As ações de marketing de influência têm movimentado diferentes negócios. Até mesmo pequenas e médias empresas encontram diferentes maneiras de trabalhar com um influenciador digital para divulgar produtos e serviços.
A eficácia das estratégias de marketing de influência foi defendida por um estudo do Instituto Qualibest, que apontou que 76% dos internautas brasileiros compraram algo ou contrataram um serviço a partir da indicação de um influenciador. As empresas que não investem nessa estratégia podem ter danos no seu desempenho de vendas, perdendo espaço para concorrentes do setor.
Se você quer saber mais sobre o marketing de influência, confira as dicas do Betto Auge sobre o assunto!
O que é marketing de influência?
O marketing de influência é uma abordagem que tem o objetivo de impulsionar a reputação de um negócio por meio da influência de pessoas relevantes e conhecidas, que ajudem a formar a opinião do seu público a partir da indicação de uma marca.
Com as redes sociais, muitas pessoas passaram a considerar indicações de pessoas que consideram confiáveis sobre marcas e estabelecimentos, por exemplo. Em 2015, quando elas já estavam consolidando sua abrangência com a população, tínhamos 77% dos brasileiros sendo influenciados por elas. Como os influenciadores digitais são pessoas com um público grande e poder de persuasão, eles são ótimos aliados na hora de divulgar seu negócio.
O apoio de uma figura pública tende a despertar curiosidade nos seguidores e dar mais autoridade à sua marca. Com isso, o potencial de aumentar o número de pessoas interessadas ou clientes em potencial é grande.
Por que investir nessa estratégia?
Um primeiro ponto para investir nessa estratégia é entender que ela pode ajudar a compor uma estratégia robusta de marketing para restaurantes. Ela pode trabalhar em conjunto com as ações direcionadas para redes sociais, multi-canal, marketing de relacionamento, entre tantas outras que ajudam a potencializar o sucesso.
No atual momento, há uma profissionalização dos influenciadores, o que facilita todo o processo. Com isso, é mais fácil conseguir um alinhamento mais preciso com os profissionais. Outro ponto importante é que hoje há muitos influenciadores nichados que avaliam e indicam, especificamente, estabelecimentos alimentícios — por exemplo, que buscam as principais cafeterias da cidade e falam sobre elas no Instagram.
Como escolher um influenciador para o seu negócio?
Especialmente se o seu estabelecimento fica em uma região com um grande número de influenciadores, você pode ficar em dúvida sobre quem escolher para divulgar sua marca.
Você pode começar escolhendo alguém que dialogue com o perfil do seu público-alvo. Por exemplo, se você prospecta um público de estudantes dos 18 aos 24 anos, busque quem tenha uma predominância desse perfil entre os seguidores. Com isso poderá ter mais chances de alcançar resultados melhores.
A partir disso, também analise se a pessoa está alinhada com a proposta do seu restaurante. Por exemplo, se você trabalha com pratos vegetarianos e veganos, um influenciador que defenda essas causas é uma ótima escolha. Com isso, você consegue alcançar essencialmente quem é o potencial cliente do seu negócio.
Um ponto fundamental é encontrar influenciadores que tenham abertura para diálogo, para poderem chegar em um acordo interessante para ambas as partes e troquem ideias sobre a construção da divulgação. E por fim, mas não menos importante, analise quem tem menos chances de ter problemas em relação à imagem. Por exemplo, alguém muito propenso a se envolver em polêmicas pode acabar em um escândalo que traga impactos negativos para sua empresa.
Como usar o marketing de influência em restaurantes?
Você já entendeu o que é o marketing de influência, por que ele é uma boa opção e como escolher um influenciador. Confira a seguir algumas dicas para aplicar essa estratégia!
Torne o influenciador o embaixador do seu restaurante
Convide o influenciador para ser um nome importante dentro do seu negócio. Nesse caso, é estabelecida uma parceria entre as partes, normalmente com contrapartida do restaurante, que pagará para ser divulgado na página do influencer.
É importante validar esse processo com um contrato, para ficar bem claro para todos os envolvidos seus direitos e deveres. Com isso, é possível minimizar conflitos futuros que possam precisar de ação judicial.
Crie estratégias de reação
Uma maneira de trabalhar com o marketing de influência é criando estratégias de reação dos pratos do seu negócio sendo comentados pelo influenciador. Afinal, como o público considera importante e relevante as opiniões da pessoa para definir aquilo que elas vão consumir ou não, pode ser uma estratégia interessante para alavancar seu negócio.
Você pode combinar em contrato que a cada período será enviado um tipo de prato para a pessoa e ela deverá comentar a sua opinião sobre o prato. Com isso, a pessoa pode divulgar o prato nas redes sociais e dar mais visibilidade para o seu negócio.
Trabalhe com seeding
Uma das técnicas mais importantes de marketing de influência é o seeding: ou seja, enviar um produto do seu negócio para um influencer. É o famoso “recebido” ou “mimo”. Essa é uma estratégia prática e que gera resultados, pois o envio de um produto funciona como um investimento que, muitas vezes, traz um retorno com a divulgação espontânea do seu item.
Lembre-se de enviar um bilhete especial para o influenciador. O gesto de carinho pode fazer com que ele se sinta mais motivado a compartilhar o presente que ganhou.
Explore os influenciadores locais
Ao desenvolver uma estratégia de marketing de influência, você não precisa se preocupar em trabalhar com perfis com milhares de seguidores. Você pode trabalhar com influenciadores menores, que sejam conhecidos no seu bairro ou cidade.
Uma dica é fazer pesquisa com seu público, perguntando quem são os influenciadores digitais que eles acompanham. Faça um mapeamento daqueles que são mais coerentes com sua estratégia e invista na ação.
Trabalhe as estratégias de forma adequada
Uma coisa é simplesmente usar o marketing de influência — outra é usá-lo da forma certa. Por isso, é muito importante que você siga alguns passos que poderão impulsionar as chances de sucesso na adoção dessa estratégia.
Em primeiro lugar, defina os objetivos esperados. São eles que vão orientar os caminhos para suas ações de marketing. Por exemplo, se você quer aumentar o número de seguidores com a ação dentro de três meses, poderá comparar o antes e o depois para ver se realmente deu certo.
Alguns objetivos comuns para essa e outras estratégias de marketing são:
- aumentar o número de seguidores;
- aumentar o número de pedidos;
- ter bons resultados ao lançar um produto novo;
- divulgar o restaurante e ampliar a clientela.
Cruzar campanhas e canais vai ajudar você a obter melhores resultados. Por exemplo, você pode trazer uma campanha no Instagram com cupons exclusivos para usar em uma plataforma de delivery. Aqui, criatividade e estratégia aqui devem andar lado a lado.
Outra boa forma de garantir o sucesso das suas estratégias é fazer o planejamento em conjunto com os influenciadores. Afinal, é importante que a campanha seja vantajosa para todos, e eles podem trazer boas ideias e ter um conhecimento a mais sobre o público. Logo, é fundamental trabalhar em conjunto no planejamento e dar ao influencer certa liberdade.
Além disso, é importante fazer um bom gerenciamento das postagens. Defina:
- a quantidade e frequência de postagens;
- os canais, dias e horários de publicação;
- como vai funcionar a sequência;
- o tom e identidade dos posts.
Lembre-se de acompanhar os resultados das ações. Se for preciso, não hesite em redirecionar o planejamento.
Como você pôde perceber, o marketing de influência é uma grande oportunidade de negócio e pode ajudar o seu restaurante a ganhar mais divulgação e credibilidade junto ao público-alvo. Por isso, tenha em mente as dicas e implemente já essa estratégia!
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2 respostas
Tenho bastante influência nas redes sociais. Posso ser útil nessa questão!
Enjoyed studying this, very good stuff, thanks.