Todos os negócios que trabalham com mercadorias a serem entregues precisam de um processo eficiente de picking. Conhecido como separação de pedidos, essa é uma atividade logística fundamental para lojas físicas e virtuais, supermercados e estabelecimentos com delivery em geral.
Por isso, se você empreende com algum desses negócios, vale a pena ler este texto. Afinal, o mercado de entrega de comida e alimentos deve movimentar US$1,40 trilhão no mundo todo em 2025, sendo que o Brasil tem uma participação de 1,51% da receita total.
Até 2029, a perspectiva é atingir US$1,89 trilhão, com um crescimento anual estimado de 7,83%. Somente no Brasil, a tendência é de chegar a US$21,18 bilhões em 2025 e a US$27,81 bilhões em 2029.
Então, como o picking pode ajudar a sua empresa a se destacar? Neste post, vamos explicar melhor esse processo e como ter mais eficiência. Continue a leitura!
O que é o processo de picking?
O processo de picking é a separação de pedidos feitos pelo consumidor para entrega em local predeterminado. Também conhecido como order picking, o objetivo é garantir um envio rápido e correto para aumentar a satisfação e a fidelização de clientes.
Muito utilizado em galpões logísticos, o picking ocorre sempre que a loja física ou virtual faz uma venda e os produtos são separados para o carregamento. Esse mesmo processo acontece em supermercados, quando o consumidor realiza um pedido online ou solicita a entrega com a compra na loja física.
Portanto, essa atividade serve para diferentes tipos de negócio, sempre que alguma modalidade de delivery é aplicada. Inclusive, em pequenas empresas, é uma forma de você ter mais eficiência no seu supermercado, restaurante, farmácia, loja de brinquedos etc.
Quais são as vantagens de realizar um bom picking?
As vantagens de realizar um bom picking são variadas. Conheça os principais benefícios:
- aumento da produtividade, porque existe um processo padronizado a realizar sempre que um pedido é feito;
- redução dos custos de armazenagem e dos prazos de entrega para os clientes;
- elevação na atração, retenção e fidelização de clientes;
- otimização no tempo de movimentação dos produtos;
- processamento de pedidos mais rápido;
- crescimento da qualidade do serviço prestado aos clientes;
- diminuição das falhas nos processos de retirada e embalagem.
Em um supermercado, por exemplo, a logística com picking faz toda a diferença. Essa é a oportunidade de oferecer a entrega aos seus clientes tendo um perfil no iFood e oferecendo a agilidade e a precisão necessárias para seus consumidores ficarem felizes.
Você ainda pode aproveitar a nova parceria Uber e iFood, que permitirá aos clientes pedir comida pelo aplicativo de mobilidade ou uma corrida no app de delivery. Para as lojas parceiras, essa é a chance de ter ainda mais eficiência na iniciativa que começará a funcionar no segundo semestre de 2025.
Quais são os 3 tipos de picking?
Picking discreto
Este modelo se caracteriza por ter apenas um funcionário que começa e termina a separação dos pedidos. A vantagem é a redução dos erros. Por outro lado, o processo se torna mais lento.
Picking por lote
No picking por lote, o objetivo é reunir um grande volume de pedidos para iniciar a separação dos pedidos. Assim, o operador retira cada produto na quantidade necessária e distribui para cada lote, finalizando tudo ao mesmo tempo.
Picking por zona
Os produtos são divididos no armazém em categorias específicas e cada área tem seu responsável. Quando o pedido chega ao estoque, cada profissional separa as mercadorias da sua área de picking até a finalização da separação. Aqui, o benefício é a redução do tempo de deslocamento. Porém, é preciso ter eficiência na organização para evitar a sobrecarga de trabalho.
Qual a diferença entre picking e packing?
Picking é o processo de separação dos pedidos, já o packing é a atividade de embalagem dos produtos para envio ao consumidor. Portanto, a diferença entre essas duas etapas é que a primeira é seguida pela segunda, portanto, são complementares.
Para entender melhor como funciona o picking na logística de um supermercado, imagine a seguinte situação. O estabelecimento recebe um pedido pelo aplicativo do iFood. Em seguida, os funcionários da área separam os pedidos.
Assim que essa etapa terminar, segue para o packing, que vai embalar os produtos conforme a demanda. Somente depois disso, é possível enviar ao cliente para que ele receba as mercadorias.
Como implementar o picking?
Para implementar o picking na sua loja ou supermercado, você precisa seguir algumas boas práticas. Confira:
- organize as rotinas do estoque para ser fácil encontrar os produtos desejados;
- padronize o recebimento de produtos para garantir que os funcionários façam a conferência do produto e o registro. Assim, a chance de erros diminui;
- priorize os produtos com maior giro, isto é, aqueles que vendam mais. A ideia é deixá-los mais perto e visíveis para facilitar a separação;
- monitore os processos para garantir que a área de picking funcione de maneira adequada;
- use as tecnologias necessárias, como leitor de código de barras;
- escolha o método de separação de acordo com o número de operadores e de produtos em cada pedido, além dos períodos para realização da atividade;
- automatize os processos para reduzir falhas, retrabalhos e gastos, aumentar a produtividade e integrar as áreas;
- desenhe um bom layout para otimizar a disposição dos produtos;
- capacite a equipe para garantir que todos saibam o que e quando fazer;
- tenha uma comunicação eficiente e contínua com a equipe, com feedbacks constantes e identificação de potenciais problemas para correção e oportunidades de melhoria.
Quais são as principais tecnologias do picking?
As principais tecnologias do picking são:
- voice pick: terminal de informática que utiliza reconhecimento de voz para seguir ordens fornecidas por algum profissional;
- pick by light: tecnologia que emite luzes e números para informar sobre a posição da coleta e a quantidade a ser retirada;
- leitor do código de barras: lê a numeração de cada produto e simplifica os processos ao facilitar sua busca no estoque;
- RFID: é a identificação por radiofrequência, que serve para o rastreamento de mercadorias;
- sistema WMS: consiste em um sistema de gerenciamento de armazém e monitora o estoque em tempo real.
Perceba que algumas dessas tecnologias do order picking são mais indicadas para uso em grandes galpões e indústrias. De toda forma, é importante conhecê-las e saber para que servem, até mesmo para analisar o seu custo-benefício.
No caso de um supermercado de médio porte, de um mercadinho de bairro, mercearia ou loja de conveniência, por exemplo, vale a pena contar com o leitor do código de barras e um sistema WMS ou outra solução que se integre ao ERP, o software de gerenciamento empresarial.
Dessa forma, você efetiva um controle de estoque mais eficiente e garante que todo o processo de picking seja rápido e preciso, quaisquer que sejam as condições apresentadas.
Como usar os processos de picking no delivery?
Os processos de picking podem ser usados no delivery para otimizar a atividade e garantir a entrega do pedido correta e em um prazo rápido. Nesse caso, você pode optar pelo modelo discreto ou por lote.
Se preferir o order picking discreto, a separação dos itens ocorre de forma isolada por pedido. Já no lote, é feita a separação para diferentes solicitações de clientes.
A escolha deve recair, portanto, no tipo de negócio que você tem e no prazo de entrega definido. Um supermercado, por exemplo, tende a ter um período mais longo de envio, o que não costuma acontecer em restaurantes.
De toda forma, é essencial aplicar as boas práticas para alcançar melhores resultados. Assim, você melhora o atendimento ao cliente e recebe avaliações mais positivas, inclusive no iFood, até mesmo porque o processo de separação de pedidos é mais rápido e preciso.
Além disso, você pode contar com a logística parceira iFood, Sob Demanda, para dar continuidade ao processo de entrega ao cliente. Desse modo, os seus resultados podem ser ainda melhores.
E você, quer entender melhor como ter um processo de entrega eficiente? Acesse este guia completo do iFood para iniciantes em logística de delivery e veja como otimizar essa atividade na sua empresa!