Pagamento em dinheiro na entrega iFood: tire suas dúvidas!

Tire 8 dúvidas sobre a modalidade de pagamento em dinheiro no iFood!

O pagamento em dinheiro é uma das alternativas habilitadas pelo iFood às lojas parceiras para oferecerem aos seus consumidores. 

A intenção é diversificar as opções para os clientes e, consequentemente, possibilitar mais negócios para os parceiros.

Essa modalidade, porém, gera algumas dúvidas. Para ajudar você, respondemos as principais perguntas sobre o pagamento em dinheiro, confira! 

1. O que é o pagamento em dinheiro na entrega?

Uma das maneiras de fazer o pagamento na entrega é via dinheiro. Nesse caso, os consumidores pagam diretamente ao entregador. 

O iFood vai avaliar os responsáveis por toda a operação: recebimento do valor, providenciamento do troco — quando necessário — e repasse para o parceiro, igual aos processos dos meios de pagamento online.

2. Como funciona?

O cliente deve optar por realizar o pagamento em dinheiro no momento da entrega do produto

Selecionada essa modalidade, a pessoa entregadora será a responsável por fazer a coleta do dinheiro. Também será de responsabilidade da pessoa entregadora — junto ao iFood — a oferta de troco.

A loja não precisará, portanto, oferecer o troco. Entretanto, é possível que a pessoa entregadora solicite a troca por algumas notas menores, um auxílio que é aconselhável aos parceiros fazerem.

3. O que muda na operação da loja?

O iFood irá analisar a responsabilidade do fluxo de dinheiro. O repasse será realizado de forma semelhante ao que acontece nas outras modalidades de pagamento online. Caso aconteça cancelamento, o procedimento a ser realizado também é o mesmo com as modalidades de pagamento online.

4. É possível optar por não utilizar esse meio de pagamento?

As vendas por pagamento na entrega são adicionadas a todos os parceiros que operam com o iFood, nas cidades aptas à modalidade. Isso acontece de forma automática, portanto, não há a possibilidade de não utilizar esse meio de pagamento.

No iFood, essa opção de pagamento possibilitará aos parceiros atingir um público que ainda não conseguiu usar a plataforma. Dessa forma, é previsto um aumento no volume de pedidos nas lojas parceiras

5. A loja deve fornecer troco para o entregador?

O iFood avalia a responsabilidade pelo fluxo de troco. Caso a pessoa entregadora peça para trocar o dinheiro, fica a critério da loja ajudar ou não. A sugestão, para manter uma boa relação entre as partes, é de que a loja faça a troca quando possível.

6. O entregador deve levar o dinheiro até a loja?

A pessoa entregadora não levará o dinheiro recebido até a loja. O valor pago pelo cliente será registrado normalmente na tela financeira do Portal do Parceiro.

É o mesmo processo para qualquer outra modalidade de pagamento online, o repasse é realizado posteriormente, sem nenhuma cobrança de taxa extra.

7. Como a loja recebe o valor do pedido?

Assim como em todo o processo de pagamento online das entregas realizadas, o valor dos pedidos com pagamento em dinheiro será registrado no Portal do Parceiro.

A loja receberá o valor junto com o repasse, ou seja, com a somatória de todas as outras entregas realizadas dentro do período.

O dinheiro não será levado até a loja após o pagamento do cliente. O valor ficará creditado assim como funciona em um pagamento online.

8. Por que o iFood oferece esse tipo de pagamento?

A intenção do iFood a partir dessa nova modalidade de pagamento é ampliar as possibilidades de negócio dos parceiros.

Essa nova opção atingirá um novo público, aumentando as possibilidades de vendas para as lojas parceiras.

O pagamento em dinheiro foi pensado para tornar a experiência dos pedidos ainda mais fácil e acessível para os parceiros e seus clientes.

Aproveite e acesse uma lista gratuita de planilhas para melhorar a operação do seu negócio!

Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

05/09/2025

Novo iFood ADS com Lance: mais controle para você investir do jeito...

01/09/2025

Conheça o Super Restaurantes iFood: o programa de reconhecimento qu...

28/08/2025

Modelo de negócio: o que é, como fazer e principais tipos