Com o avanço da tecnologia na área financeira, o uso de modalidades como o PIX e o link de pagamento têm crescido exponencialmente. Esse crescimento não é por acaso, essas soluções são formas muitos simples e rápidas para cobrar, pagar e receber valores a distância.
Se você ainda não usa ou tem dúvidas a respeito da segurança ou das formas de implementar o link de pagamento no seu negócio, este post é para você. Trouxemos as informações mais importantes sobre o que é, como funciona, como receber e como gerar o link de pagamento. Também explicamos em detalhes as vantagens e o nível de segurança dessa funcionalidade.
Afonso Nali Melotti, Contador, CRC/ES 019241/O, com MBA em Gestão Empresarial e Bacharel em Direito, enriquecerá o nosso post trazendo aspectos importantes que precisam considerados pelos estabelecimentos que utilizam essa solução. Vamos entender mais sobre o assunto?
O que é link de pagamento e como funciona?
Link de pagamento é uma forma de pagamento online por meio do qual o vendedor cria uma URL personalizada que permite receber pagamentos dos seus clientes. Com ele, não é necessário um ambiente físico (loja) ou digital (site) para concluir a operação de pagamento.
Na prática, o vendedor cria o link de pagamento e envia ao cliente por mensagem. O passo a passo para geração do link pode variar de acordo com a ferramenta utilizada, o aplicativo e instituição bancária.
O envio ao cliente pode ser feito por meio de aplicativos de comunicação como WhatsApp, e-mail e até pelas redes sociais.
Ao receber o link, o cliente clica e é direcionado para uma página com as informações de compra, ele confere os dados, autoriza a cobrança e realiza o pagamento. As formas de pagamento aceitas também variam e costumam incluir PIX, boleto bancário e cartão de crédito — à vista e parcelado.
Como receber via link de pagamento?
O processo de recebimento não tem segredo. Quando o pagamento é finalizado pelo cliente, o valor debitado é transferido para a conta do usuário dentro do aplicativo de pagamentos que ele contratou.
O usuário pode solicitar a transferência desses valores para sua conta bancária a qualquer momento. Apesar disso, o dinheiro pode não estar disponível imediatamente na conta bancária. Em alguns casos, há um prazo para que o valor seja efetivamente transferido e disponibilizado.
Por isso, é importante ler e compreender os termos do contrato, pois eles estabelecem as regras e prazos para a liberação do dinheiro.
Como gerar um link de pagamento?
Receber pagamentos via link é um processo relativamente simples, mas que demanda atenção e cuidado por parte dos vendedores. A seguir, trouxemos um passo a passo simples, que explica como receber valores dos seus clientes. Confira!
- Faça o seu registro em uma plataforma de pagamentos online que ofereça a modalidade de link de pagamento;
- com o registro feito, acesse a plataforma com seu login e senha;
- selecione a opção “cobrar com link de pagamento” disponível no menu da plataforma;
- informe o valor a ser cobrado;
- insira as informações complementares relacionadas à negociação — dados da compra, formas de pagamento etc.;
- siga as instruções da tela e compartilhe o link com o cliente;
- aguarde o pagamento;
- a confirmação do pagamento é imediata.
Quais são as vantagens de usar o link de pagamento?
Essa modalidade é uma alternativa útil e prática para empresas de diferentes portes e até profissionais autônomos. O principal cuidado que precisa ser considerado é na hora de escolha da plataforma e o meio de pagamento, dando preferência para instituições que tenham um política de proteção e segurança adequadas. Sob a perspectiva das pequenas empresas, Afonso destaca:
“Para pequenas empresas, a utilização de links de pagamento traz diversas vantagens que podem impulsionar tanto as vendas quanto a eficiência operacional. Pequenas empresas, muitas vezes, não dispõem de recursos para desenvolver e manter uma plataforma de e-commerce completa. Com os links de pagamento, elas podem vender produtos ou serviços diretamente por meio de redes sociais, e-mails ou aplicativos de mensagens, sem a necessidade de uma infraestrutura complexa”.
A flexibilidade no recebimento de pagamentos é outra vantagem, já que os links permitem que as empresas aceitem uma variedade de métodos de pagamento, como cartões de crédito, débito, boletos bancários e até opções de parcelamento. Isso amplia o leque de clientes potenciais, já que cada consumidor pode escolher a forma de pagamento que melhor lhe convém.
A ferramenta, acessível e de fácil implementação, é ideal para pequenos negócios que precisam de soluções seguras, rápidas e eficientes para facilitar as vendas sem perder a qualidade na gestão financeira da empresa.
Confira outros benefícios que essa solução oferece.
Aumento das vendas e facilidade no gerenciamento das finanças
Os links de pagamento facilitam em a vida de quem precisa receber por suas vendas, seja em ambiente online, seja no offline. Com apenas alguns cliques, o cliente finaliza a compra por meio de um link, reduzindo as barreiras no processo de pagamento e favorecendo o aumento da taxa de conversão. Afonso menciona a sua capacidade de expansão dos canais de vendas.
“Esses links permitem a expansão dos canais de vendas. Isso significa que a empresa pode vender seus produtos ou serviços diretamente pelas redes sociais, e-mails ou mensagens, sem a necessidade de uma loja virtual tradicional. Isso pode ampliar, muito, o alcance da sua marca, facilitando a captação de novos clientes em diferentes plataformas”.
No que diz respeito ao gerenciamento financeiro, os links de pagamento facilitam o controle das finanças à medida que as transações são registradas automaticamente, permitindo um acompanhamento mais preciso, a conciliação de pagamentos e a emissão de notas fiscais de forma mais ágil.
Esse tipo de automação economiza tempo de trabalho, minimiza erros e proporciona uma gestão financeira eficiente e organizada. Além disso, muitas plataformas de links de pagamento oferecem integração com sistemas de gestão empresarial, como os ERPs (Enterprise Resource Planning, em português significa Planejamento de Recursos Empresariais), automatizando processos financeiros e reduzindo a necessidade de intervenção humana.
Melhor experiência para o seu cliente
Utilizar links de pagamento proporciona vantagens que ultrapassam os limites da empresa. Eles, de fato, podem contribuir consideravelmente com a experiência do cliente, trazendo melhorias no relacionamento com seus consumidores.
“Uma das principais melhorias está na facilidade e rapidez com que o cliente pode concluir uma transação. Com os links de pagamento, os clientes não precisam navegar por longos processos de checkout ou criar contas em plataformas de e-commerce”, explica Afonso.
Na prática, eles podem simplesmente clicar em um link enviado por e-mail, mensagem ou rede social e realizar o pagamento de forma imediata, sem complicações. Essa simplificação reduz o tempo e o esforço necessário para finalizar uma compra, o que é especialmente atrativo para consumidores que valorizam a conveniência.
Além disso, os links de pagamento proporcionam uma experiência de compra mais segura. Quando os consumidores sentem que suas informações estão protegidas, eles ficam mais propensos a completar a compra e a retornar para futuras transações. Outro aspecto interessante é levantado pelo especialista:
“Os links de pagamento também permitem que o cliente faça compras de forma mais rápida e direta, independentemente de onde ele esteja. Seja em casa, no trabalho ou em trânsito, o cliente pode realizar a compra com um simples clique, sem a necessidade de acessar um site específico ou aplicativo. Isso proporciona uma experiência de compra fluida e sem interrupções, o que pode aumentar a satisfação e a fidelidade do cliente”.
A praticidade dos links de pagamento pode reduzir significativamente as taxas de abandono de carrinho, um problema comum no comércio eletrônico. Eliminando etapas desnecessárias no processo de compra, os links de pagamento mantêm o cliente engajado, facilitando a conclusão do pedido.
É seguro vender por link de pagamento?
Quando se fala em meios de pagamento e uso de tecnologia financeira, um dos aspectos que mais desperta a preocupação, tanto dos vendedores quanto dos compradores é a segurança. Isso não é por acaso, à medida que surgem ferramentas mais sofisticadas, a ação dos cibercriminosos também é aperfeiçoada.
Dados da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) preocupam, já que 2023 atingimos um recorde mundial de ameaças bloqueadas, foram 161 bilhões de bloqueios de tentativas de ataque, um crescimento de 10% se comparado com o ano anterior.
“O relatório da Trend Micro mostra que os principais alvos das campanhas de malware de 2019 a 2023 foram os setores industrial, governamental, de saúde, educação e o sistema bancário, com alternância da área de tecnologia com educação nesse top 5”.
Para garantir a segurança nas transações, as empresas que usam a tecnologia em sua rotina precisam estar preparadas para lidar com essas tentativas. O link de pagamentos é uma opção altamente segura, como explica Afonso:
“Outro ponto importante é a segurança oferecida pelos links de pagamento. Provedores confiáveis oferecem criptografia e conformidade com padrões internacionais, o que protege os dados dos clientes e reduz o risco de fraudes. Essa camada extra de segurança aumenta a confiança dos consumidores e pode resultar em um maior volume de vendas”.
Para proteger todas as operações é recomendado investir em uma boa plataforma e garantir uma comunicação próxima com o cliente. Sempre que ele tiver qualquer dúvida a respeito do envio do link, retorne com a informações e ofereça transparência no processo.
O link de pagamento foi criado com o objetivo de modernizar e otimizar o processo de pagamento e recebimento em diferentes situações. Para empresas e profissionais que buscam agilidade, ele é uma alternativa a ser considerada.
Antes de implementar, lembre-se de avaliar as necessidades do seu público e os métodos de gestão financeira aplicáveis ao seu negócio. Com organização é possível garantir a implementação de link de pagamento, promovendo uma experiência positiva para os clientes, facilitando o gerenciamento das finanças e ampliando as oportunidades de negócios.
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