita depois de subtrair os custos da produção. Já o lucro líquido é o que sobrou da sua receita depois de subtrair os custos de produção e os custos fixos.
Lucro bruto = receita – custos de produção
Lucro líquido = receita – (custos de produção + custos fixos e variáveis)
Acompanhar o lucro bruto é essencial para saber se é necessário ajustar o preço dos seus produtos e em qual valor. É uma informação que se deve acompanhar mais de perto, já que esses custos costumam variar bastante.
Já o lucro líquido é importante para saber quanto o estabelecimento está lucrando depois de excluir todos os custos. Nesta conta, entram a folha de pagamento, luz, água, aluguel e todas as outas saídas do fluxo de caixa.
Como trabalhar com os KPIs de forma eficaz?
Para escolher os KPIs mais importantes para sua gestão empresarial, defina objetivos prioritários e palpáveis — que realmente façam diferença no sucesso do seu negócio e possam ser quantificados.
Para garantir um uso eficaz dos KPIs escolhidos, é essencial criar uma cultura orientada por esses indicadores na sua empresa! Os indicadores de desempenho podem acabar sendo desperdiçados se a equipe não entender o que são e como trabalhar em prol deles.
Lembre-se de treinar seus colaboradores e deixar clara a importância de certos dados e como a equipe pode atuar em direção a metas estratégicas. Além disso, não se esqueça de acompanhar os KPIs com frequência. Quanto maior a regularidade, melhor é o aproveitamento dessas ferramentas.
Você sabia que o marketing é um dos setores que mais se beneficiam do uso de KPIs? Aproveite a visita ao blog e baixe já um guia completo de marketing para restaurantes!
5 respostas
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