O iFood é um parceiro estratégico para muitos empreendedores — mesmo aqueles que estão iniciando essa jornada. Ao considerar a parceria com o iFood para aumentar seu desempenho de vendas, é comum se deparar com a dúvida sobre o que vender e o que não vender no iFood.
Estabelecimentos do ramo alimentício com diferentes tipos de produtos têm oportunidade de conquistar a clientela na plataforma do iFood. Por isso, vale a pena investir no tempero e na divulgação dos seus pratos.
Se você quer saber o que vender e o não vender no iFood, continue a leitura deste post!
O QUE VENDER NO IFOOD?
O iFood aproxima estabelecimentos do ramo alimentício, pessoas entregadoras e clientes de forma prática. Por lá, empreendedores conseguem expandir seus negócios, colocando seus produtos à disposição de diversos clientes.
Por meio do iFood, clientes podem fazer pedido de comida que são entregues no local escolhido pelas pessoas entregadoras. Assim, clientes têm ainda mais comodidade e conforto para pedir seus produtos.
Todo esse ecossistema oferece uma diversidade de opções de cozinhas aos clientes. Pela plataforma, pode-se encontrar desde pratos típicos brasileiros, até restaurantes especializados em culinárias de outras nacionalidades.
[rock-convert-cta id=”9927″]
Confira as categorias de estabelecimentos existentes no iFood:
- cozinha africana;
 - cozinha alemã;
 - cozinha árabe;
 - cozinha argentina;
 - cozinha asiática;
 - açaí;
 - cozinha baiana;
 - bebidas;
 - cozinha brasileira;
 - cafeteria;
 - casa de carnes;
 - casa de sucos;
 - cozinha chinesa;
 - cozinha colombiana;
 - comidas congeladas fit;
 - comidas congeladas;
 - cozinha contemporânea;
 - itens de conveniência;
 - cozinha coreana;
 - cozinha rápida;
 - casa de crepes;
 - doces e bolos;
 - cozinha espanhola;
 - cozinha francesa;
 - casa de frangos;
 - casa de frutos-do-mar;
 - cozinha gaúcha;
 - cozinha grega;
 - hamburgueria;
 - cozinha indiana;
 - cozinha italiana;
 - cozinha japonesa;
 - casa de lanches;
 - marmitaria;
 - cozinha marroquina;
 - cozinha mediterrânea;
 - itens de mercado;
 - cozinha mexicana;
 - cozinha mineira;
 - cozinha nordestina;
 - padaria;
 - casa de panqueca;
 - cozinha paraense;
 - pastelaria;
 - casa de peixes;
 - cozinha peruana;
 - pizzaria;
 - cozinha portuguesa;
 - itens para presentes;
 - casa de salgados;
 - cozinha saudável;
 - sopas e caldos;
 - sorveteria;
 - cozinha tailandesa;
 - casa de tapioca;
 - cozinha típica do Norte;
 - cozinha vegana e vegetariana;
 - casa de yakisoba.
 
A lista de categorias de produtos é grande, o que abre uma diversidade de possibilidades para seu negócio. Por isso, entenda em qual categoria seu negócio se encaixa e comece a vender no iFood.
O QUE NÃO PODE VENDER NO IFOOD?
Para garantir a segurança do ecossistema e construir um fluxo de trabalho colaborativo, a venda de alguns produtos é proibida no iFood. Você poderá consultar a lista completa no Portal do Parceiro iFood.
Veja, abaixo, alguns exemplos do que não é permitido vender pela plataforma:
- alimentos, bebidas e refeições que não estão em acordo com a legislação;
 - armas, balas, munições, granadas, pólvora e demais produtos que possam ser utilizados para fins de violência;
 - bebidas alcoólicas para pessoas menores que 18 anos;
 - não pode vender cigarro no iFood, assim como cigarros eletrônicos, charutos, narguilés ou qualquer outro produto com tabaco ou nicotina na composição;
 - drogas ilícitas ou substâncias vedadas pela legislação em vigor, assim como suas matérias-primas;
 - materiais de natureza erótica, pornográfica ou obscena — impressos ou digitais;
 - partes humanas, como órgãos, fluidos corporais e sangue;
 - produtos destinados a apostas, jogos de azar ou rifas;
 - produtos com propaganda político-partidária;
 - substâncias ou materiais perigosos, como agrotóxicos, combustíveis, fogos de artifício e explosivos;
 - produtos de origem ilegal e produtos irregulares;
 - produtos que façam apologia ou promovam violência ou discriminação de qualquer tipo;
 - produtos de saúde e medicamentos para uso em humanos ou animais em desacordo com a regulamentação aplicável, tais como anabolizantes ou esteroides;
 - cursos digitais ou com conteúdo impresso.
 
O iFood reserva o direito de modificar a política de itens proibidos para a venda sem a necessidade de comunicação prévia, apenas atualizando o Portal do Parceiro iFood. Cabe aos estabelecimentos parceiros acompanhar as políticas e regulamentações do seu segmento de atuação sempre que necessário.
Para acessar a lista completa e atualizada de itens que não podem ser vendidos no iFood, você deve acessar o Portal do Parceiro. Basta clicar em Políticas e, em seguida, em Produtos proibidos e ilícitos.
O bom senso dos parceiros no anúncio de produtos é fundamental para o funcionamento e crescimento saudável do ecossistema iFood. Além disso, as regras impostas buscam promover um ambiente saudável aos clientes, parceiros e meio ambiente.
Além de preservar a saudabilidade do negócio, parceiros que atendem às regras do iFood se previnem das punições impostas pela legislação nacional, incluindo penais.
Entendeu bem o que pode e o que não pode vender no iFood? Ao seguir as regras, você contribui na manutenção de um ecossistema mais seguro, o que favorece seu próprio negócio, as pessoas entregadores, os clientes e a sociedade em geral.
Quer receber mais conteúdos importantes para o seu negócio? Assine nossa newsletter e receba os materiais diretamente no seu e-mail.