O que é margem de contribuição e como calcular em seu negócio?

Uma métrica que contribui para uma melhor gestão financeira do negócio, a margem de contribuição é fundamental — e você vai aprender tudo sobre ela no texto a seguir.

A margem de contribuição é um cálculo que auxilia no controle financeiro de um negócio. O seu resultado mostra o quanto um produto ou serviço vendido contribui para o pagamento dos gastos fixos da empresa e, inclusive, para a geração de lucro.

Muitos confundem esse conceito com a margem de lucro, porém, esta última aponta qual foi o lucro líquido da empresa, depois de deduzir todos os custos fixos da receita total.

Após entender essa diferença, é importante ter em mente que a margem de contribuição, além de ajudar a ter uma melhor visão e compreensão do seu negócio, permite fazer uma boa precificação dos seus produtos.

Continue a leitura para saber o que é margem de contribuição, como calculá-la e por que esse conceito é tão importante para o sucesso do seu empreendimento.

Leia também:

O que é margem de contribuição?

A margem de contribuição diz respeito à porcentagem do lucro de cada produto ou serviço comercializado por um negócio que é destinada para pagar contas fixas, como aluguel, impostos mensais, salários dos funcionários, etc. 

Ela permite compreender como os ganhos das vendas são utilizados para a manutenção e a sobrevivência do empreendimento.

Um negócio lida constantemente com despesas fixas, que devem ser pagas em um período definido; desse modo, ao compreender de onde vem o dinheiro para pagá-las, é possível adotar estratégias mais inteligentes e que impulsionam as vendas.

Para que serve a margem de contribuição?

A margem de contribuição serve, principalmente, como uma variável para identificar o ponto de equilíbrio da empresa. 

Por meio dela, é possível reconhecer o mínimo de faturamento necessário para evitar prejuízos ao caixa do negócio.

Em outras palavras, a margem de contribuição é uma variável importante para estudar o estado financeiro da empresa e fazer um planejamento financeiro muito mais estratégico. 

Com uma boa visualização dos fatores envolvidos nos ganhos e gastos, é possível ter mais lucratividade, organização e pontualidade no pagamento das contas.

Quando usar a margem de contribuição?

Quando usar a margem de contribuição?

Esse indicador pode ser utilizado em diversos momentos da gestão financeira, como:

  • Na análise de rentabilidade: identificar quais produtos ou serviços são mais lucrativos.
  • Na definição de preços: garantir que o valor cobrado cubra os custos variáveis e ainda gere lucro.
  • Na tomada de decisões estratégicas: entender o impacto de promoções, descontos e mudanças de custos.
  • No planejamento financeiro: prever se a empresa terá capacidade de cobrir os custos fixos e alcançar metas de lucro.

Como fazer o cálculo da margem de contribuição?

O cálculo da margem de contribuição parte de uma lógica simples: ao realizar uma venda, uma fração desse valor é destinada ao pagamento de impostos, fornecedores, taxas de cartão, comissão, etc. 

Sendo assim, a margem de contribuição é a parte do faturamento que não é usada para pagar os custos variáveis

Desse modo, é possível fazer o cálculo a partir da análise das receitas e dos gastos do negócio, favorecendo a precificação, os resultados financeiros do estabelecimento e a gestão do negócio.

O Sebrae enfatiza a importância desse cálculo para entender o quanto a empresa lucrou.

“A melhor maneira para entender os lucros da sua empresa por meio da margem de contribuição é calcular a margem de contribuição de cada produto, e por consequência, descobrir qual foi o lucro gerado por cada produto.”

Para fazer o cálculo da margem de contribuição por unidade, basta aplicar a seguinte fórmula:

Margem de contribuição unitária = receita total – custos variáveis

Quer um exemplo? 

Imagine que você tem uma hamburgueria delivery e que um prato sai a R$ 30. Os custos da mercadoria, de venda e demais atributos, no entanto, giram em torno de R$ 20; desse modo, a margem de contribuição é de R$ 10.

Além disso, são vendidas, por mês, 300 unidades desse prato; logo, o lucro bruto sobre a comercialização desse hambúrguer, em específico, é de R$ 3 mil mensais.

Vale destacar também que a margem de contribuição total refere-se ao lucro geral que a empresa teve, considerando todos os produtos vendidos.

Qual é a margem de contribuição ideal?

A margem de contribuição ideal varia conforme o setor e o modelo de negócio — no entanto, uma regra geral é que ela deve ser suficiente para cobrir os custos fixos e ainda garantir um lucro satisfatório.

Setores como tecnologia e serviços costumam ter margens de contribuição mais altas (entre 20% e 30%), enquanto segmentos como alimentação podem ter margens menores, entre 10% e 15%, mas compensadas pelo alto volume de vendas.

Se a sua margem de contribuição estiver baixa, pode ser necessário reajustar preços, renegociar custos com fornecedores ou reduzir desperdícios operacionais.

Por que é importante conhecer esse conceito?

fórmula da margem de contribuição

Entender o que é margem de contribuição de um produto ajuda os empreendedores a tomarem decisões mais informadas sobre precificação, estratégias de vendas e investimentos no negócio.

Com esse conhecimento, é possível:

Qual a diferença entre margem de contribuição unitária e total?

Como citamos, a margem de contribuição unitária refere-se ao valor obtido em cada unidade vendida

Já a margem de contribuição total considera o montante gerado por todas as vendas em um determinado período.

Ambos os cálculos são importantes para entender a lucratividade da empresa e tomar decisões financeiras embasadas.

Quais estratégias adotar para melhorar a margem de contribuição?

Se sua margem de contribuição está abaixo do esperado, existem algumas estratégias que podem ajudar!

  • reveja a precificação: ajuste o preço de venda para garantir que cubra os custos e gere lucro;
  • agregue valor ao produto: tente diferenciar-se da concorrência para justificar um preço mais alto;
  • reduza custos variáveis: busque por fornecedores mais econômicos ou negociar melhores condições de compra;
  • incentive vendas de produtos com maior margem: aqui, vale criar promoções para itens que geram mais lucro;
  • aumente a eficiência operacional: procure reduzir desperdícios e otimizar processos de produção ou prestação de serviço.

A margem de contribuição é um dos indicadores mais importantes para a gestão financeira de qualquer empresa: e o cálculo dela é uma ferramenta que ajudará na gestão das finanças. 

Para melhorá-la por meio da redução de custos e despesas variáveis e fixas, você pode renegociar contrato de aluguel, fazer novas negociações com seus fornecedores, terceirizar os serviços e até mesmo aumentar a eficiência operacional dos seus processos.

Achou este artigo interessante? Aprenda também a calcular o ponto de equilíbrio do seu negócio e aumentar o controle das finanças!

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