Saiba como fazer negociação em caso de atraso

Saiba como fazer a negociação em caso de atraso nos dias mais movimentados no seu restaurante. Veja como o processo pode ajudar você!

Ter um grande volume de vendas é um ótimo sinal de que o negócio está desempenhando bem. Acontece que, às vezes, podemos ser pegos de surpresa com o volume de pedidos.

É comum que imprevistos aconteçam no dia a dia de um restaurante, levando a gerar, eventualmente, atraso no preparo de alguns pedidos. Nesse momento, recomendamos manter o cliente ciente para que a experiência de compra não seja impactada.

A boa notícia é que o iFood lançou uma funcionalidade que vai ajudar a sua loja a negociar o tempo de entrega com os clientes. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é a negociação em caso de atraso?

A negociação em caso de atraso é uma funcionalidade disponibilizada pelo iFood aos restaurantes parceiros, que permite que o cliente seja informado sobre o tempo extra que será necessário para concluir o pedido.

O objetivo com essa funcionalidade é continuar oferecendo uma experiência positiva de consumo ao cliente, evitando reclamações e cancelamentos de pedidos.

Qual é o fluxo da negociação em caso de atraso?

A negociação em caso de atraso inicia-se no momento em que o cliente informa que tem um problema de atraso com seu pedido. Nesse instante, o cliente tem um novo caminho, que é falar diretamente com o restaurante. Logo, o Gestor de Pedidos notifica o restaurante sobre a solicitação de status do pedido atrasado.

Ao receber a notificação, o restaurante pode informar quanto tempo extra precisa para terminar o preparo do pedido, escolhendo um intervalo extra que varia de 10 até 30 minutos. Assim, o cliente recebe a notificação com o prazo extra e, caso concorde, o tempo será atualizado.

O restaurante também tem a opção de cancelar o pedido. Para que essa ação seja tomada, é preciso selecionar a opção Pedido não será mais entregue, no Gestor de Pedidos. O botão fica disponível com a notificação de atraso.

Entenda o fluxo completo da negociação em caso de atraso!

negociação em caso de atraso

Por que a negociação em caso de atraso é importante?

A negociação em caso de atraso busca promover uma comunicação direta entre o restaurante e o cliente, para que ambos decidam a melhor maneira de conduzir uma situação de atraso.

Ainda que o atraso ocorra, o restaurante tem a possibilidade de avisar sobre a situação ao cliente proativamente, antes que o cliente entre em contato e possivelmente gere uma experiência negativa.

Por fim, a negociação em caso de atraso também busca evitar que reclamações, cancelamentos e avaliações negativas ocorram. Tudo isso interfere na reputação da sua loja no aplicativo.

Quais boas práticas adotar?

Para além do uso da funcionalidade, há boas práticas que você pode adotar na rotina do seu restaurante que visam evitar que experiências ruins aconteçam entre restaurante e cliente. Confira!

Prepare sua loja para imprevistos

É importante que sua loja esteja preparada para lidar com dias com um volume maior de vendas. Há diferentes iniciativas que podem ser adotadas, como:

  • tenha um estoque de produtos preparado para atender uma grande demanda. Ao mesmo tempo, evite o excesso de itens para não comprometer a qualidade e segurança dos alimentos;
  • prepare sua operação e divida as funções dos membros da sua equipe, se possível. Assim, cada pessoa pode focar em uma tarefa e garantir mais eficiência na execução;
  • busque trabalhar com equipamentos de qualidade na sua cozinha. Eles ajudam na eficiência da operação.

Pause a loja no Gestor de Pedidos

Você pode fechar sua loja temporariamente e pausar o recebimento de novos pedidos. Essa ação pode trazer um fôlego nos momentos de muita demanda.

Para fazer isso, acesse o Gestor de Pedidos iFood e clique em Fechar loja, logo no canto superior direito da tela. Lá você pode escolher o tempo que quer manter a loja fechada — entre 15 minutos a 3 horas — e selecione o motivo.

fechar restaurante no gestor de pedidos

Tenha atenção ao Gestor de Pedidos

Ter atenção ao Gestor de Pedidos é uma tarefa importante da rotina de um restaurante. Para evitar que os clientes tenham uma experiência negativa, e que os pedidos sejam cancelados, mantenha o Gestor de Pedidos aberto e aumente o volume do seu computador para ouvir as notificações.

Assim fica mais fácil saber quando uma notificação chega. Logo, você pode responder imediatamente o cliente, trazendo uma solução para o atraso.

Mantenha uma comunicação ativa pelo chat

Aproveite para utilizar o chat do iFood para manter uma comunicação próxima com o cliente. É uma boa prática acionar o cliente para informar o motivo do atraso e se desculpar pelo imprevisto.

Com uma abordagem amigável e humanizada, fica mais fácil de o cliente compreender o motivo do atraso e entrar em uma negociação em caso de atraso com sua loja.

Seja fiel no prazo extra de entrega

Após selecionar o tempo extra para entrega do pedido, é fundamental que ele seja cumprido. Caso o cliente seja informado sobre um tempo extra de 10 minutos, por exemplo, mas o pedido chegue apenas 30 minutos depois, uma experiência negativa poderá ser gerada.

Despache o pedido

Quando o pedido estiver pronto e em rota de entrega, lembre-se de despachar o pedido pelo Gestor de Pedidos iFood. Dessa forma, o cliente tem informações sobre o andamento do processo e tem segurança de que o pedido está nas etapas finais.

Viu só como a negociação em caso de atraso pode ajudar sua loja a lidar com momentos de alto fluxo de demanda? Com essa funcionalidade, você tem a oportunidade de evitar uma experiência ruim ao cliente.

Quer entender ainda mais sobre a negociação em caso de atraso? Acesse a cartilha e entenda mais sobre o passo a passo para utilizar essa funcionalidade.

#MelhoriaContinua

62 respostas

    1. Oi, Marcela. Vamos conversar mais sobre suas percepções aqui? Entra em contato com a gente via Portal do Parceiro; basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento”. Faremos todo o possível para te ajudar. 😉

  1. boa tarde ! ja atualizei meu gestor de pedidos mas nenhuma das novas funcionalidades aprecem para mim nem da negociação de atraso como tbm a confirmação de entrega

    1. Oi, Cledja. Nessse caso, se você já possui o Plano Básico, está com o Gestor de Pedidos atualizado, e ainda assim não aparece, entra em contato com o nosso time pela aba “Chamados e ajuda” do menu lateral, depois em “Atendimento”. Vamos verificar e te dar um retorno por lá.

  2. Olha infelizmente este aplicativo IFOOD me trouxe trastornos e aborrecimentos
    Gostaria da real atenção cobrada pelas propagandas!!!
    Estou completamente Arrasado com estes atrasos na entrega

    1. Oi, Wellington. Sentimos muito que sua experiência com iFood tenha sido desse jeito. 🙁 Saiba que temos trabalhar para tornar nossos serviços e atendimento ainda melhor e, por isso, queremos sempre contar com você para nos enviar qualquer feedback que tenha. Fique à vontade para nos enviar mensagem sempre que quiser.

  3. Sem lógica. Ficamos esperando um lanche durante quase uma hora e o restaurante ainda tem a opção de cancelar sem nenhuma penalidade ou bonificação para o consumidor final?! Palhaçada.

    O mínimo que deveriam fazer é, caso esteja em atraso e o restaurante ainda cancele o pedido, dar um cupom de pedido grátis para o próximo ou então banir a merda do restaurante.

    Sem noção.

    1. Oi, Gabriel. Sentimos muito pela experiência que você teve com esse pedido. 🙁 Para qualquer suporte que precise do nosso time, acesse “Ajuda” em nosso aplicativo. Vamos verificar e te dar um novo retorno por lá.

  4. Oi, Herik! Por aqui auxiliamos os nossos parceiros com dúvidas e dificuldades, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app na opção ajuda, beleza? 🙂

  5. Meu pedido está muito atrasado, o telefone do restaurante não funciona e o ifood não me deixa cancelar o pedido! Já cliquei mil vezes! Já está pago! O que eu faço? R$ 67,69

    1. Oi, Nicolle. Sentimos muito por essa situação e não é esse o padrão dos nossos parceiros. ? Por aqui, conseguimos auxiliar apenas os restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza?

  6. Em que dar mais tempo pra um pedido atrasado ajuda o consumidor? Me ajuda vai, isso deveria ter outras medidas, nesse caso não favorece em nada o cliente. Coisa ridícula, perdi meu tempo lendo esse artigo.

    1. Oi, Jadson. Sempre que precisar de qualquer ajuda com um pedido, é só acionar o botão “Ajuda” no app que nosso time de suporte vai te ajudar, combinado? Conta com a gente!

  7. Tá uma palhaçada esse negócio de atrasar entrega. Toda vez que pedimos aqui Atrasa um monte, loja nem responde e fica por isso. Vergonha. Quem sai lesado é o consumidor. Deveriam dar o pedido sem cobrar caso não atrasassem, acho q só assim os restaurantes iriam cumprir o prazo

    1. Oi, Diego! Sentimos muito por isso. No app iFood, você pode acionar o botão “Ajuda”. Assim um especialista iFood vai poder ajudar você!

    2. Oi, Diego! Sentimos muito por isso. No app iFood, você pode acionar o botão “Ajuda”. Assim um especialista iFood vai poder ajudar você.

  8. O restaurante Stop Burger de Paraia Grande, trasou em 1h a entrega. Não respondi o app, telefone não funcionava e quando finalmente consegui contato pelo Instagram foram grossos.
    Sendo assim quando entregou o pedido ficou faltado um item e não responderam mais.
    Essa política de atraso deve ser revista, não é primeira vez que o app me deixa frustrada.

  9. Fiz uma compra em um mercado fom previsão de entrega para 21hs, mas a loja fechou e não entregaram, nem cancelaram. É possível que amanhã ao reabrir a loja eles façam a entrega ou o recomendável é cancelar?

  10. Eu fiz um Pedido no Burguer King de Carapicuíba as 02:48 e teve previsão de entrega entre as 03:30 às 03:49 e agora são 07:33 e até agora não teve nenhuma entrega do meu Pedido, perguntei na recepção da empresa se chegou alguma entrega do iFood e a resposta foi não, 6h da manhã indo embora chegou uma entrega do iFood de uma Menina que fez um pedido no mesmo lugar só que as 03:30 e o Pedido dela demorou mais chegou, o meu bem se quer chegou. Mando msg pro restaurante e não tenho nenhum retorno nas mensagens e não consigo Cancelar o Pedido que foi feito pelo cartão de Débito. Nunca tive nenhum problema com o iFood e agora eu tenho esse problema todo, eu printei todas as telas e a demora do pedido chegar, o sistema não deixa nem gerar o cancelamento do pedido. É um absurdo isso.

  11. Fiz um pedido pelo aplicativo iFood,no Carrefour, domingo dia 02/04 com entrega prevista para 12:00 hs e até hoje 08/04/2023 não foi entregue. Gente pelo amor de Deus que isso ???? Comprei produtos de extrema necessidade.preciso de um retorno! Isso é falta de respeito com o consumidor.

    1. Oi Dalto! A gente pede desculpas por esse ocorrido, essa não é a experiência que queremos que você tenha.
      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  12. Comprei pela 4° vez no Bh Japa’s Sushi Barreiro
    E denovo está atrasado …
    Sem cupons , s desconto, muito desrespeito.

  13. Aplicativo uma merda, sem suporte, não tem uma central adequada para reclamar e dar intermédio entre cliente/vendedor
    Minha entrega atrasada duas horas
    Tenho compromisso
    Não posso buscar porque a compra foi pelo iffod
    Ligo no supermercado a atendente disse que não tem entregador e que se eu quiser eu ligo no ifood pra pedir entregador… Melhor me contratar pra fazer a logística do mercado! Essa merda

    1. Oi Mateus! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood (emoji carinha triste)

      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂

  14. Acho que essa resposta não ajuda em nada, os clientes querem solução. E a única solução é receber o pedido conforme combinado. Os parceiros não estão muito preocupados em atender bem o cliente, simplesmente estou recebendo sempre meus pedidos via iFood atrasados. E vocês não estão gestionando bem junto aos parceiros, eles não são punidos, não tem nenhuma obrigação aí nem se importam. Simplesmente atrasam e azar o nosso . Caiu muito qualidade

    1. oi Ludmila! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  15. Não foi a primeira vez q um restaurante atrasou o pedido por quase 20 minutos e toda vez q fui atrás da ajuda nao achei a opção, quero reembolso pois e a mesma loja.

    1. Oi Marina! ! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  16. Eu só pedir uma coca-cola em lata e falou que a demorar 50 a 79 minutos e eu não sei o que acontece se eu que já vai dar 2h00 que eu pedi e não chegou ainda o pedido de dar hora que eu paguei não Tataia pedido não chegou

    1. Oi Dinamara ! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

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