O que vender e o que não vender no iFood?

Está em dúvida sobre o que vender no iFood? Leia este post e saiba o que é permitido e o que é proibido na plataforma!
8 Min
o que vender no ifood

O iFood é um parceiro estratégico para muitos empreendedores — mesmo aqueles que estão iniciando essa jornada. Ao considerar a parceria com o iFood para aumentar seu desempenho de vendas, é comum se deparar com a dúvida sobre o que vender e o que não vender no iFood.

Estabelecimentos do ramo alimentício com diferentes tipos de produtos têm oportunidade de conquistar a clientela na plataforma do iFood. Por isso, vale a pena investir no tempero e na divulgação dos seus pratos.

Se você quer saber o que vender e o não vender no iFood, continue a leitura deste post!

O QUE VENDER NO IFOOD?

O iFood aproxima estabelecimentos do ramo alimentício, pessoas entregadoras e clientes de forma prática. Por lá, empreendedores conseguem expandir seus negócios, colocando seus produtos à disposição de diversos clientes.

Por meio do iFood, clientes podem fazer pedido de comida que são entregues no local escolhido pelas pessoas entregadoras. Assim, clientes têm ainda mais comodidade e conforto para pedir seus produtos.

Todo esse ecossistema oferece uma diversidade de opções de cozinhas aos clientes. Pela plataforma, pode-se encontrar desde pratos típicos brasileiros, até restaurantes especializados em culinárias de outras nacionalidades.

[rock-convert-cta id=”9927″]

Confira as categorias de estabelecimentos existentes no iFood:

  • cozinha africana;
  • cozinha alemã;
  • cozinha árabe;
  • cozinha argentina;
  • cozinha asiática;
  • açaí;
  • cozinha baiana;
  • bebidas;
  • cozinha brasileira;
  • cafeteria;
  • casa de carnes;
  • casa de sucos;
  • cozinha chinesa;
  • cozinha colombiana;
  • comidas congeladas fit;
  • comidas congeladas;
  • cozinha contemporânea;
  • itens de conveniência;
  • cozinha coreana;
  • cozinha rápida;
  • casa de crepes;
  • doces e bolos;
  • cozinha espanhola;
  • cozinha francesa;
  • casa de frangos;
  • casa de frutos-do-mar;
  • cozinha gaúcha;
  • cozinha grega;
  • hamburgueria;
  • cozinha indiana;
  • cozinha italiana;
  • cozinha japonesa;
  • casa de lanches;
  • marmitaria;
  • cozinha marroquina;
  • cozinha mediterrânea;
  • itens de mercado;
  • cozinha mexicana;
  • cozinha mineira;
  • cozinha nordestina;
  • padaria;
  • casa de panqueca;
  • cozinha paraense;
  • pastelaria;
  • casa de peixes;
  • cozinha peruana;
  • pizzaria;
  • cozinha portuguesa;
  • itens para presentes;
  • casa de salgados;
  • cozinha saudável;
  • sopas e caldos;
  • sorveteria;
  • cozinha tailandesa;
  • casa de tapioca;
  • cozinha típica do Norte;
  • cozinha vegana e vegetariana;
  • casa de yakisoba.

A lista de categorias de produtos é grande, o que abre uma diversidade de possibilidades para seu negócio. Por isso, entenda em qual categoria seu negócio se encaixa e comece a vender no iFood.

O QUE NÃO PODE VENDER NO IFOOD?

Para garantir a segurança do ecossistema e construir um fluxo de trabalho colaborativo, a venda de alguns produtos é proibida no iFood. Você poderá consultar a lista completa no Portal do Parceiro iFood. 

Veja, abaixo, alguns exemplos do que não é permitido vender pela plataforma:

  • alimentos, bebidas e refeições que não estão em acordo com a legislação;
  • armas, balas, munições, granadas, pólvora e demais produtos que possam ser utilizados para fins de violência;
  • bebidas alcoólicas para pessoas menores que 18 anos;
  • não pode vender cigarro no iFood, assim como cigarros eletrônicos, charutos, narguilés ou qualquer outro produto com tabaco ou nicotina na composição;
  • drogas ilícitas ou substâncias vedadas pela legislação em vigor, assim como suas matérias-primas;
  • materiais de natureza erótica, pornográfica ou obscena — impressos ou digitais;
  • partes humanas, como órgãos, fluidos corporais e sangue;
  • produtos destinados a apostas, jogos de azar ou rifas;
  • produtos com propaganda político-partidária;
  • substâncias ou materiais perigosos, como agrotóxicos, combustíveis, fogos de artifício e explosivos;
  • produtos de origem ilegal e produtos irregulares;
  • produtos que façam apologia ou promovam violência ou discriminação de qualquer tipo;
  • produtos de saúde e medicamentos para uso em humanos ou animais em desacordo com a regulamentação aplicável, tais como anabolizantes ou esteroides;
  • cursos digitais ou com conteúdo impresso.

O iFood reserva o direito de modificar a política de itens proibidos para a venda sem a necessidade de comunicação prévia, apenas atualizando o Portal do Parceiro iFood. Cabe aos estabelecimentos parceiros acompanhar as políticas e regulamentações do seu segmento de atuação sempre que necessário.

Para acessar a lista completa e atualizada de itens que não podem ser vendidos no iFood, você deve acessar o Portal do Parceiro. Basta clicar em Políticas e, em seguida, em Produtos proibidos e ilícitos.

O bom senso dos parceiros no anúncio de produtos é fundamental para o funcionamento e crescimento saudável do ecossistema iFood. Além disso, as regras impostas buscam promover um ambiente saudável aos clientes, parceiros e meio ambiente.

Além de preservar a saudabilidade do negócio, parceiros que atendem às regras do iFood se previnem das punições impostas pela legislação nacional, incluindo penais. 

Entendeu bem o que pode e o que não pode vender no iFood? Ao seguir as regras, você contribui na manutenção de um ecossistema mais seguro, o que favorece seu próprio negócio, as pessoas entregadores, os clientes e a sociedade em geral.

Quer receber mais conteúdos importantes para o seu negócio? Assine nossa newsletter e receba os materiais diretamente no seu e-mail.

218 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...

19/11/2024

Como criar uma proposta de valor única para seus clientes

19/11/2024

iFood MoveCast: o novo podcast que olha para o futuro