KPI: o que é e como medir os resultados do seu negócio!

Os KPIs, ou indicadores de desempenho, representam um conceito que todo gestor deveria conhecer. Saiba mais aqui!

Ter uma gestão financeira eficiente não é uma tarefa fácil. São muitos detalhes para dar conta, e é importante contar com recursos e ferramentas que facilitem os processos. Nesse sentido, é fundamental contar com os KPIs, importantes indicadores de desempenho. Essas ferramentas permitem avaliar o desempenho de um estabelecimento em relação aos seus objetivos.

Os indicadores de desempenho têm uma importante função estratégica. Eles auxiliam na tomada de decisões e ajudam a identificar possíveis problemas, facilitando a redefinição de promoções, metas e ações, por exemplo.

Continue a leitura para entender melhor o que é KPI e como acompanhar esses indicadores no seu negócio!

O que são os KPIs?

Os KPIs são ferramentas com o papel de contribuir para a mensuração de resultados de um empreendimento, oferecendo uma espécie de diagnóstico.

A sigla KPI é referente ao termo Key Performance Indicator, traduzido como “indicador-chave de desempenho“. Eles são capazes de fazer com que números aparentemente avulsos se transformem em conhecimento útil à administração de um negócio.

Por meio dos KPIs, é possível corrigir rapidamente problemas financeiros ou operacionais, além de aumentar o desempenho de estabelecimentos que já demostram uma situação financeira positiva, servindo como aliados para elevar a margem de lucro.

Qual a diferença entre KPI e métrica?

Os KPIs são indicadores essenciais para o seu objetivo e seu negócio, enquanto uma métrica é, basicamente, algo a ser medido. Caso essa métrica se torne importante para a sua estratégia, ela passa a ser um indicador de desempenho.

KPIs, portanto, são métricas, mas nem toda métrica é um KPI. Para tal, ela precisa ser valiosa para o empreendimento e ajudar a gestão a tomar decisões inteligentes — esse é o papel de um KPI.

Quais KPIs acompanhar no seu negócio?

Agora que você já sabe o conceito e a importância dos KPIs em um negócio, é preciso conhecer os mais importantes para analisar no seu estabelecimento. Confira, a seguir, os principais indicadores de desempenho acompanhados nas empresas do ramo alimentício.

Satisfação do cliente

Um fator primordial que você deve ter em mente é em relação ao grau de lealdade dos frequentadores do seu empreendimento. Mesmo que pareça ser complexo mensurar isso, o cálculo é muito simples.

Nesse caso, o indicador utilizado é o Net Promoter Score (NPS). Para usá-lo, basta fazer uma pergunta aos clientes, como: “de zero a dez, o quanto você recomendaria o nosso estabelecimento para um familiar ou amigo?”.

Depois de coletar o máximo de feedbacks possível, você pode classificar os clientes da seguinte forma:

  • detratores (0 a 6): insatisfeitos — muito difícil que voltem ao estabelecimento e tendem a criticá-lo;
  • neutros (7 a 8): podem voltar, porém não são fiéis ao estabelecimento;
  • promotores (9 a 10): alto grau de satisfação — grande chance de recomendação a outras pessoas.

Para chegar à pontuação total de Net Promoter Score, basta fazer a subtração do percentual de detratores em relação ao percentual de clientes promotores. Nesse caso, a ideia é que o estabelecimento tenha mais clientes promotores do que detratores e neutros.

Valor médio de consumo

O valor médio de consumo, conhecido também como ticket médio, é um indicador fundamental para negócios do ramo alimentício, pois indica quanto, em média, os consumidores estão gastando no seu estabelecimento. Para calcular, é muito simples:

Valor médio de consumo = valor total de vendas diárias / total de clientes no dia

Para conseguir entender em qual dia da semana seus clientes estão consumindo mais, você pode repetir esse cálculo todos os dias. Além disso, é possível calcular o valor médio de consumo semanal e mensal.

Com esses dados, você pode utilizar o marketing estratégico para aumentar as vendas do seu estabelecimento. O marketing para restaurante é um ótimo exemplo de uma estratégia bem sucedida no ramo alimentício.

Aumente o valor médio de consumo do seu empreendimento melhorando o seu cardápio com fotos atrativas e combos com bom custo-benefício, por exemplo. O marketing digital é uma ferramenta fundamental quando o assunto é vender mais — aproveite-o!

Lembre-se de acompanhar esse KPI regularmente, pois uma queda no valor médio de consumo pode apontar algo importante que deve ser analisado e modificado no negócio.

Custo de mercadoria vendida

CVM ou custo de mercadoria vendida é o valor que o estabelecimento gasta para preparar e servir qualquer uma das refeições do seu cardápio, por exemplo. Portanto, trata-se de um métrica muito importante para os empreendimentos gastronômicos.

O cálculo do CMV é muito simples. Basta calcular o valor do início do estoque no começo do mês, acrescentar os valores das compras feitas no decorrer do período e, por fim, subtraí-los. Sendo assim, a fórmula é a seguinte:

CMV = estoque inicial + estoque comprado – estoque final

Fazer esse cálculo é crucial para que você consiga estabelecer os preços dos produtos que comercializa em seu estabelecimento.

Lucro bruto e lucro líquido 

Antes de qualquer coisa, você deve saber a diferença entre lucro bruto e lucro líquido. O primeiro é o que sobrou da sua receita depois de subtrair os custos da produção. Já o lucro líquido é o que sobrou da sua receita depois de subtrair os custos de produção e os custos fixos.

Lucro bruto = receita – custos de produção

Lucro líquido = receita – (custos de produção + custos fixos e variáveis)

Acompanhar o lucro bruto é essencial para saber se é necessário ajustar o preço dos seus produtos e em qual valor. É uma informação que se deve acompanhar mais de perto, já que esses custos costumam variar bastante.

Já o lucro líquido é importante para saber quanto o estabelecimento está lucrando depois de excluir todos os custos. Nesta conta, entram a folha de pagamento, luz, água, aluguel e todas as outas saídas do fluxo de caixa.

Como trabalhar com os KPIs de forma eficaz?

Para escolher os KPIs mais importantes para sua gestão empresarial, defina objetivos prioritários e palpáveis — que realmente façam diferença no sucesso do seu negócio e possam ser quantificados.

Para garantir um uso eficaz dos KPIs escolhidos, é essencial criar uma cultura orientada por esses indicadores na sua empresa! Os indicadores de desempenho podem acabar sendo desperdiçados se a equipe não entender o que são e como trabalhar em prol deles.

Lembre-se de treinar seus colaboradores e deixar clara a importância de certos dados e como a equipe pode atuar em direção a metas estratégicas. Além disso, não se esqueça de acompanhar os KPIs com frequência. Quanto maior a regularidade, melhor é o aproveitamento dessas ferramentas.

Você sabia que o marketing é um dos setores que mais se beneficiam do uso de KPIs? Aproveite a visita ao blog e baixe já um guia completo de marketing para restaurantes!

Por iFood

Por iFood

5 respostas

  1. O IFOOD é um aplicativo ladrão e assassino, o IFOOD é conivente com o crime organizado e envia bandidos para roubar o cidadão, quem está com o IFOOD passa a ser conivente com o crime. Meu filho só esta vivo porque o bandido roubou R$50.000,00 dele. O IFOOD sabe quem é o bandido e protege o crime. 35-98811-0000

  2. Greetings from Idaho! I’m bored to death at work so I decided to check out your site on my iphone during lunch break. I really like the info you provide here and can’t wait to take a look when I get home. I’m shocked at how fast your blog loaded on my phone .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, fantastic site!

  3. Usually I don’t read post on blogs, but I would like to say that this write-up very forced me to try and do it! Your writing style has been amazed me. Thanks, quite nice post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/04/2024

Não julgue APENAS pela casca: veja como escolher os melhores legume...

23/04/2024

Embalagem de produtos: transformando compras em experiências

23/04/2024

Conheça 4 molhos para macarrão que são deliciosos